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Brand Awareness: como as redes sociais contribuem na visibilidade das marcas?
- 10 de fevereiro de 2023
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Você já ouviu falar em brand awareness? A métrica, que mede o quanto os consumidores reconhecem uma empresa, é indispensável para todo negócio que deseja garantir um bom posicionamento no mercado.
Evidentemente, destacar sua presença online em um cenário tão concorrido pode não ser uma tarefa fácil, mas é imprescindível para crescer e prosperar na era digital.
A boa notícia é que, ao trabalhar as práticas de awareness no marketing digital, você certamente conseguirá potencializar suas metas e atingir melhores resultados nas suas campanhas.
Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudar você a se aprofundar nesse conceito e nas suas respectivas técnicas.
A seguir, entenda o que é awareness, porque vale a pena investir, qual a importância das redes sociais para o reconhecimento da sua marca e o que não pode faltar na sua estratégia.
O que é brand awareness?
Brand awareness é uma métrica de marketing que mede o quanto as pessoas conhecem uma marca.
A tradução do termo é reconhecimento de marca, ou seja, ele diz respeito à familiaridade do público consumidor com o posicionamento da sua empresa.
Mais que representar o quanto as pessoas conhecem uma marca, o conceito também diz respeito ao quanto ela está presente na vida delas.
Nesse sentido, também há a métrica identidade. Ou seja, o quanto os clientes se identificam com seus produtos e valores.
Ao contrário de outros conceitos de marketing, o brand awareness não pode ser medido em números. Afinal, fatores como identificação e reconhecimento são mais subjetivos.
Entretanto, é comum que ele seja analisado com o apoio de outras métricas. Juntas, elas contribuem para a visão sobre conhecimento de marca.
Isso pode incluir uma série de indicadores, que vão desde menções em redes sociais, alcance dos posts, engajamento das publicações, interesse nas pesquisas, comentários positivos, etc.
Por que vale a pena investir em reconhecimento de marca?
Basta observar os pontos que destacamos acima para perceber porque toda empresa deve investir em campanhas de awareness. Se você ainda tem dúvidas sobre esse tipo de estratégia, ressaltamos os principais benefícios que ela pode proporcionar à sua marca:
Aumenta o alcance da marca
As empresas que investem em reconhecimento de marca otimizam os diferentes canais de marketing. Isso as torna mais presentes na vida do público, que naturalmente é ampliado com o passar do tempo.
Melhores resultados de vendas
Mais que potencializar o alcance da marca, o brand awareness incentiva seu contato com públicos alinhados aos seus valores. Enquanto é mais lembrada, a empresa ainda garante sua relevância entre os consumidores impactados. Trata-se da fórmula perfeita para vender mais.
Facilita a gestão de crise
Todo negócio está sujeito a gafes. Se isso ocorrer, o brand awareness também ajuda a contorná-las. Afinal, ele permite que as pessoas conheçam previamente os posicionamentos da marca. Assim, é mais fácil que elas acreditem nas suas intenções durante a gestão de crise.
Aprimora campanhas de marketing
Por fim, o brand awareness delimita como e quanto a sua marca é notada pelo público-alvo, que tende a ter uma percepção mais positiva dela. Isso facilita os investimentos em marketing, já que essas percepções podem ser maximizadas nas campanhas de divulgação.
Qual a importância das redes sociais para o brand awareness?
Como você pôde perceber, com um bom reconhecimento de marca, sua marca vira tema de conversas e alvo de recomendações.
Se antigamente as empresas tinham um alcance natural entre as pessoas por meio do “boca a boca”, hoje isso é feito por meio de comentários, compartilhamentos, curtidas e outras interações online.
Quando tratamos sobre esse tipo de contato e troca de experiências na internet, os primeiros canais que vêm à mente são as redes sociais.
Isso não ocorre por acaso. Essas redes já fazem parte da vida, da rotina e até dos relacionamentos de qualquer indivíduo. Inclusive, praticamente todos os negócios já reconhecem a importância de se posicionar nelas.
Graças à proximidade que as mídias sociais garantem aos consumidores, elas estão entre as ferramentas mais importantes para o fortalecimento do brand awareness. Com elas, sua empresa consegue:
- Criar níveis maiores de engajamento de marca, pois é possível interagir com os usuários em todas as fases de suas jornadas;
- Captar novos leads, uma vez que o conteúdo da empresa é mais facilmente encontrado pelas pessoas que têm interesse naquilo que ele aborda;
- Obter recomendações orgânicas, pois basta que alguém mencione uma marca ou interaja com ela nas redes para que seus amigos a vejam;
- Promover conteúdos relevantes, que podem ser compartilhados de outros canais para as redes sociais e aumentar seu alcance a novos públicos de interesse;
- Compartilhar experiências, algo que pode ser feito em poucos cliques pelos usuários, garantindo autoridade de quem foi compartilhado.
Essas e outras possibilidades reforçam como as redes sociais oferecem o cenário perfeito para um melhor brand awareness.
Afinal, o relacionamento, as interações e as trocas são inerentes a esse tipo de mídia. Isso é tudo que sua marca precisa para ser lembrada, difundir seus valores e conquistar a confiança das pessoas.
Como criar uma estratégia?
Confira as melhores dicas para acertar na sua campanha de reconhecimento e garantir um posicionamento de destaque entre o seu público:
Imagens dizem mais que mil palavras
No universo concorrido das mídias sociais, você precisa chamar a atenção das pessoas antes de conquistá-las com o seu conteúdo.
As pessoas são mais atraídas com apelo visual, e ele deve estar presente em todas as suas postagens. Não importa se você postar uma notícia, um copywriting, e-book ou o que quer que seja. Associe o material divulgado a boas artes e ganhe destaque para abordar a audiência.
Você pode, por exemplo, criar uma imagem com uma breve lista sobre os pontos que o seu texto aborda, um infográfico para tornar a explicação do conteúdo mais dinâmica, destacar dados por meio de um gráfico, investir em ilustrações atrativas, e assim por diante.
Tom de voz
Relacionamentos só existem se forem humanizados, sejam eles presenciais ou online, por exemplo no Instagram ou Facebook. Portanto, a forma com que sua marca “fala” é decisiva para criar laços verdadeiros.
O brand voice torna isso possível. Ele parte do pressuposto que você deve entender seu público, a forma com que ele se comunica entre si e, então, adaptar toda a sua abordagem para esse padrão “pessoal” de comunicação.
Marketing de influência e patrocínios
Lembra quando citamos as recomendações “boca a boca”? Elas funcionam porque os clientes confiam mais em produtos e serviços que são indicados por outras pessoas.
Nas redes sociais, isso pode ser adaptado aos influenciadores. Milhões de pessoas os acompanham e seguem o que eles têm a dizer. Ao criar parcerias, sua autoridade é aproveitada para que os posts recomendem marcas, produtos e serviços.
Essa mesma lógica se aplica ao patrocínio de eventos e projetos. Ao investir em causas ou celebrações que se alinhem aos valores da sua marca, você expande o seu alcance para o público-alvo, reforça a sua lembrança e ainda cria mais empatia perante seus consumidores.
Conteúdo
Criar conteúdo é uma das formas mais poderosas de gerar brand awareness. Por meio dele, sua marca reforça às pessoas que vale a pena acompanhar o que ela posta.
Para isso, um bom calendário editorial agrega valor ao usuário, seja ao tirar suas dúvidas, informá-lo ou resolver seus problemas. Mais que oferecer utilidade, o calendário reforça o compromisso com o público e aumenta a autoridade da empresa na área em que ela atua.
Sendo assim, procure identificar os interesses, dores e necessidades dos seus consumidores e clientes em potencial. Além disso, fique atento às novidades do seu segmento e pesquise pelas tendências que estão em alta na sua área, com o apoio de ferramentas como o Google Trends.
Desenvolva uma identidade visual autêntica e única
Quando tratamos sobre awareness marketing, não podemos nos esquecer das práticas básicas de branding. Ou seja, das estratégias que tornam sua marca reconhecida pelo público.
Assim, criar uma identidade visual única e marcante é essencial. Com base na psicologia das cores, na elaboração de fontes marcantes, de um logotipo exclusivo e outros elementos gráficos que remetem aos valores da sua empresa, as pessoas devem identificar a sua marca facilmente nos materiais de divulgação e reconhecer as características que a tornam única.
A jornada dos consumidores mudou. Mais do que nunca, as empresas precisam entender como eles se comportam e quais experiências eles desejam.
Se você deseja solidificar a sua audiência, aumentar o alcance da sua marca e impulsionar os resultados das suas campanhas, invista em brand awareness com quem é especialista no assunto. Conheça as soluções do Lab Persona.