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5 estratégias para ter mais eficiência na sua newsletter
- 26 de outubro de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital
Com o crescimento das redes sociais, muitos empreendedores acreditam que alguns recursos estão defasados para a atração de novos consumidores, um exemplo disso é a newsletter.
Contudo, engajar a audiência e estreitar o relacionamento com o público é indispensável para qualquer campanha de marketing, e o uso de e-mail marketing pode ser decisivo para atender a essa demanda.
Estima-se que 4,03 bilhões de pessoas ainda utilizam e-mails em todo o mundo. Além disso, cerca de 40% dos profissionais de marketing consideram as newsletters como um recurso decisivo para as suas estratégias de conteúdo.
Mas o que é newsletter exatamente e como implementá-la de forma bem-sucedida? Descubra tudo sobre o assunto a seguir.
O que é newsletter
Newsletter é uma estratégia de e-mail marketing que permite enviar diversos temas para públicos de diferentes perfis com uma determinada frequência e, geralmente, com conteúdos informativos.
A ideia dessa estratégia de marketing é criar ou fortalecer a relação da marca com a audiência, consumidores ou clientes em potencial.
Trata-se de uma das ferramentas mais importantes para nutrir leads, já que é possível enviar informações relevantes constantemente para os usuários avançarem em suas jornadas de compras. Quer entender como fazer uma newsletter e qual o melhor tamanho para um e-mail marketing? Continue a leitura dos próximos tópicos.
Por que criar uma?
A principal resposta do porquê criar uma newsletter para os seus clientes é complementar a sua estratégia de inbound marketing.
Como já dissemos, muitas pessoas ainda utilizam e-mails diariamente. Por meio dele, é possível ter um contato direto com o cliente, diferente de plataformas como o Instagram ou Facebook, em que é necessário passar pelo algoritmo para o seu conteúdo ser entregue.
Assim, você pode sempre trazer novos conteúdos ao seu público e ter um laço mais estreito, com a certeza de que eles serão entregues.
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Como implementar a newsletter na sua estratégia de marketing
As newsletters são utilizadas para fortalecer as estratégias de inbound marketing. Nelas as empresas oferecem um formulário de cadastro e então disponibilizam conteúdo relevante aos usuários via e-mail, o que também permite trabalhar melhor os leads.
De maneira geral, uma newsletter pode ser de:
- Relacionamento: serve para se comunicar frequentemente com a audiência, trazendo materiais com dicas e assuntos interessantes que não contenham necessariamente uma oferta;
- Informacional: a marca traz conteúdos informativos, dados valiosos para o leitor, notícias e outros temas sobre a área de atuação da marca;
- Promocional: divulgação de e-books criados pela marca, cupons de desconto, promoções no site, lançamentos, e assim por diante;
- Comercial: normalmente, aborda as soluções da marca, como elas podem gerar valor para o cliente e resolver suas principais dores ou problemas.
Ou seja, é possível compartilhar artigos de blog, dar dicas, divulgar notícias, compartilhar promoções, celebrar datas comemorativas, notificar eventos, lançamentos de produtos, entre inúmeras outras possibilidades.
Ao automatizar o disparo de e-mails em uma periodicidade específica, é possível estreitar laços e fomentar confiança na audiência, que encontra valor no conteúdo recebido e considera a empresa uma referência e fonte confiável de informações.
O mais recomendado é enviar os e-mails semanalmente ou quinzenalmente, para que o engajamento do público não seja perdido, mas é possível que esse tempo seja menor.
Não existe fórmula pronta para todas as empresas, mas o ideal é manter o interesse das pessoas com mensagens recorrentes, porém evitando que os leads sejam sobrecarregados de conteúdo.
O excesso de e-mails pode incentivar o descadastramento ou ainda fazer o conteúdo ir parar na caixa de spam.
Uma boa alternativa é perguntar para os assinantes se eles estão gostando da frequência e se querem receber mais ou menos e-mails. Isso é possível com newsletters interativas.
Para garantir um melhor planejamento para os disparos e organização quanto aos meios de engajamento, é recomendada a criação de um calendário editorial, no qual são listadas todas as informações e ações previstas para cada e-mail enviado.
De acordo com o tipo de conteúdo, o layout da newsletter pode variar bastante. Contudo, é preciso ter cuidado para que tudo fique organizado, seja focado no perfil do público em questão, tenha a identidade da marca, um visual atrativo para os leitores, carregamento rápido, entre outros cuidados que abordaremos nos tópicos seguintes.
Estratégias para uma boa newsletter
Criar boas newsletters exige esforços que vão além da criação de um calendário editorial, da captação de leads e da automação de e-mails. Para atingir os resultados esperados em suas estratégias, tenha atenção a alguns pontos.
Fique de olho nas métricas
Para garantir que as ações realizadas sejam realmente assertivas, é indispensável coletar e analisar os dados dos envios. Eles podem ser obtidos no próprio software de automação e trazem informações importantes, como a taxa de abertura e de cliques dos usuários.
Com essas métricas, você entende quais conteúdos e formatos mais geram interesse no público, e pode adequar seu calendário ao que mais gera engajamento e relevância entre a audiência.
Utilize CTAs
Toda newsletter deve convidar o leitor para realizar uma ação, seja para clicar no link para o artigo do seu blog, para baixar um e-book, acessar uma promoção no seu site, e assim por diante.
O botão desse link deve ser acompanhado por uma CTA, ou Call to Action. Trata-se de uma chamada persuasiva e atraente que desperte o interesse do usuário em realizar a ação proposta no texto.
Elementos visuais de apoio
O uso de imagens e outros elementos visuais é excelente para tornar o conteúdo mais dinâmico e despertar ainda mais o interesse do leitor.
Contudo, é preciso ter cautela no número de mídias utilizadas para que o e-mail não fique com carregamento lento e cause descontentamento na audiência. A ideia é usar poucas imagens comprimidas.
Além disso, não deixe de inserir um texto alternativo em cada imagem, para que o usuário saiba do que se trata caso ela não carregue.
Crie um um fluxo de e–mails
Como citamos anteriormente, é a automação de e-mail marketing que viabiliza as campanhas de newsletters, pois ela emite mensagens automatizadas para os usuários que preencheram um formulário ou fizeram outra ação específica no seu site.
Com a automação, todos os leads capturados interagem com a marca e com as suas estratégias de marketing de forma segmentada, sem você precisar organizar os e-mails e enviar centenas de mensagens manualmente.
Os quatro Cs
Qualquer pessoa familiarizada com o marketing digital certamente conhece alguma técnica de copywriting, que permite a construção de textos persuasivos e que levem os usuários a realizar a ação proposta na campanha. Entre as melhores estratégias para elaborar o conteúdo, recomendamos seguir os quatro Cs, que defendem que um bom copy é aquele que é:
- Claro, com uma mensagem que seja facilmente entendida pelo leitor, construída por meio de frases e parágrafos curtos, intertítulos, entre outros elementos que facilitam a compreensão;
- Conciso, ou seja, livre de redundâncias e repetições que não agregam nada ao que se quer dizer no texto;
- Convincente, capaz de envolver o usuário, de despertar o seu interesse no conteúdo e de levá-lo à ação prevista no CTA;
- Credível, que tem credibilidade para superar o ceticismo dos consumidores, posicionando-se como referência no assunto abordado, trazendo depoimentos de outros clientes, segurança ao prometer devoluções em casos de ofertas, entre outros diferenciais nesse sentido.
As boas práticas da newsletter
Agora que você já sabe quais são as melhores estratégias para criar uma boa newsletter, é preciso ficar atento também às práticas que tornam o seu conteúdo eficiente, com formato atraente e realmente capaz de gerar resultados perante diferentes perfis de usuários. Acompanhe.
Mobile friendly
Não é nenhuma novidade que os dispositivos móveis, como os smartphones e tablets, se tornaram populares entre as pessoas e são cada vez mais utilizados para diferentes finalidades.
Isso significa que seu público não vai ler a sua newsletter necessariamente na tela do computador ou do notebook, e é preciso considerar que o e-mail será acessado durante uma viagem, no trânsito, na fila do supermercado, entre outros locais parecidos.
Ao não considerar a acessibilidade para mobile, parte da audiência pode ser perdida. Por isso, é importante que os e-mails sejam responsivos e se adaptem a qualquer tamanho de tela sem comprometer a qualidade.
Além da tecnologia responsiva, dê preferência a linhas menores de assunto, imagens mais leves e por botões CTA maiores, que podem ser clicados com mais facilidade.
Tamanho da fonte
Procure utilizar fontes maiores, acima do tamanho 12, pois quanto menor a fonte, mais difícil é a leitura do conteúdo e mais fácil que o usuário perca o interesse. O mesmo é válido para cores muito claras, que dificultam a visualização.
Uma boa dica é utilizar ferramentas de automação de e-mail marketing que ofereçam recursos de visualização que simulam aplicativos móveis.
Grande parte dos softwares oferece essa funcionalidade, que permite ver como a newsletter ficará em cada tipo de tela e promover eventuais ajustes caso seja necessário.
Empresas com público-alvo mais idoso também devem se ater a esse diferencial para facilitar a visualização, o que também é válido para pessoas com problemas visuais. Basicamente, quanto mais acessível for o texto, maior é o engajamento da audiência.
Teste A/B
Evidentemente, as primeiras newsletters que você criar podem não trazer ótimos resultados e métricas exatamente do jeito que você esperava.
Para ter um excelente desempenho, você precisa testar diferentes padrões de design e encontrar aqueles que mais geram engajamento entre as pessoas.
Afinal, um e-mail marketing pode ter diferentes formatos, formas de organizar o texto, contar com padrões diversos de imagens ou GIFs, ter modelos de copy diversos, entre outros muitos pontos diferentes.
Ao testar cada opção e compará-la com as demais, é possível encontrar aquilo que mais se alinha à sua audiência e obter resultados melhores.
Segmentação de contatos
Considerando que as pessoas têm gostos diversos e se interessam por assuntos diferentes, é imprescindível segmentar o conteúdo da sua newsletter, direcionando os e-mails para quem realmente se ajusta ao seu público-alvo e diferenciando-os de acordo com a audiência ligada a determinado produto ou serviço.
Ao utilizar seu software de e-mail marketing, classifique a sua lista de contatos de acordo com detalhes como localização geográfica, cargo e profissão, faixa etária, interesses específicos, e assim por diante. Só assim seu material terá relevância para os usuários que você realmente pretende atingir e vai gerar os resultados esperados para a campanha.
Foque em produzir conteúdo relevante
A grande maioria dos clientes está cansada de ser bombardeada com SPAM ou SMS que estão focados apenas nas vendas. Hoje, os consumidores estão mais exigentes e querem aprender mais sobre aquilo que adquirem. Se uma pessoa compra uma peça de roupa, ela quer saber mais sobre moda e conteúdos relevantes.
Mensurando a efetividade de sua newsletter
Toda vez que sua empresa enviar uma newsletter para clientes, é necessário mensurar a efetividade. Alguns pontos a serem acompanhados são:
- Taxa de entrega;
- Número de aberturas;
- Número de cliques;
- Número de descadastramentos.
Dessa forma, sua empresa consegue criar uma estratégia baseada em dados a fim de estreitar o relacionamento com o cliente e criar conteúdos que sejam mais eficazes e interessantes.
Métricas para acompanhar
Existem algumas métricas que você pode acompanhar para entender como o e-mail marketing está desempenhando e o que fazer para testar novas estratégias.
Sua equipe de marketing pode realizar testes A/B para entender quais elementos trazem melhores resultados para sua newsletter. Eles possuem o objetivo de identificar com mais precisão aquilo que é mais atrativo para seu público. Alguns parâmetros a serem testados são:
- Posicionamento dos links e calls to action;
- Tipos e tamanhos de imagens;
- Negritos nos textos;
- Assuntos;
- Horário de envio;
- Tamanho da fonte;
- Tipos de Call to Action.
Como saber se sua estratégia está funcionando?
A partir da mensuração dos dados que citamos anteriormente, você pode analisar se houve aumento de inscrição em alguma função do site ou mais cliques em x ou y produto que foi citado no boletim informativo.
Os Call to Actions serão o seu guia para mensurar os dados. Se no seu CTA estava escrito “acesse nosso site”, você deve pesquisar quantos cliques a mais a plataforma recebeu depois que essa estratégia de marketing foi implementada.
Outros formatos além do e-mail marketing
Ao longo do artigo, abordamos as newsletters direcionadas a alguns formatos básicos de e-mail marketing. Contudo, muitas outras versões podem ser exploradas, de acordo com os objetivos e pretensões da sua estratégia. Confira alguns casos interessantes para você utilizar nas suas campanhas:
Aposte em newsletters de conteúdo
Como o próprio título indica, esse tipo de newsletter é aquela que já tem o conteúdo inserido no próprio e-mail.
Por mais que tenhamos comentado que é importante utilizar CTAs no seu texto, nem sempre é preciso direcionar os usuários para links externos.
Ao fornecer um conteúdo de valor no próprio e-mail, você estimula sua leitura imediata e já consegue construir sua autoridade diretamente, favorecendo assim os acessos orgânicos aos demais pontos de contato da sua marca em razão da confiança conquistada.
A newsletter de conteúdo funciona como um artigo de blog dentro do e-mail, seguindo o padrão de títulos e intertítulos característicos desse formato. Inclusive, mesmo sem uma chamada para ação evidente, você pode inserir links e CTAs menores que convidem as pessoas a explorar mais os materiais da sua empresa.
Resumo da semana
O resumo da semana funciona como uma espécie de curadoria, em que você reúne os artigos, vídeos, notícias e demais materiais produzidos por sua marca e os compartilha por e-mail como conteúdos mais recentes ou como os melhores dos últimos dias.
Se a ideia for aumentar o tráfego do seu conteúdo, procure colocar o trecho mais interessante do seu artigo no e-mail para aguçar a curiosidade do leitor, e então o conduza por meio de um CTA para entrar no seu blog para ler o restante do material.
Já se for uma curadoria de notícias, a ideia é selecionar as matérias mais importantes e que mais vão despertar o interesse dos assinantes, compartilhando as informações de forma um pouco mais completa, mas também convidando para ler mais no seu site.
Conteúdo interativo
Para finalizar, uma newsletter com conteúdo interativo é aquela voltada a um contato mais dinâmico, descontraído e pessoal com os usuários.
A ideia é utilizar elementos como GIFs, vídeos, galerias de fotos, pesquisas, enquetes, entre outros, para envolver os leitores ainda mais com os e-mails enviados.
Ao estimular a realização de uma ação, que não é diretamente ligada a uma oferta ou convite como um CTA comum, os níveis de engajamento aumentam e as pessoas se sentem ainda mais incentivadas a interagir com a marca.
As newsletters são excelentes ferramentas para atrair, reter e engajar o seu público, mas, como em qualquer ação de marketing digital, é preciso priorizar estratégias qualificadas e assertivas para alcançar os resultados desejados.
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