Blog
Como funciona a mídia paga e por que adotar na sua estratégia?
- 11 de maio de 2021
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Ter uma estratégia de marketing bem elaborada e consistente é o caminho indispensável para atrair e reter mais clientes. E dentro das possibilidades para ela, está a mídia paga.
Nesse processo, ela desempenha uma importante função na assertividade das campanhas.
Isso porque a concorrência no mundo digital se acirra a cada dia, tornando maior a dificuldade de se destacar.
As mídias pagas, embora não tornem desnecessário gerar tráfego orgânico com inbound, são contudo uma boa opção para atrair mais leads pela segmentação de campanhas, ajustadas especificamente para chamar a atenção de um perfil x de potenciais clientes.
Isso aumenta as chances de ser encontrado por quem sua empresa quer e pode de fato atender, seja por razões do produto, quanto condições geográficas, e assim por diante. Saiba mais sobre o assunto e os motivos pelos quais vale a pena adotá-la:
Mídia paga: o que ela é no marketing digital?
Investir em mídia paga é uma das formas de aumentar sua visibilidade e consequentemente sua capacidade de gerar vendas com marketing digital.
A mídia paga é um formato de marketing em que uma marca faz anúncios pagos em canais digitais, com objetivo de aumentar sua visibilidade e chamar leads. O intuito é vender as soluções vinculadas ao anúncio.
Com isso, eleva também o alcance de seus esforços de divulgação de produtos, serviços, promoções e reconhecimento da marca. O anunciante escolhe o canal em que deseja expor a oferta, define o valor do investimento e configura sua campanha para especificar a segmentação de público que deseja atingir.
Quais são os tipos de mídia paga?
A mídia paga pode funcionar de diferentes maneiras dentro do marketing digital, conforme explicamos abaixo:
Motores de busca
Geralmente quando abordamos o termo mídia paga, as pessoas se lembram muito do Google Ads, que de fato é um dos principais meios de se trabalhar com essa estratégia.
Embora seja uma das mais conhecidas, ela não é a única. Outros mecanismos de busca, como o Bing, oferecem serviços similares, como o Bing Ads.
Os motores de busca funcionam com os chamados links patrocinados, situação em que as empresas pagam por espaços nos resultados de busca. As primeiras posições são sempre as mais desejadas, pois em média os usuários de internet não avançam mais que a segunda página quando buscam por um termo nos mecanismos.
Então, quanto mais no topo a marca e o anúncio aparecerem, mais chances de receberem cliques e de venderem. A mesma empresa, aliás, pode diversificar os anúncios em mais de um canal ou mecanismo ao mesmo tempo.
Redes sociais
As redes sociais também permitem trabalhar com mídia paga, inserindo anúncios patrocinados durante a navegação dos usuários por elas ou até mesmo fazendo-se o impulsionamento de posts.
Em geral esse serviço de mídia paga é chamado Social Ads. Para investir nele, a empresa precisa ter consciência de que tipo de rede social é mais vantajosa para sua estratégia.
Se o seu público tiver um perfil mais B2B, o LinkedIn pode ser um canal mais interessante que o Facebook, e o contrário pode acontecer no B2C, por isso o trabalho de segmentação e estudo do público-alvo é sempre muito importante. O Instagram também permite trabalhar com o Instagram Ads, com anúncios veiculados em forma de fotos, carrossel ou vídeos.
Portais
Os portais, de notícias, conteúdo, entretenimento e diferentes tipos, também oferecem espaços de publicidade pagos para anunciar produtos e serviços.
Nesse caso, a empresa paga determinado valor dependendo do modelo de anúncio que quer colocar, a posição dele na página (topo, meio, lateral ou final de página, de acordo com as condições de cada site) e tempo de exposição.
Alguns blogs também oferecem esse serviço e nesse sentido é ideal identificar aqueles com maior audiência qualificada para seu negócio e poder de impacto. Precisam estar relacionados ao segmento de sua marca e aos interesses dos potenciais clientes. Os formatos utilizados nessa situação costumam ser banners, display ou até pop-ups.
Por que investir em mídia paga?
Investir em mídia paga é uma opção que traz vários benefícios para a marca, pois amplia suas chances de atingir resultados com marketing digital.
Segundo levantamentos da área, 51% dos usuários de smartphones descobriram uma nova empresa ou produto enquanto faziam uma pesquisa (Google, 2018). E essas estatísticas não param de crescer. Nesse contexto cada vez mais digital, veja por quais razões vale a pena fazer esse investimento:
Maior visibilidade e alcance
Levando em consideração que o comportamento do consumidor hoje mudou e a maioria utiliza a internet para pesquisar e encontrar soluções, investir em mídia paga oferece a possibilidade de a empresa alcançar maior visibilidade.
O alcance de público também se torna maior e mais segmentado, uma vez que a inteligência em marketing digital ajuda a relacionar muito mais facilmente usuários interessados e a exibir esses anúncios a eles.
Geração de maior tráfego para site ou blog
A mídia paga também é capaz de gerar maior tráfego para seu site ou para seu blog, especialmente se o cliente se interessar em navegar para conhecer melhor as opções de produto ou tirar dúvidas.
Isso, além de contribuir para que o lead feche negócios, também aumenta a relevância de sua marca na internet, ajudando a colocá-la cada vez mais em evidência nas buscas e diante da concorrência, nos resultados de destaque.
Alcance de resultados mais rápidos
Investir em conteúdo é muito importante, pois gera autoridade para a marca, o que com o tempo irá consolidá-la mais e mais. Porém, a mídia paga também é uma via que contribui muito para o alcance de retornos mais rápidos quando a empresa ao mesmo tempo precisa aumentar sua visibilidade e vendas sem esperar tanto.
Pode ser uma excelente forma de alavancar os resultados iniciais e posteriormente continuar a impulsionar os negócios e mais vendas.
Possibilidade de identificar e segmentar bem o público
Utilizar a mídia paga também é uma maneira da empresa constantemente repensar, descobrir na prática e entender como segmentar seu público.
Ajustando as campanhas periodicamente e de acordo com o que traz mais resultados, unindo objetivos da marca e da oferta ao perfil dos leads atraídos, ela identifica novas possibilidades de investir na captação do público certo, conseguindo retorno mais efetivo.
Flexibilidade de investimento
Um dos grandes benefícios de adotar mídia paga em sua estratégia é a possibilidade de flexibilizar o investimento segundo a capacidade da empresa em cada momento.
Dependendo do quanto ela tem disponível do budget, pode fazer a melhor distribuição para calibrar os canais e aumentar o retorno. Conforme crescem os resultados, é possível escalar a estratégia, sempre investindo e planejando tudo sob demanda, de acordo com suas necessidades, potencial e cada fase do negócio.
Isso permite que ela sempre customize sua estratégia para enfrentar os diferentes desafios sem deixar de investir e também crescer sempre que as condições forem melhores.
Fácil mensuração dos resultados
Mais uma das vantagens de adotar mídia paga como parte de sua estratégia de marketing digital é a maior facilidade em mensurar resultados.
Isso é fundamental no planejamento estratégico e para saber onde investir. Monitorar e observar os indicadores de performance das campanhas ajuda a redefinir e afinar não só pontos importantes relativos à segmentação de públicos, que podem se estender a outras medidas da estratégia, como também auxiliar a distribuir verba de investimento.
Os resultados com mídia paga são facilmente mensuráveis e a maior parte das ferramentas que operam as campanhas permite gerar relatórios com KPIs completos de maneira muito prática e de fácil visualização. Saber interpretar esses fatores relacionados a outros, ajuda a aplicar melhorias também no site, no layout, nos canais e em toda a comunicação.
Com pronta consulta a indicadores, as equipes se tornam mais guiadas e há na tomada de decisões a vantagem da internet e seus canais digitais, que também permitem acompanhar praticamente em tempo real o desempenho desse importante braço do marketing e tomar medidas cabíveis e relevantes para a efetividade do trabalho.
Conveniência
A mídia paga também gera sensação de conveniência para o potencial cliente e isso pode atrair um grande número de pessoas.
Imagine a situação em que um lead está passando próximo a um local específico, onde eventualmente sua empresa tenha um ponto de venda ou atendimento e sente a necessidade de adquirir o que você oferece. Ele pode encontrar isso indicado nos resultados de forma bem próxima a ele ou saber exatamente a quem recorrer.
Mesmo que ele não saiba da existência do seu negócio, ao entrar nos mecanismos de busca e fazer uma pesquisa pelos termos que correspondem às campanhas que você configurou sobre seus produtos ou serviços, emergenciais ou não, prontamente esse potencial cliente tem a indicação da sua solução.
Ainda que esse serviço não esteja atrelado à geolocalização, em sua casa ele tem mais conveniência para descobrir onde comprar online ou a onde se dirigir quando deseja adquirir um produto, sem perder tempo com viagens desnecessárias e sabendo de antemão o que e onde encontrar.
Como fazer mídia paga em sua estratégia de inbound marketing?
Para incluir a mídia paga em sua estratégia de inbound marketing, é preciso um bom estudo em torno das características de seu marketing e principalmente público-alvo, para descobrir onde melhor investir os recursos.
Se o investimento em mídia paga for bem planejado, ele pode conviver no início com o inbound e impulsionar os resultados da estratégia de marketing como um todo.
Nas mídias sociais e entrosamento
No LinkedIn pode ser mais fácil atingir um tipo de lead que tem um perfil corporativo muito específico, e que dificilmente dispõe de tempo ou mesmo tem interesse em navegar por outras redes.
Já no Facebook é possível criar e investir nas audiências customizadas, as quais permitem posicionar os anúncios de acordo com a forma mais estratégica diante do público segmentado que for mais pertinente aos objetivos da marca.
O Instagram é outra rede social de destaque em que é possível investir em mídia paga. Hoje em dia muitas marcas estão presentes nele, pois descobriram seu potencial para negócios.
Mídia paga nesses meios pode ajudar a aumentar o engajamento, o número de seguidores, o interesse por compras, as vendas e até as indicações para outros usuários.
Na visibilidade do site e conteúdo
A mídia paga, quando não associada às redes, gera maior número de visitas ao site ao mostrá-lo nos primeiros resultados da pesquisa ou informa ao público interessado em termos relacionados ao seu negócio sobre a existência dele.
Se despertar curiosidade, esse já é um ponto muito benéfico para a marca também. A tendência é que assim a empresa vá ganhando mais espaço e destaque.
Futuramente, conforme o potencial cliente vai se lembrando com mais facilidade da marca, isso pode contribuir até mesmo para o aumento de resultados no marketing direto, que é quando o lead ou cliente fidelizado já procura direto pelo site na URL, pelo nome e endereço, gerando maior visibilidade do site e tráfego.
Conclusão
Por fim, pode-se perceber que a mídia paga é capaz de influenciar no aumento do tráfego, pois encaminha leads direto para o site ou oferta, gerando brand awareness. Isso significa fazer a marca ganhar notoriedade, diferenciando-a das demais e ganhando espaço na memória do público.
Além disso, promove maior visibilidade do conteúdo da marca e seus canais, portanto se torna importante recurso para resultados às companhias. O Lab Persona é um parceiro para empresas que querem adotar esse sistema e pode auxiliar as marcas no enorme desafio de se destacar cada vez mais no meio digital por meio de planos inteligentes.
Gostou desse conteúdo? Está procurando um jeito de descobrir qual a melhor forma de desenhar sua estratégia de marketing para alcançar mais resultados? Descubra as possibilidades de fazer um diagnóstico e conheça mais sobre como o Lab Persona pode te ajudar.