Blog
Gemini, Google e SEO: novidades e tendências
- 10 de maio de 2024
- Posted by: Lab Persona
- Category: SEO
Na imensidão do universo digital, uma figura surgiu como protagonista nos últimos meses: o Gemini, a mais recente ferramenta de inteligência artificial (IA) generativa desenvolvida pelo Google.
Com uma capacidade avançada de processamento, a solução ultrapassa os limites tradicionais da IA, podendo gerar uma variedade de informações, que vão desde textos até imagens e vídeos.
Essa versatilidade está revolucionando a interação com as informações disponíveis e trazendo novos desafios aos profissionais de SEO.
Pensando nisso, preparamos este artigo. Nele, queremos nos aprofundar em uma jornada pela IA do Google, entendendo os detalhes, sua relação com os algoritmos de busca e revelando todo seu potencial, desde a capacidade de processar e entender uma grande variedade de dados até seu potencial para influenciar a forma como os resultados de busca são apresentados nas páginas de resultados.
O que é o Gemini, a nova IA do Google?
Lançado em 6 de dezembro de 2023, o Gemini representa um marco na evolução da corrida da inteligência artificial.
Sua criação teve início em meio aos avanços da IA e a ideia dos pesquisadores e desenvolvedores do Google era criar uma ferramenta capaz de compreender e gerar informações de qualidade nos mais diferentes formatos.
A busca incansável deu origem ao Gemini Google. Mas afinal, o que o torna tão único?
Processamento Multimodal
Imagens, vídeos e códigos não são mais desafios impossíveis. Essa habilidade abre um leque de possibilidades para análise de dados e criação de conteúdo, elevando a interação com informações nunca antes alcançadas.
Aprendizado Contínuo
O Gemini está em constante evolução, aprendendo e adaptando-se às novas tendências em tempo real. Esse processo garante que ele permaneça atualizado e relevante, pronto para se adaptar aos desafios das mudanças
Conectividade
Integrando-se às outras ferramentas do Google, como Search Console, Sheets e YouTube, o Gemini simplifica o trabalho de profissionais de SEO e marketing, otimizando seu tempo e aumentando sua produtividade.
Análise multimídia
Identificando objetos e cenas em imagens, compreendendo o conteúdo de vídeos e integrando essas informações ao texto, o Gemini proporciona análises mais precisas, abrindo caminho para insights e decisões estratégicas assertivas.
Mergulhando nas funcionalidades do Gemini
Segundo artigo do Google Brasil, “com uma pontuação de 90.0%, o Gemini é o primeiro modelo a superar os especialistas humanos em MMLU (Entendimento de Linguagem Massiva e Multitarefa), que usa uma combinação de 57 disciplinas, como matemática, física, história, direito, medicina e ética, para testar tanto o conhecimento sobre o mundo quanto a capacidade de resolução de problemas”.
Sua interface e funcionalidades o tornam útil para diversos fins. Conheça alguns:
- Criação de conteúdo multimídia: Cria textos, imagens e vídeos de alta qualidade em segundos. Ele pode ser usado para criar posts para redes sociais, artigos de blog, materiais de marketing e muito mais.
- Análise de dados: Como já mencionamos, o Gemini é capaz de identificar objetos, cenas e padrões em dados multimídia, fornecendo informações que podem ser usadas para melhorar sua estratégia de marketing, pesquisa científica ou desenvolvimento de produtos.
- Tradução de idiomas: Traduz textos e legendas de vídeos de forma instantânea e precisa. Ele suporta uma variedade de idiomas, o que o torna ideal para se comunicar com pessoas de todo o mundo.
- Respostas a perguntas: Gera respostas precisas e relevantes para as mais variadas perguntas. A solução consegue acessar e processar informações de diversas fontes atualizadas e relevantes no Google, fornecendo respostas assertivas, baseadas em informações reais e informativas.
- Resumo de textos: Crie resumos concisos e informativos de textos longos. É possível identificar os pontos principais de um texto e resumi-los em linguagem natural, facilitando a compreensão de informações complexas.
Qual a diferença do Gemini e do ChatGPT?
A principal diferença está nas fontes de informação que nutrem esses sistemas. Enquanto a versão gratuita e pública do ChatGPT (a 3.5) é treinada com um conjunto predefinido de dados, que não é atualizado após o seu lançamento, o Gemini, a nova IA do Google, se destaca por sua capacidade de aprendizado contínuo.
Isso significa que o Gemini acessa uma ampla gama de informações em tempo real, o que potencialmente o torna mais adaptável e atualizado em comparação com o ChatGPT.
Gemini e SEO, uma relação próxima
O Gemini promete redefinir as estratégias de SEO, introduzindo novas dinâmicas e possibilidades para os profissionais de marketing digital.
Uma das áreas em que o Gemini tem potencial para causar um impacto significativo é na otimização de conteúdo. Como ele entende melhor a jornada do usuário, as métricas tradicionais de SEO, como classificações por palavra-chave, podem se tornar menos importantes. O foco muda para métricas que rastreiam a interação do usuário, como tempo no site e taxas de clique.
Ao analisar e entender as consultas de busca de maneira mais precisa, a IA permite uma otimização direcionada. Isso significa que as estratégias de SEO podem ser adaptadas não apenas para atender às palavras-chave, mas também para compreender o contexto e o propósito por trás das pesquisas dos usuários.
Essa compreensão da intenção do usuário leva a uma experiência de busca mais personalizada e relevante, aumentando as chances de conversão e melhorando o desempenho geral do site nos mecanismos de busca.Quer entender mais como as inteligências artificiais estão mudando as dinâmicas dentro do mercado de comunicação digital? Acompanhe o blog do Lab Persona!