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Conheça as novidades do Instagram [2022]
- 19 de julho de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Você já conhece as novidades do Instagram que prometem mudar o posicionamento das empresas que divulgam no aplicativo?
No segundo semestre de 2021, presidente da plataforma, Adam Mosseri, postou um vídeo no seu Twitter falando sobre o novo posicionamento que adotamos em 2022.
Algumas adaptações já eram nítidas, como o crescimento gradativo dos Reels, muito por conta da concorrência acirrada do TikTok e do YouTube.
Contudo, quando Mosseri afirmou que “não somos mais um aplicativo de compartilhamento de fotos”, muitas marcas foram pegas de surpresa e passaram a refletir sobre suas estratégias na rede social.
Nesse sentido, vale ressaltar que os novos rumos do Instagram não devem ser encarados como motivo de preocupação, mas sim vistos como uma oportunidade para explorar novas ações de engajamento com a audiência.
De acordo com Adam, a ideia é “construir novos recursos que ajudem a obter o máximo de sua experiência” e que o foco agora será em “quatro áreas principais: Criadores, Vídeo, Shopping e Mensagens”.
Mas, afinal, quais são as principais novidades do Instagram e como se preparar para elas? Saiba tudo sobre o tema a seguir.
O que mudou? Conheça as novidades do Instagram
Ao longo dos últimos meses, foram emitidos diversos comunicados sobre as novidades do Instagram. Primeiro, elas entram em fase de testes, depois são autorizadas para ir ao ar gradativamente entre os usuários.
Confira quais são elas e o que esperar de diferente:
Fim do “arrasta pra cima”
Sabe o recurso de “arrastar a tela” para cima, que permite explorar mais o conteúdo divulgado pelos influenciadores? Esse recurso era limitado e só podia ser utilizado por contas com mais de 10 mil seguidores.
Portanto, a ideia atual é utilizar um sticker novo para o Stories, que também dá acesso para links externos, mas poderá ser utilizado por qualquer pessoa.
Legendas automáticas nos Stories
Foi divulgado que uma das novidades do Instagram seria a implementação de um sticker no Stories, capaz de transcrever o que é dito nos vídeos e gerar uma legenda automática.
Hoje, em vídeos publicados no feed, já é possível inserir legendas. Vamos ao passo a passo:
- Acesse o seu Instagram e aperte em “publicar”;
- Grave ou selecione o vídeo que deseja publicar e clique em avançar;
- Abaixo, existe uma opção “configurações avançadas”, clique nela;
- Aperte “mostrar legendas”;
- Depois, clique na setinha no canto esquerdo superior da tela;
- Faça as configurações finais de filtro;
Pronto! Seu vídeo será publicado com legenda!
Gorjetas nas lives
Outro recurso que é uma novidade para os criadores de conteúdo é o uso de incentivos pagos, que já faz bastante sucesso no TikTok.
Agora, os criadores de conteúdo podem receber gorjetas da própria plataforma ao seguir alguns requisitos ligados a selos durante as lives.
Além disso, os usuários também podem adquirir emblemas para prestar apoio aos criadores e garantir seus comentários em destaque nas transmissões, em um funcionamento semelhante ao que já é feito no YouTube.
Programa de filiação
As empresas poderão ampliar seu alcance e os influenciadores terão novos meios de monetizar seu conteúdo, por meio de um programa de filiação do Instagram.
Hoje em dia, já é possível criar parcerias comerciais e assinalar nos perfis quais marcas e lojas os criadores estão utilizando nas suas fotos. Somado a isso, serão disponibilizadas comissões por produtos vendidos dentro da plataforma.
Trata-se de outra funcionalidade que ainda está em fase de testes, mas que tende a ser liberada ao público geral em breve. É importante já ser considerada no planejamento estratégico das marcas.
Para garantir mais transparência à audiência, os demais usuários serão avisados sobre o conteúdo comissionado, que será sinalizado com a frase “Qualificado para comissão”.
As novas atualizações de 2022
Essas atualizações aparecem para melhorar e facilitar ainda mais a experiência do usuário! Agora em 2022, diversas atualizações, algumas aguardadas há tempos, já estão em funcionamento na rede social.
Abaixo, vamos mostrar algumas novidades do Instagram mais esperadas para esse ano. Siga a leitura!
Postar foto pelo computador
Desde o seu início, o Instagram é uma rede social focada em aparelhos móveis. Ou seja, a maioria dos usuários utiliza a plataforma através de smartphones. Dessa forma, até o ano passado, se você quisesse postar algo pelo computador, teria que baixar programas para conseguir.
Em 2022, esse problema não existirá mais. O Instagram permitirá que fotos sejam postadas de forma nativa, sem a necessidade de instalar outros apps para essa finalidade. Confira se a sua conta já possui essa funcionalidade!
Integração com o Facebook Messenger
A relação do Instagram com o Facebook ficará ainda mais estreita. Sabe as mensagens do aplicativo azul? Então, elas vão se integrar com o seu direct do Instagram. Em outras palavras, haverá uma fusão entre os chats das duas redes sociais.
Dessa forma, o usuário do Instagram terá a possibilidade de usufruir recursos que antes eram limitados apenas ao Facebook, como respostas de mensagens específicas, utilização de emojis, etc.
Além disso, outras funcionalidades também surgirão, como as enquetes e chats em grupo por vídeo. Fique de olho para saber se já recebeu essa atualização.
Favoritos
Sabe aquele tipo de conteúdo que você ama ver? Um perfil com vídeos de bichinhos, de sua banda favorita, do seu time de coração? Muitas vezes, pelo grande volume de publicações diárias que recebemos, esses posts podem passar batido no seu feed. Visando a resolver esse problema, o Instagram permitirá que você favorite suas contas preferidas.
Os usuários favoritados sempre aparecerão no topo do seu feed. Dessa forma, será mais fácil acompanhar as páginas que você mais gosta. Por fim, é importante ressaltar que os perfis que você favoritar não receberão notificações sobre a ação. Portanto, fique tranquilo! Ninguém vai saber se você colocou ou tirou algum perfil dos favoritos.
Corre lá ver se já consegue favoritar as contas das quais você não quer perder nenhum post!
“Mostrar tudo nos stories”
A nova atualização do Instagram foi anunciada. Porém, os internautas não gostaram muito do botão “mostrar tudo”. Ele possui o objetivo de encurtar a quantidade de histórias compartilhadas na plataforma e mostradas de maneira automática. E se o usuário optar por assistir a todas as histórias, deve pressionar o botão “mostrar tudo”.
A maioria das pessoas que acessam o Instagram comentou na rede ao lado, o Twitter, que essa é uma atualização ruim, porque faria cair drasticamente o engajamento de muitos perfis e poderia desincentivar o uso da ferramenta.
Essa atualização, além de atrapalhar muito os produtores de conteúdos e influencers, também acaba com a fluidez das histórias, já que é preciso parar o que se está fazendo para pressionar o botão, posicionado no canto superior esquerdo.
Timelines variadas
Outra tendência do Instagram é a opção de personalizar a sua timeline. Hoje, a opção de visualização do feed é a “home” na qual aparecem todos os usuários que o perfil segue.
Porém, o Instagram vai disponibilizar gradativamente para os usuários a opção de criar a timeline “favoritos”, em que é possível ver os posts apenas dos usuários que forem de preferência da pessoa.
Controle parental
O controle parental é uma novidade do Instagram em que será disponível a opção de os pais controlarem o tempo que os filhos poderão passar na plataforma, definindo um limite máximo de horas.
Além disso, ativando o modo “controle parental”, os pais poderão acompanhar, por meio de gráficos, o tempo que os filhos passaram na rede social. Outra opção é quando o adolescente optar por denunciar um perfil suspeito, o responsável será alertado.
Novas funcionalidades, novas estratégias
Antes que as novidades do Instagram citadas acima comecem a fazer parte da plataforma definitivamente, você já deve ter percebido que algumas estratégias recentes já estão tomando conta da rede social.
Confira as mais importantes e não fique para trás na hora de impulsionar a sua marca:
Liveshops
Quem usa o Instagram com frequência certamente já se deparou com alguma live feita para divulgar descontos e vender produtos.
Essa estratégia é chamada de liveshop, sendo uma das novidades do Instagram, ela serve para engajar a audiência com promoções exclusivas para quem estiver assistindo.
Trata-se de uma ótima maneira de queimar estoques, divulgar novos itens, promover lançamentos e ampliar as interações da sua marca.
Além disso, as liveshops funcionam como “vitrines ao vivo”, pois você pode mostrar os itens da sua loja em tempo real aos seguidores enquanto faz as ofertas.
Para realizá-las, faça transmissões com descontos relâmpagos ou condições especiais. Elas só podem ser válidas enquanto durar a live e para quem participar dela, de modo a criar um maior senso de urgência e de oportunidade com o público.
Mais visualizações nos Stories
Não é novidade que os Stories são o principal meio de engajamento da rede e que eles se tornaram indispensáveis para ampliar o alcance de qualquer campanha.
Para garantir que eles sejam entregues a uma audiência maior, é importante utilizar as ferramentas disponibilizadas pelo Instagram. Quanto mais funcionalidades você usar, mais a plataforma vai entender que o seu Story é relevante.
Outros cuidados importantes também devem ser adotados para que o conteúdo seja mais atrativo e gere um maior nível de interesse entre os usuários.
Para começar, faça o primeiro vídeo do dia com conteúdo de bastidores ou uma enquete, pois isso engaja mais as pessoas e as faz sentir que o restante do conteúdo também será atrativo.
Sempre que postar algo, insira uma legenda de resumo sobre o que está sendo falado, pois isso diminui as chances de que o vídeo seja pulado por quem está com o áudio desativado.
Por fim, evite excessos de reposts, fotos genéricas ou de tratar sempre sobre os mesmos temas. Quanto mais humanizados e variados forem os Stories, maiores serão seus views.
Adapte challenges para sua realidade
Os challenges — desafios, em português — surgiram no TikTok e se tornaram tão populares que rapidamente começaram a ganhar outras plataformas. O Reels é um dos espaços mais usados para replicá-los atualmente, e o Instagram tem investido bastante no seu alcance para se tornar mais competitivo.
Esses “desafios” nada mais são do que conteúdos de um mesmo padrão, mas feitos por usuários diferentes. São as populares “dancinhas”, dublagens e outros vídeos com uma “pegada” viral que são replicados por várias pessoas.
A aba do Reels dá mais destaque aos challenges, assim como a seção “Explorar”. Isso significa que adaptá-los à sua campanha e ao brand voice da sua marca pode ser uma boa alternativa para ampliar o seu alcance com a audiência que ainda não a segue.
Além disso, investir nesse conteúdo é uma boa alternativa para ter mais ideias de posts. Às vezes, é difícil encontrar novos temas e pautas para postar e um desafio pode cobrir alguns espaços com vídeos que certamente vão gerar excelentes resultados.
Invista em vídeos
Como você pôde perceber até aqui, os Reels e os vídeos agora são as prioridades do Instagram, e isso significa que eles tendem a ser muito mais entregues aos usuários pelo algoritmo. Ou seja, pode estar chegando a hora de rever sua estratégia, caso ela seja baseada majoritariamente em ilustrações e fotos.
Cada vez mais, é importante dar atenção aos vídeos, investindo na criação de reels, na promoção de lives e de conteúdo viral, como é o caso dos challenges.
Isso não quer dizer que as imagens devem ser deixadas de lado, mas sim que devem ser consideradas em pé de igualdade, ou até menos, que os materiais em audiovisual.
Dicas atemporais para utilizar no Instagram
Agora que você já sabe quais são as principais novidades do Instagram e como se preparar para elas, não se esqueça que alguns cuidados independem das mudanças feitas na plataforma e são decisivos para você manter sempre um bom posicionamento nas redes sociais. Isso inclui:
Crie sua identidade
Todos sabem que uma boa identidade visual é imprescindível para qualquer marca, mas, por incrível que pareça, muitas empresas negligenciam esse cuidado durante seus posts no Instagram.
Por mais que seus vídeos, Stories e imagens precisem ter um conteúdo variado, é importante que eles sigam um mesmo padrão de cores, formatos e de linguagem, para serem reconhecidos facilmente pelas pessoas como algo que remete a você e se diferenciem dos materiais feitos pela concorrência.
Utilize hashtags
Além de fortalecer o relacionamento com a audiência, as campanhas em redes sociais também servem para conquistar novos públicos. Isso significa que você precisa aparecer para os usuários que ainda não seguem o seu perfil.
Ou seja, as hashtags são indispensáveis para que sua marca seja apresentada às pessoas que pesquisam por temas relacionados ao seu segmento ou que procuram por assuntos de seu interesse que também são abordados nas ações da sua marca.
Constância e planejamento
Para que sua marca esteja sempre no feed dos seguidores, é importante ter constância nas publicações e não ficar sem posts por muito tempo. Outro ponto importante é planejar-se com antecedência, para não perder datas sazonais e assuntos em alta, por exemplo.
Por falar em planejamento, não são apenas as novidades do Instagram que exigem uma excelente capacidade de preparação, mas sim todas as demandas de marketing da sua empresa.
Portanto, se você quer entender melhor como se organizar para ter sucesso diante dos seus objetivos, clique aqui e confira nosso artigo completo sobre o tema.