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Conheça 3 tipos de infográficos para inovar no conteúdo
- 12 de julho de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Muito provavelmente você já esbarrou em diversos tipos de infográficos pela internet. Afinal, essas ferramentas são excelentes aliadas na hora de inovar o seu conteúdo e encantar os visitantes da sua página.
Especialmente em tempos de redes sociais, em que a informação é compartilhada e consumida de maneira cada vez mais rápida e dinâmica, os infográficos mostram-se ótimas maneiras de simplificar o seu conteúdo.
Mas a pergunta que não quer calar é: qual motivo faz com que os infográficos sejam tão importantes para a sua estratégia de posts? Bem, podemos dizer que as vantagens desses recursos são múltiplos e podem trazer vários benefícios para o tráfego de acesso.
Quer conhecer mais detalhes sobre os 3 tipos de infográficos e como eles são essenciais para a sua estratégia de inbound marketing? Neste conteúdo, vamos mostrar como aplicá-los e trazer resultados para a sua empresa. Siga a leitura!
Tipos de infográfico para um conteúdo de qualidade!
Em poucas palavras, essas ferramentas são representações visuais e imagéticas de dados ou informações sobre determinado assunto. Ilustrações que facilitam o entendimento de temas A ou B.
Ou seja, os infográficos simplificam assuntos que poderiam ser muito complexos, caso fossem escritos apenas em texto. Sabe aquela máxima de “desenhar para entender”? Então, ela descreve perfeitamente o que é um infográfico.
Conheça abaixo os três diferentes tipos de infográficos.
Infográfico estático
Os infográficos estáticos são certamente os mais populares na internet, muito usados por mídias impressas, como jornais, revistas ou anúncios que necessitam de um detalhamento de informações mais robusto e específico.
Eles são caracterizados por apresentarem muito texto e informações visuais, podendo conter linhas do tempo, fluxogramas, mapas, listas, enfim, tudo o que for tornar a compreensão do leitor mais simplificada.
Infográfico interativo
Como o nome já sugere, os infográficos interativos fazem com que o leitor se envolva diretamente com o conteúdo consumido, interagindo com as informações e passando por uma verdadeira imersão no tema abordado. Esse é um dos fatores que tornam esse tipo de infográfico o queridinho de muitas pessoas.
Esses conteúdos são produzidos com base em animações 3D e GIFs, por exemplo, que visam a demonstrar temas complexos da maneira mais intuitiva possível: permitindo que o usuário interaja com o material.
Infográfico animado
Por último, mas não menos importante, temos um tipo de infográfico considerado um pouco mais complexo de se desenvolver que os demais. No entanto, ao tempo que ele se mostra trabalhoso para ser produzido, um infográfico animado é uma opção muito completa e que torna o entendimento do usuário sobre o assunto mais fácil.
Nesse tipo de infográfico, ocorre a movimentação de elementos gráficos e textuais pela página visando a tornar a mensagem mais simples, potencializando a informação.
Por que utilizar um infográfico?
Bem, agora que já entendemos o que são infográficos e as diferenças entre os principais tipos, uma pergunta pode ter restado em sua cabeça: afinal, o que torna essa ferramenta tão importante para o desenvolvimento do seu conteúdo?
Essa não é uma resposta tão simples, considerando que existem inúmeros benefícios que podem ser trazidos com a utilização dos infográficos no seu site. No entanto, podemos destacar alguns pontos positivos desse recurso.
Em primeiro lugar, é justo citarmos o fator psicológico e humano. Segundo pesquisas feitas pelo site WebDAM, dados visuais são processados 60.000 vezes mais rápido do que textuais.
Ou seja, essas ferramentas imagéticas são mais simples e dinâmicas para a assimilação do usuário e, quanto maior a velocidade que ocorre esse entendimento, maior também é a satisfação da pessoa, garantindo uma maior credibilidade para a sua página.
Quer uma demonstração prática do poder da imagem nos dias de hoje? Note os conteúdos mais populares em redes sociais de maneira geral. Na grande maioria das vezes, esses materiais são vídeos ou animações.
Dessa forma, considerando as informações citadas, podemos concluir que adotar infográficos em sua estratégia de conteúdo significa estar em consonância com as novas tendências da internet. Consequentemente, essas ferramentas poderão ser chaves fundamentais para um engajamento maior em sua página.
Como otimizar o infográfico para SEO?
Inserir os infográficos em sua estratégia SEO é uma tarefa que requer alguns cuidados importantes. É fundamental que você conheça algumas dicas para esse objetivo.
Saiba qual será a palavra-chave
Quando o assunto é SEO, um ponto fundamental que você deve se atentar é o uso da palavra-chave (keyword) de seu infográfico.
Toda estratégia de desenvolvimento de conteúdo, incluindo infográficos, começa com a busca pela palavra-chave ideal. Afinal, quando o leitor entra em um site de pesquisas, é esse o termo que ele vai buscar para chegar em seu conteúdo.
Sendo assim, realize um estudo aprofundado que examine quais as palavras-chave mais populares que podem ser utilizadas em seu infográfico.
Faça o infográfico otimizado para SEO
O SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismos de Buscas) é um recurso fundamental se você deseja manter a sua marca relevante no ambiente web.
Nesse método, um grupo de técnicas (repartidas geralmente entre tecnologia, conteúdo e autoridade) busca garantir um bom ranqueamento de suas publicações em sites de pesquisa, ocasionando um tráfego orgânico e mais acessos.
Nesse cenário, é muito importante que você conheça como aplicar as técnicas de SEO ao seu infográfico.
Agora que a palavra-chave foi identificada, o próximo passo é partir para a otimização de SEO propriamente dita. Para isso, você precisa saber onde adicionar as keywords do seu infográfico. Os principais locais são:
- URL;
- Título;
- Meta descrição;
- Título H1;
- Nomes de arquivos de imagem (aqui, é importante se certificar de que o arquivo da imagem está em uma boa resolução);
- Texto alternativo da imagem.
Conheça o Lab Persona!
Como vimos ao decorrer do texto, conhecer os principais tipos de infográficos é fundamental para a sua estratégia de inbound marketing.
No entanto, para extrair o melhor que essa estratégia pode oferecer, a presença de uma agência especializada em marketing é um grande diferencial.
O Lab Persona, unidade do Estadão, é uma empresa especializada em marketing que valoriza acima de tudo a produção de conteúdo qualificado para a sua instituição.
Para garantir que todas as dicas deste artigo sejam colocadas em prática, conte com o Lab Persona e garanta mais autoridade para o seu negócio. Clique no link e saiba mais!