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Uso das redes sociais: dados para criar uma estratégia mais assertiva
- 30 de novembro de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Os números apontam para uma realidade e tendência: o uso das redes sociais está crescendo em ritmo rápido. Segundo o estudo The Global State of Digital 2022, feito pela Hootsuite, o número de usuários dessas mídias atingiu a marca de 4.62 bilhões em 2022 – um aumento de 10,1% em relação ao ano anterior.
Para alguns, esse “mar de gente” pode significar apenas dados. Já para outros, grandes oportunidades de negócios e estratégias de marketing. Para esses, resolvemos mergulhar fundo no perfil dos usuários das principais redes sociais do momento.
Apresentaremos números de acessos, o que mais engaja, hábitos e dados comportamentais desses públicos. Acompanhe os próximos tópicos!
Dados sobre o uso das redes sociais que você precisa saber
Como elaborar a melhor estratégia de marketing para cada rede social? Essa é uma pergunta que rodeia a mente de empreendedores e profissionais de publicidade. A resposta é simples: conheça o perfil comportamental dos usuários. Dessa forma:
- As postagens vão gerar comentários, compartilhamentos e outros tipos de interação;
- A marca ganhará mais do que seguidores, e sim divulgadores apaixonados;
- O consumo de produtos e serviços (e de clientes também) crescerá bastante;
- A cultura e propósito da marca terá visibilidade, atraindo pessoas (clientes, investidores e parceiros de negócios) compatíveis e alinhadas com o pensamento da empresa.
Com tantos benefícios, não há motivos para deixar de investir em estratégias para redes sociais. Para ajudar nesse processo, vamos conhecer dados e como se comportam os usuários das principais mídias da atualidade.
Por que investir em estratégias de conteúdo para as redes sociais?
Segundo uma pesquisa apresentada pela Forbes, 93% dos executivos entrevistados disseram que as empresas estão investindo cada vez mais no marketing para redes sociais. Essa é uma tendência que acompanha o novo perfil de compra dos consumidores – que foi bem revelado pelos dados mostrados no tópico anterior.
Mesmo diante dessas informações, alguns questionam: que razões sólidas existem para investir em estratégias de conteúdo para mídias sociais? A seguir, apontamos as principais.
Conteúdo e informação são a moeda do mundo digital
Existe uma frase famosa no mundo do marketing que diz: “o conteúdo é ouro”. Isso é bem verdade, pois, sem informação sobre produtos e serviços, dificilmente alguém fecha uma compra com a empresa.
Além de querer esse tipo de informação, os consumidores modernos desejam também criar um vínculo com as marcas. Por isso, esperam que ajudem a solucionar problemas e tirar dúvidas. Para todas essas vontades, a produção de conteúdo é a solução.
Sendo assim, formatos de conteúdos alinhados com o perfil do público de determinada rede social são considerados a moeda do mundo digital. Quanto melhor, personalizada e estratégica a produção, maiores são as chances de lucros financeiros vindos por meio de vendas.
Aproximação com cliente e prospects
As redes sociais são canais importantes para aproximar a empresa dos clientes e dos futuros consumidores. Por meio dessas mídias, é possível elogiar, reclamar e tirar dúvidas sobre produtos e serviços. Sim, é um ambiente de muita interação no qual as pessoas costumam se sentir bem à vontade.
Para aproveitar essa grande oferta de contatos, as marcas estimulam diversos tipos de engajamento. Uma estratégia muito utilizada é a postagem de conteúdos que dão pistas sobre um novo produto ou serviço que será lançado.
Ao passo que os clientes e prospects vão interagindo, a empresa se esforça em criar laços de amizade com eles. Talvez fazendo promoções, enquetes, marcações e ofertas relâmpagos. Toda essa movimentação quebra as barreiras do distanciamento físico e gera um clima bem pessoal.
O resultado é o aumento da visibilidade da marca, bem como da confiabilidade dos seus clientes. Esses, por sua vez, passam a divulgar para amigos e familiares os benefícios de se relacionar com a empresa. Dessa forma, a base de consumidores começa a expandir.
Consolidação de autoridade
O marketing nas redes sociais ajuda a empresa a ganhar autoridade no mercado em que atua. No geral, os consumidores que utilizam as redes sociais preferem seguir e se relacionar com marcas que se destacam entre a concorrência. A razão é que se sentem mais confiantes quanto a consumir conteúdos, produtos e serviços.
Mas como gerar autoridade nas mídias sociais? O segredo está na produção de conteúdo relevante. Dessa forma, a empresa mostra que domina os conhecimentos, metodologias e estratégias da sua área de atuação. Esses conteúdos precisam ser alinhados com a linguagem e o perfil do público-alvo.
Sendo assim, fica mais fácil personalizar a produção. Talvez a marca descubra que o seu público-alvo se interessa por um tema que não está diretamente relacionado com o mercado em que atua, mas faz sentido tratar dele. Essa é uma excelente estratégia para gerar autoridade.
É possível também produzir vídeos curtos, webinars, storytellings e outros tipos de conteúdo visual que mostrem especialistas da marca apresentando dicas e tirando dúvidas de consumidores. Em alguns desses materiais, podem ser convidados influenciadores ou profissionais renomados da área.
A consequência do uso de redes sociais para a consolidação de autoridade é a aproximação não só de novos clientes, como também de investidores e parceiros de negócios. Dessa forma, a empresa se firma ainda mais perante a concorrência.
Fidelização
O sonho de toda a empresa que investe em marketing digital é aumentar a taxa de fidelização de clientes, pois eleva o número de vendas e também de novos consumidores. Como assim? O cliente fiel costuma ser evangelizador, ou seja, divulgador dos produtos e serviços da marca.
Um consumidor assim gera o famoso efeito flywheel. Esse conceito do marketing se refere a consumidores que impulsionam os resultados da marca por voltar a se relacionar e ainda influenciar outros a fazerem o mesmo.
Outras estratégias que potencializam a fidelização são o cross selling e o up selling. A primeira envolve a oferta de produtos relacionados com a compra do cliente. Já a segunda é o famoso plus, ou seja, o cliente é incentivado a melhorar o produto que está comprando.
Se essas práticas estiverem alinhadas com o perfil do consumidor, a marca consegue melhorar a experiência de consumo dele – potencializando as chances de fidelização.
Mensuração de resultados
Os resultados obtidos em uma estratégia são exibidos em painéis nas redes sociais. Sendo assim, a empresa entende o volume de engajamento, compartilhamentos e até de vendas realizadas. Esses dados são verdadeiros indicadores para uma tomada de decisões mais assertiva.
Com a transformação digital e o comportamento online das pessoas, podemos esperar que as redes sociais sejam frequentadas por um número crescente de usuários. Segundo uma pesquisa feita pelo cuponation, até 2025, o aumento de usuários brasileiros será de 11,59%, chegando a um total de 157.85 milhões.
Sendo assim, esse é o momento de entender o uso das redes sociais e elaborar as melhores estratégias de marketing e divulgação. Dessa forma, a marca terá sucesso nesse próspero universo digital.
Gostou de conhecer dados sobre o uso de redes sociais? Quer conhecer estratégias eficientes para essas mídias? Então, converse com nossos especialistas.