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Entenda o que é web3 e qual seu impacto no marketing
- 5 de julho de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Nos últimos anos, inúmeros novos termos invadiram o mundo da tecnologia. Em tempos de conceitos como realidade virtual, metaverso e IoT, a internet ganha ferramentas que transcendem o ambiente online e chegam ao mundo físico. Nesse cenário, a Web3 mostra-se como um nome fundamental para compreendermos essa fase atual.
Mas afinal, você sabe o que é a Web3? Apesar de ser um conceito em alta e que certamente dará muito o que falar em 2022, existem diversas dúvidas sobre o seu funcionamento e como ele pode ser útil para o marketing.
Mas não se preocupe! Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia que promete ser uma base para a “nova internet”.
Continue a leitura e saiba mais sobre a Web3!
O que é Web3?
Em poucas palavras, a Web3 é um conceito que visa a modificar a forma que utilizamos a internet. Para isso, a tecnologia busca juntar a descentralização e os conteúdos gerados por usuários.
Afinal, o que significam essas palavras? Para responder a essa pergunta, é fundamental compreendermos os dois antecessores da Web3: a Web1 e a Web2. Confira abaixo as características de cada uma.
Web1
A Web1, que teve a duração de 1994 até 2004, foi a primeira e mais comum internet desenvolvida. Nela, o principal objetivo era o compartilhamento de informações técnicas online interligadas através de hiperlinks.
Devemos lembrar que estamos falando dos primórdios da internet, tecnologia que até então era para poucas pessoas. Dessa forma, a conexão era muito mais lenta, o que acabava resultando em informações publicadas de maneira descentralizada.
Nesse período, tivemos o nascimento de grandes empresas de buscas online que eram as responsáveis principais pela organização do conteúdo disponível na web.
Web2
Já a Web2, que surgiu em 2005 e utilizamos até os dias de hoje, revolucionou a comunicação e a forma de enxergar a internet. Afinal, as plataformas digitais que davam ao usuário a possibilidade de gerar conteúdo surgiram nessa onda.
Considerando as facilidades para a criação de conteúdo que a Web2 permitiu, as redes sociais – como o querido Orkut, Facebook, Twitter, Instagram, etc – encontraram um terreno fértil para o desenvolvimento de novas formas de compartilhar informação.
As plataformas durante a Web2, em algum grau, trocavam serviços (como de streaming, por exemplo) por dados pessoais do usuário.
Web3
Evolução natural da Web2, a Web3 representa o futuro quando falamos de dados na internet. E não apenas isso: essa tecnologia pretende trazer uma navegação mais igualitária entre usuários, reduzindo a hegemonia dos gigantes sites que reinavam na geração anterior.
No ambiente da Web3, os usuários poderão ser pagos por suas contribuições com propriedade através de diversos tokens, protegendo os seus dados e os mantendo em um ambiente compartilhado e seguro contra adulterações.
Em outras palavras, a Web3 visa a trazer o melhor dos dois mundos anteriores: a descentralização somada com a criação de conteúdo, tudo isso com a garantia de uma maior segurança de dados.
Qual o impacto da web 3.0 no marketing?
Como citamos, a Web3 trará expressivas modificações na forma que usamos a internet de uma maneira geral. E um dos campos que certamente serão muito impactados por essa nova tecnologia é o setor de marketing.
Nesse contexto, surge o Marketing Web 3.0. Confira abaixo como esse conceito pode impactar os negócios de sua empresa.
O que é Marketing Web 3.0?
O conceito de Marketing Web conversa diretamente com as novas tendências e tecnologias desenvolvidas nos últimos anos, transformando-as em ferramentas para a divulgação de conteúdo.
Esse tipo de estratégia não se resume apenas em sites e otimização de mecanismos de pesquisa (SEO). O Marketing Web 3.0 busca levar para o usuário uma verdadeira imersão durante sua jornada de compra.
Para atingir essa meta, o foco principal está na realização de publicidades interativas e que conversem com o gosto específico de cada usuário. Tudo de maneira individualizada e personalizada.
É considerada uma grande vantagem para os profissionais de marketing, porque agora eles podem fornecer anúncios mais direcionados aos consumidores.
Isso ocorre graças aos recursos que o Marketing Web 3.0 oferece aos profissionais, garantindo informações que indicam as preferências de seus usuários.
Marketing web3: principais recursos e benefícios
Resta uma pergunta: afinal, como essa estratégia pode trazer benefícios para sua empresa de maneira prática?
Abaixo, indicamos alguns dos recursos mais importantes do Marketing Web3. Confira!
Web semântica
Essa estratégia permitirá o uso da Web Semântica, caracterizada pela interação inteligente entre humanos e computadores. Em outras palavras, esse é um ponto fundamental para que conceitos como Internet das Coisas, por exemplo, possam se tornar cada vez mais presentes em nosso cotidiano.
Nesse cenário, a Web Semântica utilizará metadados para descrever o conteúdo produzido de maneira legível por máquina.
Inteligência artificial
Com o auxílio da Web3, os computadores poderão compreender e interpretar linguagens humanas. Como resultado, poderemos ter dados sobre o usuário (como suas preferências, de compra, por exemplo) mais precisos e rápidos.
Esse fator pode ser definitivo para que a sua marca ofereça exatamente o que o cliente está procurando no timing certo.
Onipresente
Outra funcionalidade importantíssima trazida pela Web3 é a onipresença. Ou seja, essa nova tecnologia pode ser acessada de qualquer dispositivo e aplicativo, desde celulares, televisões, tablets e computadores.
Descentralização
Por fim, temos um ponto muito falado quando o assunto é Web3, sendo considerado basicamente o coração dessa terceira onda da internet.
Na Web 2.0, os dispositivos utilizavam o protocolo HTTP com o intuito de examinar e identificar dados armazenados em um único servidor específico.
Nessa terceira geração, por sua vez, as informações poderão ser mantidas em diversos locais ao mesmo tempo. Ou seja, deixando de lado o conceito de apenas um centro de armazenamento de dados.
Saiba como aplicar o Web3 a sua marca de maneira eficiente!
Como vimos ao decorrer do texto, a Web3 é uma ideia que certamente trará muitas diferenças para o universo do marketing.
Pensando nisso, é fundamental que a sua empresa conte com os recursos necessários para se manter atualizada nas novidades tecnológicas que surgem ano após ano. Nesse cenário, o melhor caminho é deixar essa função nas mãos de uma agência de marketing acostumada com inovação.
O Lab Persona, unidade de negócios do Estadão, é uma empresa especializada em marketing que valoriza acima de tudo a produção de conteúdo qualificado para a sua instituição.
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