Blog
Você sabe como usar o Google Trends na sua estratégia de marketing?
- 17 de fevereiro de 2023
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Não é segredo que o marketing de conteúdo é um dos pilares de qualquer estratégia de marketing digital. Entretanto, mais do que produzir conteúdo, é preciso produzir conteúdo relevante. E saber como usar o Google Trends pode ser um diferencial neste objetivo.
Esta ferramenta permite identificar as preferências de busca dos usuários em cada momento da sua jornada de consumo. Com isso, é possível produzir um material que esteja alinhado a esta procura.
Ou seja, compreender como usar o Google Trends para SEO faz toda a diferença para ampliar o alcance do seu público-alvo, bater as metas das suas campanhas e, consequentemente, potencializar os seus resultados de marketing.
Quer saber como utilizar esta plataforma de maneira assertiva? Então continue a leitura! No artigo de hoje, vamos lhe apresentar as principais funcionalidades do Google Trends, suas vantagens e como utilizá-lo na sua estratégia.
Entenda o que é o Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta criada pelo Google que permite conhecer quais são as palavras-chave e os assuntos mais pesquisados pelos usuários nos mecanismos de busca em um determinado período.
Assim, ele é um grande aliado para gerar insights para a produção de conteúdos estratégicos no marketing de conteúdo. Afinal, este recurso permite identificar com mais precisão o que as pessoas têm buscado na Internet.
Dessa forma, é possível produzir conteúdos alinhados a esta demanda em blogposts e anúncios, por exemplo. O que pode ser um grande diferencial para impulsionar o tráfego pago e orgânico do seu site.
Conheça suas funcionalidades
O primeiro passo para aprender como usar o Google Trends é entender as suas funcionalidades. De maneira geral, você pesquisa por uma determinada palavra-chave e o Google apresenta um gráfico de interesse dos usuários ao longo do tempo para este termo.
Este gráfico pode vir indicado de 0 a 100. Sendo que 0 indica que não há dados suficientes e 100 é o pico de buscas para a palavra-chave.
Além disso, é possível também segmentar a busca de acordo com o interesse. Para isso, o Google Trends oferece a opção de pesquisa por:
- Tempo: dados de um recorte temporal, como o último mês;
- Localização: dados de pesquisa uma determinada cidade ou país;
- Tipo de busca: pesquisas feitas por imagem, por notícias, no Youtube ou no Google Shopping;
- Categoria: pesquisas para determinados assuntos, como marketing digital.
Tendências da página inicial
Basta acessar a página inicial da plataforma para perceber como usar o Google Trends é intuitivo. Logo no topo do site, você encontra uma aba de busca para pesquisar qualquer tipo de palavra-chave.
Ao descer a página, você também poderá consultar as principais notícias e estatísticas recentes do Google. Elas são muito valiosas para acompanhar os assuntos que estão sendo mais discutidos pela audiência e reforçar a relevância do seu conteúdo.
Por fim, a interface do Google Trends ainda mostra as pesquisas que estão em alta e quais são os termos mais populares dos últimos anos. Só essas opções iniciais já permitem alinhar suas campanhas às tendências mais atuais do mercado. Contudo, os recursos vão além.
Se você deseja otimizar o SEO do seu site ou garantir mais relevância para os conteúdos da sua marca, faz mais sentido pesquisar sobre termos de pesquisa ou assuntos específicos para a sua campanha. A plataforma do Google oferece ferramentas muito completas para isso.
Funcionalidades de pesquisa
Depois de inserir um termo na barra de busca do Google Trends, você será redirecionado para uma página com funcionalidades completas de pesquisa. Nela, você será capaz de segmentar sua análise de acordo com as demandas específicas da sua campanha.
Logo abaixo da palavra-chave pesquisada, são apresentadas 4 opções de filtros. A primeira serve para delimitar a localização dos usuários. Já a segunda permite estipular o período relevante para a sua busca.
Por sua vez, o terceiro filtro serve para definir a categoria relacionada ao termo que você busca, que pode ser segmentada em 25 áreas específicas de interesse. Por fim, o quarto serve para selecionar a fonte dos dados (Google Pesquisa, Notícias, Imagens, Shopping ou Youtube).
Outro ponto importante sobre como usar o Google Trends é que você ainda pode comparar termos diferentes. Com isso, é possível definir quais são os mais relevantes para a performance do seu marketing no momento.
Dessa maneira, você consegue utilizar apenas as palavras-chave de maior alcance e impacto para o seu público. Além disso, poupa investimentos com termos pouco buscados e que não seriam capazes de agregar valor à sua campanha.
Por falar na assertividade dos termos utilizados nos seus conteúdos, diversas informações relevantes são apresentadas nas pesquisas. Para começar, o Google Trends apresenta o interesse em determinadas palavras ao longo do tempo.
Depois, você pode conferir os interesses por sub-região, os principais assuntos ligados à palavra analisada, além das pesquisas relacionadas a ela. No próximo item, vamos explicar como você pode utilizar cada funcionalidade citada até aqui na sua estratégia de marketing.
Como usar o Google Trends na sua estratégia?
Mesmo que as funcionalidades sejam relativamente simples de compreender, é importante ater-se a alguns pontos-chave para descobrir como usar o Google Trends de maneira relevante nas suas campanhas. São eles:
- Saiba interpretar as informações;
- Identifique sazonalidades;
- Faça anúncios mais estratégicos;
- Compare palavras-chave;
- Otimize seu SEO e marketing de conteúdo;
- Invista melhor em mídias pagas.
Nos tópicos abaixo, entenda melhor cada uma dessas práticas e saiba como transformar o Google Trends no principal aliado dos seus resultados de marketing:
Como interpretar as informações?
Como explicamos no item sobre as funcionalidades da plataforma, o Google Trends disponibiliza uma série de informações quando você digita alguma palavra-chave no campo de pesquisa. Elas têm apontamentos muito valiosos, por isso é fundamental saber interpretá-las.
Entre os insights mais relevantes está o “Interesse ao longo do tempo”. Os números apresentados demonstram os níveis de interesse em determinada pesquisa na região e período filtrados
No gráfico, o valor 100 representa o pico de popularidade do termo analisado. Da mesma forma, uma pontuação de 50 significa que essa popularidade esteve pela metade. Já o número 0 indica que a palavra teve menos de 1% da popularidade em relação ao seu pico.
Outra interpretação importante para as suas campanhas é do segmento “Interesse por região”. Ele permite descobrir em quais locais a sua palavra-chave foi mais procurada durante determinado período.
Nesse caso, os valores também são apresentados de 0 a 100. Ou seja, 100 aponta a região em que o termo teve maior popularidade, 50 seria a metade dessa popularidade e 0 aponta que a palavra teve menos de 1% em relação ao local com maior volume de pesquisas.
Também é muito útil saber como usar o Google Trends nas “Consultas e tópicos relacionados”, porque ele mostra outros temas e pesquisas semelhantes ao termo que você está analisando e que são de interesse dos usuários.
Trata-se de uma ferramenta muito usada para definir palavras-chave alternativas. Nos resultados, a plataforma mostra termos “Principais”, que são os mais pesquisados, e “Em ascensão”, que têm maior aumento na frequência de pesquisa.
Identifique sazonalidades
Uma das principais vantagens de utilizar o Google Trends é identificar períodos de alta e baixa procura de palavras-chave estratégicas para o seu negócio.
Se você descobre que determinado termo que é importante para o seu site é muito pesquisado no mês de março, por exemplo, é possível planejar o calendário editorial com antecedência para estar preparado para esta demanda.
Este pode ser um grande diferencial, principalmente para o tráfego orgânico, já que o Google leva tempo para indexar novas páginas. Assim, você garante que, no período de alta, o seu conteúdo já estará disponível e bem rankeado para ser encontrado pelo usuário.
Anúncios mais estratégicos
Se você aprender como usar o Google Trends e inseri-lo na sua rotina de planejamento, verá que também é possível desenvolver anúncios mais estratégicos com esta ferramenta.
Afinal, este pode ser um benefício para ações planejadas com antecedência de acordo com os períodos de alta de demanda, como para aumentos inesperados de busca em um determinado termo.
Nestes casos, o conteúdo orgânico poderia ter maiores dificuldades para se destacar a tempo, enquanto os anúncios podem ser segmentados de maneira estratégica para atingir um público específico que está procurando pela palavra-chave.
Compare palavras-chave
Outra funcionalidade importante do Google Trends é a possibilidade de comparar palavras-chave. Afinal, é comum vermos termos de busca muito semelhantes, o que torna difícil identificar a melhor oportunidade.
Com este recurso, é possível fazer a comparação entre as palavras-chave para encontrar aquela que tem um maior volume de busca e que oferece mais chance de gerar tráfego para o site.
O Google Trends também ajuda a gerar insights com palavras-chave relacionadas ao termo que você pesquisou, o que pode contribuir para a criação de pautas para diversos outros conteúdos.
SEO e marketing de conteúdo
Entre os principais objetivos de quem busca saber como usar o Google Trends nas suas campanhas, está o entendimento sobre os assuntos e termos que o público-alvo mais procura na internet.
Os resultados desse tipo de análise viabilizam a criação de conteúdos alinhados aos interesses, necessidades e às principais tendências acompanhadas pela audiência. Tudo isso é fundamental para atrair a atenção das pessoas e direcionar mais tráfego para o seu site.
Por falar em tráfego, outra finalidade central da plataforma é apontar quais palavras-chave têm melhor desempenho em cada segmento ou área de interesse. Isso permite otimizar o SEO para e-commerce, blog ou site, colocando sua marca nas primeiras colocações do Google.
Mídia paga
Depois de aprender como usar o Google Trends na prática, você vai notar que não são apenas as práticas de SEO e de tráfego orgânico que podem ser aprimoradas com o auxílio dos insights da plataforma.
Ao compreender os padrões das intenções de busca da sua audiência nas ferramentas de pesquisa do Google, você consegue determinar quais são os termos mais pertinentes para diferentes contextos de marketing.
Nas campanhas de mídia paga, as palavras-chave também são decisivas para ter um bom desempenho nos seus anúncios. Assim, ao definir aquelas mais relevantes para o seu segmento de audiência, você também consegue otimizar suas campanhas monetizadas.
Utilizando as informações coletadas na sua estratégia
Depois de aprender como usar o Google Trends e inseri-lo na sua estratégia de conteúdo, é importante saber como utilizar as informações coletadas com a ferramenta para transformá-las em resultados.
Portanto, conheça 3 maneiras de utilizar os insights do Google Trends de maneira estratégica:
Conteúdo assertivo
Apesar de grande parte das empresas com presença digital já investir em marketing de conteúdo, nem todas têm facilidade para produzir conteúdo assertivo. Por isso, esta é uma oportunidade para se destacar neste mercado.
Com o Google Trends, você não precisa tentar adivinhar o que o seu público está buscando, pelo contrário, pode identificar de maneira simples e produzir um conteúdo que seja a melhor resposta para esta dúvida.
Assim, caso perceba que determinado assunto está gerando interesse de busca, avalie. Talvez este seja o momento ideal para produzir um material que relacione o seu produto ou serviço à esta pesquisa.
Análise da concorrência
Toda empresa precisa ficar atenta aos seus concorrentes. Afinal, isso permite entender os seus pontos fortes e fracos perante o público, bem como as oportunidades de mercado que podem ser mais bem exploradas no seu segmento de atuação.
Nesse sentido, saber como usar o Google Trends também pode ser muito útil para desenvolver diferenciais competitivos para a sua marca. Isso porque, a plataforma é muito utilizada em análises de concorrência.
Em geral, basta analisar quantas vezes os produtos, serviços e demais assuntos relacionados à marca dos concorrentes foram pesquisados pelos usuários no Google. Assim, é possível acompanhar o crescimento dessas empresas, compará-lo ao seu ou fazer benchmarking.
Encontre tendências
O termo “trends” significa tendências em inglês. Portanto, não é difícil imaginar que esta ferramenta pode ser uma boa opção para identificar tendências de mercado.
Dessa forma, caso você identifique um crescimento significativo de uma palavra-chave, pode ser o momento de concentrar maior empenho em conteúdos focados neste termo.
Por outro lado, se uma busca que está no seu planejamento registra queda, talvez seja a hora de rever a estratégia, pois, mesmo que aquele seja um conteúdo relevante, o seu público pode não estar interessado naquele assunto.
Planejamento de campanhas
No geral, a principal vantagem de utilizar o Google Trends é gerar insights sobre dados de pesquisa dos usuários. Com isso, você pode ter uma base sólida para o planejamento de qualquer campanha baseada em conteúdo.
Afinal, é muito mais fácil ser assertivo na resposta quando sabemos qual é a dúvida que as pessoas têm naquele momento.
Quer planejar uma estratégia completa de conteúdo realmente eficiente e focada em conteúdos capazes de converter usuários em clientes? Então, conte com o apoio de quem é especialista no assunto. Agora que você já sabe como usar o Google Trends, conheça os serviços do Lab Persona e tenha toda a expertise do Grupo Estadão em prol das suas campanhas.