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Qual é a importância da brand voice e por que utilizar?
- 15 de setembro de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Hoje em dia é grande a quantidade de empresas que desejam aumentar suas vendas com marketing digital e já perceberam a relevância disso. No entanto, antes de começar qualquer estratégia de inbound ou mais opções, é essencial que a companhia compreenda o que é brand voice.
É também necessário analisar como outras definições vão guiar uma estratégia de comunicação, permitindo que o negócio desenvolva melhor relacionamento com os clientes e saiba se posicionar de acordo com seus objetivos.
Para conquistar relevância no cenário digital, a brand voice se torna imprescindível, já que garanteà empresa se diferenciar dos concorrentes e fazer com que os clientes a reconheçam muito mais facilmente, assim como criem identificações com ela.
Mas, afinal, o que ela é? Confira agora o conteúdo que preparamos e descubra mais sobre o assunto!
O que é brand voice?
Brand voice significa, assim como o termo sugere, a “voz da marca”, ou seja, seu tom de falar, forma de expressar e a comunicação em si.
Em um levantamento de ideias e planejamento de estratégias, por exemplo, a brand voice pode ser um conjunto de anotações, que depois serão colocadas em prática, a respeito de como o negócio deve se posicionar.
Se ela fosse uma pessoa, como falaria? A ideia é ter um modo de falar, quer seja em suas propagandas, em seus textos ou anúncios, quer seja unificado, característico dela.
Nela pode haver expressões próprias, que ajudem a imprimir muito bem esse estilo, mas principalmente devem estar contidos ideias de personalidade, como ser amigável, impulsiva, instigante, questionadora, inovadora, tradicional ou conciliadora. Tudo vai depender dos objetivos de cada marca.
Qual a importância da brand voice?
Tendo isso em vista, a importância da brand voice está relacionada ao poder que a marca terá em ser notada e também de influenciar consumidores.
Por isso, a brand voice deve ser cuidadosamente pensada e definida, observando ainda pontos relativos à responsabilidade na fala e coerência. E ela deve estar alinhada à persona, quem a empresa é, na estratégia, para definir as características da marca.
Junto a outras estratégias de marketing, ela vai colaborar para criar um espaço para a marca no mercado e na mente dos consumidores.
Às vezes, mesmo sem saber ainda de quem é determinada propaganda ou campanha, os consumidores já começam a reconhecer que empresa está falando, apenas pelo estilo que aprendem a identificar nesse tom de voz.
Qual a relação entre brand voice e brand persona?
Até aqui você deve estar se perguntando: “mas, então, qual é a diferença entre brand voice e brand persona?” Embora muito relacionadas, as duas coisas não podem ser confundidas.
A brand persona, em resumo, é o retrato da marca, quem ela seria se fosse uma pessoa. Ela reúne muito mais informações do que o tom de voz, do que a fala em si, e prevê um perfil e comportamento para a organização como um todo.
Esse exercício ajuda a definir as características do negócio, se ela é de um perfil jovem ou de mais idade, em quais canais mais costuma estar, entre outros aspectos, e a situa diante das demais.
Já a brand voice é como ela expressa isso. Tem muito mais a ver com a comunicação em si do que ao restante da estratégia, embora converse com esses pontos relativos à personalidade e ao comportamento da marca.
Mas é claro que, assim como na vida real, o que falamos diz muito sobre o que somos, com a brand voice acontece o mesmo. Por isso, esses são termos indissociáveis, embora não sejam iguais.
Nas definições de uma brand persona normalmente haverá anotações que servirão de base para diversas campanhas de marketing e isso vai compor um documento norteador.
Já nas definições de brand voice, embora também documentadas para eventuais consultas e guia de ações, principalmente em conteúdos escritos, isso é mais ligado à manifestação dos ideais e aos termos e formas usados para projetar essas falas.
Como identificar sua brand persona?
A Brand persona é a organização da linguagem da marca. Nesse sentido, ela deve representar uma pessoa única, com posicionamentos, vícios de linguagem e uma determinada maneira de se comunicar.
Assim, a empresa passa a se relacionar com o público de uma forma mais real e os consumidores começam a se identificar com a maneira da companhia se portar. Por isso, para criar uma brand persona você deve se perguntar as seguintes questões:
- Se a minha marca fosse uma pessoa pública, quem seria?
- Se a minha marca fosse um animal, qual seria?
- Se a minha marca fosse um carro, qual seria?
A partir dessas respostas, você vai identificar qual a maneira que essas pessoas se portam. Por exemplo, a marca de roupa Abercrombie criou um lifestyle e uma maneira de se comunicar com o público que era exatamente igual aos consumidores que eles queriam atingir.
O CEO da marca escolheu um jogador de futebol americano universitário, um golden retriever e um jeep para representar a sua marca. Ele estudou todos os passos dos clientes que tinham esse perfil e criou uma marca de sucesso em que todos os jovens gostariam de ter.
Quais os benefícios da brand voice para a marca?
Ter uma brand voice bem definida vai padronizar e dar um estilo à sua comunicação. Assim, ficará muito mais fácil de a instituição criar impacto na forma de falar com o público-alvo, o que facilita que seja lembrada e atinja seus objetivos.
Confira melhor os benefícios:
Destaque diante da concorrência
Com muitas empresas investindo em marketing digital, é natural que o espaço online seja disputado. Concorrer pela atenção dos potenciais clientes se tornou um reflexo ainda mais aguçado da concorrência que já existe mesmo no mercado offline.
Por isso, ter uma brand voice forte vai ajudar a conseguir destaque. Isso não significa necessariamente “falar mais alto”. Mas falar adequadamente, com mais planejamento, assertividade e identificação com o público-alvo.
Assim, a marca passa a ser reconhecida e torna-se inesquecível.
Melhores estratégias de marketing
A brand voice ajuda a afinar as estratégias de marketing, pois ela fornece melhores parâmetros, mais claros, do que dizer, como dizer e por que dizer.
Também ajuda a saber o que evitar nesse quesito. Esse trabalho dá impressão de maior autenticidade, força de marca e opinião, o que é importante para chamar a atenção do público certo para você.
Dessa forma, fica mais fácil criar conexão com os potenciais clientes e gerar engajamento com eles.
Aproximação com os clientes
Uma das grandes vantagens da brand voice é criar maior proximidade com os consumidores, pois eles começam a se identificar com o modo de se posicionar da empresa.
Muitas vezes, definir traços específicos para o tom de voz acaba, sim, sendo realmente bem mais interessante do que manter sempre o mesmo ar de formalidade, o mesmo tom sério que várias empresas organizações, por considerar isso um padrão do mercado.
Hoje em dia é perfeitamente possível uma marca ser mais descontraída sem ser indelicada.
Principais passos para a criação de uma brand voice?
Agora que você já sabe melhor o que é brand voice e para que ela serve, é hora de entender como criá-la.
Veja alguns passos dos mais importantes que auxiliam esse processo:
Reveja a missão da empresa
O primeiro passo para criar sua brand voice é revisitar a própria missão da empresa. Veja para que ela considera que foi feita, que existe. Isso ajudará a delimitar como ela se enxerga no mundo. Logo, vai auxiliar a entender como ela vai projetar essa imagem na fala.
Se a sua organização considera que a missão é ajudar os clientes em um determinado segmento, por exemplo, ela vai ter que se apresentar como uma amiga, uma parceira, usar tom de voz que enfatize ser compreensível, entender as dores de perto.
O mesmo acontece com companhias mais ousadas, inovadoras, aventureiras, que querem despertar nos clientes a coragem, o senso de mudança. Tudo isso precisa estar implícito no tom de voz, mas de acordo com a missão definida.
Analise seu conteúdo atual
Se você ainda não tem uma brand voice, analise seu conteúdo e suas mensagens atuais e comece a repensar o que pode ser melhorado.
Procure ver que tipo de tom de voz você tem adotado até agora ou mesmo observar se existem muitas variações entre um conteúdo e outro. Se for assim, você precisará revisitar o passo um e alinhar toda a sua produção a essa diretriz.
Faça um levantamento de públicos e defina personas
Faça uma pesquisa de público para entender o perfil das pessoas que quer atingir, quais ideais elas têm, que tipo de sentimentos você pode acionar para se comunicar com elas.
Em seguida, você pode criar suas buyers personas, junto à sua brand persona, para que consiga analisar de forma estratégica e integrada qual será sua brand voice.
Investir em conhecer seu público é o maior e melhor caminho para confrontar essas informações com aquilo que a empresa acredita e acertar seu tom de voz.
Tenha uma tabela de apoio
Algo que também pode te ajudar é sistematizar todas as informações referentes à sua brand voice em forma de tabela, de modo a facilitar consultas na hora de produzir conteúdos.
Assim, você torna prático o processo de criação de todas as peças de sua área de comunicação e de marketing, tendo de prontidão como seguir passos, tais como: tom (descontraído, formal, informal), palavras a evitar, como gosta de chamar determinados elementos e assim por diante.
Dê um tom humanizado à sua marca
Humanize sua marca. Quando for definir sua brand voice, pense nela inserida no mundo, com todos os desafios que ele tem, e procure criar pontos em comum com os consumidores.
Fuja de mensagens ou ações mecânicas demais e sempre tente passar naturalidade em seu tom de voz e comunicação.
Escolha os canais de comunicação adequados
Tão importante quanto acertar o tom de voz é saber empregá-lo nos meios de comunicação adequados.
De nada adianta falar de um modo que seus consumidores entendam, mas em canais que eles não frequentem. Procure saber, então, não só como falar, mas onde falar.
Preze por consistência e clareza
Por último, o conselho é impor consistência e diretrizes claras para a produção de seus conteúdos, a fim de não fugir do tom de voz definido.
Para isso, preocupe-se em ter briefings completos, que contemplem esse quesito também, ou em contar com apoio de especialistas que saibam a importância estratégica de adequar essa parte.
Cases de sucesso de brand voice
Para exemplificar como isso pode surtir efeitos incríveis, na prática, selecionamos alguns cases de sucesso para você entender mais ainda a importância:
Dove
A Dove é uma marca que tem sido destacada no quesito tom de voz, pois adaptou sua comunicação a um ideal de defender a beleza real da mulher.
Conectando-se a esse propósito, ela conseguiu tornar-se mais relevante e sobressaiu em relação aos concorrentes, pois passou a seguir um raciocínio de “falar de igual para igual”.
Skittles
A marca Skittles também foi um exemplo de case de sucesso em brand voice, especialmente depois que passou a relacionar sua marca com humor.
Dessa forma, incluiu um tom provocativo e animado na fala com os consumidores, no sentido de fazer a imaginação deles acontecer e fluir, como na campanha em que falam de aliens.
Apple
A marca Apple fortaleceu seu tom de voz com base em conceitos de confidencialidade, intimidade, ajuda e proximidade.
Um exemplo prático disso é a Siri, a assistente virtual da Apple. Ela se coloca lado a lado do cliente oferecendo suporte todo o tempo, reforçando sua brand voice.
Nike
O slogan da Nike ficou conhecido e impactou diversos países, a frase “just do it” é um lema e missão da marca que incentiva a todos praticarem o esporte, mesmo em condições adversas.
Além disso, as peças com o slogan são reconhecidas por todos, não precisando reforçar ou colocar qualquer símbolo da marca em camisetas, mochilas ou bermudas. Essa é uma grande estratégia de comunicação.
Disney
A Disney também é uma organização que conseguiu estabelecer sua brand voice. Quando pensamos na marca, lembramos de um mundo mágico de conto de fadas. Isso não é à toa, em todo o seu brandtone, a companhia estabelece padrões para você pensar em encantos quando lembrar da marca.
Um exemplo disso é a sua bio do instagram que está escrito “Disney magic right at your fingertips”, ou seja “A magia da Disney bem na ponta dos seus dedos”. A linguagem da marca está em todos os seus posts que remetem aos filmes.
Coca-Cola
A empresa Coca-Cola deixou de ser apenas uma venda de bebidas há muito tempo. O tom de voz da marca associa o refrigerante à felicidade, à amizade e ao companheirismo, isso fica explícito em suas campanhas e comerciais de natal.
Inclusive, há algum tempo, foi realizada uma campanha de colocar nomes nas latinhas de Coca-Cola. Isso trouxe identidade, inclusão e reconhecimento da marca para os consumidores.
Harley-Davidson
O tom de voz da marca Harley-Davidson é adequado e assertivo para o público que ela tem. A empresa apostou em criar identificação com seus consumidores a partir de uma ideia de coragem, de libertar-se, de viver aventuras, ser independente.
Com isso, consegue mobilizar sentimentos e provocar sensações no público que se vê com o mesmo senso e urgência por desafios, rebelião e liberdade.
Cases da Lab
Aqui no Lab Persona também temos experiência em fazer conteúdos e projetos que salientam o tom de voz das marcas e as ajudam a conseguir mais efetividade.
Com bastante conhecimento em torno da importância de produzir e formatar conteúdos que estejam plenamente alinhados às estratégias e diretrizes de comunicação e marketing das empresas, acompanhamos de perto o quão assertivo pode ser esse trabalho.
Por fim, como você pode ver, a brand voice pode contribuir grandemente para o sucesso e os resultados do seu negócio, pois ajuda a criar maior engajamento e pode encantar clientes, fazendo-os se apaixonarem pela marca.
Gostou desse conteúdo? Que tal navegar mais pelo blog do Lab Persona para obter mais dicas essenciais sobre marketing digital e conteúdo que vão fazer toda a diferença em seu negócio?