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Entenda as diferenças entre seo on page e off page
- 4 de janeiro de 2023
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Investir em SEO on page e off page é fundamental para uma estratégia de marketing. Ao otimizá-los, você maximiza o tráfego orgânico do site, garante que mais pessoas encontrem os conteúdos e reforça a autoridade da marca.
Você não quer ficar de fora do seleto grupo de marcas que sabem como alcançar o topo dos mecanismos de busca, certo? Então acompanhe este artigo para entender melhor a importância das práticas de SEO on page e off page, o que é cada uma delas e suas principais diferenças!
O que é SEO on page e off page?
O objetivo de aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) no site, é torná-las mais amigáveis aos algoritmos dos buscadores. Assim, eles começam a privilegiá-las nos resultados apresentados aos usuários.
O papel do Google é garantir que as pessoas encontrem os melhores resultados possíveis para suas pesquisas. Os esforços de SEO servem justamente para alinhar o seu conteúdo aos critérios do site de buscas, fazendo com que ele reconheça o seu conteúdo como relevante.
Quando alguém digita algo na barra de pesquisa, a tendência é que essa pessoa dê mais credibilidade e confiança aos primeiros resultados apresentados. Isso significa que, além de movimentar o tráfego do seu site, o SEO também é decisivo para a autoridade da sua marca.
Tenha em mente que, para definir as melhores colocações nos resultados de busca, a inteligência artificial do Google considera tanto a relevância do conteúdo quanto a usabilidade do site em que ele é publicado.
Assim, a otimização de SEO pode envolver diversas melhorias. Para delimitar o direcionamento delas, essas técnicas são divididas em dois grupos: SEO on page e off page. Entenda como ambos se caracterizam:
SEO on page
O on page SEO pode ser traduzido como SEO na página. Portanto, ele se refere às otimizações implementadas no próprio site. Basicamente, isso engloba todas as medidas que podem ser adotadas internamente para melhorar o posicionamento na busca.
Esse modelo de SEO geralmente é trabalhado sob duas frentes. A primeira visa à inserção estratégica de palavras-chave relacionadas aos temas ou produtos mostrados na página. Assim, quando alguém pesquisa um termo no Google, seu site aparece associado a ele.
Já a segunda frente é mais voltada às melhorias na navegação e na usabilidade do site porque, como já citamos, o algoritmo do Google também considera a experiência dos usuários para ranquear as páginas.
Para isso, são promovidas otimizações em itens importantes para SEO on page. Isso inclui a inserção de links internos, a adequação de title tags, URL, código HTML, cuidados no formato do conteúdo, imagens, entre outras práticas de User Experience (UX).
SEO off page
Por sua vez, o off page SEO envolve todas as otimizações para os mecanismos de busca realizadas fora do seu site. Ao contrário do caso anterior, ele não está associado a uma melhoria, publicação ou atualização nas suas próprias páginas.
Muitos se perguntam como seria possível trabalhar sobre essa área de SEO, já que seus resultados não podem ser obtidos nos espaços digitais sob domínio da empresa. A resposta está em outros canais de marketing, que podem ser seus ou de outras marcas.
Por muito tempo, o SEO off page foi associado só ao link building. Basicamente, a ideia é solicitar que outro website faça uma referência ao seu conteúdo por meio de um hiperlink (ou que o seu material seja tão relevante, que os sites vão referenciá-lo por conta própria).
Entretanto, há outras práticas de SEO externo para que o Google reconheça sua autoridade de marca. Por exemplo, fazer guest-posts e comentar em outros blogs, divulgar suas páginas em redes sociais, pedir menções, entre outras ações semelhantes.
Qual a diferença dessas técnicas de marketing?
Como você pôde ver, a principal diferença entre SEO on page e off page está no foco das melhorias para ranquear nos mecanismos de buscas. Apesar das abordagens distintas, as duas práticas são complementares.
Tenha em mente que o Google atualiza constantemente seu algoritmo com a intenção de compreender a intenção do usuário ao realizar uma pesquisa para entregar a melhor experiência possível nos resultados.
Conforme mencionamos, o on page SEO deve aliar melhorias na infraestrutura das páginas à inserção estratégica de palavras-chave. O indicador mais básico para o algoritmo de que suas informações são pertinentes é quando seu conteúdo tem os mesmos termos da consulta.
Entretanto, não basta encher as páginas de palavras-chave e esperar conquistar as primeiras colocações no Google. Acima de tudo, você precisa entregar qualidade nas suas publicações, pois o que o algoritmo realmente busca é relevância.
Por falar em relevância, é nesse ponto que o SEO on page e off page se complementam, pois, sem otimizações externas, suas páginas podem ter dificuldades para se posicionar acima de websites com mais autoridade.
Quando alguém faz uma pesquisa, cabe ao buscador entregar os resultados mais confiáveis, relevantes e de credibilidade. Por isso, quanto maior a autoridade conquistada pelo conteúdo, mais bem posicionado ele será.
Assim, não basta realizar melhorias e implementar boas práticas dentro do próprio website. Mais do que isso, você precisa sinalizar ao Google que muitas pessoas confiam, compartilham e referenciam suas páginas.
Portanto, para melhorar a experiência do usuário e tornar seu conteúdo relevante para a busca, é fundamental adotar boas práticas de off page SEO para demonstrar que a página possui a autoridade necessária para constar nos melhores resultados.
Por que investir em SEO?
Promover boas práticas de SEO on page e off page é imprescindível para alcançar resultados em uma estratégia de marketing digital. Confira por que você deve investir em SEO.
Rankeamento nos mecanismos de busca
A primeira vantagem é aquela que mais ressaltamos neste artigo. Quando você aplica técnicas de SEO on page e off page nos conteúdos da sua marca, os algoritmos do Google a privilegiam nos resultados das pesquisas.
Ou seja, quando alguém busca na internet por algum tema ou solução relacionado à área de atuação da sua empresa, as chances de que a sua marca figure entre as melhores respostas se tornam maiores.
Aumento do tráfego orgânico
Quanto melhor é o posicionamento nos mecanismos de busca, maior é o volume de usuários atraídos para o seu site. Mais que encher as suas páginas de acessos, o SEO on page e o off page impactam exatamente o público interessado nos valores e soluções da sua marca.
Dessa maneira, o alinhamento entre as duas estratégias contribuem para a geração de leads qualificados. Além disso, o aumento do tráfego é orgânico. Ou seja, você passa a depender menos de anúncios pagos para impulsionar sua base de clientes.
Autoridade de marca
Ao conseguir se posicionar entre as primeiras respostas para as dúvidas, necessidades e desejos das pessoas, a sua marca demonstra que possui credibilidade na área em que atua. Com o tempo, esse destaque se transforma em autoridade e brand awareness.
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