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15 Ferramentas de marketing digital essenciais para quem trabalha na área
- 17 de novembro de 2021
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Conhecer as melhores ferramentas de marketing digital é o ponto de partida fundamental para qualquer empresa que deseja construir um posicionamento sólido na internet.
Afinal, em meio à competitividade do mercado online, você e seu time precisam ter os recursos certos para gerir, analisar e otimizar suas campanhas.
Sabendo disso, preparamos este artigo completo sobre o assunto. A seguir, descubra quais são os sistemas mais recomendados para você explorar e integrar às suas estratégias, garantindo resultados mais eficientes e escaláveis para sua marca.
15 ferramentas de marketing digital mais usadas
Para que você saiba quais sistemas priorizar, elencamos as 15 ferramentas mais utilizadas no mercado e uma breve descrição sobre suas funções e funcionalidades.
Confira todas elas abaixo, categorizadas de acordo com as demandas que cada uma contempla:
Análise e SEO
Ter embasamento é um requisito fundamental para o sucesso de qualquer campanha. Afinal, nenhuma decisão pode se basear em achismos ou convicções, mas sim em dados concretos.
Seja para determinar o que melhor funciona no seu SEO ou verificar quais ações mais geram resultados (e quais devem ser ajustadas), contar com as ferramentas de marketing digital ideais é fundamental.
Confira as plataformas indispensáveis para guiar as ações da sua marca:
- Sem Rush
Sem Rush está entre as ferramentas de marketing digital mais importantes para analisar websites. Com ela, é possível diagnosticar a sua posição em relação à concorrência, por meio de inúmeros dados relevantes de SEO.
Entre os insights fornecidos pela plataforma, está o posicionamento dos concorrentes na busca orgânica, palavras-chave mais usadas por empresas do seu nicho, backlinks, histórico de buscas do seu site e concorrentes, etc.
- Google Analytics
Já o Google Analytics é o sistema de monitoramento mais usado pelas empresas na atualidade. Totalmente gratuito, ele confere uma infinidade de indicadores para determinar o desempenho de um site.
As métricas incluem volume de acessos, sua origem, localidade, taxa de rejeição, tempo de navegação e inúmeros outros. A ferramenta do Google pode ser integrada às campanhas e fornecer dados sobre elas em tempo real.
- Google Search Console
Também pertencente ao Google, essa é uma ferramenta de gestão de marketing digital focada em SERP. Com ela, é possível monitorar e garantir uma boa presença nos resultados de pesquisa apresentados no buscador.
Além de fornecer métricas e informações sobre posicionamento, ela também aponta erros que os sites podem ter, para que sejam corrigidos e não comprometam seu posicionamento durante as pesquisas dos usuários.
- Google Tag Manager
Trata-se de uma ferramenta de marketing digital que centraliza e simplifica a gestão das tags do site. Com ela, qualquer profissional logado na plataforma pode alterar ou adicionar tags sem ter que lidar com linhas de código.
Dessa maneira, o time de marketing pode atualizar os scripts do site de maneira centralizada. Por eliminar as complexidades de programação, é possível fazer as mudanças em tempo real e garantir mais autonomia para os trabalhos feitos nas campanhas.
Automação
Atender todas as demandas exigidas para garantir o bom posicionamento de uma marca na internet pode ser algo trabalhoso.
Afinal, os profissionais devem implementar ações, postar conteúdo, coletar indicadores de marketing, ajustar as campanhas, entre muitas outras tarefas simultâneas em inúmeros canais.
Para facilitar os trabalhos, eliminar esforços repetitivos e agregar mais eficiência aos processos, é fundamental investir em automação. Confira as melhores ferramentas de marketing digital para isso:
- MailChimp
O MailChimp é um dos sistemas mais completos para a automação de e-mail marketing. Além disso, seu uso é bastante simples e intuitivo.
Seja na versão gratuita, que já é repleta de funcionalidades, ou na modalidade paga, você pode criar, programar e disparar e-mails à sua base com total eficiência e facilidade, independentemente do escopo da sua estratégia.
- RD Station
Posicionada entre as ferramentas de automação de marketing definitivas do mercado, a RD Station agrega todos os recursos para automatizar e otimizar campanhas.
Ela permite gerenciar todas as demandas da sua equipe em um só lugar. Isso vai desde a atração de novos visitantes, até sua conversão em leads e fechamento de vendas. As possibilidades são inúmeras, com análise de ROI dos canais, histórico completo dos leads e de seu relacionamento com a marca, inteligência de negócios, etc.
- Hubspot
Referência absoluta em marketing digital, o HubSpot agrega tantas funcionalidades, que muitos têm dificuldades para definir a plataforma em um único segmento.
De acordo com a empresa, o foco do sistema é em vendas. Sendo assim, entre suas inúmeras funcionalidades, a função CRM é a que mais se destaca. Nela, é possível segmentar os prospects e leads e agregar uma base imensa de dados sobre eles.
- Active Campaign
Assim como o MailChimp, essa ferramenta de automação de marketing é focada nas campanhas de e-mails.
Do design das mensagens à escrita dos textos, ela permite criar newsletters, mailings e e-mails em geral. Os disparos são automáticos e podem ser submetidos a testes A/B para aprimorar sua eficiência.
Social Media
Se há poucos anos as redes sociais eram vistas apenas como uma tendência de mercado em crescimento, hoje em dia é indiscutível que elas se tornaram ferramentas de marketing digital indispensáveis para qualquer marca.
Esse tipo de mídia também pode envolver diversas demandas. Afinal, é preciso manter conteúdo atualizado em diferentes plataformas (como Instagram, Facebook, Twitter, TikTok, etc.), dominar o algoritmo de cada uma delas, fazer a análise de social media, monitorar as interações do público, e assim por diante.
Veja as melhores ferramentas de gestão de marketing digital da área e como elas podem ajudar a sua equipe:
- BuzzSumo
Para ter relevância nas redes sociais, sua marca precisa abordar assuntos atuais e que estejam alinhados aos interesses da sua audiência.
Com o Buzzsumo, você acompanha quais temas estão em alta no seu nicho digital. Os indicadores podem ser personalizados e automatizados, para você acompanhar termos, concorrentes e outros dados que sejam relevantes para a sua estratégia.
- mLabs
O mLabs é uma ferramenta de gestão de marketing digital que agrega todas as demandas das diferentes mídias sociais usadas por sua empresa em um único sistema.
Apesar de robusta, ela tem um uso bastante intuitivo. Você pode criar posts, agendar publicações, obter relatórios de engajamento e responder mensagens privadas sem precisar ficar alternando entre diversas redes.
- Quintly
Focada em benchmarking, a Quintly coleta dados e garante insumos valiosos para a sua estratégia.
Sua finalidade é analisar as ações das marcas concorrentes nas redes sociais. Com os insights obtidos, você determina o que melhor funciona e o que deve ser evitado nas suas campanhas.
- Hootsuite
Da mesma forma que o mLabs, o Hootsuite é uma ferramenta de marketing digital que reúne a gestão de todas as suas redes sociais em um só lugar.
Trata-se de um diferencial importante para veicular, acompanhar e monitorar suas campanhas de social media, poupando tempo e otimizando recursos mesmo com posts em inúmeras plataformas simultâneas.
Gestão de projetos
As ferramentas de marketing digital também contemplam soluções que integram, aprimoram e facilitam o trabalho do seu time.
Afinal, para gerar os resultados desejados nas campanhas, os profissionais devem atuar de forma alinhada, fluida e bem organizada em meio às demandas cotidianas. Confira os principais exemplos:
- Trello
Grátis e muito simples de ser utilizado, o Trello é perfeito para trabalhos colaborativos, sejam eles remotos ou presenciais.
Sua estruturação é feita em colunas e quadros. Em cada quatro, um projeto inteiro pode ser organizado. Dentro dele, as colunas descrevem as tarefas a serem cumpridas.
- Asana
De forma semelhante à descrita acima, o Asana permite definir tarefas e associar cada uma delas ao membro do time responsável.
Todos os membros da equipe podem visualizar o projeto inteiro. Assim, todos ficam por dentro sobre o andamento das entregas e suas respectivas atividades.
- Runrun.it
Por fim, o Runrunit é uma das ferramentas de marketing digital mais eficientes quando o assunto é organização.
Com ele, toda a comunicação da equipe e as tarefas ficam integradas em um só lugar. Tudo é feito de modo padronizado, simples e inteligente, com recursos extras que tornam toda a experiência ainda mais completa.
Agora que você conhece as principais ferramentas de marketing digital, não se esqueça que muitas das suas demandas também podem (e devem) ser terceirizadas. Acesse nosso conteúdo sobre o assunto e descubra como encontrar os serviços ideais para a sua equipe.