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Growth Hacking e SEO: Como combinar e obter melhores resultados
- 21 de abril de 2025
- Posted by: Lab Persona
- Category: SEO

Em um mercado digital tão competitivo, no qual cada interação é uma chance de conversão, muitos analistas se veem diante da missão de aumentar o tráfego orgânico sem depender de campanhas pagas. Mas como crescer de forma sustentável sem desperdiçar recursos?
A resposta pode estar na união entre Growth Hacking e SEO, duas abordagens que, ao serem integradas, impulsionam o crescimento orgânico por meio de testes de experimentação e otimizações.
Enquanto o SEO busca dar destaque à sua marca nos resultados de busca, o Growth Hacking impulsiona o crescimento de forma mais rápida, combinando inovação e o uso de dados.
E como colocar essas estratégias em prática? Neste artigo, você aprenderá o que é Growth Hacking, como ele se conecta ao SEO, as melhores práticas para aplicar essas técnicas e a importância dos ajustes.
Vamos lá?
O que é Growth Hacking?
O Growth Hacking é uma metodologia que impulsiona o crescimento das empresas por meio de testes, criatividade e análise de dados. Criado pelas mãos de Sean Ellis em 2010, ele se consolidou como um dos principais métodos para empresas que visam resultados sustentáveis, mesmo com poucos recursos.
O LinkedIn, por exemplo, cresceu de 2 milhões para 200 milhões de membros ao adotar estratégias simples, como a divulgação de perfis abertos e visíveis no Google, o que permitiu à plataforma aumentar sua base de usuários, tornando-se uma das principais redes sociais profissionais do mundo.
Esse método se apoia em três elementos principais:
• Crescimento: direciona todas as ações para aumentar o número de clientes ou os lucros, focando no crescimento rápido.
• Métrica Norte: orienta as estratégias com indicadores que guiam as decisões e medem o progresso rumo aos objetivos.
• Experimentação: permite testar novas ideias e validar soluções antes de investir, garantindo ajustes.
Metodologia growth e sua relação com SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia para melhorar a visibilidade de um site nos mecanismos de busca, como Google, aumentando o tráfego orgânico e envolvendo práticas como otimização de palavras-chave, criação de conteúdo e ajustes na estrutura do site, como velocidade de carregamento e Crawl Budget.
Quando integrado ao Growth, o SEO ganha ainda mais força ao acelerar os resultados por meio de experimentação e inovação, criando um ciclo de aprendizado que permite ajustes rápidos para melhorar estratégias e atingir um ótimo desempenho.
Por exemplo, enquanto o SEO se concentra em garantir que um site apareça bem nos resultados do Google, o Growth Hacking testa diferentes CTAs (chamadas para ação) ou formatos de conteúdo para melhorar o engajamento.
Melhores práticas
Para aplicar o Growth Hacking e o SEO de um jeito que funcione, é fundamental escolher táticas que deem o melhor retorno e impulsionem o avanço. Veja a seguir as dicas mais importantes:
1) Produção estratégica de conteúdo
Invista na criação de materiais ricos que abordem as principais dúvidas do público-alvo e que sejam otimizados para SEO, para atrair mais visitantes interessados no seu conteúdo e mostrar que sua empresa entende do assunto.
2) Automação inteligente
Utilize ferramentas como chatbots ou sistemas automatizados para nutrir leads e otimizar processos internos, liberando tempo e recursos enquanto aprimora a jornada do cliente, permitindo que sua equipe se concentre em ações estratégicas.
3) Utilização de testes
Realize testes A/B em elementos como títulos, CTAs (chamadas para ação) ou layouts das páginas para descobrir o que atrai mais a atenção do público e conversão, permitindo aumentar em até 36% a taxa de conversão em uma página após um teste bem-sucedido.
4) Construção de backlinks
Estabeleça estratégias com sites respeitáveis para obter links e backlinks de qualidade que aumentam a autoridade do domínio e melhoram o ranqueamento nos motores de busca, com estratégias como guest posts ou colaborações.
5) Experiência do usuário
Monitore métricas como taxa de rejeição e tempo médio na página para identificar pontos de melhoria e garantir que uma experiência positiva reduza a saída precoce do site enquanto aumenta a probabilidade de conversão ao manter os visitantes engajados com seu conteúdo.
A importância dos ajustes
No universo do marketing digital, a única coisa permanente é a mudança e, por isso, realizar ajustes se torna importante para que sua empresa continue relevante enquanto se mantém alinhada ao mercado. É possível resumir os benefícios dos ajustes em alguns pontos principais:
• Mudanças de algoritmos: motores de busca como o Google atualizam seus algoritmos frequentemente, trazendo algumas mudanças como a search generative experience, que utiliza inteligência artificial para gerar respostas mais precisas.
• Experiência do usuário: monitorar métricas como taxa de rejeição e tempo médio na página ajuda a identificar pontos de melhoria, garantindo que os visitantes tenham uma experiência mais satisfatória.
• Tendências de mercado: ajustes permitem que sua empresa se mantenha atualizada com as preferências do público e com as práticas que estão funcionando melhor no momento.
• Correção de problemas: realizar auditorias regulares no site ajuda a identificar problemas estruturais, como links quebrados ou lentidão, que são capazes de prejudicar o ranqueamento e a experiência do usuário.
• Otimização de conteúdos antigos: revisar conteúdos já publicados para atualizar informações ou melhorar palavras-chave garante que eles continuem atraindo tráfego orgânico e permanecendo relevantes.
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