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O que é link building? Entenda como aplicar essa estratégia
- 18 de maio de 2021
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Se você está por dentro dos conceitos de marketing digital, inbound marketing, SEO e funil de vendas, com certeza já deve ter ouvido falar sobre o que é link building. Trata-se de uma estratégia essencial para posicionar conteúdos relevantes nas primeiras páginas dos mecanismos de busca e para aumentar o tráfego do seu blog de forma orgânica.
É verdade que o link building é um conceito complexo, assim como várias ferramentas que impulsionam o marketing de conteúdo digital. No entanto, é possível entender toda a lógica de construção de links sem complicações.
Curioso para saber mais sobre essa técnica? A seguir, confira o que é link building, quais as relações com os mecanismos de pesquisa, além das estratégias para começar a fazer uso dessa prática. Veja também a importância dessa rede de links para um bom ranqueamento de conteúdo.
O que é link building?
Muito se fala em link building e sua importância para o marketing de conteúdo. Mas, afinal, qual é a definição de link building? Em primeiro lugar, o termo advém do inglês e, em sentido literal, significaria “construção de links”. Na prática, é um conjunto de estratégias de trocas de links que aumentam a autoridade do site, e, consequentemente, melhoram o ranqueamento do seu conteúdo.
São práticas que objetivam construir uma rede de links que apontem cliques para o seu conteúdo. Dessa forma, quanto mais materiais de qualidade geram links direcionados para a sua página, mais o seu site é entendido como relevante.
Na prática, funciona assim: por exemplo, se você tem um blog sobre tecnologia e quer se posicionar bem nas primeiras páginas dos mecanismos de pesquisa com determinado conteúdo, é interessante buscar trocas de links com outras páginas sobre o mesmo assunto que mencionam o seu blog, ou, então, que o linkam como fonte.
Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, o conceito sobre link building não fica restrito apenas a ligações externas, vindos de outros sites. Pelo contrário, é essencial fazer uma rede de links internos também. A título de exemplo, você pode ter diversas postagens menores que direcionam para um conteúdo topo de funil mais aprofundado.
A relação com os mecanismos de busca
Agora, você já tem uma noção básica da definição sobre o que é link building. Mas, se você está se perguntando como, de fato, ele pode impulsionar o seu conteúdo, continue a leitura. Nesse tópico, explicamos qual a relação dessa prática com os mecanismos de pesquisa e como os buscadores tendem a avaliar e valorizar essa estratégia.
Por conta do altíssimo volume de conteúdos publicados a todo momento, os mecanismos de busca contam com parâmetros para avaliar quais postagens devem aparecer como relevantes, logo na primeira página dos buscadores. Esses critérios já são bastante conhecidos pelos profissionais que trabalham com a otimização.
E, um dos fatores que contam mais pontos para os buscadores, é justamente o link building. Páginas que contam com um alto número de backlinks (ligação de uma fonte da web para outra) tendem a se posicionar melhor no Google e em outros buscadores.
Como os buscadores avaliam esses links?
1. Qualidade
Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que nem sempre o alto número de backlinks garante um bom posicionamento. Isso acontece pois algumas plataformas, aproveitando esse critério, começaram a comercializar links.
Porém, atualmente, o Google já consegue identificar qual conteúdo é orgânico e qual foi “comprado” para estar ali. Então, nem sempre a alta quantidade de links é bem avaliada. É preciso levar em conta o qualitativo também.
2. Autoridade
Na sequência, podemos entender o link como uma referência. Então, se muitos sites e páginas direcionam links para o seu conteúdo, ele começa a ser reconhecido como uma fonte. Dessa forma, o fator autoridade do seu conteúdo aumenta. Consequentemente, ele é melhor posicionado nos buscadores.
3. Variedade
Além da qualidade, é importante estar atento à diversidade de páginas que geram links para você. É mais proveitoso ter uma variedade de páginas que o mencionam ao invés de um único site que direciona muitos links para o seu conteúdo, repetidamente. Assim, o buscador avalia que há um grande número de pessoas que aprovam e recomendam o seu blog.
4. Confiabilidade
Ainda, os buscadores avaliam a confiabilidade dos sites que o mencionam e do seu conteúdo. Entre os critérios analisados estão a idade do domínio, além de certificados de segurança e conteúdos originais e de boa qualidade. Quanto mais o seu blog se relacionar com links confiáveis, melhor o seu ranqueamento.
5. Contexto
Além disso, é importante que os links sejam inseridos da forma mais orgânica possível. Ou seja, é preciso que os links estejam de acordo com o conteúdo que o seu blog oferece. Por exemplo, não faz sentido que uma página sobre receitas direcione links para um site de moda ou tecnologia.
Porque link building é importante para SEO?
Como você viu até aqui, a ideia de link building está diretamente relacionada com o marketing de conteúdo digital e com os mecanismos de pesquisa. Além disso, essa estratégia está, sobretudo, ligada ao SEO.
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de práticas utilizadas no inbound marketing objetivando ranquear conteúdos em páginas de busca, como o Google e a partir disso, gerar links, leads, conversões, compras, aumento de vendas, etc.
O link building é justamente uma das estratégias mais importantes do SEO pois se trata de um dos principais fatores para o bom posicionamento de conteúdo. De maneira simplificada, o link building ajuda o seu site e as suas páginas a ganharem reconhecimento e relevância.
Quanto mais links direcionam para sua página, maior a autoridade do seu domínio. E, quanto maior a autoridade, melhor o posicionamento nos buscadores.
Além disso, os buscadores acompanham essa rede de links para traçar e classificar os sites e blogs. Se o seu conteúdo aparece em sites relevantes e confiáveis, um pouco dessa autoridade é transferida para o seu conteúdo em um processo apelidado de link juice (ou suco de links).
Atualizações e tendências do link building
É preciso lembrar que as ferramentas de SEO estão em constante mudança, já que os critérios dos mecanismos de busca também são sempre atualizados. Há poucos anos, seguir uma estrutura textual rígida e padrão era sinônimo de sucesso. Hoje em dia, no entanto, os buscadores conseguem identificar e priorizar conteúdos produzidos de forma orgânica.
Por esse motivo, é sempre importante se manter informado e atualizado sobre as novas tendências e saber o que realmente está funcionando. As próprias práticas e definições de o que é link building, efetivamente, já foram repensadas e, agora, não basta simplesmente ter links aleatórios que apontam para o seu conteúdo. Tudo depende de um bom planejamento estratégico.
Elementos de um link que afetam sua qualidade
Slug
O slug – URL legível tanto para o usuário quanto para os buscadores – é importantíssimo na hora de fazer o link building. É preciso pensar em uma URL amigável, pois ela afeta a legibilidade do link. Opte por separar a URL com hífen (-) e por títulos curtos, com a palavra-chave em foco.
Por exemplo, se for uma matéria com o título: “Estratégias do marketing digital: 10 dicas para implementar no seu negócio”, não seria tão interessante colocar todo o título dentro da URL separado por hífen, pois ficaria muito longo e sem uma palavra-chave em evidência.
Nesse caso, a dica seria apostar em uma URL como: dominio.com.br/estrategias-do-marketing-digital. Dessa forma, seus links são melhores analisados pelos mecanismos de busca e fica mais prático de linkar.
Posição do link na postagem
Outro elemento de um link que afeta sua qualidade é a posição que ele aparece na postagem. Links que aparecem no início ou na metade do texto são melhores avaliados. Sempre deixar a linkagem para o cabeçalho, rodapé ou final da postagem, pode afetar negativamente a qualidade do link building.
Nofollow/ Dofollow
Os links de uma página podem ser nofollow ou dofollow. O primeiro significa que você pode inserir um link, mas bloquear os apontamentos de volta. Já os dofollow são aqueles que permitem que os mecanismos de busca e outros sites direcionem links de volta para o seu conteúdo.
Pela lógica, faria sentido sempre manter os links dofollow, não é mesmo? Mas, nem sempre isso é eficaz. Isso acontece pois, dessa forma, tanto sites bons quanto os de má qualidade podem apontar para o seu conteúdo. E, se muitas páginas avaliadas como ruins começam a linkar o seu blog, ele acaba sendo prejudicado também.
Então, caso o seu site já tenha uma boa autoridade, talvez seja interessante manter o nofollow ativado e evitar que sites ruins prejudiquem a sua avaliação. É possível verificar o direcionamento dofollow/nofollow na tag HTML. Em geral, aparecem como no exemplo a seguir: <a href=”http://www.site.com.br/” rel=”nofollow”>Texto</a>.
Entenda por que você deve investir numa estratégia de link building
Depois que você viu o que é o link building, deu perceber que trata-se de uma estratégia essencial para se investir. Sobretudo quando se trata do marketing digital. Não adianta produzir ótimas matérias se elas não aparecem para os usuários, não é mesmo?
O link building não apenas aumenta sua visibilidade, como também é um motor de impulsionamento para os seus conteúdos. Afinal, é uma forma, tanto direta, a partir do direcionamento de link, quanto indireta – por meio da avaliação dos mecanismos de busca – de gerar cliques para a sua página.
Além disso, saber o que é link building e aplicá-lo traz diversos outros benefícios, como o aumento da autoridade do seu site e maior confiabilidade, caso suas páginas sejam mencionadas por sites grandes e de qualidade. Assim, é possível criar uma rede saudável de troca de links que impulsiona bons conteúdos orgânicos.
Quais são as principais estratégias de link building
Análise da primeira página dos mecanismos de busca
Primeiramente, é importante analisar o que a primeira página dos buscadores te oferece sobre o assunto que você deseja posicionar. Assim, você tem uma ideia do que os seus concorrentes fizeram para estar ali.
É entender o que deu certo e tentar trazer algo de novo para o seu texto. Dessa forma, há mais chances do seu conteúdo ser linkado em outros blogs e sites que também procuram sobre aquele assunto.
Publicação de dados originais
Uma das melhores estratégias de link building é a produção e publicação de dados originais. Essas informações devem ser devidamente curadas e muito bem pesquisadas. A título de exemplo, poderia ser uma nova estatística sobre determinado assunto. Ou, então, algo mais aprofundado e inovador sobre uma temática mais conhecida.
Isso é positivo para o link building pois outros sites sérios que procurarem informações sobre tal assunto, podem encontrar a sua publicação, e assim, provavelmente eles o indexarão como a fonte do conteúdo. Dessa forma, você se torna uma referência, aumentando sua relevância e a sua autoridade.
Material orgânico e contextualizado
Os buscadores têm dado cada vez mais preferência para conteúdos relevantes e feitos de maneira orgânica. Ou seja, apesar de todos os critérios de SEO serem importantes, como inserir a palavra-chave x vezes ao longo do texto, é essencial manter a naturalidade.
O mesmo vale para o link building. Ao inserir links que direcionam para outras páginas, evite colocá-los dentro de frases como: “Clique Aqui”, “Acesse Aqui”. No lugar, tente linkar usando uma palavra-chave em comum com o resto do conteúdo daquela postagem. Assim, você melhora a experiência de leitura dos usuários e a qualidade do post.
Rede com páginas confiáveis
Ao buscar sites e páginas que podem linkar o seu conteúdo, tenha muita atenção. Do mesmo modo que sites de qualidade podem te transferir autoridade, páginas com uma reputação ruim podem influenciar negativamente o seu conteúdo.
O objetivo é criar uma rede segura e confiável de troca de links saudáveis e que melhorem sua reputação e classificação. Ainda, é importante estar atento a possíveis links quebrados e substituí-los para evitar páginas com erros.
Produção de conteúdo linkável
Por mais que pareça óbvio, é essencial criar conteúdos facilmente linkáveis. Como fazer isso? A dica é produzir materiais com alto potencial de compartilhamento. Para isso, aposte em infográficos e na produção de um mesmo conteúdo em diversos formatos. Assim, plataformas variadas podem aproveitar o seu conteúdo e gerar backlinks.
Como exposto até aqui sobre o que é link building, trata-se de uma estratégia indispensável para posicionar suas matérias de forma relevante. Mas, como mencionamos, há diversos outros critérios que são essenciais para impulsionar seu conteúdo. Portanto, é preciso se manter informado sobre vários assuntos que envolvem comunicação, marketing digital e muito planejamento.
Essa é uma tarefa complexa, mas que não precisa ser complicada. Afinal, hoje em dia, é possível encontrar diversos conteúdos para se manter sempre atualizado. Sendo assim, para mais dicas certeiras sobre marketing de conteúdo, confira o blog do Lab Persona. E, agora que você já sabe o que é link building, pronto para colocar os seus conhecimentos em prática?