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5 tendências de marketing para ficar de olho em 2022
- 22 de dezembro de 2021
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Conhecer as tendências de marketing digital é primordial para acompanhar o mercado acelerado em que estamos inseridos, pois todo dia surge uma novidade diferente no Marketing Digital. Por isso, precisamos estar sempre preparados para mudanças. Além disso, esta também é uma maneira de sair na frente da concorrência e garantir um lugar de destaque on-line. O que pode gerar um grande impacto no número final de oportunidades de negócio.
Quer saber quais são as tendências de marketing para 2022? Então continue a leitura, pois este é o nosso assunto do artigo de hoje!
Tchau 2021, bem vindo 2022: 5 tendências de marketing para se preparar e sair na frente
Os últimos anos foram tempos de grandes adaptações para todos os mercados, e não foi diferente com o marketing digital.
Além de acelerar o processo de migração de grande parte das empresas brasileiras para o universo on-line, a pandemia também trouxe um novo normal para os profissionais de marketing.
Em paralelo, o comportamento dos usuários mudou não apenas nos hábitos de consumo online como também na forma como eles se relacionam com as marcas. Desse modo, estar atento às tendências de marketing é fundamental para se manter competitivo neste novo cenário.
Para te ajudar nesta jornada, listamos as 5 principais tendências de marketing para 2022 que você deve ficar atento se quiser se destacar no próximo ano. Confira!
Otimização para buscas por voz
Uma das principais tendências de marketing são as pesquisas por voz. Aquelas realizadas a partir do diálogo com assistentes inteligentes, como a Siri, da Apple; a Cortana, da Microsoft; ou Alexa, da Amazon.
Este recurso, que já vinha conquistando o seu espaço, ganhou ainda mais destaque após a Covid-19. Apenas no Brasil, o uso de assistentes virtuais aumentou cerca de 47% durante a pandemia.
O motivo para este aumento é simples: as pesquisas por voz são mais rápidas e práticas do que as tradicionais. Dessa forma, elas são uma grande solução para usuários que buscam uma informação específica em pouco tempo.
Principalmente se você trabalha com blogposts, é importante ficar atento a esta tendência. Afinal, as pessoas não digitam da mesma maneira que elas falam. Portanto, as palavras-chave para pesquisas por voz podem ser diferentes e demandar uma nova otimização para SEO.
Marketing de influência
O marketing de influência está relacionado aos produtores de conteúdo independentes. Ou seja, os digital influencers, pessoas que têm uma presença digital forte e um público fiel e engajado nas suas publicações e opiniões
Assim, o objetivo desta estratégia é utilizar a influência destas pessoas para construir uma conexão entre a marca e um novo público. No Brasil, uma pesquisa do Ibope revelou que mais de 50% dos usuários têm o hábito de consumir produtos ou serviços indicados por influenciadores.
Isto acontece porque quando um influenciador divulga uma marca, ele está passando parte da sua credibilidade para ela. Dessa forma, se a pessoa tiver um público realmente engajado, isto pode significar diversas novas oportunidades de negócio para a sua empresa.
Opiniões de pessoas reais: a relevância o UGC
Antes de mais nada, UGC é a sigla para “User-Generated Content” ou “Conteúdo Gerado por Usuários”. De maneira geral, trata-se do processo de inserir a opinião dos seus clientes dentro da sua estratégia de marketing.
Provavelmente você já chegou a seção de comentários de um produto antes de finalizar a compra, certo? Isto é UGC!
Esta é uma das principais tendências de marketing para conquistar clientes em 2022. Já que, cada vez mais, as pessoas priorizam investir em produtos ou serviços a partir da indicação de um amigo ou conhecido.
Social selling
A princípio, Social selling é o termo em inglês para “Vendas sociais”. Na prática, o conceito representa a ação de prospectar e se relacionar com potenciais clientes a partir das redes sociais para levá-los a fechar a compra.
Investir no social selling é investir no relacionamento com o usuário. Dessa forma, quando você cria este relacionamento próximo da sua audiência, certamente a sua marca será a primeira em que ela irá pensar quando estiver pronto para realizar a compra.
Logo, podemos dizer que esta também é uma das tendências de marketing para 2022. Principalmente se considerarmos que, se queremos que um cliente finalize a compra amanhã, precisamos começar a nos relacionar com ele ainda hoje.
Marcas que se posicionam
Se engana quem pensa que garantir a melhor qualidade ou o menor preço é suficiente para vender mais. Hoje, uma das tendências de marketing é de que as pessoas estão interessadas em comprar de marcas que se posicionem sobre questões importantes.
Os usuários já não querem mais consumir de qualquer empresa. Eles querem consumir de uma empresa que seja consciente e que esteja alinhada às suas causas.
Dessa forma, é essencial trabalhar o posicionamento de marca do seu negócio para garantir que os valores e as crenças da sua empresa estejam claros para os seus potenciais clientes, pois, como vimos, a afinidade se tornou um critério fundamental.
A importância do inbound marketing nesse cenário
Até aqui, nós vimos as diferenças entre cada uma das tendências de marketing para o próximo ano. Mas, afinal, o que une todas estas ideias?
O inbound marketing é o segredo para o sucesso de uma estratégia de marketing digital. Afinal, não há como negar: é tudo sobre conteúdo!
- Rankear no Google? Conteúdo que responda à dúvida do usuário;
- Garantir bons parceiros para indicação? Conteúdo que gere valor para os seguidores;
- Abrir espaço para participação do usuário? Ter um conteúdo que mereça um feedback;
- Se conectar com o público nas redes? Produzir conteúdos específicos para cada plataforma.
O fato é que o inbound marketing é uma tendência de marketing que nunca sai de moda. Mas, hoje, mais do que nunca, dominar esta estratégia é determinante para o sucesso de um plano de marketing.
Agora que você já sabe quais serão as tendências de marketing para 2022, que tal escolher a empresa de marketing ideal para o seu negócio?