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Por que e como usar o podcast na sua estratégia de marketing digital?
- 4 de maio de 2021
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
O podcast não é um formato de conteúdo exatamente novo, mas recentemente teve uma verdadeira expansão. E mudou muita coisa no mercado de Comunicação! Por isso, saber como usar o podcast em seu marketing é essencial.
Esse tipo de mídia se tornou uma opção interessante para as marcas criarem maior conexão com os leads, especialmente no período de isolamento social. Ele lembra um programa de rádio, só que fica gravado na internet e pode ser acessado totalmente sob demanda, na hora que seu público quiser ouvir.
Por ser um conteúdo com áudio, o diferencial é que promove sensação de aproximação e companhia e potencializa a comunicação das marcas, pois atinge seu público de um modo mais direto, conseguindo cada vez mais adesão.
Pensado para ser direcionado, estabelece uma conexão mais direta com o ouvinte e pode atrair um público mais específico de interesse, por nichos. Exemplo: um podcast sobre finanças chama a atenção de uma audiência mais segmentada, assim como um de marketing, do setor automotivo, da área de cinema e assim por diante. Por isso, ele não pode ser esquecido na hora de montar sua estratégia de marketing digital.
Por que usar o podcast na sua estratégia de marketing digital?
Dentro da esfera do digital, os podcasts podem contribuir para sua estratégia por reunirem alguns fatores que atraem o público, como a noção de proximidade. Esse atributo acaba estreitando laços com o receptor da mensagem, o que é ideal para atrair e fidelizar leads.
Desse modo, ajuda a alcançar notoriedade na web e a impulsionar resultados em seus esforços de inbound, ajudando até a impulsionar suas vendas com marketing digital.
Um podcast pode ser utilizado como uma oferta de material ao potencial cliente, em troca dos dados que ele precisa deixar em uma landing page, por exemplo. Sendo assim, será possível entender que o formato de conteúdo pode ser atrativo ao público e a partir disso, construir uma trilha de e-mails para mantê-lo engajado na base após sua conversão.
Para falar um pouquinho melhor de cada uma das vantagens de como usar o podcast em sua estratégia de atração e também retenção de leads, elencamos os pontos a seguir:
São acessíveis e práticos
Um dos benefícios do podcast é justamente o alcance que ele tem e sua acessibilidade na comunicação. Saber como usar o podcast como um agregado à comunicação da marca pode fazer com que ele chegue a maior número de pessoas.
Isso pode ser benéfico tanto para quem eventualmente tenha dificuldade visual, ou para quem tenha pouca disponibilidade de tempo e na correria queira continuar consumindo conteúdo de um jeito mais prático.
Respondem ao interesse do público-alvo
O podcast também é uma excelente forma de responder aos interesses do público-alvo e à curiosidade por conteúdos diferenciados na web, sendo que os próprios algoritmos da internet fazem essa indicação com facilidade.
Ele pode ser usado para tratar de diferentes temáticas, podendo haver podcasts sobre praticamente qualquer assunto que seja do interesse do seu público-alvo, abrangendo uma ampla gama de eixos, desde ciência, tecnologia, até marketing e cotidiano.
Assim, você pode segmentar bem o perfil do seu público-alvo e descobrir o que ele mais gosta, entendendo como usar o podcast como um dos conteúdos de sua estratégia, assim como já faz com os infográficos, posts de blog, e-books e vídeos.
Aumentam a visibilidade
A marca alcança maior visibilidade conforme produz maior número de conteúdos e que tenham relevância. Se os leads consomem, curtem e compartilham os podcasts, ela vai construindo autoridade e conquistando maior destaque nas buscas e resultados orgânicos.
Para saber como usar o podcast estrategicamente você deve ter um raciocínio muito parecido com o que utiliza em outros conteúdos do inbound, procurando identificar as palavras e os pontos-chaves para aumentar essa importância que ele terá.
Geram confiança na marca
Saber como usar o podcast em sua estratégia de marketing digital também ajuda a estabelecer ligação e lealdade à sua marca.
Os podcasts contribuem para gerar engajamento e identificação dos consumidores de conteúdo com a marca, definindo uma via confiável e interessante de acesso à informação, entretenimento e utilidade, o que coloca sua marca como presente no dia a dia deles.
Além disso, por utilizarem sons e voz, ajudam a trabalhar os sentidos do seu público e a criar uma noção de proximidade e confiança, de que eles conhecem sua marca, que ela se personifica para eles.
Conheça um pouco mais sobre brand voice.
Como usar o podcast na sua estratégia de marketing digital?
Muito bem, agora que você sabe a importância e os motivos para usar esse tipo de conteúdo em sua estratégia, chegou o momento de saber como usar o podcast.
Para isso, sua empresa precisa seguir as diretrizes de todo bom planejamento de marketing digital, que começa por entender os objetivos do negócio e o perfil dos potenciais clientes.
A fim de ficar mais fácil, separamos alguns passos principais:
Estudo do público
Para saber como usar o podcast do jeito que for mais atraente e estratégico para sua marca, você precisa primeiro se dedicar a conhecer o público que quer atingir.
Procure saber que tipo de preferências ele tem, onde mais consome conteúdo, quanto tempo costuma passar navegando na web e pelas redes, quais as dores que enfrenta na rotina e, portanto, qual conteúdo lhe ajudaria mais ou até serviria como distração.
Planejamento do conteúdo
Em seguida, é preciso planejar conteúdos cuidadosamente e como usar o podcast passando pelo atendimento a esses aspectos que você conheceu do público e utilizando a linguagem que seja mais agradável e adequada para ele.
Crie roteiros para seus podcasts pensando em uma trilha de envolvimento do consumidor, passando por uma introdução, explicação do programa, principais dúvidas, referências e o que será debatido, assim você conseguirá criar conteúdos relevantes para ele.
Gravação regular
Uma vez iniciada a estratégia de podcasts, o ideal é que você os grave regularmente e com qualidade. Outra coisa que você pode fazer é descobrir como usar o podcast em diferentes canais para gravar conteúdo com frequência para o público que mais tem interesse. Nesse caso, cabe novamente o entendimento do perfil dos seus leads e até do tipo de dispositivo que mais usam, como Android, iOS ou ambos.
Muitas marcas hoje disponibilizam seus podcasts pelo Spotify, mas é possível diversificar essa oferta em outras plataformas, como a Apple Podcasts, e utilizando variados agregadores, criando um canal no Google Podcasts, ou utilizando demais serviços, como o streaming Deezer.
Se o seu público criar o hábito de ouvir os podcasts, é importante que você não frustre a expectativa dele por conteúdos novos a cada semana, quinzena, mês ou até dia, dependendo de sua capacidade e definições do planejamento e estratégia.
Aposta em edição profissional
O investimento em edição profissional também é extremamente importante para finalizar seu podcast com qualidade. Afinal, não cabe bem à sua marca colocar no ar um conteúdo com aspecto amador demais. Por isso, apostar nela é indispensável.
Nesta edição entram a inserção correta das músicas de fundo, efeitos sonoros, sons de transição e como cortar o áudio para resumir, se necessário.
Publicação e divulgação
A última etapa do processo é publicar seu podcast e elaborar uma estratégia de divulgação. Ela pode incluir mídias sociais como canal para anunciá-los, despertar interesse e dar uma prévia do assunto, como você verá mais detalhadamente nas dicas a seguir.
Dicas para incluir o melhor podcast na estratégia de sua marca
Além de entender o porquê e como usar o podcast, você pode aplicar algumas dicas que também auxiliam para que em sua estratégia ele seja mais assertivo.
O podcast assim não será apenas mais um tipo de conteúdo, mas poderá ser recebido pelo público que sua marca quer atingir como algo que tem um significado no posicionamento dela, no modo como ela acredita que sua comunicação deva acontecer.
Portanto veja mais estas dicas para otimizar a utilização de seus podcasts na prática:
Crie o conceito
A dica inicial é criar o conceito do seu podcast: selecione o tema, que pode ser um tópico de interesse do seu potencial cliente ou mesmo reparta essa temática maior em vários pedaços, dedicando um podcast a cada um e fazendo uma série e a duração ideal.
Isso pode ser muito favorável à sua estratégia de marketing digital, pois gera continuidade, aumenta o tráfego e o entrosamento e pode ajudar você a trabalhar as diferentes fases do seu funil, deixando um podcast para cada etapa: topo, meio e fundo.
Também escolha um nome para seu podcast como se fosse o nome de um produto. Faça brainstormings e procure algo marcante, para facilitar a memorização do público, principalmente se eles tiverem algum trocadilho ou forem citar sua marca em si.
Tenha um bom design e descrição
Para usar o podcast em sua estratégia de marketing digital de forma impactante e que faça sentido dentro de seu plano de inbound, é preciso elaborar o design da arte que irá compor seu podcast.
Também é preciso criar uma descrição atraente, pois isso será como uma chamada, assim como um título faz, para reter a atenção dos seus leads logo de cara.
Além disso, essa medida vai conferir autenticidade ao conteúdo, fortalecendo a marca.
Conte com tecnologia e bons equipamentos
Para gravar um bom podcast, é necessário ter equipamentos de ponta, que capturem o som com qualidade. Um microfone de alta performance capta o som com clareza.
Além disso, depois o ideal é ter tecnologia para editar seu podcast, como um bom computador e programas de edição próprios para esse desafio.
Se você não tiver equipamentos de qualidade ou não souber como operá-los, às vezes é mais vantajoso contar com uma empresa parceira que forneça essa estrutura e te ajude a conseguir o melhor resultado, otimizando seu tempo e esforço.
Defina detalhes do formato e participantes
Idealize e teste o melhor formato de conteúdo em podcast para sua empresa: defina a duração que eles devem ter em média, a periodicidade com que serão produzidos e publicados e a forma que terão. Coloque isso no ar e veja a repercussão que terá junto ao público, se será positiva ou se deve ser ajustada.
E como usar o podcast de forma atraente?
Dica: eles podem ser entrevistas com um locutor, ou podem ser histórias contadas (storytellings), bate-papos descontraídos em tom de conversa com convidados e em formato de programas, variando ainda os elementos.
Preocupe-se com um local adequado para gravação
Atente-se a escolher onde será a gravação do seu podcast, lembrando que além de tecnologia, o ambiente em que o som será captado influencia a qualidade do áudio.
Locais sem ruídos, com bom isolamento acústico de preferência, preparados para não haver interrupções e com uma equipe experiente dão segurança e agilidade às gravações.
Isso porque não tem como usar o podcast depois se ele tiver ficado com chiados ao fundo ou qualquer outro problema que comprometa a qualidade do som.
Planeje a captação e nutrição dos leads com podcasts
Com tudo pronto, é hora de calibrar sua estratégia para decidir em quais meios irá divulgar seus podcasts e promovê-los para atrair atenção dos seus leads.
Se a ideia é o podcast funcionar como uma isca, conforme mencionado acima, criar uma landing page atrativa é o próximo passo.
Vale lembrar que, a página de captura de lead deve ser atraente, tanto visual quanto na escrita, além de despertar a curiosidade no leitor e utilizar dados que o incentivem a fazer o download. Essa mesma lógica pode ser usada com pop-ups, de forma mais objetiva.
Você também pode ser estratégico e inserir uma call-to-action para que a pessoa se inscreva e receba episódios inéditos do podcast em um dos seus posts de blog ou em seu conteúdo de social media.
Outra coisa em que se deve pensar é na nutrição deles após se tornarem leads. Depois que a pessoa demonstrar interesse no conteúdo e se cadastrar, você pode criar uma trilha de e-mails para disparar a cada episódio lançado, fazendo com que ela receba em primeira mão.
Integre a divulgação
Defina quais redes sociais irá utilizar para fazer essa divulgação, como vai trabalhar essa comunicação simultaneamente nelas, pensando em quanto tempo de antecedência deverá ter, como será divulgado, qual texto irá como descritivo para trazer um bom resumo e uma chamada atrativa sobre o conteúdo.
Para a divulgação, você também pode soltar alguns episódios do podcast como lançamento, preparar um episódio especial, transcrevê-lo em alguma rede, promovê-lo no YouTube ou em algum canal de mídia paga e pedir para que as pessoas se inscrevam no canal para receber atualizações.
Dependendo do tipo de rede social com que sua empresa trabalha, é possível também compartilhar podcasts no stories. Para isso é importante pensar inclusive em qual rede é mais estratégico divulgar, de acordo com seu público: se é B2B pode ser mais interessante usar o LinkedIn, se é B2C o Instagram ou Facebook podem atingir bem seu lead e assim por diante.
Conclusão
Por fim, é possível ver que o podcast é um forte aliado do processo de marketing das marcas, tornando conteúdos mais dinâmicos e impactando não só um novo estilo de consumo de informação, mas o cenário profissional e de comunicação das marcas.
Utilizar essa opção na estratégia digital é essencial para as empresas que desejam se mostrar antenadas às novas tendências e você pode criá-los ou contar com uma parceira na produção de podcasts, como nós da Lab!
Ficou mais claro como usar o podcast pode fortalecer sua estratégia de marketing digital, além de atrair e reter mais leads? Precisa de ajuda para criar os seus? Fale com o Lab Persona!