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Você sabe qual a diferença entre marketing e vendas?
- 28 de junho de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Afinal, qual é a diferença entre marketing e vendas?
No dia a dia das empresas, é muito comum que ocorram frequentes associações entre esses dois termos, pois eles estão relacionados a um mesmo objetivo: a conquista do cliente e conversão de uma compra.
No entanto, apesar das semelhanças, esses dois conceitos são essencialmente diferentes, cada um contando com características específicas, e é papel do gestor da área de marketing compreender todas essas particularidades.
Com esse conhecimento, será possível alinhar as duas áreas e potencializar a lucratividade do seu negócio.
Para te ajudar nesse processo, explicamos neste artigo as principais diferenças entre marketing e vendas para que você consiga extrair o melhor rendimento de cada uma.
Siga a leitura!
Qual a diferença entre marketing e vendas?
O primeiro passo para compreendermos a diferença entre marketing e vendas é explorarmos separadamente o conceito de cada área. Confira abaixo:
Conceito de marketing
Dentre as definições mais populares sobre o que é marketing, certamente a citada pelo The Chartered Institute of Marketing do Reino Unido é a que mais se destaca. Segundo a instituição, esse termo significa “o processo de gerenciamento responsável por identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente gerando lucro”.
Em outras palavras, marketing é basicamente o conjunto de ações que uma empresa toma para atingir as demandas e os gostos de seu público-alvo. Durante esse processo, são realizadas etapas que visam a chamar a atenção do cliente e aumentar o máximo possível a chance de venda.
Podemos afirmar que o foco principal do Marketing é, antes de qualquer coisa, analisar o mercado. Com as informações levantadas nessa análise, o setor deve criar ações capazes de atrair, encantar e reter os clientes, seja com o auxílio de propaganda, marketing digital, de relacionamento ou outras ferramentas.
Conceito de vendas
Ao tempo que o marketing é a área responsável por atrair a atenção dos clientes, o setor de vendas é encarregado de manter o contato direto com o público-alvo, estreitando a relação com todo lead conquistado nas ações realizadas anteriormente.
Em outras palavras, o campo de vendas basicamente dá continuidade ao trabalho iniciado pelo marketing, nutrindo um relacionamento mais próximo com o lead.
Como consequência direta dessa proximidade, o profissional de vendas pode compreender com mais exatidão quais são os verdadeiros desejos e demandas do consumidor. E, acredite: essas são informações de ouro na hora de realizar uma abordagem de venda, potencializando as chances de o negócio ser fechado.
Mas afinal, qual a diferença entre os dois conceitos?
Como vimos acima, marketing e vendas são duas áreas que, apesar de se completarem, contam com suas particularidades muito bem estabelecidas.
Em primeiro lugar, é importante destacar que as responsabilidades de cada setor são diferentes. Enquanto um cuida da atração de clientes, outro é encarregado pelo fechamento da compra. Só aí já temos uma diferença grande.
Além disso, temos que entender também que o marketing é o setor que pensa no futuro do negócio, trilhando metas para que os objetivos da marca sejam atingidos. Já o campo das vendas é focado no presente, visando à conversão imediata do lead em cliente.
Qual a relação entre as duas áreas?
Como vimos acima, apesar de não serem sinônimos, marketing e vendas são dois fatores que se complementam.
Sem uma boa campanha de marketing, por exemplo, o trabalho do time de vendas será muito mais complicado. E um aproveitamento baixo das vendas acabará desperdiçando as estratégias tomadas pelo marketing. Consegue compreender como elas se interligam?
Pensando nisso, o grande segredo para potencializar a lucratividade de seu negócio é unir os dois mundos. Quando associados, seus resultados tendem a ser ainda mais completos e positivos para a empresa.
Mas afinal, como relacionar marketing e vendas? Uma das formas mais efetivas é utilizando a estratégia de SLA. Confira mais detalhes sobre esse conceito abaixo.
Estratégia de SLA
SLA é uma sigla para Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço. Esse conceito é caracterizado como o agrupamento de ferramentas e mecanismos que unem diversos campos de uma mesma companhia, visando que todos andem em conjunto e atinjam as mesmas metas.
Considerando que nem sempre os times de marketing e vendas trabalham em um mesmo lugar, a estratégia SLA garante que as duas áreas compartilhem métricas, prazos, objetivos e responsabilidades.
Como consequência dessa ferramenta, os gestores das equipes poderão ter uma visão mais ampla e clara do desempenho de cada setor da empresa. Assim, será mais simples identificar questões como pontos de melhoria, por exemplo.
Como é a relação de resultados conquistados pelas duas áreas?
A relação entre as duas áreas ocorre de maneira cronológica, passando por todo um processo até o fechamento da compra. Confira abaixo:
- Em primeiro lugar, o marketing estimula os desejos e as demandas do seu potencial cliente por meio de promoções, anúncios, conteúdos ou outras estratégias;
- Quando uma estratégia de marketing é bem-sucedida e chama a atenção do cliente, ela prepara o terreno para o contato direto do time de vendas com o lead;
- É função do time de marketing monitorar o futuro cliente, verificando qual o melhor momento para enviá-lo para a venda;
- Após toda essa movimentação, o cliente já entra para o processo de vendas educado e esperando a compra. A partir desse ponto, é função do vendedor converter o lead em um consumidor efetivo.
3 dicas para utilizar marketing e vendas juntos
A seguir, deixamos aqui três dicas específicas e fundamentais para serem seguidas.
Estabelecer objetivos em comum
A primeira e importantíssima dica é realizar um alinhamento entre os dois setores. É indispensável que os objetivos do marketing e das vendas sejam exatamente os mesmos para resultados positivos.
Integrar as ações de marketing e venda
Ações entre as duas áreas também podem ser integradas no cotidiano da empresa. Vamos usar um exemplo? Considere o seguinte cenário: um profissional de vendas está acostumado a responder uma pergunta específica enquanto conversa com o lead. Ou seja, existe uma dúvida comum entre os consumidores.
Dessa forma, podemos afirmar que o vendedor entende as demandas dos clientes, o que acaba sendo uma informação de ouro para o time de marketing.
Considerando essa informação, o time de marketing pode produzir conteúdos respondendo a esse questionamento tão recorrente.
Compartilhar dados e informações
Por último, mas não menos importante, quaisquer dados de leads devem ser compartilhados entre os setores. Afinal, tanto o time de vendas quanto o de marketing trabalham com pessoas. E a melhor maneira de compreender o comportamento de um determinado cliente é analisando suas informações.
Assim, ambas as equipes poderão identificar quais conteúdos o lead baixou, seus interesses, demandas e necessidades. Novamente, temos um exemplo de como a informação é valiosa no cotidiano de um negócio.
Conheça o Lab Persona!
Como acompanhamos ao decorrer do artigo, compreender a diferença entre marketing e vendas é fundamental para que um gestor possa elaborar suas estratégias de maneira consciente e segura.
Para facilitar ainda mais o desenvolvimento de ações de marketing e vendas do seu negócio, deixar essa função nas mãos de uma agência acostumada com inovação é um excelente caminho.
O Lab Persona, unidade do Estadão, é uma empresa especializada em marketing que valoriza acima de tudo a produção de conteúdo qualificado para a sua instituição.
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