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Como utilizar a psicologia das cores no marketing?
- 23 de maio de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Não é segredo que as cores são responsáveis por criar uma identidade visual. Mas você sabia que a psicologia das cores no marketing pode influenciar as nossas emoções, desejos de consumo e a forma como percebemos um produto ou serviço?
De acordo com esta ciência, as cores são responsáveis por despertar emoções e estimular respostas cerebrais que podem guiar o comportamento humano relacionado às vendas. Por isso, é fundamental escolher as cores de uma marca de maneira estratégica.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura! No artigo de hoje, preparamos um guia sobre como usar a psicologia das cores no marketing.
Como a psicologia das cores no marketing é utilizada por grandes marcas?
A psicologia das cores no marketing estuda como elas influenciam o comportamento humano relacionado às vendas. De maneira geral, ela aponta que as cores podem estar diretamente relacionadas à tomada de decisão do consumidor.
Tudo isto não é à toa. Um estudo revelou que as pessoas fazem um julgamento subconsciente de um produto nos primeiros 90 segundos de contato visual. E, acredite: até 90% desse julgamento é baseado nas cores.
É por este motivo que todas as grandes marcas que você conseguir lembrar têm cores características:
- McDonald’s: vermelho e amarelo, cores estimulantes associadas à fome, à urgência e à ansiedade de consumir;
- Estadão: azul, cor relacionada à confiança e à seriedade, é usada para posicionar a marca como fonte de informações confiáveis;
- Nubank: roxo, cor associada à tecnologia, inovação e modernidade, desvinculando a marca do histórico tradicional dos bancos.
Ou seja, as grandes marcas utilizam as cores não só para complementar a mensagem, mas, principalmente, para criar a percepção subconsciente do arquétipo da marca e influenciar na tomada de decisão.
Qual a importância de saber o significado das cores?
Além de reforçar a identidade da marca, a psicologia das cores no marketing pode estimular nosso cérebro a ter uma determinada reação diante de uma situação.
Isto porque as cores influenciam diretamente nas nossas emoções. O principal exemplo de estudo neste sentido é a Roda das Emoções, criada pelo psicólogo estadunidense Robert Plutchik.
De acordo com a psicologia, as pessoas têm oito emoções básicas:
- alegria;
- tristeza;
- confiança;
- medo;
- surpresa;
- antecipação;
- nojo;
- raiva.
Assim, conforme os estudos de Plutchik, cada cor poderia ser responsável por acionar uma emoção diferente. Por isso, elas podem ser usadas de forma estratégica para estimular a emoção que vai levar a pessoa a consumir o produto ou serviço.
Isto porque tomamos decisões de acordo com a nossa percepção e experiência, que estão diretamente relacionadas às nossas emoções.
A relação entre cores e nichos
Algumas combinações de cores no marketing funcionaram tão bem para determinados nichos que se tornaram uma espécie de padrão.
É o que vemos, por exemplo, no caso do vermelho e amarelo, que são as cores mais usadas em restaurantes fast-food por remeterem à fome, à rapidez e à urgência do consumo.
Já o azul pode trazer mais de uma percepção. O azul-claro está associado à sensação de higiene, por isso, é muito utilizado em hospitais. Já o azul escuro está relacionado à confiança e à seriedade, o que o torna comum na identidade de marcas de tecnologia.
A cor verde remete à natureza e à vida. Por isso, ela muitas vezes é associada a empresas de produtos naturais ou relacionados à saúde.
O preto, por sua vez, está diretamente ligado à ideia de elegância, independente do nicho. Assim, é comum vermos esta cor em marcas de luxo e que representam o poder, como a Chanel e a Mercedes-Benz.
Por fim, não é preciso ser um especialista em psicologia das cores no marketing para saber que o rosa está associado a produtos do universo feminino de qualquer categoria.
Em alguns casos, a cor por ter um impacto tão significativo no marketing que se torna a identificação da empresa. É o que aconteceu com o famoso “Azul Tiffany´s”.
A cor da caixinha da marca Tiffany & Co. se tornou tão característica que foi registrada para uso exclusivo da empresa. Assim, ela se tornou tão importante quanto o próprio nome da marca.
Quais serão as cores que mais verá nas publicidades em 2022?
Apesar das marcas já terem suas cores características, é possível explorar novas combinações em campanhas e publicidades específicas. Mas, como sempre, é preciso usar a psicologia das cores no marketing para fazer esta combinação com estratégia.
A Shutterstock analisou milhões de downloads de imagens em vinte países para determinar quais foram as cores que provocaram mais cliques dos usuários em 2021. A resposta veio de encontro a um cenário já esperado pelo mercado: depois de toda a agitação causada pela pandemia, as pessoas querem serenidade.
Por isso, a principal tendência de cores no marketing é o verde. Isto porque esta cor está muito associada à natureza, ao equilíbrio e à calma. Apenas em 2021, a empresa registrou um aumento de cerca de 1,3% na procura por esta cor.
Além disso, outras cores, como o Coral Sereno, o Violeta Veludo e o Rosa Pacífico também têm espaço garantido em 2022. No geral, o que podemos dizer é que todas estas cores têm algo em comum: são tons suaves e que remetem às cores presentes na natureza e no céu.
Sem dúvida, apostar na psicologia das cores no marketing e nas tendências de cores para 2022 pode contribuir para aumentar o CTR das campanhas de marketing. Mas, para ter uma estratégia completa de sucesso, é preciso contar com o apoio de uma empresa qualificada.
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