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Marketing B2B: tendências para ficar de olho
- 1 de fevereiro de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
O ano de 2021 consolidou ainda mais a importância de se estar no mercado digital para alcançar grandes resultados. Por isso, já é hora de começar a preparar as estratégias de marketing B2B que sua empresa vai adotar em 2022.
Com tantas possibilidades surgindo a todo momento, é difícil saber por onde começar. Mas, para te ajudar nesta tarefa, fizemos uma lista com as principais tendências de marketing B2B para este ano.
Então papel e caneta na mão e boa leitura!
Tendências de marketing B2B para 2022
Não é possível prever o futuro, mas baseados na experiência do Lab Persona, listamos a seguir as 5 principais tendências do mercado de marketing para ficar atento durante este ano. Confira!
Vídeo marketing
O relatório anual de Internet da Cisco já indicou que o vídeo será responsável por mais de 80% de todo o tráfego on-line em 2022. Mas, mesmo antes da pesquisa, já era possível prever que esta seria uma das principais tendências de marketing para 2022.
O TikTok, por exemplo, é o aplicativo mais baixado do momento, com mais de 1,9 bilhão de downloads. O Instagram também já anunciou que irá priorizar a distribuição de conteúdo em vídeo a partir das novas atualizações.
Tudo isto não é à toa. Uma pesquisa realizada pela Wyzowl revelou que cerca de 85% dos consumidores já foram convencidos a fechar uma compra depois de assistir um vídeo. Portanto, o vídeo marketing para empresas pode ser uma ferramenta poderosa no próximo ano.
Inclusão no marketing
Valorizar a diversidade e a inclusão também será um grande diferencial nas estratégias de marketing B2B para 2022. Isto porque além de ser uma prática de responsabilidade social, ela também representa um grande diferencial competitivo para as marcas.
Afinal, cada vez mais as pessoas buscam consumir marcas com as quais se identificam e se vêem representadas. Assim, apostar na inclusão no marketing é uma forma de agregar valor ao negócio.
Mobile first
Desde que o Google anunciou o mobile first como um dos principais fatores de ranqueamento, a tendência vem ganhando cada vez mais força no mercado.
No geral, a ideia é priorizar o uso em dispositivos móveis para todas as páginas da web, o que contribui para melhorar a velocidade de carregamento e a experiência do usuário durante a navegação.
Neste cenário, vale lembrar que mais de 5,2 bilhões de pessoas usam o celular hoje em dia, sendo que esta é a principal forma de acesso à internet entre os brasileiros.
Ou seja, é essencial que toda a estratégia de marketing B2B do seu negócio em 2022 seja otimizada para dispositivos móveis.
Marketing de intenção
O marketing de intenção, como o nome sugere, busca atender diretamente à intenção do usuário. Para isso, ele aposta em conteúdos direcionados a palavras-chave específicas em buscas orgânicas ou anúncios pagos.
A grande vantagem deste método é que ele pode gerar um alto retorno sobre o investimento (ROI). Isto porque, na teoria, a pessoa que chegou até a sua empresa a partir de determinada palavra-chave já está interessada no produto ou serviço que você oferece.
Por isso, esta é uma das tendências de marketing que deve continuar em alta no próximo ano.
Marketing de empatia
Os algoritmos utilizados nas estratégias de marketing B2B conseguem estabelecer padrões entre as ações dos consumidores, mas é a sensibilidade humana que pode interpretar dados e criar relacionamento com as pessoas.
O marketing de empatia reconhece as pessoas como pessoas, e não apenas como clientes. Assim, é a melhor maneira para desenvolver ações capazes de criar vínculo entre empresa e consumidor e entregar valor ao invés de produtos.
Além de melhorar a experiência de compra, esta prática também torna os clientes mais receptivos, melhora a reputação, a visibilidade e, consequentemente, as vendas de uma empresa.
Independente do ano, o marketing de conteúdo continua em alta
O marketing de conteúdo é uma das maneiras mais eficientes para gerar reconhecimento de marca, credibilidade de mercado e educar o público para a jornada de compra. Por isso, não importa o ano, ele sempre será uma das principais tendências de marketing.
Além disso, com a pandemia, as empresas passaram a investir cada vez mais nesta estratégia para se destacar entre os concorrentes e alcançar mais pessoas.
O Lab Persona é uma empresa de marketing do Estadão. Trazemos em nosso DNA a produção de conteúdo de qualidade aliada às novas ferramentas, como blogs e vídeos.
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