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A importância da inteligência competitiva e como aplicá-la na sua empresa
- 14 de dezembro de 2023
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
A inteligência competitiva (IC) desempenha um papel crucial na tomada de decisões assertivas e informadas em qualquer organização. Ao fornecer informações detalhadas sobre o ambiente de negócios, os concorrentes, os clientes e as tendências do mercado, ela oferece uma base sólida para a formulação de estratégias e planos de ações bem fundamentados e a execução de planos bem-sucedidos.
Vem entender como aplicar a IC no seu negócio e na sua vida profissional.
Inteligência competitiva: O que é e qual sua importância?
Vamos começar pelo conceito: a inteligência competitiva é baseada na coleta, análise e interpretação de informações relevantes sobre o ambiente de mercado, concorrentes, clientes e tendências, visando a fornecer insights valiosos que orientem a tomada de decisões e a formulação de estratégias eficazes, tanto para curto, médio e longo prazos.
Seu principal objetivo é aumentar a competitividade de uma empresa ante o seu mercado, orientando seu modelo de negócios, suas metas, planejamentos e ações. Aplicar inteligência competitiva no dia a dia é fundamental para orientar nossas decisões e ações de forma estratégica e informada, tanto na vida profissional quanto na pessoal.
Alguns benefícios da Inteligência Competitiva:
- Minimizar surpresas advindas dos concorrentes, identificando oportunidades e ameaças;
- Obter conhecimento relevante para formular o planejamento do negócio, rever e realinhar a estratégia de longo prazo;
- Aprender com os erros, acertos e apostas da concorrência;
- Compreender que tipo de impacto as ações estratégicas terão sobre os concorrentes, compreendendo a repercussão das ações no mercado;
- Garantir meios para uma maior sustentabilidade do negócio.
Principais etapas para uma implementação bem-sucedida
O SEBRAE elencou algumas etapas para implementar inteligência competitiva:
- Defina os seus objetivos
Elenque e defina o que você precisa melhorar ou desenvolver dentro do negócio. Se você não tem claro ou está em dúvida sobre como escolher o melhor objetivo, ou o que trará melhor performance, você pode se basear na metodologia SMART, onde a sua meta precisa ser Específica (Specific), Mensurável (Measurable), Atingível (Achievable), Realista (Realistic) e possível de ser realizada em um prazo adequado (Timely).
- Colete informações sobre sua concorrência
Estude, analise e colete o máximo de informações sobre o seu mercado. Quem são os seus concorrentes diretos e indiretos, processos e tecnologias mais utilizadas, cases de sucesso e de insucesso também, principais stakeholders e todos os pontos importantes e que geram impactos no setor.
Vale a pena ressaltar que a ideia aqui é entender onde seus concorrentes estão atuando e no que são mais fortes para identificar pontos de melhoria para a sua operação.
- Identifique oportunidades e ameaças
Outra metodologia muito utilizada é a análise SWOT, ou matriz FOFA. Assim como a SMART, a ideia é preencher as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças do negócio. As forças e as fraquezas são referentes a tudo o que é interno da empresa, e as fraquezas e ameaças a tudo o que é externo.
- Analise as informações
Depois de coletar todas as informações que impactam a sua empresa, os seus produtos e soluções e o seu mercado, é hora de “peneirar” todos esses dados e entender o que tem potencial para ajudar no seu direcionamento e refinamento de estratégias, identificando padrões, tendências e insights valiosos.
Manter-se atualizado e em constante aprendizado é um dos princípios básicos da inteligência competitiva, por isso essa análise deve ser refeita constantemente. Isso implica estar aberto a novas informações, pesquisas, mudanças e atualizações em seu campo de interesse. A leitura regular, a participação em workshops, a interação com especialistas e a exploração de fontes variadas de informação são práticas recomendadas nesse sentido.
- Crie planos de ação
Toda meta ou objetivo precisa de um planejamento dedicado, então depois de definir onde você quer chegar, coletar e analisar dados, é fundamental elaborar estratégias de execução e engajar os times em torno desse plano. É importante ter em mente que todo plano de ação deve contar com dados e análises suficientes para guiar as próximas etapas.
O ciclo da inteligência competitiva então acontece em quatro etapas:
- Coleta: obtenção dos dados que serão transformados em insights;
- Análise: entender todos os dados coletados, onde eles se encaixam e quais direcionamentos ele trazem;
- Planejamento: definição do plano de negócio necessário para alcançar os objetivos traçados;
- Disseminação: apresentação da informação de forma lógica e de fácil compreensão para todos os envolvidos.
Desafios de inteligência competitiva e como superá-los
A inteligência competitiva é uma ferramenta poderosa para o sucesso dos negócios, mas não vem sem seus desafios. Porém, quanto antes você entendê-los, mais fácil conseguirá superá-los e ter mais sucesso no dia a dia. Confira os principais desafios:
- Um dos pontos mais importantes da IC é ter obter dados precisos e relevantes. E aqui encontramos dois pontos de atenção: onde encontrá-los e como separar do grande volume de dados disponíveis hoje o que realmente faz sentido para você. Aqui, cases de sucesso e benchmarking são um importante primeiro passo;
- Estamos em constante evolução, com mudanças rápidas nas tecnologias, regulamentações, comportamento do consumidor e concorrência. Por isso, manter-se atualizado e ajustar as estratégias de acordo com as movimentações de mercado é um desafio contínuo para a inteligência competitiva. Ter processos flexíveis e ágeis para se adaptar rapidamente às mudanças no cenário é o caminho para não ficar para trás;
- Acompanhar e antecipar as movimentações dos concorrentes é desafiador, especialmente em mercados altamente competitivos. Então participe de eventos do setor, assine a newsletter de concorrentes diretos e indiretos, e se aproxime de stakeholders do seu mercado para entender para onde o mercado está caminhando e não ser pego de surpresa;
- Investir em tecnologia, treinamento, equipe especializada e acesso a fontes de dados pode pesar nos orçamentos. Mas é essencial você distinguir o que é custo do que é investimento em estratégia competitiva. É fundamental equilibrar os custos com os benefícios obtidos por meio da inteligência competitiva;
- Criar uma cultura organizacional que valorize e integre a inteligência competitiva é um desafio. Aqui é essencial investir em educação e conscientização do time e os impactos da IC para o crescimento da organização e o próprio desenvolvimento dos colaboradores.
Tomada de decisões assertivas e informadas
Como você pode ver, a inteligência competitiva fornece informações precisas e atualizadas sobre uma ampla gama de tópicos relevantes para o negócio, incluindo tendências do mercado, comportamento do consumidor, tecnologias emergentes e estratégias dos concorrentes. Essas informações servem como alicerces sólidos para as decisões.
Nesse sentido, outra dica valiosa é contar com parceiros fornecedores especialistas para que você possa focar no seu core business, e ganhar cada vez mais competitividade.
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