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O público de cada rede social em dados
- 10 de novembro de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Conhece a premissa de “quem não é visto não é lembrado”? Então, com a transformação digital, tornou-se essencial ter presença na internet independentemente do segmento do seu negócio. Mas você sabe qual é o público de cada rede social?
Atualmente, milhões de usuários acessam as redes sociais diariamente e a previsão é que esse número cresça ainda mais.
Somente essa informação já coloca essas plataformas como extremamente benéficas para as empresas. Além disso, a comunicação é ágil e estreita o relacionamento com o consumidor.
Na sequência você vai entender por que é necessário conhecer o perfil dos usuários de redes sociais e quem são eles.
Por que conhecer o público de cada rede social é necessário?
Ao conhecer as pessoas que interagem em cada rede social, você terá um direcionamento mais assertivo quanto à produção de conteúdo e posicionamento.
Por exemplo, você trabalha na área financeira e percebe um maior fluxo de possíveis leads no LinkedIn. Obviamente, seus esforços e recursos devem ser focados nessa rede.
Mas isso também não o impede de ser ativo nas demais, como o Instagram, com postagens informativas ou de dúvidas. Ou quem sabe no Twitter, trazendo links para notícias do setor econômico do país.
Enfim, essas páginas possuem propostas diferentes, e é esse ponto que as torna interessantes.
Uma pessoa que atua com marketing pode querer ser presente em vários canais, mas precisa definir metas e traçar estratégias. Isso requer tempo disponível para a criação de conteúdos, análise de métricas e monitoramento de interações.
Conhecendo os benefícios da presença digital, o gasto com tempo e finanças pode trazer bons resultados. São eles:
- Direcionamento da marca para seu segmento;
- Desenvolver um posicionamento forte no mercado;
- Facilitar o relacionamento com o público;
- Conteúdos criativos conseguem engajar e gerar interações;
- Maiores chances de prospectar novos clientes e fidelizar os existentes;
- Aumento do tráfego;
- Possibilidade de ouvir o feedback dos consumidores;
- Aumento das vendas como consequência de todas as ações anteriores.
E qual é o público de cada rede social?
Apesar de ser um público bem variado em questão de idade e interesses, os jovens têm maior presença no espaço digital. No Brasil foram registrados 160.010.801 usuários de internet, cerca de 74% da população brasileira.
Estudo publicado em janeiro pela Insider Intelligence, o Latin America Social Network Users 2022, prevê que até 2025 algumas redes sociais terão um aumento de usuários próximo a 100%.
Logo, esse crescimento deve ser acompanhado por todos que desejam o fortalecimento do seu negócio ou da empresa em que trabalham.
Entendendo bem o público de cada rede social também é possível otimizar o processo de qualificação de leads. Você estará coletando informações precisas que aumentam a chance de identificar quem realmente está pronto para ser convertido em lead.
Abaixo vamos apresentar alguns pontos-chave de cada rede social para ajudá-lo a determinar as mais importantes no seu segmento. Serão apresentados números e dicas do que criar ou não em cada rede.
O foco do Facebook é o relacionamento, ou seja, os assuntos valorizados nessa rede visam ao engajamento entre as pessoas. Portanto, as publicações feitas nele devem ser mais leves e que instiguem a interação com o público-alvo.
Público Facebook: + 2 bilhões em 2022.
Em que apostar: Crie conteúdos que falem sobre as diferenças da sua marca, serviço ou produto. Compartilhe notícias da sua área e comente sobre elas, faça enquetes de opinião, etc.
Evite: Se não for seu segmento, evite postagens polêmicas que possam desencadear uma repercussão negativa para a empresa.
Usuários do Twitter estão em busca de rapidez e precisão, com um número limitado de caracteres não dá para enrolar. O direcionamento é maior para notícias e as repercussões que elas geram.
Público Twitter: + 340 milhões em 2022.
Em que apostar: Conteúdos inteligentes e educativos são um bom caminho, mas nada exagerado. Faça retweet de alguns assuntos voltados ao seu nicho e tweets direcionando o público para seu blog. Pense que a postagem é uma metadescription com o link do seu artigo.
Evite: Não prolongue assuntos no Twitter, os usuários estão em busca de informações, mas que sejam certeiras. Não compartilhe a mesma chamada para conteúdo em todas as redes.
TikTok
Nem só de dancinhas vivem os tiktokers, a rede é muito usada pelos influenciadores para fazer publicidade de algumas marcas. Os conteúdos devem ser modernos, espontâneos e leves.
Público TikTok: +750 milhões em 2022.
Em que apostar: Vídeos curtos mostrando os bastidores do que acontece na empresa são uma boa aposta de conteúdo. Entrar em trends que funcionam para sua marca e fazer parcerias com produtores de conteúdos para divulgação também são bons caminhos.
Evite: Vídeos que tragam conteúdo muito formal e predefinido, o foco da rede é a espontaneidade.
Curtidas e comentários nas imagens e vídeos são o que mais engaja no Instagram. A ferramenta for Business da plataforma permite que os usuários empresariais tenham acesso aos números de suas publicações.
Público Instagram: + 1,2 bilhão em 2022.
Em que apostar: Apresente seus produtos, faça promoções, enquetes e campanhas. Tem celebração de funcionário do mês? Não deixe de compartilhar nos stories ou no feed. Seu negócio vai estar presente em algum evento importante, diga aos seus seguidores.
Evite: Descuidar das estratégias para Instagram e não deixe os usuários no famoso “vácuo”. Dê atenção aos que mandam mensagens, separe um tempo para interagir. Não foque na quantidade de posts, e sim na qualidade deles.
YouTube
O YouTube é a plataforma de vídeos mais importante do mundo, lançada em 2005. A criação de conteúdos exclusivos garante excelentes oportunidades de negócios e fortalece seu relacionamento com o consumidor.
Empresas que não estão focadas apenas em mostrar seus produtos engajam mais, pois querem informar e educar as pessoas.
Público YouTube: + 2,5 bilhões em 2022
Em que apostar: Na apresentação da sua empresa, tutoriais, lives e lançamentos.
Evite: Conteúdos repetidos e que não estão bem roteirizados.
O perfil dessa rede é totalmente voltado para o mercado de negócios. São oportunidades de empregos, investimentos e posicionamento das empresas em seus segmentos com maior seriedade.
Público LinkedIn: + 800 milhões em 2022.
Em que apostar: Aqui você vai mostrar tudo o que diferencia sua marca das demais. Apresente cases de sucesso e mostre como são os valores e a cultura organizacional. Faça recrutamentos, poste sobre os destaques do segmento, etc.
Evite: Realizar promoções e sorteios. Também não use o LinkedIn como se fosse uma rede social pessoal, aqui o foco é empresarial.
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