Blog
O que é e quais técnicas são consideradas Black Hat Seo?
- 12 de abril de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Não há como negar: o mercado virtual está cada dia mais competitivo. Por isso, é natural que, de tempos em tempos, surjam técnicas milagrosas para burlar o sistema e sair na frente da concorrência. O Black Hat SEO é uma destas técnicas.
Mas a verdade é que não existe milagre quando o assunto é marketing digital. A única maneira de conquistar o sucesso on-line é por meio do planejamento, da estratégia e da constância.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura! No artigo de hoje, vamos entender o que é o Black Hat SEO e porque ele pode prejudicar mais do que ajudar o seu site!
O que é Black Hat Seo e por que é tão importante?
De maneira geral, o Black Hat SEO é um conjunto de estratégias de SEO focadas em enganar o algoritmo do Google para conquistar um melhor rankeamento em um curto espaço de tempo.
Se por um lado o SEO busca entregar o melhor conteúdo possível para atender à intenção de busca do usuário, o Black Hat SEO está interessado apenas no rankeamento das páginas.
Esta estratégia prejudica totalmente a experiência do usuário, já que conteúdos focados apenas em conquistar as primeiras posições dificilmente se preocupam em realmente responder à dúvida das pessoas.
Por que não utilizar essa técnica?
A verdade é que o SEO é um trabalho a longo prazo. É preciso encontrar palavras-chave estratégicas, criar conteúdos de valor, aguardar a indexação do Google, construir autoridade para a página, buscar backlinks e por aí vai.
Dessa forma, é preciso tempo para que tudo isto possa apresentar retorno no aumento do tráfego orgânico.
A questão é que muitas pessoas estão em busca de resultados rápidos, e para isso, acabam investindo em técnicas de Black Hat SEO. O grande problema é que a estratégia pode surtir o efeito justamente contrário.
Isto porque os algoritmos do Google passam por atualizações constantes, de forma que é cada dia mais fácil identificar sites que vão contra as diretrizes do buscador, o que pode gerar punições como:
- Retirada do seu site das primeiras posições;
- Mais tempo para indexar novas páginas ou mesmo nem indexar;
- Redução do PageRank;
- Banimento permanentemente do site da página de resultados.
Quais são as principais técnicas consideradas Black Hat?
Agora que sabemos o que é Black Hat SEO, confira quais são as principais práticas para não cometer nunca mais no seu site:
Keyword Stuff
O keyword stuff, na verdade, é baseado em uma boa técnica de SEO, só que utilizada para os fins errados.
Ele acontece quando uma página excede a otimização do conteúdo para determinada palavra-chave. Nestes casos, é comum ver a palavra se repetindo de maneira desnecessária e até mesmo sem sentido para a quantidade de palavras do texto. Tudo para tentar convencer o buscador que o seu conteúdo fala sobre aquele assunto.
Acontece que esta página não só atrapalha a experiência do usuário, como também acende o alerta de spam sobre o seu conteúdo.
Cloaking
O cloaking é uma técnica utilizada para exibir um conteúdo diferente para o usuário daquele que é exibido para os buscadores.
Ou seja, para uma mesma URL o site terá duas versões de páginas. Uma delas será exibida para o buscador do Google e otimizada com técnicas de SEO — geralmente, Black Hat SEO — para alcançar as primeiras posições dos resultados de pesquisa.
A outra será exibida para o usuário. Porém, ela pode tanto falar sobre o mesmo conteúdo de forma menos otimizada, quanto tratar um assunto totalmente diferente e ser 100% incoerente.
Conteúdo oculto
Como o próprio nome já indica, esta é uma técnica pensada para esconder um conteúdo dentro da página, de forma que ele seja visível apenas para os buscadores do Google, não para os usuários.
Para esta técnica, não são necessárias duas páginas diferentes. Basta utilizar estratégias para ocultar as informações dentro da própria página, como usar fontes tamanho 0 ou da mesma cor do plano de fundo.
Geralmente, o objetivo é esconder uma série de palavras-chave que não necessariamente estão relacionadas com o assunto do blogpost. Elas são utilizadas apenas para rankear a página para o maior número de pesquisas possíveis, sem considerar a intenção de busca do usuário.
Doorway Pages
Doorway page é a tradução para “página de entrada”. No geral, são páginas otimizadas com palavras-chave específicas apenas para garantir o rankeamento, mas, ao acessá-las, elas redirecionam para uma outra página.
Entretanto, esta segunda página não necessariamente estará alinhada ao conteúdo, o que gera uma grande frustração ao usuário já que ele buscava por uma informação e acabou sendo direcionado para um conteúdo totalmente irrelevante para sua busca.
Como vimos, as técnicas de Black Hat SEO não são ruins apenas para o usuário. Na verdade, elas mais prejudicam o tráfego de um site do que ajudam. Isto porque uma vez que o Google identifique o black hat, ele pode até mesmo banir a página de maneira permanente dos resultados de busca.
Por isso, com certeza não vale a pena investir nesta estratégia!
Mas, se você quer aprender a gerar tráfego qualificado para o seu site, existem técnicas que podem te ajudar. Confira o conteúdo que preparamos sobre tráfego pago e orgânico e saiba como aumentar as visitas do seu site de forma consistente e duradoura!