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O que é Marketing 5.0 e como aplicar esse conceito na sua empresa?
- 21 de dezembro de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Na medida em que a tecnologia transforma o mercado e o comportamento dos consumidores, o centro das estratégias de negócios também se torna mais digital. Nesse contexto, o Marketing 5.0 é uma evolução natural das práticas de divulgação, relacionamento e vendas.
Diante das mudanças causadas pela pandemia de covid-19, o autor e economista Philip Kotler, que é considerado o pai do marketing, propôs este novo conceito por meio do livro Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade, de 2021.
Assim como as obras anteriores de Kotler, a publicação é referência para os profissionais da área, dessa vez por elucidar como as atuais ferramentas da transformação digital podem ajudar as empresas a superar os desafios atuais de marketing.
Hoje em dia, é praticamente impossível dominar a área do marketing digital, dar conta de suas demandas e bater as metas propostas no setor sem compreender o que é Marketing 5.0 e quais são as suas particularidades.
Pensando nisso, preparamos este artigo para esclarecer como a evolução do marketing culminou até o ponto atual, quais elementos caracterizam o Marketing 5.0 de Kotler e como ele é desenvolvido na prática. Acompanhe.
A evolução do marketing
Antes de entender os elementos contemporâneos do marketing segundo Kotler e como eles são aplicados nas estratégias de negócios, é fundamental contextualizar o processo evolutivo das diferentes eras do marketing.
Afinal, as práticas adotadas atualmente são resultado das transformações mercadológicas que ditaram a evolução do Marketing 1.0 ao 4.0. Confira um breve resumo sobre cada uma delas e garanta uma melhor perspectiva sobre a relevância do Marketing 5.0:
Marketing 1.0
O Marketing 1.0 foi influenciado pelo contexto da Revolução Industrial, em que os produtos eram fabricados em larga escala. Assim, seu foco era apenas alcançar o maior número possível de consumidores. Trata-se de uma abordagem de massa, que não diferenciava o público nem personalizava a comunicação.
Marketing 2.0
Já o Marketing 2.0 surgiu na era da informação, a partir de 1980. Mais bem informados e com maior poder de escolha entre milhares de produtos semelhantes, os clientes passaram a ocupar o centro das estratégias. Ou seja, os desejos das pessoas e suas particularidades guiavam a diferenciação das ofertas.
Marketing 3.0
Em 2010, Kotler definiu o que é Marketing 3.0 por meio de um livro homônimo. Em meio à digitalização da sociedade, os consumidores não querem mais apenas produtos que atendam a uma necessidade. Eles querem se identificar com os valores das marcas e apoiar seu posicionamento diante das questões ambientais e sociais do planeta.
Marketing 4.0
Com a consolidação do digital, a conexão é um elemento constante na vida das pessoas. Assim, em 2016, Kotler apresentou os paradigmas da transição para o marketing digital, que é baseado em dados, focado em experiências, mais inclusivo para mercados emergentes e com limites menores entre os meios físicos e digitais.
Marketing 5.0
Os exemplos de Marketing 4.0 permanecem no mercado, mas a pandemia de covid-19 consolidou a digitalização dos negócios em níveis nunca antes vistos. Com isso, Kotler aponta que cabe às empresas utilizar a tecnologia de maneira plena em suas táticas, estratégias e operações. Abaixo, destrinchamos este novo conceito de Marketing 5.0 e seus elementos.
Elementos do marketing 5.0
O Marketing 3.0 coloca as pessoas, seus valores, preocupações e relacionamentos no centro das estratégias. Já o 4.0 alia esse foco no comportamento humano ao poder tecnológico e aos novos paradigmas da digitalização. O Marketing 5.0 visa a maximizar essas duas frentes.
Neste novo modelo de marketing, segundo Kotler, a tecnologia não é decisiva só de maneira externa, ditando os modos com que as empresas entendem os anseios dos clientes e se relacionam com eles. Ela também deve ser protagonista internamente.
Isso parte principalmente do alto volume de dados hoje à disposição das organizações. Eles podem ser utilizados em tempo real para orientar estratégias mais assertivas, ágeis, baseadas em testes, mensurações e melhorias contínuas.
Para atender às demandas, expectativas e preferências dos consumidores, bem como entregar valor aos indivíduos e se conectar com eles em nível pessoal, o Marketing 5.0 deve focar em alguns elementos básicos. São eles:
Marketing baseado em dados
Com o auxílio de tecnologias como o Big Data e Inteligência Artificial, a tomada de decisão é mais precisa e estratégica. Assim, o Marketing 5.0 é todo baseado em dados, tanto internos (como as forças e fraquezas organizacionais) quanto externos (como movimentações de mercado, social listening e informações da jornada de compra dos consumidores).
Marketing preditivo
Por falar no uso maciço de dados, ele também deve viabilizar análises preditivas. Ou seja, a abundância de informações precisa ser utilizada para prever os resultados das campanhas. Em um mercado cada vez mais competitivo, isso é vital para melhor direcionar os objetivos de marketing, otimizar os investimentos e maximizar resultados.
Marketing contextual
Na atual era da Web3, a internet está presente o tempo todo na vida das pessoas. Por meio de celulares, TVs, wearables e o que mais estiver conectado via Internet das Coisas, os usuários enviam dados continuamente sobre suas ações, preferências e comportamentos. Isso permite um nível elevadíssimo de personalização, que é ainda mais individualizada e contextualizada.
Marketing aumentado
O Marketing 5.0 é aumentado. Isso significa que ele emprega tecnologias digitais para manter um contato mais constante, próximo e humanizado dos clientes. Com recursos de automação, chatbots, assistentes virtuais, entre outros semelhantes, é possível expandir relacionamentos, obter volumes maiores de dados e, com isso, aprimorar a experiência do consumidor.
Marketing ágil
As mudanças e inovações promovidas pela tecnologia são cada vez mais aceleradas. Por isso, o Marketing 5.0 precisa aliar o uso de dados à agilidade das suas estratégias e operações. Só assim é possível otimizar as campanhas e obter resultados bem-sucedidos perante o dinamismo do mercado atual.
Marketing 5.0 na prática
Agora que você já sabe qual o conceito de Marketing 5.0, provavelmente está se perguntando como implementá-lo no seu negócio. Para isso, vale ficar atento às bases traçadas pelo próprio Philip Kotler.
No seu livro de Marketing 5.0, o autor e economista defende que as estratégias devem ser centradas nas possibilidades competitivas hoje disponibilizadas pelas tecnologias digitais.
Afinal, são elas que ditam os rumos da sociedade e do mercado. Entre as inovações citadas por Kotler estão os algoritmos, Inteligência Artificial, automação, Internet das Coisas, realidade aumentada, neuromarketing, processamento de linguagem (Alexa, Siri), entre outras.
Ao observar os recursos que essas inovações proporcionam e alinhá-los aos fundamentos do Marketing 5.0, podemos resumir os requisitos necessários para aplicar esse novo modelo na prática. Eles incluem:
- Usar soluções que otimizem a coleta de dados dos consumidores. Trata-se da base de todas as estratégias e decisões;
- Comunicar-se com foco nas emoções do público, criando uma conexão para que ele se torne defensor da marca;
- Estudar o mercado e suas tendências, identificar causas alinhadas aos valores do negócio e utilizá-las para aproximar-se ainda mais do público;
- Utilizar a tecnologia para ampliar os pontos de contato da marca. Com isso, a comunicação deve ser mais constante e humanizada;
- Prezar pelo marketing personalizado, por meio de conteúdos e produtos que conversem com o público em um nível pessoal;
- Aplicar os dados coletados de maneira ágil, garantindo que as informações sempre sejam relevantes para a jornada do cliente.
Mas, afinal, como utilizar as melhores tecnologias na minha empresa e garantir uma estratégia qualificada de Marketing 5.0? Por que não contar com o apoio de quem é especialista na área? Conheça o trabalho do Lab Persona. Com a credibilidade e experiência do Estadão, entregamos resultados qualificados neste universo repleto de possibilidades.