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5 motivos para criar um podcast
- 8 de março de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Os conteúdos estão em sua maior alta desde os tempos do rádio. Por isso, criar um podcast é a aposta de 2022 para quem quer se destacar no mercado e alcançar um público cada vez maior.
Se você está pronto para investir nesta estratégia que tem tudo para ser destaque de marketing de conteúdo durante este ano, continue a leitura! No artigo de hoje, veremos 5 motivos para começar um podcast em 2022.
5 motivos para começar um podcast em 2022
Os podcasts estão entre os formatos de conteúdo mais consumidos pelos brasileiros. Só em 2020, seu consumo cresceu 200% na principal plataforma de áudio do país, o Spotify.
O próprio Estadão é a prova disso. O podcast “Estadão Notícias”, pioneiro no segmento de podcasts de hard news no Brasil, alcançou mais de 4 milhões de downloads no último ano.
Mas se você ainda não está convencido da importância de inserir este formato na sua estratégia de conteúdo, nós listamos 5 motivos que vão te mostrar porque você deve criar um podcast em 2022:
Grande público
Um estudo realizado pela Globo em parceria com o Ibope revelou que 57% dos entrevistados começaram a ouvir programas em áudio digital durante a pandemia da Covid-19.
O aumento fez com que o Brasil ocupasse o quinto lugar no ranking mundial dos que tiveram um crescimento mais acelerado neste setor. E, dos 100 milhões de brasileiros que consomem conteúdo neste formato, mais de 28 milhões declaram ouvir podcasts.
O estudo indicou também que o perfil dos ouvintes é bem distribuído: 51% homens e 49% mulheres. Além disso, cerca de 70% do público tem idade entre 16 e 44 anos e estão distribuídos entre as classes sociais A/B (35%) ou C (51%).
Ou seja, independente de qual seja o seu público, ele provavelmente consome podcasts.
Aumenta a autoridade da sua marca
Por meio deste formato, você pode ensinar, aprender e se relacionar com o seu público. As entrevistas, por exemplo, são boas maneiras para isso, além de serem o formato favorito de cerca de 55% dos entrevistados.
Você pode compartilhar conhecimentos sobre o seu nicho e trazer convidados especialistas em outras áreas para complementar o assunto. Tudo isto ajuda a posicionar a sua marca como referência e autoridade no mercado.
Alcance sua audiência em novas plataformas
A forma como as pessoas consomem conteúdo mudou. Os amantes de blog podem migrar para redes sociais, das redes sociais para o YouTube, do YouTube para os podcasts e assim por diante.
Entretanto, isso não quer dizer que o seu trabalho morre porque a sua audiência muda de lugar. Apostar em novos formatos é uma forma de entregar conteúdo para o seu público onde ele estiver e alcançar um público que talvez nunca teve acesso à sua marca.
Ouvintes fiéis
Cerca 43% das pessoas ouvidas na pesquisa afirmaram que ouvem podcasts de 1 a 3 vezes na semana, enquanto 16% chegam a ouvir todos os dias.
Essa frequência torna o público profundamente conectado com o formato. Além de acompanhantes fiéis de todos os novos conteúdos que são lançados pelos seus canais preferidos.
Possibilidade de anúncios pagos
Os profissionais de marketing já perceberam o potencial dos anúncios em podcasts há tempos por meio dos patrocínios aos criadores de conteúdo.
Tanto que, em 2021, o Spotify lançou o “Spotify Podcast Ads”. A novidade é um modelo de anúncio que pode ser comprado diretamente com a plataforma, sem a necessidade de negociação com os produtores de conteúdo.
Fale diretamente com seu nicho
Outro ponto muito positivo de criar um podcast é a possibilidade de falar diretamente com o seu nicho. Isto porque a audiência deste formato de conteúdo é composta, principalmente, por públicos muito qualificados.
De acordo com a pesquisa da Globo, 41% dos ouvintes começaram a consumir podcasts buscando por assuntos de seu interesse.
Ou seja, grande parte do público que chega até o podcast já está interessado no que você tem a dizer, o que torna a comunicação mais fácil e assertiva.
Como ranquear seu podcast no Google?
Como tudo que é popular na Internet, o Google também começou a indexar resultados de conteúdos em áudio nos resultados de pesquisa. Assim, surgiu o que chamamos de áudio SEO.
As práticas de áudio SEO são uma maneira de tornar o seu conteúdo identificável pelo Google. E, como o buscador não “escuta” áudios, a saída para isso é associar o seu podcast a textos.
Nesse sentido, os criadores de conteúdo deste formato precisam fazer as otimizações em duas frentes:
- Descrição: títulos e resumos já tradicionais das plataformas de áudio;
- Transcrição: conversão de todas as falas do podcast em texto.
Dessa forma, o Google poderá rastrear palavras-chave e identificar o assunto principal e a relevância do podcast. Isto fará com que ele seja exibido entre os resultados de busca.
Mas atenção: para aparecer na página de resultados, o podcast precisa estar na plataforma de streaming do Google, o Google Podcast, e precisa apresentar um conteúdo de qualidade para os usuários.
O Lab Persona é uma unidade de negócios do Estadão, temos em nosso DNA o valor da produção de conteúdos extremamente qualificados. Além disso, também estamos conectados às mais avançadas técnicas de marketing digital, inclusive os podcasts.
Por isso, se você pensa em criar um podcast, conte com quem entende do assunto! Clique aqui para fazer um diagnóstico e saiba como podemos te ajudar a construir uma nova estratégia em marketing de conteúdo para 2022.