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Como sustentar uma estratégia de lançamento através do inbound marketing?
- 25 de março de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Inbound Marketing
Uma boa estratégia de lançamento é a chave para o sucesso de qualquer novo produto ou serviço.
Afinal, como todo empreendedor sabe, não basta apenas ter uma excelente mercadoria. O público precisa reconhecer o valor dela e sentir-se atraído a comprá-la.
Ou seja, muito além de fatores como preço, qualidade e nicho de atuação, é fundamental planejar quais serão as melhores ações para conquistar o interesse e a atração dos clientes.
Para você ter ideia, cerca de 30.000 novos produtos são lançados todos os anos, sendo que 95% simplesmente falham em termos de aceitação de mercado.
Os dados são de uma publicação do portal Inc. e reforçam a importância da estratégia de lançamento para que boas ideias não sejam desperdiçadas quando “colocadas à prova”.
Mas, afinal, como ter sucesso no marketing de lançamento de produto? Descubra os detalhes mais importantes sobre o assunto a seguir.
Estratégia de lançamento: como preparar o terreno?
Independentemente da situação, todo lançamento de novos produtos exige um planejamento prévio antes de sua introdução no mercado.
Nesse sentido, é preciso ter pleno entendimento sobre o item em questão, sobre os benefícios que ele agrega aos consumidores e as principais necessidades que ele é capaz de atender.
A partir dessa análise, são definidas as ações que irão comunicar ao público o valor que o produto pode agregar diante de suas preferências e demandas.
Portanto, para preparar o terreno e garantir a melhor aceitação possível da solução a ser lançada, a estratégia de lançamento precisa contemplar alguns requisitos. São eles:
Pesquisa de mercado
Antes de tudo, você precisa compreender o mercado em que o produto ou serviço será inserido. Para isso, não basta apenas observar o cenário atual. Também é fundamental ater-se às suas variações e sazonalidades, tendo uma base sólida sobre o que esperar em longo prazo.
Você deve entender qual a visão das pessoas sobre esse mercado. Verifique o que elas mais gostam sobre ele e quais são os aspectos que não têm popularidade.
Além disso, compreenda seu potencial de crescimento ou desaceleração e qual a posição do seu produto em relação aos concorrentes.
Outra questão importante é analisar quais são os pontos fortes e fracos da concorrência. Com base neles, defina qual o diferencial da sua solução em relação às já ofertadas no segmento.
Entenda o nicho
Além do mercado como um todo, volte suas atenções ao seu nicho específico de atuação. Nessa fase, o planejamento estratégico precisa saber quais serão as oportunidades e brechas da área exploradas pelo novo produto ou serviço.
Um bom exercício é pesquisar por concorrentes diretos na internet. Cheque as informações e as ofertas que apresentam carência em relação a certas necessidades específicas do seu público.
A ideia é ter uma visão completa sobre o segmento, seus gargalos e principais demandas. Com isso, você pode investir em inovações que melhor atendam e satisfaçam a audiência.
Defina a buyer persona
Por falar em compreender seu público, não se esqueça das personas. A criação de persona consiste na elaboração de um perfil semi fictício do cliente que seria ideal para o novo produto.
Para isso, realize pesquisas demográficas e entreviste consumidores alinhados ao perfil do seu negócio. Com base nesses dados, descreva um “personagem” com características, gostos e necessidades próprias.
Esse personagem será a persona da sua estratégia de lançamento. Todo o marketing criado deverá “conversar” com ela, levando em consideração suas dores, preferências, tom de voz e outras características que garantam um melhor alinhamento para a comunicação.
Antecipação
Antes de iniciar o lançamento do produto novo, você precisa criar um senso de antecipação. Ou seja, as ações de marketing devem comunicar a “novidade” a ser lançada previamente, para que as pessoas se preparem para ela.
O objetivo é motivar a expectativa dos consumidores. Semanas antes de lançar um produto, já comece a divulgar seus benefícios, diferenciais e proposta de valor.
Quando as pessoas percebem que “em breve” algo novo chegará ao mercado para atender suas preferências e solucionar suas dores, cria-se uma “ansiedade” para o produto que impulsiona suas vendas iniciais.
Pós lançamento
Após o período de antecipação, é feito o lançamento. Trata-se da fase em que a campanha é veiculada de fato, convidando os consumidores a adquirirem o novo produto.
Como você deve imaginar, isso não significa que os esforços estão encerrados. Na verdade, a estratégia de lançamento, nessa etapa, é ainda mais importante para garantir o desempenho mercadológico do produto e sua aceitação entre os clientes. Confira:
Atendendo as expectativas
Não basta construir um relacionamento e engajar a audiência. Acima de tudo, sua marca deve entregar aquilo que prometeu.
Isso não significa apenas vender um produto ou serviço alinhado ao que foi descrito no marketing. É imprescindível investir no pós-venda.
Ou seja, preze por um relacionamento contínuo com os clientes. Tenha um excelente suporte, colete feedbacks, tire dúvidas e peça avaliações.
Essa é a melhor maneira de aumentar a satisfação dos compradores. Além disso, você reúne insumos para aprimorar seu marketing e impulsionar ainda mais os resultados do lançamento.
Inbound Marketing
Os clientes devem se lembrar de você sempre que desejarem comprar algo do seu nicho. Além disso, lembre-se que uma parcela da audiência ainda não está preparada para a aquisição.
Sendo assim, procure nutrir, informar e preparar suas personas. Isso deve ser feito em um conjunto de canais, com conteúdos de blog, newsletters, redes sociais, anúncios pagos, etc.
Imagine que o produto lançado é um software de gestão para pequenas empresas. Muitos empresários podem estar pesquisando sobre gerenciamento na internet neste exato momento, mas parte deles ainda não faz ideia de que precisa do sistema que você vende.
O inbound marketing serve para aproveitar esse potencial. Ao preparar, tirar dúvidas e resolver os problemas das pessoas, sua marca gera confiança. Ao mesmo tempo, você “nutre” a audiência com o que ela precisa saber até que “se dê conta” de que necessita do seu produto.
No exemplo do software, você pode criar um fluxo de automações para explorar os diferenciais do sistema lançado. Ao definir a cadência para o envio dos e-mails e
elaborar um CTA estratégico para guiar a jornada do lead, você cria o caminho perfeito até a levantada de mão.
Ainda na etapa de lançamento, você pode criar uma landing page com um trial com dicas para que o lead conheça o software. Ao fim do trial, a “isca” levará a uma sequência de conteúdos para que a pessoa explore os benefícios e diferenciais da ferramenta. Ao longo dela, CTAs para conversar com um especialista ou para contratar o sistema podem ser apresentados.
Independentemente da jornada do seu consumidor, essa é uma forma de sustentar a estratégia de lançamento. Afinal, os leads permanecerão na sua base. Com isso, você pode abordá-los nos momentos que forem ideais para a venda.
Análise de métricas
O sucesso da sua estratégia de lançamento não pode ser determinado pela intuição da sua equipe. Como todos sabem, medir resultados e analisar métricas é fundamental.
Sendo assim, o monitoramento dos indicadores de marketing deve ser constante. É ele que determinará os pontos fortes da campanha e aquilo que precisa ser ajustado ou que pode ser otimizado.
Além de acompanhar o ROI das ações e a lucratividade do novo produto, analise seus canais de venda, os padrões de compra da audiência, os feedbacks dos clientes e outros pontos que ajudem sua marca a se alinhar melhor às preferências e demandas do público.
Estratégia always on
Não importa qual seja o contexto da sua estratégia de lançamento. É fato que vivemos em uma era digital e que sua marca precisa atender aos comportamentos que definem esse contexto.
As pessoas estão conectadas a todo o momento. As pesquisas de produtos, conteúdo e de ofertas ocorrem 24 horas por dia.
Seja no celular, no tablet ou no computador, os consumidores querem relacionar-se com as marcas a todo momento, não importa se isso seja feito via aplicativo, site, redes sociais, etc. Esse padrão é chamado de always on (ou “sempre online”).
Evidentemente, uma estratégia de lançamento deve contemplar períodos específicos de campanha, canais mais alinhados às personas, aspectos sazonais e outras características semelhantes.
Entretanto, isso deve ser somado à noção de que os anúncios, os conteúdos de diferentes mídias e os pontos de contato precisam estar continuamente ativos.
Isso porque, mesmo quando alguém vê sua marca sem comprar dela, a presença digital always on faz com que ela seja sempre lembrada. Do contrário, você perde espaço para outros negócios quando suas interações estão inativas.
Para que sua estratégia de lançamento gere frutos em longo prazo e seu marketing seja constante, é indispensável contar com serviços especializados na área.
Acesse nosso conteúdo sobre o tema e saiba como encontrar as soluções ideais para manter uma presença constante perante a sua audiência.