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O que é copywriting? 5 técnicas para implementar agora
- 7 de dezembro de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
A popularização das estratégias de marketing digital fez o termo “copywriting” ganhar evidência no mercado. Você sabe o que ele significa?
Em geral, o conceito diz respeito à elaboração de conteúdos textuais persuasivos, que têm como objetivo convencer as pessoas a realizar uma determinada ação.
Por sua vez, essas ações são voltadas às vendas e ao marketing de uma empresa, e podem estar atreladas aos conteúdos de blogs, sites, redes sociais, e-mails, catálogos, entre outros veículos semelhantes.
Mas, como utilizar o copywriting para impulsionar minhas campanhas? A seguir, saiba tudo sobre o tema, suas aplicações e práticas mais recomendadas.
Copywriter, copywriting e copy: entenda a diferença
Antes de nos aprofundarmos nas práticas de copywriting, é importante esclarecer as diferenças entre termos comuns da área, que geram confusões entre os profissionais que estão começando a aplicar esse tipo de estratégia. Confira:
Copywriter
Como o próprio termo indica, copywriter é o profissional responsável pela atividade de copywriting. Ou seja, refere-se à pessoa que produz conteúdos voltados à realização de ações específicas de conversão.
Na rotina do copywriter, o profissional deve elaborar textos de persuasão, que façam os leitores contratar um serviço, adquirir um produto, assinar uma newsletter, baixar um e-book, e assim por diante.
Copywriting
Chegamos então ao copywriting, que é o foco de nosso artigo. Como explicamos, o conceito se refere à técnica de redação de conteúdos persuasivos para o marketing e para as vendas, que se utiliza de estratégias e gatilhos para convencer as pessoas a realizarem uma ação.
Copy
Por fim, há também o termo “copy”, que é muito utilizado na área. Basicamente, ele se refere ao resultado final do processo de copywriting e ao produto do trabalho do copywriter. Trata-se do texto persuasivo, que pode ser utilizado em diferentes formatos, veículos e mídias.
Copywriting e marketing de conteúdos: entenda a relação
Assim como o copywriting, o Marketing de Conteúdo é uma prática que se tornou muito difundida e popular nas empresas modernas, especialmente entre aquelas que utilizam o marketing digital.
Basicamente, seu foco é criar conteúdos ricos, úteis e relevantes para um público específico, para que ele seja atraído, educado, cativado e fidelizado enquanto se informa, tira suas dúvidas e resolve seus problemas.
O Marketing de Conteúdo se baseia em um funil de vendas, que serve para delimitar cada etapa em que os leitores serão conduzidos até a conversão. Ou seja, é o caminho percorrido naturalmente pelas pessoas até o ato final de compra.
Uma vez que a ideia dessa prática é reter as personas da marca, engajá-las e submetê-las a uma lógica específica de informações, o copywriting é uma importante ferramenta para as estratégias de conteúdo.
Afinal, é por meio dele que as ações realmente podem trazer os resultados esperados, pois são os textos persuasivos que retêm as pessoas em suas leituras e as estimulam a tomar uma atitude, seja para ler outros artigos no funil, baixar um conteúdo ou fazer uma conversão.
A persuasão como aliada
Até aqui, você já percebeu que a persuasão é o principal “insumo” para um copywriting eficiente. Para ela ser possível, alguns princípios são fundamentais, pois impactam diretamente o psicológico dos leitores no ato de convencimento. São eles:
- Reciprocidade: diz respeito a oferecer algum valor para as pessoas que você deseja converter. Afinal, se você espera algo de alguém, também precisa dar alguma coisa em troca. No Marketing de Conteúdo, isso pode ser exemplificado como a resolução de problemas próprios do público por meio de conteúdos relevantes;
- Prova Social: refere-se à credibilidade que seu texto tem perante as personas. Os indivíduos são muito influenciados pelas experiências de outros, por isso depoimentos, cases de sucesso e avaliações são muito importantes;
- Afeição: as pessoas se aproximam com mais facilidade daquelas que se parecem consigo. Por isso, os conteúdos devem propor questões, problemas e soluções semelhantes aos vividos pela audiência;
- Autoridade: o público respeita mais quem se posiciona como referência ou liderança na área em que atua. Por isso, o copywriting deve demonstrar total domínio da área abordada;
- Coerência: refere-se à entrega da solução prometida no conteúdo. Ou seja, o texto deve se comprometer com algo e ser coerente ao direcionar o leitor à sua solução;
- Escassez: significa indicar no texto que a pessoa pode ter acesso a algo raro ou “perder a chance” de aproveitar uma oportunidade caso não aproveite o conteúdo proposto no copywriting.
Trabalhar todos esses gatilhos é muito importante nos conteúdos persuasivos, mas é preciso que haja equilíbrio.
Quando utilizadas em excesso, essas técnicas se tornam evidentes e invasivas, gerando o efeito oposto ao desejado.
Portanto, o ideal é conhecer seu público, suas demandas e trabalhar cada ação na lógica persuasiva do texto, de forma pouco explícita e sempre natural.
Boas práticas em copy: 5 técnicas para você otimizar seus textos agora!
Além de empregar os gatilhos descritos acima, alguns cuidados devem ser priorizados para que a sua estratégia de copywriting tenha um direcionamento bem definido e gere os resultados esperados. Confira os principais deles:
Conheça a fundo o seu público-alvo
Para ser persuasivo e fazer com que as pessoas realizem alguma ação, é fundamental saber para quem se está escrevendo.
Assim, o primeiro passo é definir uma persona, que pode ser resumida como um personagem semifictício que se apoia em dados reais da audiência para representar o seu cliente considerado ideal.
O indicado é descrever todas as informações relevantes para delimitar o comportamento desse leitor, como idade, ocupação, cargo ocupado, interesses, e assim por diante.
A partir disso, o copywriting será voltado especificamente aos seus clientes em potencial, e trará uma linguagem alinhada à sua realidade.
Estabeleça um tom de voz adequado
A partir da definição da persona, ou do seu cliente ideal, o copywriting precisa assumir uma linguagem própria, que faça sentido para esse público específico.
Isso significa utilizar termos, tom de voz e um padrão textual que se aproximem dessas pessoas, criando uma identificação delas com o conteúdo da marca e facilitando todo o relacionamento.
Crie títulos atraentes
Tenha em mente que o primeiro contato que o público terá com os seus textos é pelo título.
Além disso, o título é considerado pelos motores de busca no SEO, sendo também um ponto de grande relevância para o Marketing de Conteúdo.
O ideal é ser direto, deixar claro qual é o assunto que será abordado e elaborar meios para despertar o interesse do público, seja por meio de uma pergunta, uma provocação, uma lista enumerada, uma promessa, entre outras estratégias semelhantes.
Inclusive, voltando ao SEO, é importante que o título SEO não seja muito grande e contenha a palavra-chave definida para o ranqueamento nos buscadores. Outro ponto de atenção é não confundir SEO title com título do texto, que também é muito importante para atrair a atenção do leitor e fazê-lo continuar lendo o texto.
Aposte em verbos de ação
Para despertar os citados gatilhos de escassez ou de autoridade, é preciso saber como provocar a persona.
Isso significa ser direto em suas propostas e indicar por meio do texto qual é a ação a ser realizada ou proposta no copywriting.
Nesse sentido, o principal recurso é o uso de verbos no imperativo, que devem estar presentes nos intertítulos do conteúdo, na chamada para ação e no próprio título.
Por exemplo, em vez de intitular um tópico com “A importância do Marketing de Conteúdo”, utilize “Entenda a importância do Marketing de Conteúdo”. Ou ainda, no lugar de “Avaliação de métricas de marketing”, use “Descubra como avaliar as métricas de marketing”.
Antecipe-se a eventuais objeções
Ao ler um artigo, é comum que as pessoas tenham um “pé atrás” quanto ao que é proposto ou mesmo em relação às soluções oferecidas pela marca.
Um copywriting efetivo é aquele que quebra essas objeções, antecipando as dúvidas, questionamentos e “barreiras” criadas pelo leitor para dar respostas às suas questões já no texto.
Assim, é importante que isso seja avaliado no processo de criação de personas e desenvolvido durante o andamento das estratégias, para que exista um maior entendimento sobre o público e dos melhores meios para lhe dar soluções imediatas no conteúdo.
5 dicas para impulsionar suas conversões
Uma vez que você dominou os gatilhos de persuasão e sabe como utilizar as técnicas certas para elaborar sua estratégia de copywriting, algumas dicas também podem ser grandes aliadas para impulsionar seus resultados de conversão. Veja as melhores delas:
Use elementos que atraiam a atenção do usuário
Tendo em mente que o copywriting precisa engajar, ser persuasivo e levar a pessoa a uma ação, é imprescindível que o conteúdo consiga prender a atenção do leitor.
Esse cuidado vai desde a escolha de um título eficiente, conforme mencionamos acima, até o uso dos gatilhos. Além disso, é importante priorizar apenas um assunto por vez, para não desviar a atenção do indivíduo e focar-se na solução proposta.
Conexão e identificação entre o leitor e sua marca
Lembra quando mencionamos o gatilho de afeição? Com o mesmo conceito em mente, lembre-se de que as pessoas devem criar identificação e conexão com a sua marca.
Por isso, procure dar emoção aos textos, utilizando características comuns entre o interlocutor e a audiência, contando histórias e descrevendo problemas que já possam ter sido vividos pelos indivíduos que estão lendo.
Fale sobre os problemas da sua persona
Por falar em apontar problemas que já possam ter sido vividos pela persona, procure tornar essas questões o foco de seu texto, porque a ideia é propor uma solução e gerar identificação, e nada melhor do que abordar as possíveis dificuldades impostas durante essa busca (as mesmas que você está prometendo solucionar).
Outra técnica interessante é antecipar certos problemas. Ou seja, indicar dificuldades que a persona pode enfrentar caso não conheça aquilo que é oferecido no texto.
Ofereça sua marca como solução para a dor do cliente
Enquanto seu copywriting aborda dificuldades e problemas que são ou que podem ser vividos pelo leitor, é importante que a solução apontada no texto sempre seja atrelada à sua marca.
No topo do funil de vendas, essas soluções podem estar contidas em novos artigos ou em materiais para download da sua empresa. No fundo do funil, a resolução para as dores da persona estão nos seus produtos ou serviços.
Garanta ofertas e soluções atraentes
De nada adianta propor soluções para os problemas das pessoas, caso as ofertas atreladas a isso não sejam realmente atraentes.
Por isso, na hora de converter, certifique-se de que seu produto é realmente matador e que seja apoiado nos gatilhos de autoridade e/ou prova social.
Isso significa posicionar-se como referência na sua área, compartilhar depoimentos de clientes satisfeitos, oferecer garantias de devolução, entre outros diferenciais que destacam a sua oferta e livrem o público de dúvidas no ato de aquisição.
Alinhando copywriting e SEO
Com todas as dicas e informações que compartilhamos até o momento, você estará pronto para criar um conteúdo aplicando o copywriting que engaja e que seja atrativo para as suas personas.
Contudo, não adianta criar materiais excelentes, caso eles não cheguem até o público certo. Ou seja, também é importante utilizar boas técnicas de ranqueamento em SEO para que os textos se destaquem nos motores de buscadores como o Google.
Principais gatilhos mentais para copywriting
É importante reiterar que o texto persuasivo para vendas ou copywriting não tem a ver com manipulações e mentiras. São técnicas baseadas em estudos psicológicos em que é possível identificar os gatilhos mentais que podem ser acionados para uma compra ou conversão.
Além disso, as técnicas de copywriting mostram o melhor daquele produto e articulam com as dores da persona. Por exemplo, se uma líder de RH vê que o seu time gasta muito tempo preenchendo planilhas, ela possui dores relacionadas à produtividade, gestão de tempo e falta de automatização dos processos.
O copywriter de uma empresa que vende softwares de RH vai escrever os textos de uma maneira que as dores dessa líder de RH sejam supridas com os produtos, e as técnicas de copywriting serão aplicadas para que a persona passe por todas as etapas do funil de vendas de modo mais rápido e efetivo.
Escassez
A escassez é um dos gatilhos mais utilizados pelo copywriting profissional. Ela trata de gerar uma ação de compra porque dá a sensação de que o produto será perdido. Por isso, muitas empresas utilizam frases como “só amanhã”, “últimas peças” ou “apenas para os 10 primeiros clientes”.
Lembrando que essa é uma técnica superválida se for verdade. Como já dissemos, o texto persuasivo de vendas não se trata de mentiras. Se a sua empresa quer realizar alguma promoção com escassez, ela deve ser verdade. Senão, o negócio pode perder credibilidade.
Urgência
Muitas pessoas procrastinam a decisão de compra. Por isso, o copywriter utiliza frases com o senso de que aquilo precisa ser feito no mesmo momento. Alguns exemplo são:
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Autoridade
A maioria das pessoas confia nas informações dadas por especialistas ou referências da área. Um jeito de usar essa técnica de persuasão é por meio de dados, artigos, opiniões de especialistas ou pesquisas. Por exemplo:
- Segundo pesquisas realizadas, X pessoas que começaram a utilizar esse creme tiveram como resultado 96% da acne diminuída na área do rosto.
Prova Social
Dificilmente, alguém toma uma decisão inédita. As pessoas, geralmente, tomam decisões porque várias outras as tomaram, o famoso “efeito manada”.
Por isso, uma das técnicas mais utilizadas no copywriting é a prova social. Nela você pode mostrar que outras pessoas já tomaram essa decisão, como o número dos que compraram tal produto, apresentar depoimentos de clientes ou expor o sucesso da empresa.
Reciprocidade
Nós geralmente somos gratos quando alguém nos faz algo de bom e acabamos criando uma relação de confiança com essa pessoa.
No marketing, o raciocínio é o mesmo. Quando uma empresa nos oferece guias ou e-books de graça, criamos uma relação de reciprocidade com essa empresa e nos tornamos leads ou futuros clientes. Amostras grátis também são um exemplo desse gatilho mental.
Exclusividade
A exclusividade é um gatilho mental essencial para o copywriting, porque as pessoas não querem ver mais do mesmo. Seus textos e produtos devem ser exclusivos para aquela persona.
Leia também: Primeiros passos: como começar a fazer inbound marketing?
Foque na experiência
Um cuidado importante em termos de SEO é garantir que sua página ofereça uma boa experiência aos leitores.
Ou seja, mesmo que as pessoas cheguem até o seu site, elas podem abandoná-lo caso ele demore para carregar, sua visualização seja ruim ou os menus estejam mal organizados.
Escolha boas palavras-chave
Basicamente, uma palavra-chave resume em apenas um termo qual será o tema abordado no seu conteúdo.
Você precisa defini-la imaginando quais são as palavras que as pessoas utilizam nos buscadores para solucionar seus problemas e então utilizá-las adequadamente em seus títulos, meta, intertítulos e ao longo do texto.
Uma boa alternativa para descobrir as palavras-chave mais eficientes para os motores de busca é por meio de ferramentas como Google Trends, Keyword Planner e Search Console.
Crie conteúdos escaneáveis
Também é fundamental que toda a leitura do seu conteúdo siga uma ordem lógica e ocorra de maneira fluida.
Além de facilitar a vida do público e garantir o engajamento do texto, esse é um diferencial considerado nos motores de busca.
Sendo assim, fuja de blocos muito extensos de textos, aprimore a experiência de leitura com imagens e vídeos e garanta que a página seja amigável para mobile.
Use linkagem nos textos
Para finalizar, não deixe de inserir links internos e externos nos seus conteúdos. Com eles, as pessoas podem se aprofundar em temas apresentados no texto e ainda ter acesso a outros artigos do seu funil de vendas.
Por exemplo, um copywriting sobre marketing digital pode conter links específicos para e-books sobre Marketing de Conteúdo, artigos sobre métricas de desempenho, textos sobre estratégias de ranqueamento, entre outros casos semelhantes.
Uma boa dica é garantir que os links sejam abertos em novas abas, para que a persona não abandone sua leitura.
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