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Por que criar um blog? 7 motivos para você começar já!
- 13 de abril de 2021
- Posted by: Lab Persona
- Category: Inbound Marketing
Dentro do planejamento de marketing e principalmente quando falamos em inbound ou estratégia digital, “por que criar um blog?” se torna uma pergunta essencial.
Esse tipo de recurso, que pode ser chamado também de um canal de conteúdo e de interação, já ganhou espaço na internet e permanece até hoje como uma das principais fontes de informação sobre produtos, serviços e assuntos de interesse geral das pessoas, servindo também para as empresas que desejam aumentar a relevância de suas marcas.
Quando bem trabalhado, ter um blog é indispensável para uma boa estratégia de marketing digital, ou de marketing de conteúdo. Neste post, iremos te explicar alguns dos principais motivos para isso.
Então fique atento e confira por que criar um blog!
Afinal, por que criar um blog?
De início, vale ressaltar que ter um blog é uma poderosa ferramenta de marketing de conteúdo. Sim, aquele tipo de marketing que você faz para atrair seu lead naturalmente para o negócio, oferecer-lhe ajuda e utilidade, construir autoridade e mostrar relevância.
Para aumentar as vendas com marketing digital, a empresa muitas vezes precisa justamente entender a complexidade da chamada jornada do consumidor. O lead, até se transformar em cliente, vai percorrer um caminho que passa por fases como descoberta (aprendizagem), reconhecimento (do problema) e decisão.
Nesse caminho é preciso que existam diversas ações que possam conduzi-lo da melhor forma e qualificá-lo até que chegue à equipe de vendas. Principalmente realizar o que chamamos de processo de educar, ou seja, fazer com que o potencial cliente desvende a importância do seu serviço ou produto para ele.
Mas por que criar um blog?
Pois o conteúdo é algo que irá acompanhar e apoiar todo esse percurso. E blogs são excelentes meios para gerar, publicar e gerenciar esses materiais com relativa facilidade o tempo todo, podendo participar de todas as fases do funil de vendas.
Vantagens de criar um blog para sua empresa
Identificação com seu público
Um dos principais benefícios de ter um blog é ajudar a criar identificação com seu público-alvo.
Isso é possível por diversas formas, desde a escolha dos assuntos mais relevantes para ele, mostrando que seu negócio entende as dores dos leads, como definindo um tom de voz que melhor se conecte com os valores da empresa e a cultura desses leitores.
Por isso, por que criar um blog que não pense com antecedência nas preferências, no estilo e nos hábitos dos consumidores que deseja atingir? Você deve fazer exatamente o oposto.
Isso servirá para que possa citar exemplos cabíveis no mundo deles, indicar canais, filmes ou conteúdos que eles apreciem ou até mesmo utilizar termos que conheçam mais no dia a dia, gerando identificação.
Investimento otimizado
Em segundo lugar, por que criar um blog é válido até mesmo quando o seu potencial de investimento é baixo?
Simples: porque essa estratégia não costuma ser cara e permite otimizar o investimento, gerando tráfego e resultados orgânicos, diferente dos anúncios.
Ainda que o ideal seja unir as duas estratégias, é começando a ganhar seu espaço na internet que a empresa constrói as primeiras referências e adquire respeito.
Construir autoridade e referência para a marca
Por que criar um blog pode te ajudar a conquistar reconhecimento?
É verdade que muitas vezes os temas mais importantes de determinado ramo do mercado são abordados por diferentes empresas. Mas a visão que um negócio tem de cada assunto pode ser única.
O mesmo acontece ainda mais se sua empresa tiver exclusividade em algum produto ou serviço. Falar dele e mostrar os diferenciais dessas soluções ajudará a construir autoridade para a marca, que será vista e reconhecida como especialista em seu segmento.
Isso influencia na credibilidade que ela tem junto aos potenciais clientes. E na construção de autenticidade, além de o blog ser um canal próprio para sua empresa, que pode gerenciá-lo como quiser, alternando conteúdos, diversificando formatos, da maneira como for mais compreensível para o negócio e sem depender do espaço de terceiros para publicar.
É algo que ela constrói internamente e projeta obtendo feedbacks que sempre a ajudam a adequar o canal da melhor forma.
Bom ranqueamento no Google e tráfego orgânico
Em seguida, é justamente toda a relevância que o conteúdo adquire seguindo um bom planejamento que o ajudará a ser mais encontrado. E por que criar um blog ajuda a ranquear no Google?
Porque quando os potenciais clientes procuram por termos específicos de busca, o mecanismo não irá mostrar somente os anúncios, a mídia paga.
Ele mostrará também aquelas páginas que demonstraram ter maior relevância para elucidar a dúvida dos usuários, tanto por razões técnicas quanto por qualidade da explicação.
Se o seu conteúdo estiver à altura desses padrões e também, de preferência, for disponibilizado com frequência, as chances de você atrair tráfego organicamente, naturalmente e sem pagar, no Google, são maiores.
Qualificação de leads para vendas
Por que criar um blog pode também facilitar seu processo de vender mais?
Por último, outra grande vantagem de investir em um blog é ter níveis de entrega muito melhores quanto à qualificação de leads para a equipe de vendas.
Quando um potencial cliente é direcionado ao time após ter lido algo no blog ou ter explorado uma quantidade maior de conteúdo, geralmente ele já está esclarecido de muita coisa e totalmente predisposto a já fechar negócios.
Isso otimiza o tempo da equipe de vendas e aumenta as chances de faturamento.
Dicas para ter um blog de sucesso
Se você chegou até aqui, provavelmente já está convencido dos benefícios de apostar nesse mecanismo. Mas a pergunta agora é: por que criar um blog de qualquer jeito não é bom e como manter um que seja eficaz?
Veja as dicas valiosas que separamos:
Planeje
Você pode ter uma plataforma para iniciar seu blog já pronta, mas não pode sair fazendo isso de qualquer maneira.
Antes de preparar e postar seus primeiros conteúdos no blog, sua empresa precisa montar um planejamento, um calendário editorial que dê suporte a todo o processo lógico e sequencial que haverá na elaboração de cada publicação.
Por que criar um blog bem planejado? Somente dessa forma ela tem a certeza de distribuir adequadamente os temas de acordo com cada linha de produto, entender as buyer personas para montar adequadamente os briefings e não deixar de fora nenhuma data ou assunto importante.
Esse planejamento deve ser acompanhado ao longo de todo o trabalho com o blog e revisto e atualizado com a periodicidade que for necessária dentro do planejamento estratégico e dos impactos sofridos pelo negócio ou tendências do mercado de tempos em tempos.
Gere conteúdos que agreguem valor
Em seguida, é hora de gerar conteúdos que agreguem valor e façam diferença para os leads. Procure mesclar os conteúdos por uma sequência lógica, distribuindo-os de acordo com diversas etapas do funil: topo, meio e fundo.
Recheio-os de exemplos práticos para o dia a dia deles e sempre situe seu conteúdo para seu leitor.
No topo de funil você deve se concentrar em explicar conceitos, passar visões e dicas mais gerais, enquanto no meio de funil é preciso começar a trabalhar conteúdos que relacionem causa-efeito, de modo que o potencial cliente comece a associar o que possivelmente pode estar por trás de algumas dificuldades que tenha e como solucioná-las.
Já no caso dos conteúdos de fundo, você deve focar em explicar como o cliente toma uma decisão que é importante para ele, os pontos a analisar e o passo a passo para fazer isso com respaldo, sabendo os benefícios e requisitos e com responsabilidade.
Outra dica é: separe seus conteúdos por categorias. Além de isso facilitar a divisão de temas e o layout dentro do seu site, fica mais organizado para o leitor encontrar aquilo pelo que tem mais interesse.
O resultado, além de uma leitura agradável, é ele se sentir mais engajado a continuar explorando o blog, o que é extremamente benéfico para sua empresa. O processo de descoberta e aprendizagem acaba se tornando mais intuitivo assim, com maior potencial de gerar resultados para o negócio.
Faça um bom trabalho de SEO
Por que criar um blog com boas técnicas de SEO?
Você pode ter desenvolvido o melhor conteúdo, mas ao final não se esqueça de que otimizá-lo para leitura e para os mecanismos de busca como o Google é essencial.
Caso contrário, por mais valor que seu conteúdo tenha, é provável que seja sobreposto por tanta informação e outros materiais que existam na internet.
Para fazer um bom trabalho de SEO é preciso conhecer certas técnicas. Algumas delas incluem observar o uso adequado de palavras-chaves, quantidade de palavras e termos em um texto, subtítulos apropriados e tamanho de frases.
Outras dicas são fazer link buildings, que aumentem o tráfego entre suas páginas e ajudem a conectar ideias e esclarecer melhor os assuntos. Use também links externos e referências, que ajudam a aumentar a relevância e confiabilidade do seu conteúdo.
Por ser algo tão importante dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo e blogs, esse trabalho pode ser feito por especialistas, trazendo garantia de qualidade e tranquilidade para sua empresa focar em outras áreas do negócio.
Capriche nas CTAs e nos formulários
Enquanto planejar e disponibilizar conteúdo, você deve ter foco sempre em oferecer ajuda e utilidade aos seus leitores.
Isso é indiscutível, mas é preciso ter em mente que o conteúdo também tem uma função estratégica no seu marketing e incluir call-to-actions é uma excelente forma de convidar seu potencial cliente a tomar uma ação em determinados momentos.
Mas por que criar um blog que tenha CTAs e formulários para ações? Tudo isso serve não apenas para incentivar o lead a participar de discussões, comentários, tira-dúvidas, e assim por diante, mas principalmente para guiá-lo pelo processo mais adequado depois que estiver consciente de suas soluções.
Desse modo, evita inclusive a evasão de leads que até se interessaram pelo que sua empresa tem a oferecer, mas não ficou claro o que podem fazer ou como solicitar mais ajuda.
Modere pop-ups e anúncios
Por mais que blogs às vezes tenham publicidade, o cuidado aqui é para a ideia que a navegação no blog não se torne inconveniente. Lembre-se; o cliente muitas vezes está ali atraído por curiosidade e não para comprar em si naquele momento.
Por isso, evite pop-ups e anúncios em excesso. Isso pode soar incisivo demais na abordagem, além de incômodo ou de atrapalhar a própria visualização e navegabilidade do conteúdo em si.
Cuide para que a experiência de leitura seja leve e isso não aconteça.
Faça integração
Integre o blog a outros canais que a empresa tenha para comunicação ou geração de conteúdo. Eles podem ser as redes sociais, um canal no YouTube ou outros canais de marketing digital.
Tenha uma comunicação totalmente integrada, veja o blog como parte do seu planejamento de marketing como um todo e nunca o tenha como uma estratégia isolada.
Isso significa que você precisa ter um objetivo e uma finalidade bem clara com ele, mas assim que o potencial cliente se sentir preparado para avançar alguma etapa da jornada, ele precisa ser devidamente direcionado aos outros canais para que essa evolução continue ocorrendo.
Por que criar um blog bem integrado?
A ideia é por meio de um canal o lead se sentir motivado a descobrir outro e assim por diante. Tenha os links bem claros, inclua nas CTAs essas opções, chame-o para conferir mais sobre o assunto em outro canal, apresente outros formatos e faça o potencial cliente te conhecer cada vez mais e se sentir confortável com o canal e o conteúdo de que mais goste.
Monitore os resultados
Uma última dica, mas que é de ouro: monitore os resultados do seu blog. Sim, depois de planejar e ter todo o esforço de publicar, o trabalho não para por aí.
É interessante e convém saber quantas visitas o blog está recebendo, quais conteúdos são mais acessados e se há interação e comentários por lá.
Assim você irá descobrir que temas mais interessam e mais impactam seu público, ajustando sua estratégia e seu planejamento para aquilo que for mais certeiro.
Nesse caso, pode ser interessante também que você conte com um serviço de curadoria estratégica para te ajudar a ter uma visão mais completa de tudo o que acontece com seu blog e conteúdo e acompanhá-los de perto.
Conclusão
Por fim, cabe ressaltar que os blogs são vistos como meios importantes para trabalhar o tom de voz e o estilo de comunicação da empresa, gerando empatia, identificação e valor para a marca.
Isso traz proximidade com potenciais consumidores, bem como ajuda a atrair e a converter leads.
Além desse benefício, mesmo que se continue investindo em marketing tradicional, utilizando o marketing digital como aliado ao processo, ter um blog permite que a empresa se conecte a tendências no relacionamento com os consumidores, que hoje tem uma grande abertura no digital, impulsionado pelas mudanças da internet.
Assim, ela não aposta somente em formas mais convencionais de abordar os potenciais clientes, ampliando as chances de fazer negócios e aumentar suas referências.
Também se faz capaz de responder à demanda do mercado de um modo mais global e antenado às boas práticas de marketing que a modernidade exige, tornando-se mais completa, sendo mais competitiva.
Conseguiu entender por que criar um blog é importante? Aproveite e conheça mais sobre o blog do Lab Persona, repleto de dicas e assuntos essenciais para quem quer entender cada vez melhor assuntos relacionados ao marketing de conteúdo e às estratégias necessárias para fazê-lo acontecer!