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Como definir a assessoria de marketing ideal para o seu negócio
- 28 de dezembro de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Você quer ampliar sua presença de mercado, reforçar o posicionamento da sua marca e aumentar sua base de clientes, mas não sabe exatamente quais os melhores caminhos para atingir esses objetivos? Uma boa assessoria de marketing pode ser a melhor solução.
Muitas empresas já apresentam as condições ideais para se tornarem referência nas áreas em que atuam, mas não conseguem formar times capazes de lidar com a alta demanda ou com a expertise necessária para potencializar seus resultados na área de comunicação.
Se você já considerou contratar uma consultoria de marketing digital, mas ainda não tem clareza sobre como esse tipo de serviço funciona e quais vantagens ele oferece, este artigo certamente terá grande valor para o seu negócio.
A seguir, vamos apresentar as principais soluções que uma assessoria de ponta deve entregar à sua equipe e quais resultados esperar em prol do seu crescimento organizacional. Acompanhe e domine os detalhes mais importantes que você precisa saber sobre o assunto!
Quais soluções uma Assessoria de Marketing deve oferecer?
O serviço de assessoria de marketing, como o nome sugere, tem como objetivo auxiliar cada negócio a elaborar campanhas mais eficientes, solidificar seu posicionamento de mercado e, consequentemente, potencializar suas vendas.
Ele pode ser contratado por organizações de qualquer porte, seja para guiar todas as suas estratégias ou para prestar apoio ao departamento de comunicação de uma empresa. Com experiência e qualificação, o assessor de marketing reúne as seguintes atribuições:
- Analisar ou adequar a missão, a visão e os valores da marca;
- Diagnosticar o posicionamento atual nos seus canais internos e externos de divulgação;
- Promover pesquisas de mercado para identificar oportunidades e desafios;
- Realizar pesquisas sobre a concorrência e benchmarking;
- Traçar o perfil do público-alvo em todos os estágios de relacionamento com a marca;
- Estabelecer metas de curto, médio e longo prazos para as campanhas;
- Validar os objetivos da empresa e associá-los aos pontos-chave das ações;
- Definir ações e estratégias eficazes para atingir os objetivos organizacionais;
- Estipular indicadores para determinar a eficiência das campanhas;
- Promover o relacionamento com o público, do pré-venda à prospecção e fidelização;
- Monitorar os resultados das campanhas e promover melhorias contínuas.
Com base nesses pontos, podemos afirmar que uma boa assessoria de comunicação deve trabalhar sobre o marketing de desempenho. Trata-se de uma área que influencia diretamente nos resultados corporativos, indo além das campanhas pontuais de divulgação.
Nesse sentido, o marketing de performance trabalha com foco nos objetivos do negócio e no aumento de receita. Ele busca analisar a empresa e seu mercado, estipular as estratégias mais adequadas às suas metas e implementar ações totalmente mensuráveis.
Basicamente, a consultoria aponta onde você pode investir esforços de marketing e as melhorias que podem ser promovidas para obter resultados contínuos e escaláveis. Para isso, a empresa de assessoria de marketing deve oferecer soluções como:
Estratégia Customizada
Cabe à assessoria de marketing digital criar, apresentar e monitorar a estratégia da empresa. A assessoria deve prestar auxílio na criação de metas e elaborar briefings específicos para os diferentes cenários de campanha.
Quanto aos materiais que serão criados a partir do planejamento, também é papel da empresa de consultoria pensar as personas que serão impactadas, estudar as palavras-chave pertinentes para o seu segmento, além de criar e validar as pautas periodicamente.
Conteúdo Relevante e Inédito
Os pontos definidos na estratégia servem como base para a criação do conteúdo utilizado nas campanhas de marketing.
A assessoria deve garantir que ele seja relevante e inédito, para que realmente agregue valor às personas e posicione seu negócio como referência.
Assim, sua empresa vai disponibilizar ao público materiais multiplataforma de alta qualidade, produzidos por quem mais entende do assunto. Todos devem ser editados e revisados por profissionais experientes, além de serem validados de forma programática com a equipe.
Gestão de Publicações
Além de promover um planejamento assertivo e de se responsabilizar pelo fluxo de produção, a assessoria de marketing é responsável pelo gerenciamento das publicações feitas nas diferentes plataformas definidas para o posicionamento da marca.
Considerando que o conteúdo é decisivo para escalar negócios, a consultoria publica todo o material de forma customizada para cada canal. Também é sua função acompanhar os leads impactados e manter suas interações por meio de ferramentas dinâmicas de relacionamento.
Monitoramento Constante
Mais que acompanhar os leads e interagir com eles, os assessores de marketing devem monitorar todas as ações realizadas por meio dos indicadores de desempenho estipulados na estratégia. É assim que eles garantem e comprovam o sucesso de seus contratantes.
A partir das métricas, as ações são revisadas e aperfeiçoadas em cada etapa da campanha. Assim, as melhorias são contínuas e os resultados, escaláveis. Já os clientes recebem relatórios de desempenho para entender os resultados da estratégia.
Quais resultados devo esperar?
Ao contratar uma assessoria de marketing, você certamente espera promover campanhas mais assertivas e eficazes para sua empresa. Com isso, a meta quase sempre é aumentar sua base de consumidores e impulsionar sua lucratividade.
De fato, esses são ganhos importantíssimos que uma boa consultoria oferece. Entretanto, eles vão muito além. Ao investir em marketing especializado, seu negócio acaba obtendo vantagens ainda mais significativas do que os resultados imediatos de cada campanha.
Na verdade, ao mesmo tempo que o engajamento do seu conteúdo gera novos clientes, ele também favorece o reconhecimento, a autoridade e a experiência proporcionada pela sua marca. Com isso, os resultados tornam-se muito mais impactantes e duradouros. Entenda:
Brand awareness
Brand awareness diz respeito ao reconhecimento que uma marca possui entre os consumidores. Basicamente, ele representa o quão familiar o posicionamento de um negócio é perante o seu público e o quanto os clientes se identificam com os seus valores.
Quando você pensa em aplicativos de streamings ou de transporte, quais marcas vem à sua mente? Se as respostas foram Netflix e Uber, por exemplo, é porque essas duas companhias conquistaram um forte brand awareness por meio dos seus esforços de marketing.
Autoridade de marca
Já a autoridade caracteriza sua capacidade de ser reconhecido como referência no segmento em que atua. Em meio à infinidade de conteúdos de marca acessíveis pelo público, valores como confiabilidade e credibilidade são vitais para destacar-se em meio à concorrência.
Quando você quer se informar e prefere acessar um site como o Estadão, por exemplo, é porque confia na sua autoridade enquanto veículo de notícias. Se quer qualidade em materiais esportivos, a preferência é para marcas como Nike e Adidas, e assim por diante.
Melhorar a experiência do usuário
Por fim, uma assessoria de marketing de excelência deve reforçar a experiência do usuário. Isso significa que os materiais divulgados por uma marca devem ser focados nas resoluções para os problemas e desejos das pessoas.
Cada público tem suas próprias necessidades e aspirações. Sua empresa precisa se posicionar como a melhor alternativa para saná-las.
Se você procura pela melhor assessoria de marketing para o seu negócio, conheça os serviços do Lab Persona! Empregamos toda a experiência e credibilidade do Grupo Estadão para desenvolver estratégias customizadas, flexíveis e eficientes para a sua marca. Explore nossos diferenciais e potencialize seus resultados conosco.