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Pinterest marketing: É possível usar essa rede social na sua estratégia?
- 10 de maio de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Você ainda usa o Pinterest apenas para buscar inspirações ou salvar pins de ideias para o futuro? Então saiba que você pode estar perdendo grandes oportunidades de negócio por não investir em Pinterest marketing.
De maneira geral, o termo está relacionado a um conjunto de práticas para inserir a plataforma na estratégia de marketing digital da sua empresa e alcançar novos públicos, gerar mais tráfego orgânico para o seu site e aumentar o reconhecimento da marca.
Ficou interessado em saber mais sobre Pinterest para negócios? Então continue a leitura! No artigo de hoje, vamos falar sobre Pinterest marketing e como as empresas podem explorar o potencial desta rede social.
Como empresas podem utilizar o pinterest marketing?
De acordo com o relatório anual da We Are Social, o Pinterest tornou-se a 14ª maior rede social do mundo em 2021. Atualmente, a plataforma conta com mais de 440 milhões de usuários ativos a cada mês.
Diante deste cenário, investir no Pinterest marketing para empresas não é só uma maneira de estar presente na rede social. É também uma forma de criar brand awareness, gerar oportunidades de negócio e mais lucro para qualquer negócio.
Isto porque grande parte dos usuários da plataforma estão em busca de inspiração ou ideias para guiar sua próxima compra. O próprio Pinterest Business revelou que quem compra na rede social gasta 50% mais por mês do que quem usa outras plataformas.
Por isso, separamos algumas dicas de Pinterest marketing que vão ajudar a sua marca a se destacar nesta rede e alcançar potenciais clientes. Confira!
Conteúdo 100% visual
Em primeiro lugar, é importante lembrar que o Pinterest é uma rede 100% visual. Ou seja, grandes blocos de textos não vão te ajudar aqui. É preciso investir em imagens atraentes e de boa qualidade.
Nesse sentido, uma boa maneira de compartilhar conteúdo de valor por meio das imagens é utilizando infográficos. No geral, eles são maneiras de tornar a visualização de dados mais simples e visual.
Além disso, esta também é uma oportunidade para promover a sua marca em outros espaços, já que, geralmente, infográficos são compartilhados com mais facilidade do que outros tipos de conteúdo.
Mas, para isso, lembre-se de adicionar o seu logotipo em seus Pins para que as pessoas possam identificar a fonte depois do compartilhamento!
Crie boards
No Pinterest, o conteúdo das marcas não são publicidades, mas sim inspirações. Isto fica claro quando percebemos que 97% das principais pesquisas na plataforma não estão relacionadas a marcas.
Dessa forma, a solução para fazer Pinterest marketing é criar boards relevantes. De maneira geral, boards são como painéis em que você pode fixar várias ideias — pins — sobre um assunto. A ideia é organizar as publicações como em pastas por categorias.
Assim, os usuários podem seguir boards específicos de acordo com seus interesses.
Para garantir que os seus boards sejam encontrados, fique atento ao uso de palavras-chave estratégicas para o assunto. Isto será fundamental para que os seus conteúdos sejam exibidos nos resultados de pesquisa da rede social.
Direcione tráfego orgânico para seu site
Ao contrário do que acontece em outras plataformas, como o Instagram, o Pinterest permite que você vincule a sua publicação diretamente a link externo. Dessa forma, esta é uma grande oportunidade para gerar tráfego orgânico para o seu site.
Afinal, você pode criar conteúdos chamativos e relevantes que deixem o usuário interessado em saber mais sobre o assunto ou sobre a sua marca. Então, basta adicionar um link que direcione para a sua página.
Esta é uma estratégia poderosa de Pinterest marketing, pois pode impulsionar as visitas e as vendas on-line da sua empresa.
Quem são os usuários do Pinterest?
O Pinterest tem um público mensal ativo de 442 milhões de usuários, e mais de 46 milhões são brasileiros que acessam a plataforma de forma recorrente para se ter ideia.
O público que acessa a rede social são pessoas ativas e que representam boas oportunidades de negócio: de acordo com a própria plataforma, mais da metade dos usuários brasileiros têm entre 18 e 34 anos e muitos deles já têm pelo menos um filho.
De maneira geral, o interesse de busca na rede social é amplo. Em 2020, os cinco temas principais das pastas criadas foram:
- receitas;
- tatuagem;
- cabelo;
- unhas;
- casa.
Além disso, temas como moda feminina, beleza, arte, ideias para artesanato e faça você mesmo, entretenimento, educação e decoração também estiveram entre os mais populares.
Como otimizar seu conteúdo para Pinterest marketing?
Quando falamos em mecanismos de busca, é comum lembrarmos apenas do Google ou do Bing, por exemplo. Entretanto,vale lembrar que o Pinterest também é um buscador. Por isso, apostar em otimizações de Pinterest marketing é fundamental para se destacar na plataforma.
Entre os principais pontos que devemos ter atenção está o Pinterest SEO, especificamente em relação às palavras-chave. Isto porque quanto mais claro o seu conteúdo for para a plataforma, mais ela dará prioridade para inserir os seus pins nas primeiras posições de pesquisa.
Por isso, esteja atento às principais palavras-chave do seu negócio e otimize o título dos seus pins, a descrição do post, seu nome de usuário e, principalmente, o nome dos seus boards.
Como funciona o algoritmo do Pinterest?
A princípio, o algoritmo do Pinterest funciona de maneira simples, porém muito eficiente. Quando o usuário cria um perfil, a plataforma faz duas perguntas: idade e gênero. Em seguida, combina estas informações com o idioma do usuário, região e histórico de navegação para gerar uma análise prévia.
Com base nestes dados, a rede social exibe categorias que acredita que possam ser do interesse do usuário e pede que ele escolha pelo menos cinco. Esta escolha irá impactar diretamente nos primeiros pins exibidos.
Além disso, um grande diferencial do algoritmo do Pinterest é que, ao contrário de outros buscadores, ele permite que a pessoa personalize a experiência. Para isso, ele utiliza um recurso chamado de Home Feed Tuner, ou, em tradução livre, “afinador da página inicial”.
Com esta solução, os usuários podem revisar e editar manualmente seu histórico de interesses, o que possibilita indicar ao algoritmo o que ele deve priorizar e o que deve esquecer na hora de exibir o conteúdo.
Quando consideramos todo o potencial que a plataforma oferece, fica claro como investir em Pinterest marketing pode ajudar a destacar a sua marca, certo? E, para isso, é importante contar com uma equipe de marketing especializada e de qualidade.
Para te ajudar nesta tarefa, preparamos um conteúdo completo com o que você precisa saber para escolher a empresa de marketing ideal para o seu negócio. Confira aqui!