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Como fazer SEO para e-commerce e vender mais?
- 24 de novembro de 2021
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Você sabia que cerca de 60% dos baby boomers pesquisam um produto online antes de comprá-lo? É um índice mais alto do que qualquer outra geração. E para estar entre os resultados da busca deste público o segredo é um só: SEO para e-commerce.
Quer saber como aplicar este conceito no seu negócio? Então, continue a leitura e saiba como conquistar mais tráfego e aumentar suas vendas por meio de uma estratégia de SEO para e-commerce.
A importância do SEO para e-commerce
Os baby boomers são os que mais pesquisam online antes de fechar uma compra. Mas, acredite: eles não são os únicos. Mais de 76% das pessoas pesquisam no Google antes de comprar um produto ou serviço.
Com isso, fica claro porque estar entre os primeiros resultados de busca é fundamental para as vendas de qualquer loja virtual, certo?
Mas, caso você ainda não esteja totalmente convencido, aqui vão outros dados que comprovam a importância do SEO para e-commerce:
- O Google recebeu cerca de 94% de todas as visitas mobile feitas a buscadores em todo o mundo em 2020;
- Os brasileiros confiam até 77% mais na busca orgânica do que em links patrocinados;
- Cerca de 75% dos usuários que fazem pesquisas no Google não chegam até a segunda página de resultados;
- Somente em abril deste ano, a busca orgânica foi responsável por 29% de todo o tráfego direcionado ao comércio eletrônico no Brasil.
Como utilizar para aumentar vendas?
Diante de tudo isso, é fácil entender porque as lojas virtuais que investem em estratégias de SEO para e-commerce alcançam os melhores resultados: elas recebem grande parte do tráfego orgânico da web. E, consequentemente, fecham mais vendas.
E as principais estratégias para conquistar este resultado são:
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é o principal responsável por gerar tráfego orgânico e captura de leads nos últimos anos. Isto porque, cada vez mais, as pessoas utilizam a internet para esclarecer alguma dúvida.
Assim, ele busca atrair novos usuários solucionando algum questionamento ou apresentando a solução para algum problema por meio de um conteúdo que seja capaz de gerar um resultado para o usuário.
Geralmente, estes conteúdos podem ser entregues por meio de:
- Posts de redes sociais;
- Blogposts;
- Infográficos;
- E-books ou outros materiais ricos.
O principal é que ele esteja sempre alinhado ao seu nicho de mercado e ao contexto da sua persona. Dessa forma, será possível criar um conteúdo realmente assertivo para a busca do usuário.
Assim, sua empresa poderá se consolidar como autoridade no segmento em que atua e, consequentemente, conquistar — e fidelizar — mais clientes.
Newsletter
Ao contrário do que muitos acreditam, o marketing por e-mail não morreu! Pelo contrário, ele está mais vivo do que nunca e gerando muito tráfego para empresas que aprenderam a lidar com esta estratégia.
Mas, atenção! Não estamos falando do clássico e-mail marketing promocional que vai direto para a caixa de spam.
O segredo para o sucesso desta estratégia é trabalhar newsletter qualificada, com conteúdos relevantes e atraentes que possam direcionar o usuário a realizar a ação desejada na Call To Action (CTA).
Para garantir o sucesso desta técnica é importante criar uma narrativa de valor para o usuário. Algumas boas opções de conteúdos para serem associados a uma newsletter são:
- E-books;
- Conteúdo relevante sobre o segmento da empresa;
- Atualizações de mercado;
- Cupons exclusivos para clientes recorrentes;
- Tutoriais;
- Mensagens de agradecimento após a compra.
Assim, quando um destes conteúdos encaminha o usuário para uma landing page, por exemplo, gera-se novos acessos para o site. O que é fundamental no SEO para e-commerce, já que ajuda o Google a identificar o conteúdo como relevante.
6 dicas para implementar no seu e-commerce
Está convencido da importância de adotar estratégias de SEO para e-commerce no seu negócio? Então, confira 6 dicas para te ajudar neste processo:
Palavras chaves e funil de vendas
Um projeto de SEO para e-commerce sempre deve começar pela pesquisa das palavras-chave. Afinal, usar os termos-chave corretos para organizar o seu site é o que torna o seu conteúdo encontrável por quem faz uma busca no Google.
Neste contexto, é importante trabalhar palavras estratégicas e que percorram todo o funil de vendas. Ou seja, desde palavras head tail — como “tênis” —, até as palavras long tail — como “tênis all star converse preto número 39”.
Isto porque as head tail geram mais tráfego, mas poucas conversões. Já que representam o início da jornada de compra, quando o usuário ainda está no processo de pesquisa.
Por outro lado, as long tail geram menos tráfego, mas tem um alto poder de conversão, pois representam o final da jornada de compra, quando o usuário está mais decidido a fechar o negócio.
Dica: também vale ficar atento na hora de escolher os títulos internos dos produtos. Afinal, cerca de 70% dos usuários preferem procurar por uma determinada mercadoria por meio da barra de busca dentro do próprio site.
Otimize as urls
Alguns sistemas utilizam um formato padrão de conjunto de códigos para criação das URLs de sites. Entretanto, este é um dos maiores — e mais comuns — erros de SEO para e-commerce.
Isto porque a URL não só é um importante fator de ranqueamento para o Google, como também é responsável por comunicar o assunto principal da página. O que se torna impossível se ela for composta por algarismos em sequência aleatória.
Por isso, prefira utilizar uma estrutura de URL simples e compreensível, também conhecida como URL amigável. Para isso, basta que ela descreva claramente o conteúdo da página e a categoria em que ele está inserido.
Assim, no exemplo anterior do tênis, uma URL amigável poderia ser: www.seunegocio.com.br/tenis/tenis-all-star-preto-39.
Produtos relacionados
Outro fator que pode impactar positivamente as métricas de SEO para e-commerce — e as vendas — é a linkagem interna para produtos relacionados.
Essa é uma maneira de ajudar os robôs do Google a navegarem pelo seu site. O que é essencial para que o buscador possa identificar quais são as páginas mais relevantes por meio da quantidade de links que direcionam para ela.
Além disso, esta também é uma forma de guiar a experiência do usuário, direcionando-o entre páginas que vão ajudá-lo a percorrer todas as etapas da jornada de compra.
Alt Text
A busca por imagens no Google também pode ser responsável por um aumento considerável no tráfego da sua loja virtual. Por isso, é fundamental explorar o potencial dos arquivos de imagem para fazer SEO para e-commerce.
Para isso, é preciso fazer com que os buscadores possam ler suas imagens. E a maneira como eles fazem isso é por meio do texto alternativo — ou Alt Text — e da nomeação adequada para os arquivos visuais.
O Alt Text é uma descrição da imagem e o principal suporte para que os buscadores interpretem o conteúdo. Já a nomeação é a forma como salvamos o arquivo em nosso computador.
Por isso, escreva uma descrição detalhada da imagem para o Alt Text e evite salvar os arquivos como “foto.jpg”. Pense sempre de maneira estratégica e busque inserir a palavra-chave relacionada ao produto nas duas situações.
Inclua avaliações de clientes
Você sabia que cerca de 84% das pessoas já desistiram de finalizar uma compra depois de ler as avaliações sobre o produto ou sobre a empresa?
É fato: as avaliações dos clientes fazem toda a diferença para novos usuários. Por isso, se você ainda não tem um programa de recomendações para a sua loja virtual, saiba que este pode ser um grande diferencial para aumentar o tráfego e impactar o SEO para e-commerce.
Algumas dicas para conquistar estes feedbacks podem ser investir em:
- Oferecer algum benefício em troca da avaliação;
- Garantir uma boa experiência de compra;
- Estratégias de customer success.
Velocidade de carregamento
A velocidade de carregamento é mais um critério para o ranqueamento nos buscadores. Mas, além disso, ela também é um fator determinante para a qualidade da experiência do usuário no seu site.
Não à toa, cerca de 58% das pessoas abandonam sites caso eles demorem para carregar, o que também tem um impacto direto no SEO para e-commerce, já que quando as pessoas entram e saem do seu site rapidamente, o Google entende que o seu conteúdo não é tão relevante quanto parece.
Assim, para garantir um menor tempo de carregamento para a sua loja virtual, é importante estar atento, principalmente, ao tamanho das imagens. Afinal, arquivos pesados podem fazer com que seu site demore a carregar totalmente.
Como identificar problemas no SEO do seu e-commerce
Tão importante quanto fazer um bom planejamento de SEO para e-commerce é saber identificar possíveis problemas para corrigi-los o mais rápido possível.
Confira maneiras para identificar 3 problemas que podem afetar toda a sua estratégia:
Google PageSpeed Insights
Como vimos, a velocidade é um dos principais fatores de ranqueamento dos buscadores. Assim, o Google PageSpeed Insights é uma ferramenta gratuita e online desenvolvida pelo Google para avaliar a velocidade de carregamento de uma página na internet.
De maneira geral, a ferramenta faz uma análise do desempenho de carregamento tanto para desktop quanto para dispositivos móveis.
Além disso, ela ainda oferece sugestões práticas do que pode ser otimizado para melhorar o carregamento das páginas. Por isso, ela é uma das maneiras mais simples de identificar — e corrigir — possíveis problemas de velocidade no seu site.
Mapas de calor
Os mapas de calor são relatórios que ajudam a identificar o comportamento do leitor em uma determinada página. Nesse sentido, eles podem indicar exatamente quais são os links e outros elementos onde os usuários clicam — ou não clicam.
Além disso, também é possível revelar até que ponto os visitantes fazem a rolagem de uma página e que elementos tendem a ser ignorados ao longo da rolagem. Dessa forma, é possível identificar com precisão o que pode ser otimizado no conteúdo oferecido.
Segurança
A segurança dos dados dos usuários também está no centro das atenções do SEO para e-commerce. Por isso, é muito importante checar se o seu site está adaptado para o protocolo HTTPS, ou Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro.
A única alteração perceptível desta mudança será a alteração de uma letra no início da URL do seu site. Ao invés do padrão “http://”, ela iniciará com “https://” e o navegador mostrará um cadeado sinalizando que o seu site é seguro e confiável.
Além disso, ele ainda pode contribuir para melhorar o posicionamento da página nos resultados de busca. Já que os buscadores adicionaram a segurança como um importante fator de SEO para e-commerce e para qualquer outro site.
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