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10 dicas para aumentar suas vendas com marketing digital
- 19 de fevereiro de 2020
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
A ascensão da tecnologia e o acesso à informação estabeleceram a Internet como epicentro de negócios. Não se trata apenas do e-commerce, mas também do crescimento da web como plataforma de relacionamento e divulgação. O cenário faz com que as empresas apostem no Marketing Digital para alcançar objetivos comuns à grande maioria das empresas: vender mais e cada vez melhor.
Na pesquisa State of Inbound 2018, da Hubspot, 69% das empresas consultadas apontaram a conversão de leads e geração de tráfego como principal desafio em 2019. Estamos falando de alicerces das estratégias de Marketing Digital, fatores responsáveis por otimizar o setor de vendas e fomentar o crescimento de resultados.
Neste novo cenário de relacionamento entre marcas e consumidores, resta às empresas buscar soluções inteligentes para potencializar resultados. E parte dessa potencialização pode ser atingida com a adoção de estratégias de Marketing Digital.
De acordo com a Sales Hacker, os representantes comerciais gastam 440 horas por ano investindo tempo em informações para servir de insumo para uma abordagem comercial mais efetiva. É um dado importante que demonstra quanto tempo é perdido pelo setor de vendas em busca de informações que poderiam ser entregues pelos próprios interessados por meio de estratégias de Marketing Digital bem construídas.
Se os resultados de venda são uma preocupação constante em sua empresa, fique atento a estas 10 dicas para aproveitar o potencial do Marketing Digital para a criação de um ecossistema de vendas mais inteligente, mensurável e eficiente.
10 dicas para aumentar suas vendas com Marketing Digital
Muitas empresas enxergam no Marketing Digital a saída para potencializar seus resultados e garantir melhor performance de vendas. Mas, para isso, é preciso conhecer as tendências, estruturar um plano estratégico e, claro, conhecer algumas dicas do que realmente dá resultado.
1. Conhecimento sobre a jornada do cliente é o primeiro passo
Muitas empresas pecam na estruturação de suas campanhas de marketing por não compreenderem a etapa em que as pessoas se encontram em relação a um determinado produto ou serviço.
É preciso elaborar estratégias que impactem os diferentes níveis de conhecimento. Para cada um deles, é necessário um conteúdo diferente.
Lembre-se de que o funil de vendas é seu grande aliado na definição da jornada, sempre tendo em mente que as lógicas são:
- Chamar a atenção;
- Criar um interesse;
- Despertar um desejo;
- Convencer sobre a tomada de decisão.
Lidar com pessoas do topo do funil estimulando-as para comprar algo de cara pode dar tão errado quanto perder tempo de um interessado explicando a ele algo que é de seu domínio.
2. Mais do que conhecer a jornada, é preciso compreender o público
O Marketing Digital tem como premissa apresentar conteúdos que abordam um problema do público e apresentam uma solução desenvolvida pela empresa. Parte do sucesso de vendas com base no Marketing Digital é regida pelo conhecimento sobre o público-alvo.
Por isso, a empresa deve entender:
- Comportamentos de consumo;
- Linguagem mais adequada para o discurso corporativo;
- Melhores locais para divulgar a sua marca.
Por exemplo: uma empresa que vende serviços fotográficos terá muito mais sucesso apostando no Instagram do que no Twitter como canal de divulgação.
3. Crie sinergia entre vendas e marketing
Um dos motivos pelos quais as empresas adotam o Marketing Digital é sua capacidade de entrar em sintonia com as vendas. A capacidade de análise de resultados do marketing deve servir como base para guiar ações do comercial. Sendo assim, fica evidente que os dois setores não devem operar em paralelo.
Não se trata de unir todos para executar as mesmas funções, mas sim de procurar uma sinergia de trabalho, na qual o marketing desenvolva suas estratégias com base no conhecimento sobre o funcionamento do setor comercial e vice-versa.
Falta de comunicação entre os setores gera perda de vendas e queda nos resultados, especialmente no trabalho junto às novas oportunidades de negócio. Diante disso, fica clara a necessidade do gestor de avaliar a estrutura atual desses dois setores e propor novas formas para que eles sigam em contato constante.
4. Use os dados captados no marketing para se preparar para uma abordagem comercial eficiente
Alguns produtos do Marketing Digital podem ser concedidos ao público com base em uma pequena transação: dados em troca do conteúdo. Esses dados são estratégicos e devem servir para nortear uma futura abordagem do setor comercial.
Com base nessas informações, a empresa pode prever quais são as principais dificuldades de um cliente, quais são seus produtos mais adequados para ele e até antever dúvidas dos interessados. Isso resulta em um atendimento mais rápido, eficiente e capaz de gerar resultados positivos.
5. Desenvolva formas de melhorar o ranqueamento nas buscas
Nem tudo que tangencia a potencialização das vendas tem relação direta com o setor comercial. O esforço da equipe de marketing não se concentra apenas em criar conteúdos interessantes, é preciso desenvolvê-los com foco nas estratégias de SEO.
Para quem não sabe, SEO é uma espécie de conjunto de “regras” para que uma página seja encontrada pelos sistemas de busca. Quanto mais otimizada é a página, maiores as chances de figurar entre os primeiros resultados em uma pesquisa na internet.
E como isso impacta as vendas? A resposta é visibilidade. Ser um dos primeiros resultados de busca potencializa as chances de uma pessoa adentrar no funil de vendas, acompanhar a atividade de uma empresa e se engajar em uma relação de interesse com a marca e seus produtos.
6. Mensure resultados de campanha constantemente
Uma empresa que busca aumentar suas vendas sabe que é necessário divulgar seu trabalho. Antes do surgimento do Marketing Digital, muitas instituições apostavam em estratégias não mensuráveis, como um outdoor. Contudo, uma das principais virtudes do marketing na era digital é seu poder analítico.
Rastrear o sucesso das campanhas deve ser tarefa constante para uma marca que quer vender mais. É preciso entender o que dá certo e o que não gera resultados. Com isso, é possível focar investimentos e força de trabalho e criação nas ações que engajam pessoas e abrem novas oportunidades.
O Marketing Digital é empírico. Ele é feito de tentativas, acertos e erros, mas isso não significa que é preciso contar com a sorte. Basta uma análise bem feita sobre os números de performance dos conteúdos para compreender quais deles merecem ser trabalhados novamente e quais demandam ajustes.
7. Aposte na diversidade e qualidade dos conteúdos
Veja a lista abaixo e reflita sobre quais tipos de conteúdos você já encontrou navegando pela internet:
- Posts em blogs;
- Postagens de conteúdos nas redes sociais;
- Landing Pages que permitem download de materiais ricos (como e-books, infográficos e guias informativos);
- Anúncios em sistemas de busca;
- Vídeos publicitários inseridos dentro de conteúdos audiovisuais.
Esses são apenas cinco exemplos de conteúdos criados para as estratégias de Marketing Digital. É claro que cada um deles demanda um tipo de investimento, um plano de elaboração e uma conexão com as atividades da empresa.
A grande questão é: o Marketing Digital foca na atração, no desenvolvimento de conteúdos informativos e no despertar do desejo de consumo. Nada melhor do que variar as formas de gerar o mesmo impacto.
Então explore as possibilidades da Internet, busque compreender quais formatos de conteúdo atraem seu público-alvo e diversifique para encontrar a fórmula que gera os melhores resultados.
8. O conteúdo é tão importante quanto o formato
De nada vai adiantar ter uma grande diversidade de conteúdos se nenhum deles for capaz de responder às principais dúvidas do público-alvo e informá-lo sobre os benefícios que sua marca oferece.
Diante disso, é importante refletir sobre a qualidade dos conteúdos, já que eles podem balizar sua captação de novas oportunidades e a qualidade dos leads gerados, e isso, consequentemente, impacta nos resultados de vendas.
9. Invista em conteúdos e anúncios pagos
Nem só de tráfego orgânico vive o Marketing Digital. Existem muitas formas de gastar pouco e gerar bons resultados de vendas. Aqui, vale apostar nas mídias que concentram a atenção do seu público. Se sua empresa foi capaz de mapear que há um uso massivo do Instagram, por exemplo, vale direcionar esforços para essa plataforma e anunciar por lá.
Mas é possível divulgar em múltiplos locais por um preço pequeno. Frente às mídias publicitárias tradicionais, o valor dos anúncios no Google ou nas redes sociais tem um ótimo custo-benefício, além de ser possível mensurar os resultados.
No caso do Google, estar entre os primeiros resultados potencializa suas chances de ser acessado. Na busca orgânica (graças ao SEO) isso já é bom. Com os anúncios, torna-se ainda melhor.
10. Invista em um bom site
Mesmo que sua empresa não seja um e-commerce, um site de qualidade é fundamental nas estratégias de Marketing de Conteúdo. Ele deve ser responsável por:
- Concentrar as informações mais importantes sobre a empresa;
- Descrever e apresentar os produtos e serviços;
- Oferecer soluções para os interessados.
Um site pouco atraente vai afugentar as pessoas dos processos de descoberta, engajamento e de vendas. Por isso, não deixe o site empresarial em segundo plano quando o assunto é estabelecer bons resultados com o uso do Marketing Digital.
Se a sua empresa faz vendas online, esse assunto vira uma prioridade. Afinal, a experiência do cliente no website será fundamental para que ele execute a compra ou desista do processo.
Marketing Digital é mensurável, tem bom custo-benefício, gera valor, amplia a autoridade empresarial e abre novas perspectivas comerciais e de comunicação empresarial.
Tudo isso está ao alcance da sua empresa, basta entrar de vez neste universo e realizar um bom planejamento para ser assertivo em meio a tantas campanhas que pecam na execução de suas estratégias de marketing.
Se você quer saber mais sobre o tema e descobrir qual o atual patamar da sua empresa, convidamos você para conferir como começar a fazer Inbound Marketing. Aproveite para conferir o nosso diagnóstico e compreender como o Lab Persona pode dar uma força nessa importante tarefa de potencializar seus resultados.