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6 livros de marketing para ler em 2022
- 16 de fevereiro de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Inbound Marketing
Se manter atualizado no mercado digital já não é mais um diferencial, é uma necessidade. Mas, com tantos conteúdos disponíveis, é difícil listar os livros de marketing que são realmente essenciais.
A verdade é que o estudo sobre este assunto nunca termina, já que este setor está em constante evolução. Entretanto, existem alguns conhecimentos que são fundamentais para um profissional na área.
Por isso, neste artigo, listamos os 6 livros de marketing que são obrigatórios em 2022 para te transformar em um expert no assunto. Boa leitura!
Marketing 5.0 – Philip Kotler
O livro Marketing 5.0 busca ensinar como utilizar as tecnologias nos modelos de negócio para atender às necessidades geradas pelos novos comportamentos dos consumidores.
Assim, a obra relaciona o marketing 5.0 à três grandes desafios:
- as lacunas entre as gerações;
- a polarização da prosperidade;
- a digitalização.
Nesse sentido, o livro aponta como a tecnologia pode contribuir de maneira estratégica a partir do:
- Marketing baseado em dados: todas as escolhas devem ser baseadas em dados internos e externos para garantir decisões acertadas;
- Marketing preditivo: análise de dados e histórico para prever a resposta do mercado à determinada estratégia de lançamento;
- Marketing contextual: interações personalizadas a cada cliente por meio da utilização de interfaces digitais;
- Marketing aumentado: uso de tecnologias que simulam ações humanas, como os chatbots, para melhorar a produtividade dos profissionais de marketing;
- Marketing ágil: equipes descentralizadas e multifuncionais compostas por profissionais interdisciplinares.
O livro foi escrito por Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan e Philip Kotler, que é conhecido como pai do marketing. Kotler recebeu o título por escrever inúmeros guias para os profissionais da área, inclusive o livro Marketing 4.0.
Copywriting vol.1 e 2 – Paulo Macedo
O copywriting é uma das principais tendências do mercado de marketing. Portanto, os volumes 1 e 2 de Paulo Macedo sobre o assunto não poderiam deixar de estar entre os principais livros de marketing para ler em 2022.
De maneira geral, copywriting é a prática de produzir textos persuasivos que convençam o leitor a seguir alguma ação relacionada ao marketing e vendas. Segundo o autor, este é o “método centenário de escrita mais cobiçado do mercado americano”.
Dessa forma, o livro traz técnicas que ajudam a criar conexão com o leitor para guiar o processo de persuasão. Entre as principais estratégias abordadas pela obra estão:
- uso de elementos textuais certos;
- call-to-action (chamada para ação) apropriada;
- linguagem adequada;
- storytelling;
- gatilhos mentais.
Paulo Macedo, autor do livro, é escritor e copywriter de Resposta Direta. Ele é conhecido como “mentor de copywriters”, já que é especialista em ensinar a criar artigos e discursos que vendem.
A bíblia do marketing digital – Cláudio Torres
Mais do que um livro de marketing, a Bíblia do marketing digital, de Cláudio Torres, é um guia prático de como se adequar às novas tendências e tecnologias para se destacar no mercado.
Nesta obra, o autor apresenta desde os conceitos básicos do marketing e suas características até as maiores estratégias e ferramentas usadas no mercado on-line.
Além disso, Torres também traz uma perspectiva para o futuro do marketing e um roteiro prático para que o leitor possa começar a colocar as lições do livro em prática.
Dessa forma, A bíblia do marketing digital é uma leitura obrigatória para todos os profissionais de marketing, seja você iniciante ou expert no assunto.
As armas da persuasão – Robert B. Cialdini
Provavelmente você já comprou algum produto sob influência de um vendedor persuasivo, certo?
No livro As armas da persuasão, o autor busca entender porque algumas pessoas são capazes de convencer outras com tanta facilidade. Para isso, ele explora os seis princípios psicológicos que guiam o comportamento humano na hora da tomada de decisão:
- reciprocidade;
- compromisso e coerência;
- aprovação social;
- afeição; autoridade;
- escassez.
A obra foi escrita pelo conceituado psicólogo norte-americano Robert Cialdini. O autor dedicou anos de sua carreira ao estudo do poder da persuasão, o que fez com que ele pudesse escrever uma obra baseada em dados de pesquisas científicas sobre o assunto de maneira clara e acessível.
Apesar de não ser um livro de marketing, esta também é uma leitura indispensável para profissionais que buscam aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Além de ser um conhecimento fundamental para não cair em propagandas persuasivas enganosas.
Contágio – Por Que As Coisas Pegam – Jonah Berger
Não é segredo que a propaganda paga em rádios, TV ou jornais já não é suficiente para conquistar o consumidor moderno. Hoje, a recomendação de amigos, familiares e influenciadores vale mais do que qualquer publicidade.
É nesta ideia que se baseia a pesquisa de Jonah Berger e seu livro Contágio — Por que as coisas pegam. Na obra, o autor identifica os seis princípios básicos para fazer um conteúdo se tornar viral na internet.
Além disso, Berger fala sobre a forma como este fenômeno pode influenciar nossas decisões de compra e crença. Por isso, este é um dos principais livros de marketing para construir a sua estratégia do próximo ano.
Marketing para franquias – Filomena Helena Garcia Pereira e Denis Santini
Este é o primeiro livro do mundo específico sobre marketing para franquias de empresas. A obra foi escrita por Filomena Pereira e Denis Santini, ambos autores brasileiros.
Este livro traz dicas valiosas para franqueadores e franqueados. Além disso, explica conceitos importantes dentro deste mercado, como:
- fundo de marketing;
- marketing de inauguração;
- comunicação institucional;
- comunicação no ponto de venda;
- o papel das redes sociais dentro do negócio.
Marketing para franquias é um verdadeiro guia para os profissionais desta área. Portanto, é um dos livros de marketing que devem estar sempre disponíveis para consulta de alguma dúvida.
Com estas leituras em dia, não restam dúvidas que você estará pronto para construir uma estratégia de marketing de sucesso. Mas, se precisar de ajuda para acelerar este processo, conte com quem entende do assunto!
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