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O que é marketing de performance e qual sua importância?
- 8 de março de 2023
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Empresas comprometidas em alcançar resultados precisam de uma base sólida de informações para guiar a tomada de decisões. Para ajudar nessa missão, surgiu o marketing de performance.
O termo está associado a um conceito dentro do marketing digital, porém, um pouco mais específico. O marketing pautado na performance tem foco na entrega de resultados a partir da análise de dados. Por isso, é baseado em ações que sejam integralmente mensuráveis.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura! No artigo de hoje, vamos entender o que é marketing de performance e quais as principais plataformas para explorar esta estratégia.
O que é marketing de performance?
O marketing de performance é uma estratégia de marketing digital focada em desempenho que veio para reinventar o como vender. Ou seja, trata-se de um conjunto de ações 100% mensuráveis e com foco na entrega de resultados que possam ser medidos e monitorados.
Geralmente, esta estratégia está relacionada às mídias de tráfego pago. Nestes casos, o principal objetivo é identificar se os investimentos realizados em anúncios estão trazendo retornos para a organização. Logo, é fundamental realizar a análise de KPI’s de desempenho.
Este tipo de marketing é ideal para quem busca retorno rápido, porque ele oferece um panorama que permite acompanhar o passo a passo de uma campanha de anúncios, principalmente, mensurando o desempenho de cada investimento de maneira individual.
Quais são os principais indicadores de performance para marketing?
Como vimos, o marketing de performance é baseado na análise de indicadores. Mas, afinal, que indicadores são esses?
A verdade é que não existe uma resposta certa, pois a análise de um bom resultado vai depender, principalmente, do que é considerado um bom resultado para a empresa. Ou seja, cada projeto deverá contar seus próprios KPI’s de desempenho.
Entretanto, existem alguns indicadores principais. São eles:
- Impressões: número de vezes em que o anúncio foi exibido em campanhas patrocinadas;
- Cliques: quantas vezes um anúncio exibido recebeu um clique de usuários;
- Leads: pessoas que ofereceram seus dados de contato para receber determinado conteúdo da empresa, como um orçamento, uma newsletter ou um material rico, por exemplo;
- Vendas: número de leads que se tornaram clientes;
- Custo Por Aquisição (CPA): custo envolvido para aquisição de uma métrica de valor para a estratégia, seja um clique, lead ou venda.
A análise destas métricas possibilita acompanhar o desempenho de objetivos específicos das campanhas, além de oferecer um panorama de cada etapa da jornada de compra direcionada na estratégia.
Quais são os benefícios de uma estratégia de marketing de performance?
Acompanhamento em tempo real
A grande maioria das plataformas de mídia paga oferece a possibilidade de acompanhar o desempenho de campanhas que estão em andamento. Com isso, a empresa pode identificar feedbacks orgânicos durante o processo.
Por exemplo, é possível realizar testes A/B para determinar se determinada Call to Action (CTA) gera mais conversões do que outras e otimizar a performance de campanhas ainda em curso.
Além disso, essa também é uma maneira de monitorar resultados em tempo real, comparando a previsão esperada com os números alcançados, o que será o principal indicador de sucesso da campanha.
Analisar rapidamente o desempenho de uma estratégia permite que as decisões sejam tomadas com mais assertividade.
Resultados tangíveis
Os profissionais de marketing já não podem mais contar apenas com sua experiência e intuição. Mesmo que já tenha sido um grande diferencial de campanha, não é mais suficiente para as estratégias atuais, principalmente as mais complexas como de tráfego pago.
Por isso, um dos principais benefícios do marketing de performance é ser uma estratégia totalmente analítica, que se baseia na análise de resultados tangíveis e 100% mensuráveis, independentemente da plataforma de anúncios escolhida.
Nesse contexto, decisões estratégicas relacionadas ao marketing digital da empresa são tomadas de acordo com métricas igualmente estratégicas, otimizando o investimento de tempo e recursos organizacionais.
Aumento de alcance
Criar uma campanha com toda a otimização voltada para o público-alvo aumenta consideravelmente as chances de atrair novos usuários. A marca ganha uma visibilidade maior com ações estratégicas e o uso de palavras-chave corretas.
Adaptação rápida às mudanças
Assim como você consegue analisar em tempo real o desempenho das campanhas, também pode alterá-las. O marketing de performance é um campo versátil que proporciona adaptações rápidas conforme o cenário muda.
Baixo risco
É considerado de baixo risco por conta dos resultados mensuráveis, que vêm dos leads, vendas, etc. Quando você consegue ver a movimentação do dinheiro investido, sente-se mais confiante, reduzindo a chance de gastos sem ver resultados.
ROI alto
Reconhecer o ROI da empresa é uma tarefa simples para essa área do marketing. Isso ocorre pois todas as ações podem ser mensuradas. Ou seja, os gastos com estratégias e a receita adquirida são acessados de forma transparente.
Inbound marketing e marketing de performance: qual a diferença entre eles e como podem atuar juntos?
De maneira geral, o marketing de performance é uma estratégia focada em obter resultados rápidos e mensuráveis a partir da análise de dados que passam por monitoramento e testes de eficiência constantes. Geralmente, a partir de campanhas pagas em plataformas de anúncios.
Já o inbound marketing é um conjunto de estratégias baseadas na atração de um público-alvo específico a partir da criação de conteúdo de valor. Em seguida, é preciso transformar esse público em leads para conquistar o direito de se comunicar com ele e iniciar um relacionamento.
Ou seja, o primeiro é baseado no investimento de recursos financeiros para obtenção de resultados a curto prazo. Enquanto o segundo trabalha em etapas para construir um relacionamento orgânico com a persona e conquistar resultados de médio a longo prazos.
Nesse sentido, se a sua empresa busca aumentar o conhecimento de marca e garantir mais tráfego para o site, o marketing de performance pode ser a opção mais rápida e prática. Porém, se o objetivo é garantir leads qualificados e duradouros, é preferível investir em inbound.
Entretanto, isso não quer dizer que as estratégias são excludentes. Pelo contrário, elas podem ser complementares para garantir o máximo desempenho em marketing digital em todas as frentes de atuação.
Dessa forma, é possível empregar uma visão de performance analítica focada em mensurar e potencializar investimentos nas etapas, otimizando os recursos empenhados para a jornada de compra do consumidor.
As principais plataformas de anúncios
Depois de conhecer melhor o marketing de performance, é hora de começar os trabalhos. Mas, para isso, é preciso conhecer as principais plataformas de anúncios para identificar as melhores possibilidades para o seu negócio.
Confira os principais canais que podem ser utilizados em uma campanha de marketing de performance focado em tráfego pago:
Google Ads
O Google Ads é a plataforma de anúncios oficial do Google. Com ela é possível promover anúncios em diversos formatos, como links patrocinados, banners e vídeos.
O grande diferencial da plataforma é que, ao contrário do que o nome indica, ela não exibe anúncios apenas na página principal do buscador, mas também no Google Shopping, YouTube, Gmail e em outros sites indexados no Google.
Ela também oferece a possibilidade de segmentar o perfil dos usuários que serão impactados pelos anúncios, além de trabalhar com o método de cobrança conforme os resultados alcançados.
Facebook Ads
Conforme o nome indica, o Facebook Ads é a plataforma de anúncios oficial do Facebook. Entretanto, assim como o Google, ela também exibe anúncios em outros canais, como o Instagram e, recentemente, em uma rede de sites parceiros.
Como o Facebook possui uma grande base de dados dos usuários, é possível realizar uma segmentação ainda mais precisa nesta plataforma, considerando fatores específicos, como os interesses dos usuários. A cobrança de anúncios é semelhante ao Google Ads.
SEM
O termo SEM é a abreviação para Search Engine Machine. Ou seja, é toda estratégia de mídia paga baseada em motores de busca, como Google, Yahoo e Bing.
Esta estratégia também é conhecida como PPC (pague por clique). Ela utiliza anúncios por meio de resultados de pesquisa patrocinados de acordo com palavras-chave estratégicas selecionadas antes da campanha.
No geral, o planejamento desta estratégia é semelhante ao de SEO para buscas orgânicas, a grande diferença é que, para resultados pagos, é possível segmentar o anúncio para um público específico.
Saiba mais sobre o assunto e conheça o Lab
Até aqui já mostramos tudo sobre marketing de performance e como investir em uma plataforma de anúncios pode trazer mais resultados. Mas será que vale a pena apostar apenas em tráfego pago?
O Lab Persona pode ajudá-lo a entender melhor os caminhos do marketing e como alcançar mais usuários. Conheça nossa empresa e dê mais um passo para o sucesso do seu negócio.