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A importância da auditoria de backlinks para aumentar a autoridade do site
- 21 de junho de 2023
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Backlinks são parte fundamental para fortalecer a autoridade de uma marca e impulsionar sua visibilidade nos mecanismos de busca.
O sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo vai além do simples planejamento e produção dos materiais. É importante compreender o papel dos backlinks para realizar uma auditoria meticulosa e aprimorar o SEO e a credibilidade do seu site.
Realizar esta análise, no entanto, requer cuidados. Além de entender de SEO, o profissional precisa recorrer a métodos e ferramentas para executar a prática com excelência.
Neste artigo mostramos como realizar a auditoria de backlinks de um jeito bastante simples, além de apresentar 4 estratégias que ajudam na construção de uma rede de backlinks saudável.
Mas afinal, o que são backlinks?
De forma geral e objetiva, backlinks são os links externos que apontam para seu site a partir de outras fontes na internet.
Para os algoritmos dos mecanismos de busca como o Google e Bing, por exemplo, eles são vistos como “votos de confiança” de outras páginas para o seu conteúdo. Esse tipo de movimento indica que seu site é de confiança, melhorando assim, seu posicionamento e indexação rumo ao topo das páginas de resultados de busca.
A relação entre backlinks e autoridade do site
Uma pesquisa recente, mostra que cerca de 7,5 milhões de artigos de blog são publicados diariamente. Nesse mar de informações, uma coisa é óbvia: as páginas que se destacam são aquelas que garantem um melhor posicionamento nas pesquisas, e constroem autoridade sobre um determinado assunto.
Os backlinks são inseridos nos materiais de forma estratégica, a fim de despertar a curiosidade e motivar o usuário a clicar no link.
Quando a empresa consegue que um ou mais conteúdos sejam linkados em outra página, ela automaticamente amplia o seu alcance, criando uma rede de acessos até o seu site/blog.
Dessa forma, quanto mais páginas tiverem seus links inseridos, maior será essa ramificação e, consequentemente, melhor seu posicionamento, autoridade e credibilidade.
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Por que fazer uma auditoria de backlinks?
Desde o surgimento da internet, centenas de milhares de conteúdos foram escritos e publicados na rede. Dessa quantia, muitos já saíram do ar devido a exclusões, desatualizações, URL incorreta, erros de programação e por aí vai.
Não é objetivo da empresa manter links corrompidos em seus conteúdos e prejudicar a experiência do usuário, mas o risco existe, e é por isso que é tão importante fazer uma auditoria de backlinks.
É por meio dessa prática que empresas vão assegurar a qualidade dos seus materiais, e aumentar a eficiência das estratégias. Não só isso, mas também mostrar ao Google que a página tem relevância nas pesquisas e que está preocupada com a experiência dos leitores.
Ferramentas e métodos para realizar a auditoria
Realizar a auditoria de backlinks, o profissional não precisa ser um especialista, mas precisa ter conhecimento em SEO. Entretanto, os profissionais responsáveis pelas estratégias de marketing precisam também adotar alguns métodos e ferramentas para identificar os links tóxicos e remover todos os backlinks indesejados.
Identificação de links tóxicos e de baixa qualidade
O SEMrush Backlink Audit é uma ferramenta que possui a maior base de backlinks do mundo. Permite identificar links tóxicos, de baixa qualidade ou que não funcionam, por meio da análise de cada um deles.
A ferramenta também permite que os usuários insiram links suspeitos a uma lista de rejeição, bem como avaliem o tamanho do perfil de backlinks de seus concorrentes, links novos e perdidos por eles, entre outras funcionalidades interessantes.
Identificar links tóxicos e de baixa qualidade é uma das etapas mais importantes no processo de auditoria. Ela elimina o risco de a empresa manter links maliciosos em seus conteúdos, e direcionar os leitores para páginas suspeitas.
Remoção de backlinks indesejados
A auditoria também consiste em remover todos os backlinks indesejados da sua página ou blog. Para isso, os profissionais de marketing podem atuar de duas formas:
1. Contatar o proprietário do outro domínio e pedir a ele para que remova o link;
2. Enviar o link para uma lista de rejeição e exportá-la para o Google Disavow.
Caso opte pela segunda alternativa, é importante ficar atento ao seguinte ponto. O Google orienta que a ferramenta Google Disavow só seja usada quando um link for realmente malicioso ou esteja ocasionando problemas para a empresa. Do contrário, o uso exagerado da solução pode acabar prejudicando o desempenho do site nos resultados de busca.
Além do SEMrush Backlink Audit e do Google Disavow, outras ferramentas que se destacam e podem ajudar no processo de auditoria, são:
• Ahrefs;
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4 estratégias para construir uma rede de backlinks saudável
Compreender o que são backlinks e fazer a auditoria deles é importante para a empresa manter a qualidade de seus conteúdos. Entretanto, os profissionais de marketing não podem se ater apenas a isso para garantir autoridade, se destacar na rede e otimizar a captação de leads.
É preciso implementar estratégias que eliminem o aparecimento de links tóxicos e construir uma rede saudável, assim como gerar backlinks de qualidade. Para isso, as ações abaixo podem ajudar:
1- Defina objetivos
As equipes precisam ter uma visão clara do que querem alcançar com as estratégias de marketing de conteúdo. É aumentar o tráfego e a visibilidade? Melhorar a autoridade da marca sobre um assunto específico? Definir os objetivos pode direcionar melhor os esforços do time, e reduzir a incidência de retrabalhos.
2- Entregue conteúdo de valor
A qualidade do material será responsável por aumentar o número de backlinks recebidos, portanto, também precisa estar no topo da lista de prioridades da empresa. Ao ler conteúdos que entregam valor, outras páginas e parceiros farão questão de mostrar o artigo para a sua própria persona;
3- Construa parcerias
Desenvolver parcerias com empresas que atuam em um mesmo nicho pode ajudar o site/blog a conseguir backlinks relevantes e de qualidade. Para isso, deve-se avaliar marcas que abordam temas similares e possuem personas semelhantes.
4- Valorize os pontos fortes
Quais os diferenciais da sua página? Você entrega conteúdos mais técnicos? Utiliza imagens, gráficos ou outros elementos visuais para facilitar a compreensão do leitor? Traz dados atualizados de pesquisas? Identificar e valorizar os pontos fortes do seu site/blog é outra forma de obter autoridade e aumentar a quantidade de backlinks recebidos.
Uma jornada digital de sucesso implica em uma série de desafios! Atuar de forma assertiva na criação de backlinks de qualidade é apenas uma pequena parte da estratégia robusta de marketing de conteúdo que sua empresa precisa ter.
Contar com as ferramentas adequadas e com quem tem experiência no assunto, torna sua jornada ainda mais tranquila.
Que tal conhecer um pouco mais do trabalho do Lab Persona Estadão e saber como podemos ajudar na auditoria de backlinks do seu site? Estamos prontos para entender seus desafios e ajudar no que for necessário!