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Rebranding: A importância de manter sua marca atual
- 4 de agosto de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
O primeiro semestre de 2021 foi marcado por uma série de atualizações de marcas. Qual foi o motivo de tanto rebranding? Existem alguns, mas o principal foram as mudanças provocadas pela pandemia de covid-19 no perfil do consumidor, estratégias de vendas, modelo de trabalho remoto, etc. Sendo assim, as organizações tiveram de repensar suas marcas para se adaptar a esse novo cenário.
A seguir, explicaremos o que é rebranding, falaremos sobre a importância de atualizar a marca e apontaremos boas práticas para ter sucesso nessa mudança. Por fim, mostraremos 4 grandes empresas que adotaram novas marcas. Acompanhe os próximos tópicos!
O que é rebranding?
O livro Marketing 3.0, escrito por Philip Kotler, ressalta que a relação entre as empresas e os consumidores deve ser horizontal. Em outras palavras, as organizações precisam humanizar as marcas de modo que reflitam os valores sociais e comportamentais do público-alvo.
Esse entendimento lançou a base para a criação do conceito rebranding. Esse termo inglês se refere a um conjunto de ações estratégicas que visam a modificar o posicionamento da marca de acordo com as mudanças no perfil dos clientes.
Na prática, o processo de rebranding pode ser realizado na marca ou produto de uma empresa. As ações estratégicas podem ou não envolver uma mudança no logotipo, identidade visual, nome da organização e outros elementos. Sendo assim, talvez a transformação seja total ou apenas parcial.
Para chegar a uma conclusão, a empresa precisa estudar bem o comportamento dos clientes, as tendências do mercado em que atua, estratégias da concorrência e os objetivos internos. Um dos resultados de um rebranding bem planejado e estruturado é o aumento do engajamento dos consumidores com as estratégias de marketing do negócio.
Por que atualizar sua marca?
Os consumidores atuais gostam que as marcas mostrem a sua autenticidade. De acordo com uma pesquisa feita pelo Oberlo, 86% dos entrevistados disseram que a autenticidade é um fator-chave na decisão de se relacionar ou não com uma marca.
E, para ser autêntica, a marca precisa ser atualizada. A seguir, mostramos três motivos para que as empresas se preocupem com um constante processo de atualização da marca.
Atualização do público
Na atual era digital, o comportamento dos consumidores se transforma rapidamente. Isso acontece porque existem muitas informações na internet que influenciam o modo de pensar dos clientes. Além disso, novas tendências do mundo comercial são criadas a todo instante.
Para se manterem atraentes, as marcas precisam acompanhar e se moldar às transformações. Dessa forma, os clientes continuarão a se sentir representados pela empresa e motivados a divulgá-la para outros consumidores.
Sua marca parou no tempo
Outra razão para fazer um rebranding é a desatualização da marca. Pode ser que fosse inovadora e atraente no passado, mas agora não é mais vista assim pelos consumidores. Nesse caso, a marca precisa de uma nova “roupagem” que reflita o atual perfil do público e valores da empresa.
Quando o rebranding é realizado, a empresa talvez consiga atrair novos consumidores. Afinal, a nova marca pode chamar a atenção de um público mais jovem ou de uma determinada classe social. A consequência é o aumento da clientela e das vendas.
Destacar-se entre os concorrentes
As grandes marcas são modelos a serem seguidos pelas empresas menores. Por isso, é comum que as organizações de um determinado setor tenham marcas muito parecidas com as das grandes empresas da mesma área de atuação.
O resultado disso é a falta de originalidade e destaque. Para não ficar igual a todo mundo, muitas instituições decidem atualizar a sua marca. E essa é uma estratégia inteligente. Um dos possíveis resultados é a elevação da visibilidade da empresa.
Mais do que uma ação de marketing
Alguns acham que o rebranding é apenas uma estratégia de marketing. Mas esse pensamento limita muito os efeitos positivos gerados por esse processo. De acordo com o editorial The Economic Times, o rebranding permite que a empresa inove processos, reforce valores e se reconecte com os seus clientes.
Resumindo, o processo de rebrand é um divisor de águas. Por meio da nova marca, as organizações podem iniciar uma nova fase em sua cultura interna. Também é possível mudar o perfil da liderança, o modo como os profissionais são treinados e a experiência dos colaboradores (employee experience).
Boas práticas do rebranding
Para que a atualização da marca seja bem-sucedida, é necessário que o processo seja estruturado em práticas eficientes. Mas quais são as melhores? A seguir, apontamos as principais.
Comunique o por quê
Parece uma ação simples, mas informar os motivos do rebranding gera grandes resultados. Um deles é o aumento da confiabilidade dos consumidores pela marca. Isso ocorre porque se sentem respeitados e valiosos para a empresa.
Outro impacto positivo de comunicar a razão que levou a marca a ser atualizada é gerar transparência e evitar mal-entendidos. Dessa forma, a reputação da empresa não fica prejudicada por especulações ou informações falsas.
Podemos apontar ainda outro motivo: alinhar os consumidores, investidores e parceiros de negócios com as mudanças da marca. Com esse alinhamento, não haverá “fissuras” nessa rede de relacionamentos, bem como obstáculos que impedem o sucesso comercial da empresa.
Não siga tendências
É verdade que as empresas precisam ficar de olho nas tendências. Porém, não é preciso nem recomendável segui-las cegamente. Caso isso seja feito, será difícil para a organização reconhecer os seus próprios valores e propósitos.
Daí se inicia um “efeito dominó”. Afinal, uma empresa sem autoconhecimento não consegue reconhecer o público-alvo com o qual deseja se relacionar. Essa falta de segmentação de clientes leva à criação de estratégias de marketing mal direcionadas. O resultado é uma organização perdida no mundo comercial; sem identidade.
Para evitar isso, é importante que o processo de rebranding comece de dentro para fora. Primeiro, a empresa define os objetivos e estratégias que farão parte da nova marca. Depois, pode inserir algumas “pitadas” de tendências inteligentes e que se alinham com o propósito do rebrand.
Tenha um objetivo claro
Antes de lançar a atualização da marca, a empresa deve definir o objetivo foco do rebranding. Por exemplo:
- Criar um forte relacionamento com os clientes;
- Destacar-se da concorrência;
- Gerar valor para o negócio;
- Oferecer uma melhor experiência para o consumidor (consumer experience);
- Remodelar a cultura da organização;
- Orientar as estratégias de marketing.
Mas por que um objetivo claro é tão importante? Sem uma meta, dificilmente haverá um reposicionamento da marca. Pelo contrário, talvez a rede de relacionamentos não entenda a nova proposta e continue apegada à anterior.
Esse não seria um resultado tão ruim quanto a perda do engajamento dos consumidores. No entanto, essas duas consequências poderiam prejudicar o investimento feito no rebranding e o projeto de levar a empresa para uma nova fase comercial.
4 marcas que estão de cara nova
Ao observarmos o mundo corporativo, notamos que muitas marcas foram “repaginadas”. Algumas dessas empresas estão presentes no cenário empresarial há décadas, outras são mais jovens. Mas todas têm algo em comum: investiram no rebranding. Agora, vamos conhecer 4 dessas organizações.
Exame
A Exame decidiu se tornar o mais moderno portal de economia, finanças e investimentos do Brasil. Para atingir esse objetivo, investiu na união da tecnologia com a entrega da melhor informação para os leitores. Entre as principais mudanças da marca estão:
- Melhora na experiência do leitor;
- Aumento no desempenho do site;
- Alteração do layout;
- Exibição de vídeos e podcasts.
Diante dessas transformações, a Exame pretende reforçar sua visibilidade, credibilidade e o impacto positivo na formação de opinião dos leitores. A marca tem a intenção também de conquistar um número maior de visitantes no site.
Warner Bros
A centenária indústria cinematográfica Warner Bros entra no século 21 com uma marca nova. Com essa mudança, a empresa deseja se apresentar para o público como uma marca moderna, simples, elegante e marcante.
O objetivo é se posicionar em um mercado cada vez mais competitivo. Vale lembrar que essa gigante do cinema sofre com a concorrência dos inúmeros serviços de streaming disponíveis no mundo do entretenimento.
Globo
Já a Rede Globo de televisão inseriu seis novas cores na sua identidade visual. A empresa quer mostrar que está conectada com o mundo digital e alinhada com o comportamento do público.
Essas faixas de cores estão inseridas de forma mais suave no logo por meio de efeitos dégradés. Dessa forma, a empresa pretende unificar as marcas dos serviços de streaming e de TV.
O Facebook surpreendeu todos ao anunciar o seu novo nome: Meta (termo que significa além). Essa ação faz parte do processo de rebranding da empresa, que deseja mostrar para o mundo que o futuro é o seu destino.
Além disso, a nova marca pretende melhorar a imagem do Facebook perante o público, lançar produtos e atingir novos perfis de usuários. Em resumo, a empresa quer manter a sua posição entre as redes sociais mais utilizadas do mundo.
Enfim, o rebrand já se tornou parte das práticas fundamentais para o sucesso das empresas no mercado corporativo. E, ao passo que o mundo empresarial se modifica, podemos esperar que as marcas utilizem ainda mais o processo de rebranding.
O que achou do nosso artigo? Entendeu o que é rebranding e as suas melhores práticas? Quer transformar as estratégias de marketing digital da sua empresa? Então conheça agora mesmo os serviços especializados do Lab Persona!