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6 dicas estratégicas para uma campanha de Natal de sucesso
- 2 de dezembro de 2021
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Com a chegada do final do ano, as campanhas de natal vêm com força no mercado. Durante essa época, é possível vermos lojas físicas e virtuais entrando no clima natalino e realizando diversas promoções temáticas.
E toda essa movimentação não é para menos. Afinal, a data é considerada como uma das mais importantes para o comércio de todo o mundo ocidental. Nesse cenário, saber aproveitar as oportunidades de venda trazidas pelas festas de fim de ano é garantia de lucro para seu negócio.
Mas o que deve ser feito para tirar as estratégias do papel e colocar sua campanha de natal em prática? Alguns passos importantíssimos devem ser tomados pelo gestor da empresa.
Nesse artigo, vamos te mostrar 6 dicas valiosas para você elaborar uma campanha de natal de sucesso. Siga a leitura!
Os segredos para uma boa campanha de Natal
O natal é uma data que conversa muito com o interior de cada pessoa. O fim de ano, de uma forma geral, é uma época muito familiar, íntima e pessoal. Dessa forma, a conexão que a marca cria com seu público é um fator fundamental para o sucesso de sua campanha de natal.
Além desse ponto, outro pilar muito importante que vai ajudar a segmentar a sua campanha de natal é o planejamento das suas ações. É imprescindível que você comece os preparativos para o fim do ano com uma boa antecedência e trace estratégias coerentes.
Dentro desse planejamento, o gestor deve se atentar com questões-chave como treinamento da equipe de vendas, planejamento de estoque e promoções que serão realizadas. Tudo isso deve ser considerado e preparado com antecedência para evitar contratempos durante a ação.
Dados relevantes para a sua campanha
Uma estratégia de vendas bem feita deve ser necessariamente embasada por números e dados. Através dessas informações, o gestor conseguirá compreender melhor o cenário do mercado, as preferências de seu público-alvo, etc.
E um dos pilares para elaborar uma campanha de natal é saber onde investir em anúncios. Afinal, com tantos sites e redes sociais, fica difícil saber o local ideal para focar suas ações.
Segundo pesquisas da ComScore Plan Matrix, a rede que os tomadores de decisão gastam mais tempo é o YouTube, seguido por Facebook, TikTok, Instagram, Google, Twitter, Gmail e Linkedin.
Sendo assim, é fundamental que você direcione seus impulsionamentos para as redes que encabeçam essa lista.
6 dicas para uma campanha de sucesso
1 – Utilize muito as redes sociais
As redes sociais mostram-se cada dia mais importantes para o sucesso de varejistas em todo o mundo. Levando essa informação em consideração, o investimento pesado nas mídias pode trazer resultados muito positivos para a sua campanha de natal.
Tão importante quanto divulgar seus produtos nas mídias sociais é realizar anúncios pagos e impulsionados. Através deles, você conseguirá atingir um público mais qualificado e propício a se converter em vendas.
2 – Entre no clima
Você já notou que as lojas físicas começam as decorações natalinas bem cedo? Em alguns casos, em outubro, já é possível observar cores vermelhas e verdes pelos estabelecimentos. Pois então, é importante que você traga esse espírito natalino para o ambiente virtual.
Pensando nisso, crie campanhas de natal em seu site ou página nas mídias sociais que estejam no clima das festividades, utilizando cores e imagens típicas dessa época do ano. Essa estratégia ajudará a preparar seu público para as futuras promoções.
3 – Formas de pagamento importam
Você sabia que as formas de pagamento oferecidas pelo seu estabelecimento podem impactar diretamente no sucesso de sua campanha de natal? Especialmente após a pandemia, as maneiras de realizar uma transação mudaram consideravelmente, tornando-se cada vez mais digitais.
Prova disso é o fato de que o Pix, em dois anos de funcionamento, tornou-se o segundo método de pagamento mais utilizado no Brasil. Considerando esse fator, é fundamental que você ofereça essa opção para os seus consumidores.
4 – Produza conteúdos envolventes
Fuja da mesmice! Com tantas ferramentas para criação de conteúdo disponíveis na Internet, criar uma campanha de natal relevante e que de fato vá agregar algo para seus clientes não é uma das tarefas mais difíceis. Na verdade, será necessário principalmente um elemento: criatividade para inovar e desenvolver conteúdos envolventes.
Sendo assim, o segredo é criar posts que conversem com seu público e, ao mesmo tempo, divulguem os serviços da empresa. Quizzes, por exemplo, são ótimas formas de interação e ainda possibilitam a captação de e-mail dos leads.
5 – Crie Ads como um profissional
As extensões em ads são elementos essenciais não apenas em uma campanha de natal, mas em tudo que envolva a atuação web de sua companhia. Sendo assim, não pense duas vezes em utilizar extensões de copywriting ou informações sobre o anúncio.
Contar com essas facilidades poderá potencializar consideravelmente os resultados de seus anúncios de fim de ano.
6 – Marque presença na caixa de entrada
O e-mail é uma ferramenta que, apesar de estar presente desde os primórdios da internet, nunca fica obsoleta. Principalmente para assuntos relacionados a marketing, o correio eletrônico mostra-se um grande aliado das vendas. Portanto, saber utilizar o e-mail nas campanhas de natal é fundamental para bons resultados.
O fim de ano é um período quente para a utilização de e-mail marketing. Através desse recurso, você pode enviar cupons específicos, newsletter, cross selling, divulgação de promoções, etc. Para isso, o ideal é que seja feito um planejamento de como será realizada essa campanha um mês antes do natal.
Por fim, a maior dica que podemos te dar é: mesmo se atentando a todas essas dicas valiosas que passamos, a presença de um profissional de marketing em suas atividades pode aumentar ainda mais seus resultados.
Portanto, escolher uma empresa de marketing ideal para a realidade do seu negócio mostra-se indispensável para todo gestor. Quer saber como tomar essa decisão? Confira esse nosso post!