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Delete conteúdos e aumente seu tráfego: conheça o content pruning
- 26 de janeiro de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Você sabia que conteúdos antigos e desatualizados deixam de agregar valor ao seu site e podem atrapalhar a sua performance nos buscadores? O content pruning é uma estratégia para resolver este problema!
Esta técnica também é conhecida como poda de conteúdo. Ela se baseia, principalmente, na ideia de manter apenas as publicações de alto padrão de qualidade, impactando diretamente a experiência do usuário e o tráfego do seu site.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura! No artigo de hoje, vamos entender o que é o content pruning e como executá-lo da maneira certa para potencializar a sua estratégia de marketing digital!
Entenda como funciona o content pruning
De maneira geral, o content pruning é a técnica de remover conteúdos antigos ou sem valor para melhorar o desempenho geral de um site. Por mais que pareça controverso em um primeiro momento, é verdade: deletar alguns conteúdos pode ajudar o seu site a garantir mais tráfego.
Esta, inclusive, é uma das principais estratégias de SEO para otimização da performance de um site. Isto porque um blog acaba funcionando como um guarda-roupas. Assim como vamos adicionando novas peças ao armário com o passar do tempo, também adicionamos novos conteúdos ao nosso blog.
O grande problema é que se você não tirar os itens antigos que não usa mais, as coisas vão se entulhando. Assim, será cada vez mais difícil encontrar o que você realmente precisa. E o mesmo acontece com o site, só que, neste caso, são os usuários que não encontraram o que de fato estão procurando.
Dessa forma, ao contrário do que muitos pensam, realizar o content pruning não significa jogar fora todo o esforço e recurso investido naquelas publicações, mas fazer um investimento para que a presença digital da sua marca possa permanecer consistente com o passar dos anos.
Quando é a hora de podar o conteúdo?
O ideal é fazer uma análise geral de conteúdo pelo menos uma vez por ano. Entretanto, sempre que você notar que o conteúdo antigo pode estar prejudicando a performance do seu site nos buscadores, vale a pena realizar uma auditoria de content pruning.
Alguns dos principais sinais de esta interferência pode estar acontecendo são:
- Aumento da posição média nos resultados de pesquisa;
- Queda de tráfego;
- Redução do engajamento orgânico;
- Feedback de clientes sobre dificuldade em encontrar informações.
Além disso, caso você note que existem muitos conteúdos desatualizados, repetidos, com baixa qualidade ou que não estão mais alinhados ao propósito da marca, também vale a pena analisar o desempenho individual de cada página e avaliar a possibilidade da poda de conteúdo.
Como e por quê ele ajuda o SEO?
Uma das grandes vantagens do content pruning é que, além de melhorar a qualidade geral do site, ele também contribui para otimizar a experiência do usuário. O que, como sabemos, é um dos fatores mais importantes para o rankeamento do Google.
Isto acontece porque, ao retirar conteúdos antigos e desatualizados, você garante que o usuário acesse apenas informações confiáveis e com o padrão de qualidade atual do seu site, além de facilitar para que ele encontre o que procura com mais rapidez.
Outro benefício desta estratégia é a oportunidade de realizar link building mais estratégico. Seja em relação a parcerias externas ou a própria linkagem interna entre blogs, quando você elimina conteúdo que não agrega valor, faz com que a autoridade de domínio flua apenas entre páginas que têm potencial de conversão.
Por fim, outra vantagem relacionada às estratégias de SEO é que a poda de conteúdo facilita o processo de rastreamento de páginas pelos boots do Google e de outros buscadores.
Afinal, eles não vão perder tempo tentando rastrear páginas que não acrescentam ao seu negócio. O que vai acelerar a indexação de conteúdos realmente importantes dentro da sua estratégia.
Passo a passo: como identificar quais conteúdos deletar?
A maior dificuldade da estratégia de content pruning é identificar quais os conteúdos devem ser deletados.
Por isso, separamos algumas práticas para serem incluídas no seu calendário editorial de acompanhamento de blogs que vão te ajudar a tomar esta decisão. Confira!
Identifique quais blogposts não estão performando bem
A melhor maneira de identificar blogposts que não apresentam boa performance nos buscadores é por meio do Google Search Console. Isto porque a ferramenta oferece uma visão completa sobre o número de impressões, cliques, CTR e posição média dos conteúdos.
Para isso, basta checar a aba “resultados de pesquisa”. Em seguida, filtre a lista de páginas para conteúdos que tiveram cliques ou impressões menores que X no período determinado. Esta ação vai indicar quais páginas não estão com um bom desempenho.
No geral, esse valor de X irá depender do tráfego de rotina do seu site. A maioria das páginas têm uma média de 1.000 impressões por mês, por exemplo. Então, vale a pena ficar atento àquelas que registram um número muito inferior a este.
Critérios para poda
Uma das principais dúvidas são critérios para a poda de conteúdo. Nesse cenário, além dos dados mensuráveis que vimos, fatores relacionados à empresa também vão influenciar esta decisão.
Assim, antes de qualquer coisa, é preciso analisar: este conteúdo faz sentido dentro da minha estratégia atual? Ele está alinhado aos novos propósitos da minha organização?
Caso a resposta seja negativa, não há porque manter estes conteúdos atrapalhando o seu desempenho on-line. Mas caso o assunto seja relevante dentro do panorama atual da empresa, vale a pena analisar o contexto com atenção.
Deletar ou otimizar o conteúdo?
Embora o content pruning esteja relacionado à ideia de deletar conteúdos sem valor, as otimizações de conteúdo também são uma possibilidade a ser explorada e que pode ser o suficiente em alguns casos.
Quando a página rankea para palavras-chaves relevantes, embora em baixas posições, por exemplo, vale a pena tentar a otimização. O mesmo vale caso o tema da publicação seja relevante para a estratégia e a informação esteja apenas desatualizada ou mal otimizada para as técnicas de SEO e copywriting.
Entretanto, caso o conteúdo fale de um assunto muito ultrapassado, não esteja posicionado para nenhuma palavra-chave ou dispute tráfego com outra página que gera mais resultados, a melhor solução é deletar este material.
Depois de finalizar o processo de content pruning, é hora de produzir conteúdos de qualidade para o seu blog para recuperar todo o desempenho que foi perdido com o conteúdo desatualizado. Confira aqui dicas para criar blogs incríveis e focados em conversão!