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Você sabe o que é nicho no marketing digital e a importância dele para suas estratégias?
- 19 de abril de 2023
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Entender o que é nicho no marketing digital e como trabalhar este conceito na sua estratégia faz toda a diferença se você quer garantir um posicionamento mais sólido para o seu negócio e acelerar o seu processo de expansão.
Já ouviu falar que quem tenta agradar a todo mundo acaba não agradando a ninguém? A lógica é parecida quando tratamos sobre nicho de mercado. Mesmo que as pessoas tenham gostos e necessidades parecidas, seria impossível para uma marca encantar todos os públicos.
Nesse sentido, quanto mais específico é o seu mercado, mais fácil é conquistar a identificação dos clientes e tornar-se referência. O volume de consumidores pode até ser menor em relação aos segmentos mais generalistas, mas certamente eles serão mais propensos à compra e fiéis.
Se você quer estreitar os laços com a sua clientela, destacar-se da concorrência e potencializar seu crescimento, acompanhe todos os detalhes sobre o que é nicho no marketing digital. A seguir, vamos explicar o conceito, seus benefícios e como usá-lo na prática. Acompanhe.
O que é nicho no marketing digital?
Para gerar vendas e fidelizar clientes, um dos pilares do marketing digital é criar identificação entre a marca e seu público. Atuar sobre um nicho visa justamente a atender a essa demanda, pois ele se refere a um grupo específico de consumidores com perfis e interesses semelhantes.
Muitos confundem esse conceito com o de segmento de mercado. Contudo, eles possuem diferenças importantes. A segmentação diz respeito a um conjunto mais amplo de pessoas com necessidades e desejos semelhantes, que podem ser atendidos por milhares de empresas.
Por sua vez, o nicho no marketing representa um aprofundamento dentro de determinado segmento. Ou seja, trata-se de uma abordagem mais específica, em que as chances de afinidade com a empresa são maiores.
Imagine que você possui uma loja de roupas. Quer dizer que seu negócio atua no segmento de vestuário. Considerando só essa delimitação, sua marca poderia vender para todas as pessoas do planeta e concorrer com todas as empresas que comercializam vestimentas.
Na prática, não é assim que as marcas se posicionam, certo? Para trabalhar sobre um grupo mais específico de consumidores, você precisa definir um nicho. Ele poderia ser de roupas masculinas, por exemplo.
Mesmo que isso já restrinja boa parte da clientela, seu mercado ainda seria muito abrangente. Por isso existem os subnichos. Seguindo nesse caso hipotético, você poderia afunilar seu posicionamento para roupas masculinas de luxo.
Independentemente do nicho de mercado escolhido (roupas masculinas de luxo, roupas infantis populares, roupas femininas plus size, e assim por diante), perceba que a ideia é trabalhar sua marca de maneira específica e, consequentemente, mais assertiva.
Quanto menos soluções os clientes encontram no nicho em que você atua, maiores são as chances de eles comprarem da sua empresa. Além da concorrência menor, essa especificidade aproxima as pessoas da sua marca e incentiva sua identificação.
Qual a importância do nicho na estratégia de marketing digital?
Basicamente, quanto mais nichado é o mercado em que o seu negócio atua, mais eficaz é o seu posicionamento perante o público. Além disso, menores são as disputas com grandes concorrentes, já que segmentos muito específicos tendem a ser menos explorados.
Nesse sentido, quando abordamos o que é nicho no marketing digital, os benefícios também estão associados à assertividade das suas campanhas, porque, graças a esse foco, você encontra mais facilidades para:
Definir personas
Quando os nichos no marketing digital são pouco abrangentes, as variáveis presentes no público-alvo ficam menores. Ou seja, é mais simples mapear as necessidades, preferências e desejos das pessoas para quem sua marca vende.
Isso beneficia a elaboração das personas, que são representações do seu cliente ideal que guiam todo o processo de criação de conteúdo. Como resultado, seus materiais de campanha atendem melhor aos interesses dos usuários, que ficam mais propensos à conversão.
Determinar palavras-chave
Quando uma pessoa pesquisa por algo na internet, ela insere um termo específico nas ferramentas de pesquisa. Ao definir boas palavras-chave para a sua campanha, você faz com que a sua marca apareça nos resultados de busca associados ao nicho em que você trabalha.
Esse trabalho é essencial para aumentar o alcance orgânico das suas campanhas e ampliar a autoridade da sua empresa sobre determinado tema. Contudo, quanto mais concorrentes existem para determinada palavra, mais difícil é destacar o seu conteúdo nas pesquisas.
De volta ao exemplo do item anterior, se você usar a palavra-chave “roupas masculinas”, será quase impossível competir com as grandes marcas desse segmento. Já “roupas masculinas plus size” é menos usado e tem mais chances de se destacar nos buscadores.
Pensar a jornada de compra
Outro foco determinante do marketing digital é a jornada de compra. Ela se refere às diferentes abordagens que uma marca deve realizar com sua persona, desde o momento em que ela identifica a demanda que o seu produto é capaz de atender até a decisão de compra.
Ao entender o que é nicho no marketing digital, você otimiza as oportunidades desta jornada. Quem procura um produto segmentado geralmente já entende sua necessidade e busca por uma solução. Ou seja, você vai abordar mais compradores nas fases de consideração e venda.
Idealizar novas soluções
Nichar sua marca também lhe dá chances de ela ser pioneira. Pense nos primeiros produtos veganos, por exemplo. Há alguns anos eles eram raros. Algumas empresas exploram sozinhas as oportunidades do setor e ainda têm autoridade nele, mesmo com o crescimento da área.
Ainda em relação ao pioneirismo, compreender sobre nicho no marketing digital também favorece a criação de novas demandas. Ao entender as suas personas e seus comportamentos específicos, fica mais fácil promover soluções inovadoras que as agradem.
Além disso, um posicionamento de nicho faz com que o público se sinta compreendido pela sua marca e entenda que ela fala diretamente com ele. Assim, a entrada de novos produtos no mercado é favorecida, pois as pessoas já terão confiança e engajamento para adquiri-los.
Como escolher um nicho no marketing digital?
Depois de entender o conceito e sua importância, você deve estar se perguntando como escolher um nicho no marketing digital. Essa definição exige bastante cautela, já que guiará todo o posicionamento, as estratégias e o próprio arquétipo da sua marca.
Ainda que não exista um único caminho para realizar a sua escolha, algumas práticas podem lhe ajudar a ter mais assertividade e clareza sobre os mercados ideais para focar sua empresa. Nós as elencamos nas dicas abaixo:
Defina a segmentação de mercado
Em primeiro lugar, não escolha segmentos apenas porque eles estão em alta. O ideal é realizar uma boa pesquisa na internet para conhecer melhor os comportamentos dos consumidores, as principais tendências do mercado e encontrar nichos pouco explorados.
Nesse sentido, prefira áreas que lhe sejam familiares. Pode ser um setor que você já tenha interesse, afinidade ou até alguma experiência. Dessa maneira, você já tem “meio caminho andado” para analisar suas particularidades.
Identifique um problema
Depois de pesquisar bastante e definir a sua segmentação, volte seus esforços de análise às principais necessidades, preferências e desejos do público do seu nicho. Afinal, encontrar um problema é fundamental para vender uma boa solução.
Ao longo do processo, lembre-se que existem muitas demandas dos consumidores ainda não atendidas pelos concorrentes.
Determine uma solução
Com os problemas das suas personas delimitados, é hora de traçar a solução que será vendida ao público. Nesse ponto, reiteramos que vale a pena estar familiarizado com o seu nicho, pois isso facilita a identificação das soluções mais viáveis para validar.
Se você ainda não sabe bem como as demandas dos consumidores podem ser atendidas, uma dica é pesquisar comentários dos clientes nas redes sociais da concorrência, palavras-chave do seu nicho no Google Trends ou até recorrer a opiniões em canais como o ReclameAqui.
Pesquise tendências
As tendências são importantes para todo negócio. Normalmente, são temas de grande procura, mas também com muitas ofertas.
Apesar da grande procura pelos assuntos do momento, você não quer ser mais um em meio à multidão. Assim, a cada tendência relevante para a sua área, não deixe de aprofundar-se nos seus tópicos mais específicos. Quanto mais procura e menos oferta, melhor.
Analise os concorrentes
O próximo passo é analisar os concorrentes. Lembre-se que o mercado fica saturado quando muitas empresas tentam atender os mesmos públicos e solucionar as mesmas demandas. Por isso, tente encontrar brechas no seu nicho.
Reúna todas as informações pertinentes sobre a concorrência. Isso inclui os preços praticados, os canais de comunicação usados, a linguagem adotada, e assim por diante. A partir desses dados, identifique quais vantagens competitivas você pode criar.
Faça testes
Por fim, procure testar o potencial da sua ideia e do seu nicho de mercado. Uma boa dica é elaborar um protótipo. Basicamente, trata-se de uma versão inicial do seu produto ou serviço, que permite coletar as percepções do seu público sem investir muitos recursos inicialmente.
Com ele pronto, você pode disponibilizar uma versão grátis para teste ou oferecer benefícios aos clientes que comprarem as primeiras unidades. Em todo caso, a ideia é estudar como os consumidores reagem à nova solução e quais são os ajustes necessários para aprimorá-la.
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