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Construa uma estratégia de backlinks para ranquear melhor na SERP
- 7 de junho de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Você sabia que conquistar backlinks pode ser tão importante quanto a qualidade do conteúdo para conquistar as primeiras posições do Google?
Os algoritmos entendem estes links como um voto de confiança de outros sites para o seu, o que valida a credibilidade do conteúdo e a autoridade do seu site online.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura! No artigo de hoje, vamos entender o que são backlinks e como conquistar links de qualidade para o seu domínio.
Entenda o que são backlinks
O termo backlink está relacionado à ideia de “link de entrada”. Trata-se de um link posicionado em um site, mas direcionado para uma outra página, criando uma conexão entre ambos. Em resumo, é como um tipo de menção.
De maneira geral, o principal objetivo dos backlinks é ajudar o usuário a expandir sua rede de conhecimento sobre o assunto que já está consumindo. Para isso, os links são posicionados de maneira estratégica para encaminhar o leitor a uma página que complemente o assunto.
Entretanto, eles também são parte fundamental de uma estratégia de SEO, porque, quando um site direciona seus leitores para outra página, os algoritmos entendem que esta página possui um conteúdo relevante e de alta credibilidade.
Como eles influenciam no ranqueamento?
Os backlinks são uma forma de medir a confiabilidade e a relevância de um domínio na internet. Afinal, quanto mais links apontando para você, significa que o seu conteúdo foi considerado relevante para muitas pessoas.
Assim, quando o Google entende que uma determinada página é recomendada por vários sites, ele a coloca em melhores classificações na Serp, o que melhora o alcance do seu conteúdo e a autoridade geral do seu site.
Neste contexto, quanto mais importante for o site que apontar para o seu, mais valor terá o backlink, pois, quando um site faz um link para outro, ele transfere parte de sua autoridade para ele.
De acordo com as pesquisas, o primeiro ranqueado na Serp do Google tem, em média, 3,8 vezes mais backlinks do que os que estão classificados entre a 2.ª e a 10.ª posições. E, geralmente, estes links vêm de domínios diferentes.
Ou seja, é mais interessante ter um link de dez sites diferentes do que dez links vindos do mesmo site. Além disso, quanto mais relevantes forem estes sites, mais esta estratégia pode contribuir para a relevância da sua página.
Construindo uma estratégia de backlinks
Ok, conquistar backlinks é importante. Mas como fazer com que outros sites indiquem o seu conteúdo, se você ainda está começando ou não tem um nome forte no mercado?
A seguir, listamos 3 dicas para obter backlinks orgânicos e aumentar a autoridade do seu site. Confira!
Tenha um blog com conteúdo otimizado
O segredo para se destacar na internet é oferecer conteúdo realmente relevante. E não é diferente para obter backlinks.
Antes de pensar em estratégias maiores e mais complexas, a medida mais eficiente para receber links de outros sites é identificar em qual assunto a sua marca pode gerar valor para o público e criar um blogpost completo e otimizado sobre este tema.
Uma boa estratégia para isso é pesquisar o que grandes referências têm falado sobre o assunto e se dedicar a entregar um conteúdo ainda melhor e mais completo. Para isso, identifique tópicos que estejam faltando, explicações que não estejam claras o suficiente e prepare o conteúdo que você gostaria de encontrar se fosse usuário.
Este será um conteúdo altamente relevante e que vai atrair cada vez mais tráfego orgânico. Assim, será natural que você comece a receber backlinks de leitores ou de outros sites referenciando a página.
Faça parcerias
Depois que você já estiver criando conteúdo de qualidade no seu blog, é hora de buscar parcerias para expandir o seu território online. A melhor maneira para isso é apostar em guest posts.
Em resumo, um guest post é quando você publica um artigo como convidado em outro blog. Esta é uma forma de conquistar backlinks porque você pode inserir links para o seu site ao longo do conteúdo.
Esta estratégia também pode ser utilizada em ações de co-marketing, quando duas empresas se unem para trabalhar campanhas ou conteúdos específicos e alcançar um público maior do que alcançariam sozinhas.
Por fim, outra possibilidade para parcerias de backlinks é investir em publieditoriais. Nestes casos, é como um guest post de tom mais publicitário do que informativo para divulgar a sua marca.
Mas vale lembrar que as publieditoriais são pagas. Portanto, vale a pena focar em conseguir links orgânicos e gratuitos primeiro.
Backlinks dentro do seu próprio site
Apesar de não terem o mesmo valor que os links externos, ter uma estratégia de backlinks internos também é fundamental para aumentar a classificação de uma página. Por isso, coloque sempre ao menos um link para uma outra página do seu site.
Além de ajudar no SEO, fazer isto contribui para criar uma rede de relacionamento entre as páginas do seu site. Dessa forma, é possível facilitar o rastreamento dos robôs do Google, guiar a experiência do usuário e otimizar métricas como o tempo de permanência no site.
A diferença entre links internos e links externos
Em resumo, links internos são links que direcionam o usuário para outra página dentro do próprio site. Seu principal objetivo é fazer com que o usuário permaneça mais tempo navegando entre as URLs e realize a conversão.
Já os links externos são links que direcionam o usuário para uma página de outro site. Geralmente, eles são utilizados para citar a fonte de uma informação ou indicar um conteúdo que o autor entenda ser relevante para o assunto.
Em ambos os casos, os backlinks direcionando para o seu site são responsáveis por grande parte do trabalho de alcançar as primeiras posições do Google. Clique aqui e confira 6 outras dicas para aumentar o tráfego do seu site com técnicas de SEO.