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68% de todas as atividades online começam com um mecanismo de busca
- 4 de março de 2024
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
No cenário das atividades online, um dado interessante se destaca: 68% de todas as interações digitais têm seu ponto de partida nos mecanismos de busca, de acordo com a Brightedge.
Este dado não só revela a importância e influência dessas plataformas, mas também mostra que é em meio aos resultados de busca que a maioria dos usuários inicia suas atividades online.
Com o desafio de posicionar o site das empresas nas primeiras posições das buscas, entender e otimizar a presença digital torna-se uma jornada fundamental para o sucesso.
Pensando nisso, preparamos este material e nele queremos mostrar a importância de combinar suas estratégias SEO a uma atuação contínua, estratégica e analítica para melhorar seu posicionamento.
O papel dos mecanismos de busca no universo digital
Os mecanismos de busca são ferramentas fundamentais para o universo digital. Eles permitem que os usuários encontrem informações e conteúdos relevantes para suas necessidades de forma rápida e fácil
São bilhões de páginas, vídeos, imagens e outros conteúdos disponíveis. Sem os mecanismos de busca, seria impossível encontrar o que precisamos em meio a essa imensidão de dados.
Eles funcionam a partir de algoritmos que analisam o conteúdo das páginas na web e as classificam de acordo com sua relevância para uma determinada pesquisa. Esse processo é chamado de indexação.
Quando o usuário realiza sua pesquisa, o buscador utiliza seu algoritmo para retornar as páginas mais relevantes para aquela consulta, resultando na página de resultados.
Os buscadores são importantes para todos os usuários, ainda mais para negócios e organizações. Para se destacar no digital, é fundamental que as empresas tenham uma estratégia assertiva que garanta a boa presença nos mecanismos de busca.
Por meio de técnicas de análise, como uma auditoria de SEO, é possível entender os pontos de otimização necessários. Garantindo que as empresas sejam beneficiadas pelos algoritmos para serem encontradas pelo público, o que pode levar ao aumento do alcance e, consequentemente, das chances de vendas.
Abaixo trouxemos alguns dados sobre a importância dos mecanismos de busca no cenário digital:
• O fato de 75% dos usuários não passarem da primeira página das buscas mostra que a posição na página de resultados é importante para o sucesso de qualquer site.
• Aproximadamente 60% do volume total das buscas é feito por dispositivos móveis, mostrando que os usuários estão em um processo de mudança de comportamento.
• O aumento no número de buscas locais mostra que os usuários estão procurando por empresas e serviços próximos a eles.
• O Google detém mais de 83% do market share dos mecanismos de busca
• A cada segundo, o Google recebe mais de 40 mil buscas. Em um dia, são mais de 3,5 bilhões de pesquisas.
O comportamento do usuário: evitando anúncios pagos
Os usuários realizam pesquisas por uma variedade de motivos. Eles podem estar procurando por informações, produtos, serviços, empresas ou organizações específicas.
É importante entender os motivos pelos quais os usuários realizam pesquisas para poder criar conteúdo que seja relevante para suas necessidades.
Ao criar conteúdo relevante, você aumenta as chances de que seu site seja encontrado pelos usuários que estão procurando por informações semelhantes.
Você também pode usar o SEO para segmentar seu conteúdo para públicos específicos. Isso pode ajudá-lo a alcançar as pessoas certas com seu material e aumentar as chances de conversão.
Aqui estão algumas dicas para entender o comportamento dos usuários e reduzir custos em anúncios:
• Faça pesquisas de palavras-chave: Entenda quais termos e palavras as pessoas usam para pesquisar os produtos ou serviços que você oferece.
• Conheça seu público: Conheça e assimile as necessidades e interesses dos seus consumidores.
• Acompanhe as tendências: Esteja atento às atualizações e melhores práticas de pesquisa para adaptar suas estratégias.
Com uma atuação estratégica e alinhada, é possível reduzir os custos de investimentos em anúncios. Pois, quando o seu site aparece nas primeiras posições, não é preciso pagar para que ele seja exibido.
Características das páginas que ocupam as primeiras posições do Google
Existem várias características que ajudam a garantir boas posições nos resultados de busca. Aqui estão algumas das mais importantes:
• Conteúdo relevante: O conteúdo deve estar alinhado às palavras-chave que você está tentando classificar. Sua editoria de conteúdo deve ser informativa e útil para os usuários que estão procurando por informações sobre seus tópicos.
• Estrutura amigável: Seu site deve ser fácil para os mecanismos de busca entenderem. Isso significa que você deve usar títulos e descrições de metatags, imagens, links internos e externos bem estruturados.
• Links externos de alta qualidade: Os links externos são um sinal para os mecanismos de busca de que seu site é confiável e relevante. Você pode obter links externos de outros sites com autoridade que estão relacionados ao seu universo
• Otimização para dispositivos móveis: Cada vez mais pessoas estão usando tablets e smartphones para acessar a internet. Por isso, é importante que seu site seja mobile friendly.
• Velocidade: A velocidade de carregamento é importante para a experiência do usuário e também para o SEO. Páginas que carregam de forma ágil são mais propensas a serem bem classificadas nos resultados de busca.
Além dessas características, existem outros fatores que podem afetar o posicionamento, como a qualidade e segurança do código, a autoridade do domínio e a frequência de atualização do conteúdo.
Conte com a expertise do Lab Persona Estadão
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