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Como identificar tendências de mercado
- 19 de outubro de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Saber como identificar tendências de mercado é um requisito fundamental para qualquer empresa que deseja sobreviver e se destacar entre as demais.
O mercado está mais competitivo e se define por constantes transformações, os consumidores estão mais exigentes, e é importante que os negócios se adaptem aos desejos e demandas dos consumidores.
Isso é válido para as organizações que estão começando as atividades e também para as empresas já consolidadas, mas que precisam se adequar às inovações do mercado.
Para te auxiliar nesse desafio, preparamos um conteúdo completo sobre o tema, que aborda o conceito, dicas, tendências de mercado para 2022 e algumas ferramentas importantes.
O que são tendências de mercado?
Uma tendência de mercado é um entendimento presumido dos caminhos e mudanças que ditarão os rumos, comportamentos e prioridades de determinado segmento ou do cenário competitivo de um determinado setor.
A observação das tendências de mercado envolve a análise de dados para identificar os fatores que dominam o comportamento dos consumidores.
A partir das mudanças nos padrões e nas preferências dos consumidores, as organizações podem prever cenários com mais assertividade e, com isso, elaborar estratégias para se adequar a essas transformações.
Identificar tendências de mercado é importante para o planejamento de uma estratégia de marketing, já que as demandas, desejos e gostos das pessoas mudam e os aspectos que guiam o funil de vendas de um negócio também.
Inclusive, as inovações da era digital fazem com que essas alterações sejam cada vez mais recorrentes, e os fatores que ditam o sucesso de um produto, serviço ou modelo de negócio podem se tornar defasados ou obsoletos em questão de poucos anos ou até de meses.
Sendo assim, analisar, compreender e se orientar com base nas tendências que ditam o mercado é fundamental para que sua empresa responda em tempo real aos novos padrões que ditam o cenário competitivo, e assim sempre consiga entregar experiências de valor ao seu público.
Como identificar tendências do mercado?
Existem algumas dicas para você identificar as tendências de mercado e conseguir segui-las antes que fique “datado”. Abaixo, listamos algumas delas para sua empresa estar sempre atualizada.
Acompanhe redes sociais e influenciadores
Acompanhar as redes sociais é fundamental para qualquer equipe de marketing, porque os consumidores de qualquer segmento buscam por novidades.
Os influenciadores são os principais ditadores de tendências em todos os mercados, desde moda, nutrição até tecnologia e outros.
Muitas vezes, roupas e acessórios que os blogueiros usam, no dia seguinte, esgotam nas lojas, por exemplo.
Escute e entenda seu cliente
Os seus clientes não lhe dirão quais tendências estão por vir no mercado. Entretanto, escutar os feedbacks deles possibilita melhorias e novas versões do seu produto.
Por exemplo, se você possui um e-commerce de moda e o seu consumidor informa que o zíper de uma calça quebrou com o tempo, é a hora de você trocar a marca do aviamento para que novos clientes não tenham o mesmo problema.
Benchmarking
O benchmarking, ou seja, a pesquisa de mercado, é fundamental para qualquer negócio. Uma boa dica é você adquirir o produto da concorrência para ter insights e analisar o que eles estão fazendo que você ainda não enxergou. Isso possibilitará melhorias no seu artigo.
Diferencie “modinhas” de tendências
Um grande passo é saber diferenciar quais são as modinhas e quais são as verdadeiras tendências.
Se você optar por vender um produto que é uma modinha, isso pode gerar grandes prejuízos, já que ele ficará um tempão no seu estoque enquanto os consumidores já estarão cansados de vê-lo.
Utilize ferramentas de marketing
As ferramentas de marketing estão aí para auxiliar no acompanhamento de novas tendências do mercado. São inúmeras plataformas que ajudam na mensuração e análise de dados, algumas delas são:
- Google Adwords Keyword Tool: é possível ver as keywords (palavras-chave) mais buscadas;
- Google Alertas: sinaliza assuntos de interesse das empresas;
- Google Trends: analisa as tendências a partir de buscas de keywords e assuntos relevantes;
- CRM (Customer Relationship Management): programa de gestão de relacionamento com o cliente.
Use sites especializados em tendências
Uma forma de identificar as tendências de mercado são os diversos sites e plataformas que indicam o que os consumidores querem adquirir.
Um exemplo é o WGSN, site que aponta tendências de moda, cores, arquitetura e outras informações sobre o desejo do consumidor.
Leia também: Como utilizar as etapas do funil de vendas para criar conteúdos melhores?
Ferramentas de tendências de mercado para você acompanhar
Agora que você já sabe o que é tendência, como identificá-la e quais são as principais expectativas para as empresas modernas e para os negócios do futuro, confira nossa seleção com algumas das melhores ferramentas para lhe auxiliar na área:
- Trend Watching: com atualizações de tendências gratuitas e serviços dedicados, é uma das principais plataformas da área para orientar e inspirar estrategistas, profissionais de marketing, criativos e empreendedores;
- Market Explorer: é uma ferramenta da SEMrush que permite identificar áreas de crescimento, analisar posições de mercado, reconhecer práticas bem-sucedidas de concorrentes e fazer pesquisas de lançamento;
- Google Trends: serve para analisar os termos mais procurados pelos usuários do Google, com gráficos de frequência que podem ser selecionados por idioma, regiões, entre outras segmentações específicas;
- White Rabbit: é uma agência de exploração de tendências que trabalha com projetos de predição, métodos de aplicação e relatórios de inteligência organizacional;
- Cool Hunting: portal premiado de publicações independentes que revela as principais tendências e interseções nas áreas de design, cultura e tecnologia;
- B9: site de criatividade e inovação que traz informações sobre cultura e tecnologia, focadas em sua influência sobre o mercado e sociedade;
- Springwise: uma plataforma que possui uma grande rede de colaboradores qualificados espalhados pelo mundo em busca de tendências e comportamentos;
- K-Hole: grupo de previsão de tendências localizado em Nova York, já trabalhou com diversas empresas e instituições de grande porte;
- Kjaer Global: site que possui sede em diversos países e que se dedica a auxiliar empresas a entender o futuro e aproveitar as tendências;
- Meio e Mensagem: site com diversas matérias sobre comunicação e tecnologia voltado para campanhas de publicidade.
É indiscutível que a observação das tendências de mercado é fundamental para orientar as decisões de qualquer empresa, especialmente na concepção ou adaptação de ofertas.
Para entender o público, engajar novos clientes e promover inovações alinhadas aos objetivos do negócio, o auxílio de um parceiro de marketing é indispensável para identificar as tendências de mercado e saber como empregá-las.
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