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Você sabe o que é Growth Hacking e os benefícios para o seu negócio?
- 4 de maio de 2023
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Otimizar recursos e promover estratégias assertivas de gestão é indispensável para garantir um crescimento mais sólido, ágil e sustentável para a sua empresa. Por isso, se os seus negócios estão em fase de ascensão, o Growth Hacking certamente é o seu maior aliado.
O conceito se refere a uma mentalidade ou a um conjunto de táticas orientadas à expansão acelerada de organizações. Nele, todas as ações e decisões são baseadas em hipóteses, dados, testes e melhorias contínuas.
Ao Estadão, o especialista Marcelo Pimenta aponta que o Growth Hacking muitas vezes compartilha funções do marketing digital, mas só aquelas ligadas ao crescimento corporativo. Basicamente, seu foco principal é obter mais clientes e receita, gastando o mínimo possível.
Mas, afinal, o que é Growth Hacking e por que ele é tão importante? Neste artigo, você vai entender como ele se caracteriza, suas boas práticas, os ganhos que proporciona e como ele otimiza suas metas de marketing. Acompanhe e veja como acelerar sua expansão de mercado.
O que é Growth Hacking?
O conceito foi criado em 2010 pelo empreendedor norte-americano Sean Ellis. Inicialmente, ele era profissional de marketing, mas se especializou no crescimento de startups e ficou conhecido por inaugurar o departamento de Growth do Dropbox e por fundar a GrowthHackers.com.
Hoje referência no universo corporativo, o Growth Hacking tem tradução que pode ser entendida como “hacking de crescimento”. Afinal, seu objetivo é justamente encontrar os caminhos mais curtos e assertivos para impulsionar a ascensão mercadológica dos negócios.
Trata-se de uma estratégia de expansão acelerada, que deve permear toda a mentalidade organizacional. Nela todas as estratégias e posicionamentos devem ser traçados a partir de hipóteses e experimentos.
Nesse sentido, o Growth Hacking integra tecnologia, análises de dados e marketing para identificar as demandas e gargalos do negócio, traçar uma hipótese para solucioná-los, aplicar experimentos e avaliar os resultados continuamente em prol de melhorias escaláveis.
A ideia é que a empresa otimize sua capacidade de confirmar ou excluir estratégias para aprimorar produtos, processos ou comunicação. Mais que promover um crescimento acelerado, também se procura utilizar o mínimo de recursos, garantindo mais sustentabilidade corporativa.
Boas práticas de Growth Hacking
Como você pôde ver, o principal objetivo do Growth Hacking é promover um crescimento acelerado e sustentável aos negócios. Entretanto, para que isso seja possível, sua aplicação deve pautar-se em algumas boas práticas.
Em primeiro lugar, você deve identificar a necessidade ou o problema a ser sanado pelo seu negócio. Para elucidar, imagine que, na área de marketing, você e seu time estão tendo dificuldades para reter clientes ou para aumentar sua autoridade de marca, por exemplo.
A partir disso, você precisa determinar um objetivo. Ele deve ser claro e relevante para a empresa, pois guiará todas as decisões e estratégias. Voltando ao exemplo, portanto, esse objetivo seria ligado ao aumento na retenção de clientes ou ao reforço da autoridade.
Com as suas demandas em mente, o próximo passo é realizar um brainstorming. O ideal é reunir profissionais de diferentes áreas da sua empresa, para que todos ofereçam ideias e caminhos para atingir o objetivo proposto.
Ao ter pessoas com visões, conhecimentos e experiências diversas, as chances de obter hipóteses menos enviesadas são menores. Por isso, não dê preferência a nenhuma ideia. Este ainda não é o momento de apontar o que está certo ou errado para definir sua estratégia.
Na verdade, você deve levantar todas as opções propostas no brainstorming e filtrar aquelas mais alinhadas à realidade da empresa e aos seus objetivos. Feito isso, é hora de testar as ideias e convertê-las em resultados concretos com base nas práticas de Growth Hacking:
Estabelecimento de KPIs
Lembre-se que o seu objetivo está ligado a um problema a ser resolvido ou a um processo que pode ser otimizado. Neste ponto, você já traçou hipóteses para atingi-lo. Agora, é fundamental definir como elas serão validadas ou excluídas.
Para isso, é fundamental estipular quais indicadores estratégicos deverão ser impactados com as ideias e soluções consideradas. Voltando ao exemplo citado acima, esses KPIs estariam ligados às suas métricas de retenção (churn, compras repetidas, devoluções, entre outras semelhantes) e autoridade (pesquisas na web, backlinks no inbound marketing, etc.).
Condução de experimentos
Um dos preceitos essenciais do Growth Hacking é a realização de experimentos. Portanto, depois que você tem ideias para atingir o seu objetivo e sabe quais KPIs medir para determinar sua eficiência, é hora da experimentação.
Basicamente, é nessa etapa que você colocará em prática as soluções inicialmente selecionadas após o brainstorming. Ou seja, após uma análise detalhada do problema e do cenário em que ele está inserido, você deve converter suas hipóteses em processos, que por sua vez serão conduzidos na forma de experimentos com início e fim bem definidos.
Implementação de testes
Estruturados os experimentos na etapa anterior, chegou a hora de testá-los. Isso significa colocar as suas ideias em prática, avaliar seus KPIs e priorizar as soluções que apresentam os melhores resultados nos cenários propostos.
Priorize modelos de avaliação adequados ao contexto da hipótese e utilize boas ferramentas para mensurá-los. Outro ponto é otimizar os testes e a priorização das ideias validadas. Ou seja, o ideal é que as hipóteses sejam confirmadas ou refutadas no menor tempo possível. O Growth Hacking visa a um crescimento rápido, então os testes não podem demorar muito.
Análise de dados
Evidentemente, depois de conduzir experimentos e testá-los, a etapa seguinte é avaliar os seus resultados. Além de analisar os dados para determinar se os KPIs traçados foram atingidos, procure aprender o máximo possível com eles.
Se a hipótese se confirmar, o próximo passo é estudar como seus resultados podem ser replicados e escalados. Caso não se confirme, o foco é entender o que deu errado. Inclusive, saiba que grande parte dos resultados não são aquilo que se esperava. Contudo, eles proporcionam lições valiosas sobre o que pode ser adaptado e melhorado nas novas experimentações.
Aprendizado contínuo
Se a ideia é aprender com os dados analisados para otimizar os resultados positivos e corrigir os negativos, procure manter a mente aberta durante todo o processo, especialmente porque, a cada etapa de execução, novas ideias vão surgir em sua equipe.
Portanto, tenha em mente que o Growth Hacking não deve ter fim. Sempre que você consegue atingir os objetivos traçados no início, uma nova demanda ou desafio surge a partir dele. Isso sem falar que o mercado e os comportamentos dos consumidores estão mudando a todo o momento. Portanto, enxergue a busca por aprendizados e melhorias como algo contínuo.
Benefícios do growth hacking
Agora que você já sabe responder como ser um Growth Hacker com base nas suas práticas essenciais, vale reforçar os benefícios que esse modelo de estratégia pode proporcionar à sua empresa. Os principais são:
Crescimento diversificado e amplo
O Growth Hacking não oferece um caminho milagroso e definitivo para a sua empresa crescer, afinal, isso seria impossível. Na verdade, ele valida diversas soluções simultâneas, que são promovidas de maneira ágil e geram resultados mais realistas. No fim das contas, a soma dessas melhorias diversificadas é o que proporciona um crescimento amplo e exponencial.
Otimização dos experimentos
Experimentos de negócios são demorados. Você precisa de vários dados para conseguir entender um cenário estatístico e obtê-los leva tempo. Além disso, a maioria das hipóteses falha, então é necessário testar várias delas até encontrar uma melhoria. O Growth Hacking propõe diversas análises em paralelo, que têm seu tempo otimizado e os resultados acelerados.
Acúmulo de aprendizado
Lembre-se que nem todos os experimentos vão gerar resultados positivos. Entretanto, o grande benefício do Growth Hacking é justamente maximizar a geração de aprendizado. A cada análise, novos modelos de melhorias podem ser traçados e validados. Isso contribui significativamente para a capacidade estratégica da organização.
Aperfeiçoamento de ideias
Quando refletimos sobre o Growth Hacking, o significado que ele atribui à aceleração do crescimento é pautá-la no aperfeiçoamento de ideias. Basicamente, quando as soluções passam por hipóteses e experimentos, elas podem ser melhoradas até que se convertam nos melhores resultados possíveis para as demandas da empresa.
Objetivos de Growth Hacking em marketing digital
Neste ponto do artigo, você já sabe que Growth Hacking não é só marketing digital. Entretanto, os dois modelos muitas vezes são complementares. Ou seja, eles podem ser postos lado a lado para maximizar os resultados estratégicos do seu negócio.
Uma das premissas do marketing digital é utilizar dados para compreender cenários, prever resultados e traçar ações mais assertivas. É justamente isso que o Growth Hacking propõe por meio das análises e estudos sobre as ações direcionadas ao crescimento da empresa.
Ao traçar os objetivos mais relevantes para a organização, calcular as estratégias ideais para alcançá-los e estipular métricas para monitorá-los, você e sua equipe ficam livres de achismos. Assim, nada é feito por acaso. Toda ação se torna mensurável, adaptável e relevante.
Considerando que o Growth Hacking viabiliza resultados mais rápidos, assertivos e escaláveis, ele pode muito bem atender às suas demandas de marketing. Tudo depende do objetivo traçado para suas campanhas, mas as otimizações podem contemplar diversas frentes, como: Aumentar o tráfego do seu site;
• Converter mais visitantes em leads;
• Potencializar a conversão de leads em clientes;
• Conquistar um maior awareness;
• Planejar novos produtos e/ou serviços;
• Traçar um rebranding assertivo;
• Otimizar a jornada do cliente;
• Aumentar a autoridade da marca nas Serps;
• Entre muitos outros objetivos.
Ciente sobre o conceito de Growth Hacking marketing e o que é possível alcançar com ele, otimize o tempo e os recursos das suas campanhas com quem é especialista no assunto. Conheça o trabalho do Lab Persona e descubra como é possível contribuir para o crescimento da sua marca. Clique aqui e saiba mais.