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ROI e SEO: Como mensurar e justificar os investimentos
- 5 de julho de 2023
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Para descobrir se os investimentos em SEO estão gerando resultados, os diretores de marketing precisam mensurar o ROI, métrica conhecida como Retorno sobre o Investimento.
Além disso, é fundamental mencionar a importância de contar com parceiros especialistas no assunto, como o Lab Persona, a agência de marketing de conteúdo do Estadão, que pode facilitar o processo de monitoramento do ROI de SEO
Com o suporte adequado, é possível obter mais precisão e eficiência nos resultados dos investimentos em SEO, melhorando a tomada de decisões.
No artigo explicamos como você pode medir o ROI de SEO, na prática, e quais pontos de atenção precisam ser considerados antes mesmo de fazer o cálculo.
Boa leitura!
Mas antes, por que medir o ROI de SEO?
É por meio de investimentos em SEO que as empresas podem gerar tráfego orgânico, melhorar o seu posicionamento nos buscadores e aumentar a conversão de leads.
No entanto, realizar investimentos em SEO não garante que a empresa terá, de fato, sucesso em suas campanhas. E é nesse ponto que entra o ROI.
Os líderes de marketing só podem comprovar que os investimentos em SEO estão (ou não) trazendo retorno financeiro para a empresa, se medirem o ROI.
O que considerar antes de medir o ROI de SEO?
Quando se fala em medir o Retorno sobre o Investimento de SEO, os diretores de marketing precisam considerar diferentes pontos ao invés de só a fórmula. Afinal, o sucesso de uma estratégia de SEO depende de muitas variáveis.
1- Definição de metas e indicadores-chave de desempenho (KPIs)
Definir metas e indicadores de desempenho é importante para saber quais são os objetivos do setor, e como será feita a medição dessas metas.
Geralmente, a atração de leads e o aumento de autoridade sobre um assunto, são os objetivos mais almejados. E para isso, temos alguns exemplos de KPIs que podem ser aplicadas:
• Tempo médio na página, ajuda a identificar se os visitantes estão ou não engajados com os conteúdos;
• Posicionamento de palavras-chave, mostra se as KWs usadas nas estratégias estão ranqueadas nas SERPs;
• Taxa de rejeição, indica se o conteúdo é relevante e está atraindo o público certo;
• Conversão, mostra se as campanhas estão convertendo vendas, leads ou ambos.
2- Avaliação do tráfego e conversões gerados pelo SEO
Além da definição de metas e indicadores, é importante que os líderes de marketing avaliem todos os números relacionados aos tráfegos e conversões gerados pelo SEO.
O tráfego orgânico, que ocorre de forma espontânea e sem anúncios, pode ser afetado por diferentes fatores, como concorrência e sazonalidade. E as conversões também podem variar para cada modelo de negócio.
3- Investimento em SEO
Fazer o levantamento de todos os custos envolvendo o SEO é outro ponto que não pode passar despercebido. Os diretores de marketing precisam avaliar quanto sua empresa está investindo em redatores, revisores e desenvolvedores, bem como o tempo investido com as tarefas de SEO.
Além disso, devem considerar os investimentos em agências e freelancers, e ferramentas usadas para melhorar a estratégia (aqui entram Google Analytics, Google Search Console, Semrush, Ubersuggest, entre outros).
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Cálculo do ROI em SEO: fórmula e considerações importantes
Só depois de avaliar os pontos acima, os diretores de marketing poderão aplicar a fórmula de ROI de SEO, e descobrir se os investimentos estão gerando retorno financeiro.
A fórmula se dá pelo seguinte:
ROI de SEO = (valor das conversões – custo do investimento) / custo do investimento
Exemplo:
Imagine que você fez o levantamento das informações e identificou os seguintes valores: custo de investimento em SEO (R$ 25.000,00) e retorno das campanhas (R$ 100.000,00). Ao aplicar esses números na fórmula, você chegará ao seguinte ROI de SEO:
ROI de SEO = 100.000 – 25.000 / 25.000
ROI de SEO = 3
O resultado acima demonstra que, para cada 1 real investido em SEO, a sua empresa teve um retorno financeiro de 3 reais. Ou seja, um resultado positivo de 300%.
Considere, agora, que em outra campanha foi investido o montante de R$ 20.000,00, mas o retorno financeiro foi de apenas R$ 40.000. Nesse caso, o Retorno sobre o Investimento de SEO será igual a:
ROI de SEO = 45.000 – 20.000 / 20.000
ROI de SEO = 1,25
Ou seja, para cada 1 real investido em SEO, a sua empresa teve um retorno financeiro de R$ 1,25. Um ganho inexpressivo de R$ 0,25.
Análise de custos e benefícios do investimento em SEO
Após descobrir o ROI de SEO, os líderes de marketing poderão usar essa informação para avaliar melhor os custos e benefícios dos investimentos em SEO.
Em cima de um resultado positivo, poderão:
• Projetar as receitas para uma próxima campanha;
• Planejar melhor os investimentos;
• Permanecer com o foco em estratégias que geram retorno.
Caso o resultado não seja o esperado, poderão:
• Estudar melhor as ações de marketing para identificar gargalo;
• Apontar necessidade de ajustes;
• Aplicar melhorias.
Justificando os investimentos em SEO: vantagens e argumentos
Os investimentos em SEO podem trazer mais retornos financeiros para a empresa. Porém, os líderes só poderão comprovar isso e mostrar as vantagens do SEO, se tiverem dados concretos para apresentar à diretoria.
Durante a apresentação dos números, e com o valor positivo do ROI de SEO em mãos, podem argumentar que devido aos investimentos:Os conteúdos estão gerando tráfego orgânico e a empresa pode diminuir a aplicação de recursos em tráfego pago;
• As páginas estão melhor posicionadas nos mecanismos de busca, o que aumenta a taxa de acessos;
• A marca está conseguindo aumentar a sua autoridade sobre um determinado assunto ou nicho;
• As estratégias estão convertendo leads, vendas ou ambos;
• As equipes estão desempenhando um bom trabalho, e contribuindo para o crescimento da empresa.
Melhoria contínua é fundamental
Ainda que os investimentos em SEO estejam trazendo resultados satisfatórios, as equipes de marketing não podem se acomodar jamais, e precisam trabalhar duro para manter o site/blog da empresa nas primeiras páginas.
Esse trabalho vai exigir comprometimento, um olhar voltado para melhoria contínua e a aplicação de estratégias, como: atualização de palavras-chave e outras técnicas de SEO, auditoria de backlinks (linkar artigo sobre auditoria de backlink) e produção de conteúdo de qualidade em escala.
Marcas que desejam conquistar o topo precisam de uma atuação estratégica. Conte com o Lab para enriquecer seus conteúdos e estratégias, além de posicionar sua empresa como autoridade no seu nicho e conquistar mais leads!