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6 dicas para otimizar o seu site e melhorar sua estratégia de SEO
- 29 de junho de 2023
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Como está sua estratégia de SEO?
Melhorar a posição do site nos mecanismos de busca parece uma tarefa complexa devido ao volume de conteúdos publicados na internet. No entanto, vale dizer que empresas são capazes de obter resultados interessantes nas pesquisas se também otimizarem o site e melhorarem a sua estratégia.
A questão é que isso não pode ser conquistado do dia para noite. Ajustar o site e melhorar as estratégias de SEO exigem esforço contínuo, tempo e a aplicação de boas práticas na estruturação da página, e também na produção e publicação dos materiais.
Abaixo, separamos 6 dicas que podem te ajudar!
A importância de uma estratégia de SEO eficiente
Antes de apresentar as dicas, é importante entender o que é SEO no marketing.
SEO, sigla para Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas e estratégias que ajudam a empresa a otimizar páginas e conteúdos nos mecanismos de busca.
Uma estratégia de SEO consiste em organizar a estrutura e a apresentação dos conteúdos de um blog ou página, de modo que eles alcancem as primeiras posições de resultados nos buscadores, como é o caso do Google.
Quando a empresa não possui uma estratégia de SEO eficiente, seus materiais simplesmente deixam de alcançar as pessoas certas,prejudicando, assim, o acesso até a sua página e a possibilidade de conversão de leads.
Na internet, a batalha para ocupar as primeiras páginas é acirrada, e não há como escapar disso. Assim, é preciso ter em mente que o que vai determinar o sucesso de um site/blog são as estratégias aplicadas pelos times durante a produção e publicação dos conteúdos e o quão aderentes e relevantes elas são não só para seu público, mas também para as ferramentas de busca.
Como otimizar o site e melhorar a estratégia de SEO
1- Pesquisa de palavras-chave estratégicas
Tudo começa com a pesquisa das palavras-chave, conhecidas também como KWs (Keywords). É por meio dessa busca que as equipes de marketing vão produzir e direcionar conteúdos que fazem sentido e são relevantes para a sua persona. Além de aumentar o tráfego da sua página.
No universo das palavras-chave, existem dois tipos de KWs que podem ser usadas nas estratégias de SEO:
- Aquelas que possuem um alto volume de busca (com mais de 100 mil buscas no mês);
- E as de cauda longa (geralmente relacionadas a uma dúvida específica do usuário). Geralmente possuem volume de buscas mais baixo, porém, qualificado
Ambos os tipos são importantes para melhorar o posicionamento de um site/blog, e precisam ser introduzidas estrategicamente nos conteúdos e na descrição da página.
Para descobrir quais palavras-chave são interessantes para atrair suas personas, as equipes podem usar o próprio Google como aliado, ou então recorrer a ferramentas como o Semrush e o Ubersuggest, por exemplo.
2- Otimização de títulos e descrições meta
Outra dica que não pode passar despercebida pelas equipes de marketing é a otimização de títulos e descrição da meta description.
A palavra-chave principal precisa sempre estar inserida nesses dois elementos, de forma criativa para atrair e reter a curiosidade dos leitores. Além disso, deve conter o número de caracteres adequado para serem apresentados por completo nos mecanismos de busca.
Para o título principal o recomendado é até 65 caracteres, enquanto que para a meta description, até 160 caracteres.
3- Melhoria da velocidade de carregamento do site
Fazer uma pessoa clicar no site é uma coisa, agora manter ela interessada em permanecer na página é outra completamente diferente. Segundo o próprio Google, 40% dos usuários abandonam os sites que demoram mais de 3 segundos para carregar.
Empresas que querem melhorar o seu posicionamento e relevância precisam assegurar que os leads fiquem e consumam os conteúdos que a página está entregando. E para isso, é necessário proporcionar uma boa experiência já no primeiro clique.
4- Criação de conteúdo relevante e de qualidade
Além de melhorar a velocidade de carregamento do site, as equipes também precisam desenvolver uma cultura de entrega de conteúdos relevantes e de qualidade.
Materiais que são considerados rasos ou pouco explicativos dificilmente esclarecem dúvidas e suprem as reais necessidades dos leitores. Isso pode fazer com que a página perca potencial de acesso, e até mesmo deixe de ser um canal confiável para se buscar informações.
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5- Uso adequado de tags de cabeçalho e formatação de texto
A formatação de texto e o uso de tags de cabeçalho podem fazer com que os leitores tenham uma melhor experiência, seja para consumir um conteúdo ou acessar outros materiais relevantes.
Isso não significa, no entanto, que a equipe de marketing deva utilizar várias tags e marcações em um único artigo. Na estratégia, o ideal é que cada texto tenha, no máximo, duas tags para que os usuários do site compreendam o que é mais relevante.
Quanto à formatação de texto, o indicado é que ele se torne fluído e de fácil legibilidade, com subtítulos, informações em listas e bullet points, e separação adequada de parágrafos. Nada de tópicos muito extensos, com trechos de oito e dez linhas. A objetividade é o que vai melhorar a experiência de leitura.
6- Otimização de URLs e estrutura de links internos
Por último, deve-se ainda otimizar os URLs para que sejam curtas, objetivos e contenham a palavra-chave principal na sua estrutura. URLs muito extensos, com sessions ID’s ou números, não passam muita confiança ao leitor e podem prejudicar o entendimento sobre o que se trata a página.
Além disso, é importante que as equipes de marketing realizem também uma auditoria de backlinks para melhorar a estrutura dos links internos. Se os links não forem atualizados/verificados constantemente, a empresa corre o risco de ter sites maliciosos ou duvidosos atrelados à sua própria página.
O monitoramento é constante!
Preferências de mercado e o comportamento dos consumidores são cíclicos. Para acompanhar as mudanças e direcionar os conteúdos para onde os leitores realmente estão, as empresas precisam monitorar as palavras-chave constantemente e, se necessário, atualizar seus conteúdos com novas Kws.
O sucesso de uma estratégia de SEO requer cuidado na produção e publicação dos materiais, sem dúvida. Mas lembre-se: o trabalho das equipes não pode parar nisso. É preciso que todos se aprimorem, acompanhem tendências e atualizem os conteúdos, de modo a entregar apenas materiais de valor.
Marcas que desejam conquistar o topo precisam de uma atuação estratégica!
Contar com expertise de parceiros que viabilizem a implementação de estratégias assertivas de SEO, podem ser o caminho para uma gestão mais eficiente.
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