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Benefícios e boas práticas para um bom benchmarking
- 19 de dezembro de 2023
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Vivemos em uma era de transformações rápidas, impulsionadas pela tecnologia, mudanças culturais e novas demandas dos consumidores. Nesse contexto, a importância de estar atualizado não pode ser subestimada. Segundo dados do IBGE, apenas 33,6% das empresas brasileiras são inovadoras.
Nesse sentido, o benchmarking é uma prática essencial e poderosa que hoje pode ajudar nesse cenário, oferecendo inúmeros benefícios para os negócios de todas as dimensões e setores. Quer descobrir como? Acompanhe o nosso artigo!
Afinal, o que é benchmarking?
Benchmarking é uma abordagem estratégica que envolve a análise e comparação das operações e resultados de uma empresa com as melhores práticas de outras organizações, sejam concorrentes diretos ou empresas de setores diferentes.
Ele se concentra no uso de evidências e dados para tirar dúvidas, comparar resultados e promover melhoria contínua. Também pode ajudar gestores e colaboradores a verem que, à medida que uma empresa cresce, as necessidades também evoluem, por isso é preciso se reinventar.
Resumidamente, benchmarking é aprender com os erros e acertos de outros stakeholders do seu mercado. Além de:
- Ajudar a identificar áreas que precisam de melhorias ao comparar suas práticas com as líderes de mercado;
- Revelar lacunas na eficiência operacional, no desempenho do produto, na satisfação do cliente e em outras áreas críticas, com otimização de processos, redução de desperdícios, simplificação de fluxos de trabalho e adoção de novas tecnologias;
- Entender como os líderes do setor operam e oferecem valor aos clientes, de modo a aprimorar a sua competitividade. Benchmarking não tem a ver com copiar estratégias, mas, sim, aprender com o que deu certo e encontrar uma forma de aplicar a estratégia de forma que faça sentido para o seu negócio;
- Alinhar as estratégias de atendimento ao cliente e as expectativas do público-alvo, resultando em maior satisfação e fidelidade;
- Fornecer dados e informações valiosas para tomadas de decisões mais inteligentes;
- Promove uma mentalidade de melhoria contínua, pois estimula que todos busquem formas de aprimorar processos e operações.
Separamos alguns insights para ajudá-lo nesse processo.
Tipos de abordagens
Para começar, é importante determinar qual tipo de benchmarking faz sentido para a sua necessidade: interno (comparando processos dentro da própria organização), competitivo (comparando com concorrentes diretos), funcional (comparando com organizações de setores diferentes) ou genérico (para obter insights que possam resultar em uma melhoria incremental ou disruptiva).
Estabeleça critérios para a comparação, como eficiência, estrutura, qualidade, custo, inovação ou atendimento ao cliente.
Em seguida, é importante escolher organizações de referência que são líderes em suas respectivas áreas e que tenham práticas relevantes para o seu objetivo de benchmarking.
Coleta de dados eficaz
Um bom processo de benchmarking precisa contar com uma coleta de dados eficaz para fornecer uma imagem abrangente do seu negócio, área, processo ou produto – sim, o benchmarking pode ser usado para descobrir melhores práticas, processos e resultados em todo tipo de situação.
O colaborador que for responsável por conduzir o exercício de benchmarking deve compilar informações sobre a estratégia e as práticas do seu desafio – é essencial entendê-lo de A a Z, para conseguir extrair dúvidas ou pontos de atenção referentes ao que se quer descobrir.
Com o dever de casa feito, é hora de coletar informações detalhadas sobre as operações, processos e estratégias das empresas de referência – leve em consideração os fatores que gostaria de implementar.
Nesse ponto, temos também abordagens diferentes: você pode acessar diretamente a empresa pesquisada, conversando com a área de interesse, ou utilizar fontes variadas, como relatórios anuais, sites, entrevistas, estudos de caso, ou até mesmo um mix de todas essas estratégias.
Anote tudo, principalmente todas as dúvidas e insights que forem surgindo – esse é o momento de gerar informações.
Como analisar e aplicar insights
Agora vem a parte mais importante: a análise dos dados coletados.
Observe os dados da empresa de referência que você coletou lado a lado com as métricas coletadas a partir da análise de seus próprios processos. Compare os indicadores e metas de sua própria organização, identifique discrepâncias, lacunas de desempenho e melhores práticas que podem ser adotadas ou adaptadas para atender aos seus objetivos.
Ao fazer esse exercício, busque identificar o que causa as lacunas ou falhas no seu processo. Alguns perguntas que podem ajudar:
- Temos profissionais suficientes ou suficientemente treinados para executar as tarefas atribuídas?
- Meus processos estão atualizados para as necessidades do dia a dia?
- Minha cultura promove um ambiente para testes e respostas rápidas?
- Quais são as maiores dificuldades que os colaboradores enfrentam em relação a sua produtividade?
- Qual a taxa de adesão do meu produto no meu mercado? E a retenção de clientes?
- Gastamos mais tempo trazendo novos clientes ou retendo os antigos?
Crie um plano de ação detalhado para implementar as melhorias identificadas. Estabeleça metas específicas, prazos, responsabilidades e recursos necessários para a implementação bem-sucedida das mudanças. Nesse momento, é importante envolver gestores e áreas de interesse – quanto mais pessoas “comprarem” o seu projeto, maiores chances ele terá de emplacar e performar.
Fique atento: é importante identificar as áreas em que sua organização pode melhorar com base nas informações e melhores práticas identificadas durante o benchmarking. Priorize as oportunidades de acordo com sua relevância e potencial impacto nas suas dores mais urgentes e os KPIs do negócio.
Cultura de melhoria contínua
Benchmarking feito e mudanças aplicadas? Excelente. Mas é importante ter em mente que o processo de benchmarking é focado em melhoria contínua e interação. Então é essencial ter rituais e processos para, inclusive, rever e garantir que eles estão acompanhando as evoluções da empresa e o próprio desenvolvimento e desempenho do mercado.
A inovação é contínua e constante. Repita o processo periodicamente, em áreas diferentes, com processos e empresas-modelo diversas vezes para garantir que sua organização esteja sempre atualizada e competitiva.
Desafios e como superá-los
Mudar nunca é fácil; mudar processos do dia a dia, então, pode ser ainda mais desafiador. O grande diferencial aqui é contar com parceiros que são especialistas no seu setor e já trazem consigo as melhores práticas e estratégias do mercado.
Esse é o papel do Lab Persona – uma unidade de negócios do Estadão, com bagagem e experiência de quem sabe produzir conteúdo extremamente qualificado e alinhado às mais avançadas técnicas do marketing.
Com a credibilidade, experiência e responsabilidade do Estadão, reunimos uma equipe altamente qualificada para atuar de forma dinâmica e diferenciada com Marketing de Conteúdo. Pois, experiência e inovação fazem parte da nossa raiz.