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8 Dicas para aumentar o tráfego do seu site com técnicas de SEO
- 26 de janeiro de 2023
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Não há como negar que o Google é responsável por grande parte do tráfego online. Assim, sites que investem em técnicas de SEO para se posicionarem bem na plataforma conquistam o coração e os cliques dos usuários.
Por isso, não importa o quanto você invista em campanhas pagas, garantir um bom tráfego nos buscadores ainda é essencial. Entretanto, existem algumas estratégias fundamentais para conquistar esse espaço no digital.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura! Pois, no artigo de hoje, separamos as melhores estratégias de marketing digital para te ajudar a conquistar mais tráfego para o seu site!
Otimize seu site
Para conseguir um bom posicionamento no Google, é preciso seguir o manual do buscador e otimizar o seu site para que ele possa aparecer na primeira página de resultados.
Para isso, é necessário inserir nas suas principais páginas as técnicas de SEO básicas:
- Alta velocidade de carregamento;
- Responsividade mobile;
- Boa experiência de navegação;
- Resposta à intenção do usuário.
Outro ponto determinante é a utilização de títulos interno e externo, da metadescrição e da URL de forma estratégica com uso de uma palavra-chave. Assim, é possível ajudar os robôs do Google a lerem o seu conteúdo e enxergarem a qualidade das suas páginas.
Conheça o perfil e os interesses do público
Como vimos, a intenção de busca do usuário é um fator decisivo para posicionar — ou não — um site entre os primeiros resultados de pesquisa. Por isso, toda a sua estratégia deve se basear no que o seu público tem interesse.
Uma boa alternativa é utilizar sites de perguntas e respostas, como o Quora ou o Yahoo Respostas, para delimitar quais são as principais dúvidas dos usuários em relação ao seu nicho de atuação.
Assim, você pode transformar estas dúvidas em palavras-chave e utilizá-las para criar um conteúdo que tenha a resposta completa para o assunto. O que já é grande parte do segredo para atrair um tráfego orgânico consistente.
Traga o público até seu site
Tão importante quanto utilizar técnicas de SEO para produzir um conteúdo que gere valor para o usuário, é oferecer diversos caminhos para que as pessoas cheguem até ele.
Atualmente, existem mais de 4 bilhões de pessoas utilizando, pelo menos, uma plataforma de mídia social. Como Facebook, Instagram ou TikTok. Por isso, não utilizar estas redes para direcionar as pessoas para o seu blog pode ser um grande erro.
Outro ponto importante é que receber visitas vindas de redes sociais ajuda a aumentar a autoridade das suas páginas junto ao buscador. Assim, quanto mais tráfego você direcionar a partir de outras plataformas, mais chances terá de conquistar as primeiras posições do Google e também mais cliques a partir desta pesquisa.
Crie uma estratégia de retenção
Assim que as pessoas chegarem até o seu site, é importante fazer com que elas permaneçam por mais tempo nas páginas.
Para isso, não basta apenas escrever uma resposta para uma dúvida, é preciso que ela seja atrativa para o usuário.
Dessa forma, invista em elementos visuais, como imagens, infográficos e vídeos para tornar o seu conteúdo mais interessante.
Essa também é uma forma de ranquear a sua página para outros resultados de busca além da página principal do Google, como nas páginas de Google Imagens e Google Vídeos.
Utilize técnicas de SEO nos seus blogposts
Grande parte das pesquisas nos buscadores é de informacionais. Ou seja, pessoas que estão buscando alguma informação. E a melhor forma de ser encontrado para estas pesquisas é por meio de blogs otimizados para SEO.
No geral, é necessário utilizar as mesmas técnicas de SEO empregadas no restante do site, como palavras-chave estratégicas, título interno e externo, metadescrição, URL amigável, boa velocidade de carregamento e responsividade.
Mas, por serem páginas com conteúdos maiores e mais densos, vale também ficar atento a alguns outros fatores. Confira:
- Densidade e distribuição da palavra-chave durante o texto;
- Hierarquia de títulos e subtítulos;
- Frases e parágrafos curtos;
- Negrito em termos importantes;
- Uso de link building;
- Texto alternativo para imagens;
- Chamadas para ação (CTA).
Por exemplo, o título e a metadescrição serão os primeiros contatos do usuário com seu conteúdo. Logo, devem despertar o desejo de acessar sua página.
Faça textos com qualidade
Criar textos que encantem e, ao mesmo tempo, passem as informações necessárias é um grande desafio. A aplicação de práticas assertivas vai contribuir para o desenvolvimento do seu artigo.
Temos três dicas básicas:
- Torne a experiência do usuário sua prioridade quando for escrever. Textos rebuscados, com palavras complexas não são fáceis de serem compreendidos, pois tornam a leitura difícil e menos interessante. Utilize linguagem simples, parágrafos curtos e elementos visuais para explicar de forma dinâmica.
- Responda às perguntas e não fique enrolando e dando voltas para alinhar um conceito ou notícia. Quem procura por algo, espera encontrar facilmente a resposta para sua dúvida.
- Saiba quem são seus concorrentes no assunto que está tentando ranquear. Analise como eles estão falando sobre determinado conteúdo e pense nas alternativas de abordagem. Ou como você pode melhorar a ideia central para atrair mais usuários.
Faça refresh em suas produções
Quando você escreve um texto e publica, provavelmente imagina que nunca mais vai olhar para ele, certo? Errado, o conteúdo tem prazo de validade e precisa passar por atualizações para continuar sendo acessado.
Se ele ficar parado, sem atualizações, o Google não vai mais reconhecer sua aplicabilidade e não enviará para as buscas de usuário. O algoritmo é sensível e qualquer mudança em sua estrutura já reconfigura toda a pesquisa na rede.
Portanto, investir tempo e criatividade em otimizações de artigos garante que este se adapte às mudanças e se mantenha atualizado.
Invista em co-marketing
Co-marketing está relacionado à ideia de um marketing compartilhado. Nesse sentido, é uma estratégia baseada na união de duas marcas para criar e promover um conteúdo ou produto focado em um público em comum.
Assim, ambas conseguem potencializar os resultados ao alcançarem uma base maior de usuários do que seria possível de forma separada. O que também impacta diretamente no reconhecimento de marca e conversão de potenciais clientes.
Você sabe o que é Keyword LSI?
Basicamente, Keywords LSI são palavras que orbitam ao redor da palavra-chave foco, mas que não estão sendo usadas como secundárias ou cauda longa. Elas podem ser sinônimos, aplicações em frases, ações, etc.
O objetivo de utilizar esse recurso como uma técnica de SEO é que o algoritmo reconhece a semelhança nas buscas. Dessa forma, o usuário consegue chegar mais rápido nas respostas que necessita.
Uma dica para você começar a inserir as LSI nos seus conteúdos: liste os termos sinônimos da Keyword foco para usar ao longo do texto. Assim não haverá uma repetição constante da mesma palavra.
Vamos pensar que o foco é “dinheiro”, quando se pensa em outras formas de dizer temos: grana, nota, moeda, etc. Porém, você pode usar termos como, cartão de crédito, saldo, conta bancária entre outros. As possibilidades se tornam maiores quando abre espaço para essa estratégia.
Cuidado com o Black Hat SEO
As técnicas de SEO são a melhor maneira para conquistar as primeiras posições nos resultados de pesquisa do Google e gerar mais tráfego orgânico. Entretanto, existem formas de tentar burlar este processo e sair na frente de outros sites, o chamado Black Hat SEO.
A princípio, a proposta parece tentadora. O grande problema é que esta técnica consiste, basicamente, em enganar os algoritmos do Google, pois, neste caso, o foco não está em entregar um conteúdo de valor, mas, apenas conquistar as primeiras posições.
O fato é que essa estratégia prejudica a experiência do usuário, já que, como o conteúdo foi burlado para focar em rankeamento, ele, provavelmente, não responde à intenção da pessoa que está buscando, que vai voltar à página de pesquisa para encontrar outro site.
Esta atitude, somada às atualizações constantes do Google, acende o alerta dos algoritmos. Eles poderão identificar a fraude e impor punições que podem chegar ao banimento do site dos resultados de pesquisa.
Tráfego orgânico requer paciência
A verdade é que investir em tráfego orgânico é uma tarefa para objetivos a longo prazo, porque leva algum tempo até que o site conquiste a confiança do Google e dos usuários e comece a ver resultados sobre o investimento.
Entretanto, a boa notícia é que, ao contrário do tráfego pago, os resultados orgânicos são duradouros. Ou seja, a autoridade que o seu site conquista hoje, vai acompanhá-lo enquanto ele estiver disponível.
Por isso, o segredo para o sucesso desta estratégia é a qualidade e a constância. Com o planejamento de um calendário editorial, conteúdos realmente de valor e técnicas de SEO, é possível construir, pouco a pouco, uma presença digital forte e consolidada.
Quer entender melhor sobre a diferença entre tráfego pago e orgânico antes de decidir qual é a melhor estratégia para a sua empresa? Então, confira um guia sobre o assunto!