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Novo Google Analytics: entenda tudo sobre o GA4
- 14 de dezembro de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Se a sua empresa possui um site ou um aplicativo, o Google Analytics é indispensável para monitorar o desempenho e bater as metas traçadas para cada canal. Por isso, vale ficar atento às suas funcionalidades mais recentes, presentes no sistema GA4.
A última versão da ferramenta, chamada de Universal Analytics, será descontinuada em 2023. Até lá, aqueles que não migraram para o novo Google Analytics 4, que foi lançado em 2020, precisam se adequar aos seus recursos e particularidades.
Para ajudar você a atender às suas demandas de marketing, preparamos este artigo com as principais funcionalidades, configurações e métricas presentes na plataforma. Acompanhe e converta nossas dicas em melhores resultados para as suas estratégias.
O que é o GA4?
Depois de 15 anos com o Universal Analytics, o Google reconheceu a necessidade de adaptar sua ferramenta de análise e monitoramento de sites às novas demandas do mercado digital. Assim surgiu o GA4.
Trata-se da 4.ª versão do Analytics, que ganhou uma nova interface e funcionalidades atualizadas para a captura de dados e geração de relatórios. Ano que vem, ela será a única opção disponibilizada aos usuários. Entenda o que mudou e suas principais ferramentas:
Principais diferenças
Antes do Google Analytics 4, o GA Universal era todo baseado em pageviews. Assim, sempre que a página do website era carregada, a plataforma Analytics carregava junto dela. Toda a coleta de dados era baseada nessa lógica.
Agora, o GA4 é baseado em eventos. Ou seja, os dados são obtidos sempre que um usuário interage com a página. Isso inclui as execuções: cliques no menu, realização de uma pesquisa no site ou o uso da barra de rolagem.
Outro ponto importante é que o GA Universal tinha como foco principal os sites. Atualmente, com os amplos investimentos das empresas em aplicativos, o novo Google Analytics atende a três frentes: Web, App e Web + App.
Portanto, agora tudo é baseado nas ações que os usuários realizam dentro do seu site, aplicativo ou ambos, e não mais em pageviews. Para entender melhor como o GA4 se diferencia das versões anteriores, conheça as principais funcionalidades.
Principais funcionalidades
Mesmo que o Universal Analytics já se preocupasse com a segurança dos dados dos usuários, o GA4 vai além neste quesito. Em primeiro lugar, ele modela as informações com base no aprendizado de máquina. Assim, ele não depende de cookies para a coleta.
Além disso, o GA4 não armazena mais endereços de IP. Ainda há recursos para atender às regras da LGPD, com ferramentas simples para obter o consentimento dos usuários que acessam o site e a facilitação da sua retirada do banco de dados quando solicitada.
Graças ao machine learning, a plataforma aprende sobre os comportamentos dos usuários que usam o seu site ou App, oferecendo insights preditivos, por exemplo, você prever aumentos na demanda de produtos ou picos de acesso, preparando-se melhor para esses eventos.
Como os dados analisados nos websites e aplicativos são integrados pelo novo Google Analytics, você e sua equipe podem ter uma visão ampla e assertiva sobre o ciclo de vida dos seus clientes.
Esse diferencial também é potencializado pela integração do GA4 às plataformas de publicidade. Isso significa que você pode integrar as informações do Google Ads em um único sistema. O resultado é mais compreensão e assertividade para campanhas pagas.
Quanto a essa integração, você pode criar públicos preditivos e exportá-los para as campanhas no Ads. Por exemplo, é possível traçar os possíveis compradores em uma semana e enviar esses dados ao sistema de anúncios.
Essas e outras possibilidades tornam o Google Analytics 4 mais valioso para aprimorar resultados.
Como configurar Google Analytics 4?
Na sua página de introdução ao GA4, o Google aponta que existem 3 diferentes opções de configuração para começar a utilizar a plataforma. Você pode simplesmente iniciar uma nova conta, migrar os dados do Universal Analytics ou de um CMS. Confira:
Configurar uma conta nova
Se você nunca utilizou o Google Analytics, mas quer aderir ao GA4 para começar a coletar dados do seu site ou aplicativo, basta criar uma nova conta. Neste link, o próprio Google compartilha um passo a passo simples para você iniciar a configuração.
Migração com Universal Analytics
Se você já coleta dados com o Universal Analytics, o GA4 possui um assistente para adicioná-lo ao seu site. Para configurar uma propriedade do novo Google Analytics com a sua propriedade atual do Universal, basta seguir as etapas explicadas neste link.
Migração com CMS
Caso o seu website seja hospedado em um CMS (como WordPress, Wix, Shopify, HubSpot, entre outros), é possível adicionar o GA4 à plataforma do criador de sites ou ao sistema de gerenciamento de conteúdo. O Google explica neste link quais são as etapas de migração.
Principais métricas para acompanhar com GA4
O novo Google Analytics permite acompanhar inúmeras métricas, que são essenciais para compreender o desempenho dos seus sites e Apps, bem como os comportamentos dos seus usuários. Conheça as principais disponibilizadas pela extensão do Google:
Visualizações de página
As visualizações de página apontam a quantidade de telas do site ou do aplicativo que os usuários viram. Sempre que uma página é carregada, um evento é gerado no GA4. Ele é chamado de pageview. Exibições repetidas de uma mesma página não são consideradas.
Rolagens
Todas as vezes que um visitante navega por 90% da página do App ou website, o novo Google Analytics gera um evento scroll. Você ainda pode monitorar limites adicionais para entender as rolagens dos usuários, como 25%, 50%, 75%, etc.
Cliques de saída
Os cliques de saída ocorrem quando um usuário clica em um link dentro do seu site ou aplicativo que o redireciona para outro domínio. Sempre que isso acontece, o GA4 registra este evento para monitorar as suas evasões.
Pesquisa no site
Para monitorar quantas pessoas utilizam as ferramentas de pesquisa do seu site ou App, o Google Analytics 4 gera o evento view_search_results nas páginas de loads e URLs com parâmetros query, search, keyword, entre outros da mesma natureza.
Engajamento de vídeo
Se você possui vídeos do YouTube incorporados no conteúdo do seu website ou aplicativo, o novo Google Analytics permite acompanhar as suas respectivas interações por meio de uma métrica otimizada de engajamento.
Download de arquivo
O último exemplo é do evento file_download. Ele é gerado sempre que alguém clica em um link para baixar um arquivo. Isso permite monitorar o desempenho dos conteúdos para download disponibilizados no seu site ou App.
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