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O que são KPIs e como acompanhar os resultados da sua empresa?
- 22 de março de 2023
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Os KPIs de marketing permitem medir a performance das suas ações e determinar as estratégias mais assertivas para as suas campanhas.
De acordo com um levantamento da TNS Research, as organizações que utilizam dados de maneira inteligente conseguem aumentar suas receitas em até 53%. Isso justifica a relevância dos KPIs, que são indicadores-chave que contribuem para a inteligência dos negócios.
Mas afinal, o que são KPIs? Como eles se diferenciam do conceito de métricas? Quais são os principais KPIs do marketing digital? Neste artigo, você vai descobrir as respostas para todas essas perguntas. Acompanhe.
O que são KPIs?
KPI é referente à sigla em inglês para Key Performance Indicador. O significado pode ser traduzido como Indicador-Chave de Performance. Como o nome sugere, trata-se de um tipo de métrica considerada essencial para determinar o desempenho de determinada atividade.
Independentemente da área de utilização, saber o que são KPIs faz toda a diferença para averiguar se as estratégias adotadas estão atingindo os objetivos esperados e quais são os seus eventuais pontos de melhoria.
Por meio desse recurso, você e sua equipe são capazes de medir os resultados de todas as ações adotadas em prol do crescimento da empresa. Isso vai além do setor de marketing, que é tema deste artigo, e também engloba a parte de vendas, atendimento, e assim por diante.
Todo KPI é um indicador mensurável, aplicável a diferentes situações e contextos de um negócio. Ele pode ser representado por um número ou percentual. Veja abaixo como ele se diferencia do conceito de métrica e confira os principais exemplos de sua aplicação.
Qual a diferença entre KPI e métrica?
Ao pesquisar sobre o que são KPIs, muitos profissionais acabam os confundindo com métricas. Apesar de ser um engano comum, os conceitos não são equivalentes. Na verdade, todo KPI é uma métrica, mas nem toda métrica é um KPI.
Em termos gerais, os Key Performance Indicators são todos os indicadores relevantes para a sua empresa e pertinentes para os seus objetivos. Já as métricas representam simplesmente algo que pode ser medido.
Ou seja, a partir do momento que uma métrica se torna importante para a sua estratégia, ela se torna um KPI. Portanto, um indicador-chave só é assim considerado quando é valioso para a tomada de decisão da sua equipe.
Basicamente, a diferença está no ato de medir o que realmente importa, como uma métrica corresponde a todo número passível de medição, o que determina se ela se tornará um KPI é justamente sua relevância diante de determinado projeto ou meta corporativa.
Principais métricas de marketing digital
Depois de entender os preceitos básicos sobre o que são indicadores KPIs, veja abaixo quais são as principais métricas utilizadas no marketing digital. Você vai entender como elas podem ser convertidas em Key Performance Indicators. Confira:
Lead
Todo consumidor que demonstra interesse nas soluções do negócio é considerado um lead. Podem ser pessoas que assinaram sua newsletter, solicitaram um atendimento, preencheram um formulário para baixar um conteúdo da sua campanha, entre outros casos semelhantes. Assim, esse indicador aponta quantos leads você dispõe no seu posicionamento de marca.
Taxa de conversão
Converter significa transformar visitantes (do site, e-commerce ou redes sociais, por exemplo) em leads ou leads em clientes. De maneira geral, trata-se da porcentagem da audiência que realmente gerou resultados efetivos para a campanha. A taxa de conversão corresponde à relação entre o número de visitantes ou leads e a quantia que foi convertida pelo marketing.
Origem do tráfego
Origem do tráfego, como o termo indica, aponta de onde os visitantes do seu site, blog ou e-commerce estão vindo (redes sociais, pesquisas no Google, anúncios pagos, etc.). Com essa métrica, sua equipe consegue determinar quais são as referências mais importantes para o seu posicionamento online. Normalmente, a medição é feita pelo próprio analytics do site.
CTR
Por fim, CTR é a sigla para Click Through Rate. Trata-se da taxa de cliques nos anúncios online da sua empresa. Ele consiste na proporção entre a quantidade de vezes em que o conteúdo foi visto e clicado pelos usuários. Por exemplo, um anúncio com 9 cliques e 100 visualizações possui um CTR de 9%.
Principais KPIs de marketing digital
Agora que você conhece alguns dos principais indicadores usados no marketing, veja o que são KPIs obtidos a partir dessas métricas. A seguir, explicamos como esses números podem ser convertidos em Key Performance Indicators de alcance, engajamento e conversão:
Alcance e posição
Ao veicular uma campanha digital, é fundamental que a equipe de marketing consiga medir se as publicações estão chegando ao volume desejado de usuários. Logo, isso significa que as diferentes métricas relacionadas ao alcance das peças podem ser consideradas KPIs.
Por exemplo, se a intenção era fazer com que determinado conteúdo atraísse 6.000 visitas ao site, mas ele só gerou 2.500 novos visitantes, esse indicador aponta que algo está errado e novas ações devem ser tomadas para que mais pessoas cheguem até aquilo que foi publicado.
Nesse sentido, a supracitada métrica de origem do tráfego é um KPI relevante. Dependendo de onde os acessos estiverem surgindo, basta manter as ações nos canais que já geram bons resultados e reforçar o posicionamento daqueles com menor desempenho.
Junto das métricas de visualizações da página e da origem de tráfego, também é pertinente acompanhar os dados demográficos de quem acessa (como idade, região, sexo, etc.). Assim, você verifica se está atingindo o público-alvo certo ou se o posicionamento deve ser ajustado.
Esse tipo de informação pode ser verificado no próprio analytics do site. O mesmo vale para a questão de posicionamento. Basicamente, ele se refere ao SEO das suas páginas. Ou seja, seu desempenho nos mecanismos de busca.
Nesse sentido, é importante avaliar que posição a sua página ocupa no Google para determinada palavra-chave antes e depois da publicação do conteúdo. Assim, é possível estipular se a abordagem sobre determinado tema está favorecendo seu brand awareness.
Engajamento
Quando um usuário visualiza o conteúdo da sua empresa, não significa exatamente que ele vai se tornar um lead. Nas redes sociais, por exemplo, as pessoas se deparam com centenas de postagens sem necessariamente interagir com elas.
Nesse sentido, o engajamento ocorre quando o público realiza uma ação ativa nas publicações da marca, seja no seu site ou nos seus posts. Pode ser um clique em um link, um comentário, uma curtida, o preenchimento de um formulário, e assim por diante.
Ou seja, as suas campanhas só geram valor efetivo a partir do momento em que um conteúdo engaja. Voltando aos exemplos de métricas citados anteriormente, basta entender o que são KPIs para notar como os indicadores de leads e CTR se tornam Key Performance Indicators pois o primeiro aponta quantos usuários têm interesse real na sua marca, algo que é extremamente valioso para toda a campanha. Já o segundo aponta o volume de interações que os seus anúncios são capazes de gerar nos canais online.
Ao lado desses indicadores-chave, há outros meios para determinar o potencial de engajamento da sua estratégia de marketing. Entre os mais utilizados, está o engajamento por alcance nas redes sociais.
Para calculá-lo, basta acessar a ferramenta analytics da mídia social. Depois, é só verificar o número de pessoas alcançadas pelo post e todas as interações que ele recebeu. Então, basta dividir a soma dessas interações pelo alcance e chegar ao índice de engajamento da postagem.
Conversão
Ao ter clareza sobre o que são KPIs, podemos afirmar que eles sempre englobam métricas de conversão quando tratamos sobre marketing digital. Afinal, o objetivo de toda campanha é transformar visitantes em leads e leads em clientes.
Majoritariamente, a taxa de conversão é utilizada para entender o quão eficiente é a comunicação adotada. Ou seja, se um site, conteúdo ou postagem realmente é capaz de convencer o público-alvo a realizar alguma ação.
O ato de converter varia de acordo com a finalidade de cada peça. Pode se tratar de uma venda propriamente dita, da realização de contatos comerciais, do download de um material, da realização de um teste grátis, e assim por diante.
Um bom exemplo de cálculo de conversão está no uso das métricas de leads e visitantes. Imagine que você quer saber quantos leads foram gerados em um formulário do seu site. Basta dividir o total de leads pelo número de acessos para saber o quanto a página converte.
Como você pôde ver, ter uma boa noção sobre o que são KPIs é fundamental. Contudo, lembre-se que o monitoramento das suas campanhas pode envolver uma série de dados e indicadores. Por isso, contar com o apoio de especialistas faz toda a diferença.
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