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Seis Dicas para escrever blogposts incríveis e converter mais
- 17 de agosto de 2021
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Os blogposts da sua empresa estão convertendo e gerando os resultados esperados?
Meses atrás, um profissional de marketing de uma pequena empresa procurou a equipe do Lab Persona com uma dúvida: “O que há de errado com meus textos?”.
Ele nos contou que seguia todas as recomendações de SEO e que acompanhava os melhores especialistas da área, mas sempre que seu chefe lhe pedia relatórios e cobrava resultados, os leads simplesmente não apareciam.
Depois de pensar muito sobre o caso dele, percebemos que diversos clientes passavam por situações parecidas antes de nos contratar.
Foi então que nós percebemos que a maioria dos problemas está em detalhes que muitas vezes passam despercebidos, e que alguns cuidados básicos podem fazer toda a diferença para ter um blog que converte mais.
Se você acha que seu Marketing de Conteúdo não gera um bom número de conversões, este material com certeza vai lhe ajudar. A seguir, confira as melhores dicas para atrair mais leads e entenda a importância de contar com especialistas na área para impulsionar seus resultados. Qual a importância de criar blogposts que convertem?
Se você já leu nosso artigo “Por que criar um blog?”, certamente sabe que esse canal está entre os mais importantes para atrair novos consumidores para seu negócio, construir a autoridade da sua marca e conquistar a confiança das pessoas por meio de conteúdo relevante.
Não por acaso, um relatório da Social Media Examiner aponta que quase 60% dos profissionais de marketing afirmam que blogposts representam o tipo mais importante de conteúdo, estando na frente inclusive de recursos de imagem ou vídeo.
Já uma pesquisa TNS Research International divulgada no G1 demonstra que 76% dos usuários brasileiros pesquisam sobre produtos ou serviços em blogs antes de adquiri-los.
Ou seja, os artigos publicados na internet já estão entre as principais fontes de pesquisa e informação dos consumidores, e as marcas estão atentas a esse interesse, investindo em SEO para blogs e outras estratégias de conteúdo para se destacar nos segmentos em que atuam.
Outra conclusão importante que podemos tirar é que, por mais importante que seja engajar as pessoas por meio de blogposts, não adianta ter um blog sem leads e que não gera novas oportunidades de negócios para a sua empresa diante de um mercado cada vez mais digital.
Por que seus blogposts não atraem leads?
Não é novidade que as empresas que investem em Marketing Digital fazem isso para aumentar suas vendas. Por mais que os conteúdos sejam importantes em termos de relacionamento e lembrança de marca, o objetivo final é sempre garantir mais conversões.
Isso significa que um post de blog deve ser atraente para os usuários e capaz de capturar novos leads, para que eles percorram o funil de vendas em suas fases de descoberta e aprendizagem, reconhecimento do problema e, finalmente, a decisão de compra.
O grande desafio é justamente lidar com todas as particularidades dessa jornada dos consumidores, adotando as práticas ideais para qualificar o lead e guiá-lo até que ele se convença de que seu produto ou serviço é a melhor solução para as suas demandas.
Para fazer com que as pessoas concordem em compartilhar seus dados e criem um relacionamento enquanto leads, não basta simplesmente disponibilizar um formulário para e-book, compartilhar uma landing page promocional ou oferecer o contato de um vendedor com uma oferta.
Evidentemente, essas e outras técnicas de atrair clientes em potencial são importantes, mas elas não são suficientes caso seus blogposts não gerem engajamento e despertem nos usuários a vontade de ler, informar-se e descobrir cada vez mais sobre o que eles buscam e o que, consequentemente, sua empresa tem a oferecer.
Destacar-se diante de tanto conteúdo gerado na internet já é uma tarefa difícil, e ainda exige que sejam consideradas questões como SEO para blogs, que corresponde às práticas ideais para que o algoritmo do Google privilegie seus artigos em detrimento de outros sempre que alguém fizer uma pesquisa relacionada a eles.
Levando isso em consideração, mesmo um texto excelente pode ter um desempenho ruim por falta de alinhamento com a audiência, pela carência de brand voice, pelo uso incorreto de palavras-chave, tamanho inadequado de sentenças, e assim por diante.
Como escrever blogposts melhores?
Levando os pontos destacados acima em consideração, podemos resumir que um blogpost eficiente é aquele que desperta o interesse, consegue engajar os usuários e é elaborado de acordo com as recomendações ideais de SEO para que tenha um bom posicionamento nos mecanismos de busca.
Para entender de forma ainda mais aprofundada quais são os pontos em que sua estratégia pode estar pecando e descobrir como corrigi-los para melhorar os resultados do seu conteúdo, confira abaixo algumas das principais recomendações para escrever posts de blog melhores:
Melhores headlines
Muito se fala sobre a importância de não julgar um livro pela capa, mas a verdade é que as pessoas (especialmente na internet) fazem isso a todo momento com o conteúdo que consomem.
Tenha em mente que o título do seu blogpost é a primeira coisa vista pelos usuários e funciona como um “cartão de visitas” para o seu texto. Caso ele não seja atrativo e instigante, praticamente ninguém terá interesse de clicar no material e de investir seu tempo para conferi-lo.
Não se esqueça de que o título SEO deve conter a palavra-chave do seu blogpost e não ter mais de 70 caracteres. Para o H1 não há essa necessidade, mas ambos precisam “vender” bem o conteúdo, seja por meio de uma pergunta instigante, da promessa para a solução de um problema, de um passo a passo, de uma lista, entre outros recursos semelhantes de atração.
Uma boa dica é realizar testes A/B para aprimorar suas ideias e pesquisar por boas ferramentas de análise de títulos, como CoSchedule Headline Analyzer, ou mesmo geradores de sugestões de títulos, como o SEOPressor.
Uso de recursos visuais
Por mais importante que seja o texto em si, o blogpost se torna monótono quando não tem nenhum apoio visual. Imagens e vídeos tendem a instigar mais as pessoas e a aumentar seu engajamento com o que é apresentado.
Além de utilizar ilustrações e vídeos relacionados ao assunto abordado, não deixe também de utilizar outros recursos visuais para enriquecer ainda mais suas explicações, como tabelas, gráficos e infográficos.
Escreva o suficiente
Jamais escreva o seu blogpost simplesmente para preencher um volume predefinido de palavras. As pessoas percebem quando você está “enrolando” um assunto e tendem a abandonar conteúdos que se mostram redundantes.
Claro que você precisa criar um artigo completo, mas o tamanho precisa ser suficiente e bem ajustado para apresentar os conceitos e responder às dúvidas da audiência.
Ao planejar seus blogposts, procure analisar o quanto determinado tema precisa em termos de volumetria de palavras para então atribuí-la. Afinal, você não quer explicar algo de maneira rápida e genérica, mas também não pode estender-se a ponto de tornar-se irrelevante.
Conte uma história
Lembra do profissional de marketing que nós mencionamos logo no início do artigo?
Depois de nos contar que o blog da sua empresa não gerava leads, ele também disse que se sentia frustrado com a alta taxa de rejeição dos seus textos.
Ele achava que o conteúdo que fazia tinha muita qualidade, mas assim que aprendeu a medir os abandonos de suas páginas, tomou um susto com o baixo engajamento que tinha.
Depois que nossa equipe começou a trabalhar nos materiais feitos por ele, logo percebemos que a escrita era muito formal e muitas vezes carregada de termos técnicos.
Foi então que nós lhe apresentamos algumas técnicas de storytelling, e juntos começamos a aprimorar o poder de atração dos blogposts, deixando a formalidade de lado e apostando mais na empatia dos leitores. O resultado foi surpreendente, e a retenção do blog começou a crescer em poucos meses.
Você notou que acabamos de contar-lhe uma pequena história? Essa é uma das técnicas mais utilizadas no Marketing de Conteúdo, seja em textos inteiros ou apenas em certos trechos.
A ideia é adaptar sua mensagem para uma narrativa com um conflito e sua resolução, prendendo o leitor do começo ao fim em um nível pessoal e emocional.
Mesmo que seu tema seja mais técnico, nada o impede de se colocar no lugar do leitor e de criar uma história com mensagem forte, ambientação, personagem e conflito.
O recurso mais utilizado é contar uma experiência enquanto narrador, para que o leitor se identifique nela e entenda melhor os meios pelos quais você chegou à sua solução.
Ao incluir histórias breves e de maneira simples, as pessoas se tornam mais entusiasmadas pelo texto e você certamente atingirá um maior nível de interesse.
Para saber ainda mais sobre como criar textos que engajam, clique aqui e confira nosso conteúdo especial sobre copywriting.
Análise de palavra-chave
Não se esqueça que as palavras-chave estão entre os principais requisitos de SEO para blog, pois são elas que associam o seu artigo aos termos que os usuários procuram nos buscadores.
Para definir quais são as palavras mais eficientes para o seu blogpost, não deixe de analisar os interesses do seu público, os objetivos da sua campanha e até os termos que são mais utilizados pelos concorrentes que atuam no mesmo segmento que você.
Além disso, diversas ferramentas úteis oferecem análises e sugestões de palavras-chave relevantes, como o Google Keyword Planner, o Google Trends, UberSuggest, Semrush, Keywordtool.io, entre outras.
É importante que sua palavra-chave esteja na meta description do texto, na sua URL, no título SEO e em alguns dos títulos internos do seu blogpost. Sua presença ao longo do conteúdo é fundamental para o rankeamento do algoritmo, mas tenha cuidado para não repeti-la o tempo todo de maneira artificial.
Adicionar palavras-chave de “cauda longa” também é importante para o SEO. Elas são relacionadas à sua palavra principal e ajudam a rankear termos com volumes menores de busca, mas que têm maiores chances de conversão.
Não esqueça do CTA!
Se o objetivo dos seus blogposts é guiar os leads ao longo do funil de vendas para que realizem uma conversão em determinado momento, é evidente que você precisa que eles façam pequenas ações para que se mantenham engajados com a sua marca.
Isso pode ir desde a sugestão para que o leitor acesse outro artigo do seu blog, para que preencha um formulário e baixe um e-book com informações mais completas sobre o assunto, para que compartilhe o texto e atraia outros interessados ou mesmo para que entre em contato com a sua equipe de vendas.
Em todos os casos, ninguém realizará nenhuma dessas ações caso não seja convidado a fazer isso de maneira convincente.
Considerando sua persona e o estágio do seu funil de vendas, a ideia é literalmente fazer um pedido. Caso seu conteúdo seja interessante e tenha instigado o interesse da pessoa, ela certamente tenderá a responder a esse “convite”.
Clique aqui e saiba como capturar mais leads com técnicas que vão além do CTA.
Agências de marketing: uma luz no fim do túnel
É fácil perceber que um bom blogpost depende de inúmeros cuidados e técnicas para que o texto realmente consiga engajar as pessoas e tenha um bom desempenho de SEO para o blog.
Muito além de engajar o público, gerar leads e guiar o funil de vendas da sua empresa, um bom conteúdo também depende de inúmeras outras ações se levarmos em conta toda a estratégia de marketing.
Isso vai desde a análise de métricas até a realização de um excelente planejamento, o domínio de inúmeras ferramentas, a automação de campanhas, a gestão de sites e redes sociais, seu design, entre muitas outras demandas que não cabe mencionar aqui.
Dito isso, precisamos ressaltar que muitos gestores acham que conseguem lidar sozinhos com todos esses esforços, mas não se dão conta do quão coordenadas suas variáveis precisam estar para que gerem resultados efetivos em seus blogposts.
Sem o apoio de especialistas na área, as chances de insucesso são grandes, e podem fazer com que todos os investimentos não gerem novas oportunidades de negócios e acabem se tornando gastos irrelevantes.
Por isso, o mais recomendado (principalmente para quem está começando no Marketing de Conteúdo) é contratar uma agência especializada, que é capaz de lidar com qualidade com todos os fatores decisivos para o sucesso da sua estratégia e ainda lhe dar mais tempo para que você mantenha o foco no que realmente domina em sua empresa.
Otimização na criação
Um dos benefícios mais significativos na contratação de uma boa agência é justamente o domínio que os profissionais têm sobre os pormenores de uma boa estratégia.
Isso significa que, durante a criação dos blogposts, nenhum trabalho desnecessário tomará o tempo da campanha ou vai gerar gargalos em seus resultados.
Lembre-se que seu blog precisa estar constantemente atualizado, além de ser otimizado continuamente, e os especialistas podem cuidar de tudo isso com qualidade.
Levando em consideração que o universo do marketing passa por mudanças frequentes, e que é preciso se atualizar sempre para gerar melhores resultados, isso se torna ainda mais importante para otimizar seu processo de criação.
Resultados mais assertivos
Todo post de blog precisa atender a uma estratégia predefinida, que por sua vez deve gerar resultados específicos para os objetivos do negócio.
Mais do que simplesmente operacionalizar essa estratégia, é preciso certificar-se de que ela está funcionando e realizar os ajustes necessários para que ela se torne mais assertiva.
Uma agência especializada acompanha diariamente o desempenho dos blogposts, medindo suas métricas e gerando relatórios para determinar o sucesso das ações e para corrigir eventuais inconformidades, a fim de sempre garantir que os objetivos sejam alcançados e de mantê-lo confiante de que os investimentos estão valendo a pena.
Se você quer entender melhor como funcionam as métricas e indicadores de marketing, clique aqui e acesse nosso artigo completo sobre o tema.
Custo benefício
Todo negócio que deseja preservar a sua saúde financeira precisa garantir um bom retorno sobre seus investimentos, e é justamente isso que um serviço especializado oferece ao propor resultados assertivos para as suas estratégias.
Atenta a todos os benefícios que uma excelente agência deve proporcionar, o Lab Persona atua com foco na produção de blogposts e outros formatos de conteúdo, feitos de acordo com os objetivos da estratégia do seu negócio, com atenção às melhores práticas digitais e com toda a experiência do Estadão.
Se você quer explorar as possibilidades que só o Marketing de Conteúdo pode proporcionar à sua marca, clique aqui e conheça nossos serviços de referência na área.