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Você sabe o que é co-marketing? Saiba por que investir na estratégia
- 8 de setembro de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Sem categoria
Você sabe o que é co-marketing? Na era do marketing digital, as empresas buscam estratégias cada vez mais complexas e inovadoras para ampliar sua audiência e engajar novos públicos.
Contudo, em muitas situações, técnicas relativamente antigas e que já eram consagradas no marketing considerado tradicional podem servir como inspiração para impulsionar as novas campanhas elaboradas pelas marcas modernas.
Nesse sentido, os exemplos de co-marketing são diversos atualmente e demonstram como excelentes resultados podem ser obtidos quando as organizações conseguem pensar além quanto ao seu posicionamento de mercado e ao relacionamento com outros negócios.
A seguir, entenda melhor o conceito, seus principais benefícios e alguns casos que demonstram o sucesso desse tipo de ação na era digital.
O que é co-marketing
Como o próprio nome indica, co-marketing consiste na colaboração de duas ou mais empresas para criar campanhas ou ações de marketing, seja para um produto, serviço ou mesmo conteúdo específico.
O objetivo é atingir um público que seja comum às organizações participantes, promovendo um nível de impacto e de engajamento que dificilmente elas alcançariam sozinhas.
Ou seja, quando os negócios reconhecem que possuem um mesmo público alinhado aos seus objetivos e interesses, eles podem criar estratégias conjuntas e compartilhar mutuamente seus resultados.
Por exemplo, enquanto uma companhia aérea pode divulgar seus serviços com os de uma locadora de carros; academias e lojas de materiais esportivos também podem fazer co-marketing, assim como hotéis e restaurantes, agências de publicidade e produtoras de vídeo..
No marketing digital, as possibilidades vão além, e incluem desde campanhas inteiras entre marcas nos meios eletrônicos até conteúdos colaborativos, como:
- vídeos explicativos;
- blogposts;
- e-books;
- infográficos.
Para entender melhor as possibilidades que o co-marketing proporciona às empresas e por que ele faz sentido em suas estratégias, confira abaixo seus principais benefícios.
Unindo o útil ao agradável: por que investir em marketing compartilhado
Quando duas ou mais empresas unem esforços em prol de melhores resultados com o público-alvo, uma série de vantagens podem ser garantidas, como:
Maior alcance e acesso a novas audiências
Quando uma empresa investe em marketing, ela produz conteúdos e campanhas para ampliar sua audiência, para que ela se transforme em clientes potenciais.
Contudo, criar uma boa base de público é um trabalho extenso e complexo, que demanda tempo, estratégias minuciosas, longas análises de resultados e grandes esforços para conquistar o interesse, a confiança e o prestígio desejado entre as pessoas.
No caso do co-marketing, as empresas têm acesso aos públicos já engajados por outras organizações, o que significa um maior alcance das ações realizadas.
Mais do que isso, essa base já passou por todos os esforços de engajamento feitos pelo outro negócio, o que significa que está trabalhando com uma audiência qualificada, gerando a otimização dos recursos e dos resultados de ambos.
Menos trabalho
Por falar na otimização de recursos, vale mencionar que as ações direcionadas às campanhas de co-marketing são divididas entre as empresas.
Com algumas exceções, isso significa que é possível empregar a metade dos esforços que seriam necessários em uma estratégia individual, mas com resultados ainda mais abrangentes.
Normalmente, isso é válido para negócios de mesmo alcance e patamar, mas podem ocorrer casos em que uma marca arca com a maior parte dos trabalhos para convencer parceiros maiores a participar de suas ações, aproveitando assim seu nível de reconhecimento.
Menor custo
No mesmo sentido do benefício anterior, os custos com a elaboração de campanhas e com a produção de conteúdo e de materiais é dividido entre os participantes do co-marketing.
Em algumas situações, gastos com compra de mídia, com instalações ou ações digitais podem até mesmo ser eliminados quando uma das empresas possui infraestrutura ou mão de obra para realizá-los internamente.
Ou seja, trata-se de uma alternativa com ótimo custo-benefício e que é recomendada até mesmo para as organizações com orçamento limitado, mas que querem um bom ponto de partida para impulsionar seus resultados de marketing.
Reconhecimento e autoridade do mercado
Você já ouviu aquela velha expressão “diga-me com quem andas que te direi quem és”? O co-marketing visa a se aproveitar justamente dessa lógica já construída na mente das pessoas.
Qualquer estratégia de inbound, campanha digital ou mesmo ações tradicionais de publicidade visam a criar autoridade com o mercado consumidor.
Quando você atua ao lado de um negócio reconhecido no seu segmento, o público entende a confiança que a marca deve ter para estabelecer essa parceria e estende sua percepção de valor à sua empresa.
Isso é válido tanto para organizações de áreas diferentes quanto para aquelas de um mesmo nicho, que passam a se posicionar como um grupo de referência em sua área.
Normalmente, grandes corporações podem criar experiências de grande valor para os consumidores mesmo quando estão ao lado de outros negócios, compartilhando e impulsionando seus resultados.
Já as pequenas empresas encontram no co-marketing uma oportunidade de ouro não só para expandir sua audiência e otimizar seus recursos, mas também para construir mais autoridade e até agregar novas visões e experiências.
Leia também: O que é marketing de performance e qual sua importância?
Como fazer co-marketing?
Fazer co-marketing parece algo simples, porém existem alguns cuidados que é necessário tomar para que a estratégia dê certo. Abaixo, listamos algumas dicas para que a sua campanha seja um sucesso!
Escolha o parceiro ideal
Para que as vantagens do co-marketing se concretizem, é necessário escolher um bom parceiro que preencha os seguintes pré-requisitos:
- Autoridade de mercado;
- Expertise;
- Qualidade de conteúdo
- Possibilidade de complementar seu produto ou serviço;
- Relevância da audiência.
Planeje tudo com antecedência
Conciliar a agenda de uma empresa já não é fácil, de duas pode ser um verdadeiro pesadelo. Por isso, planeje tudo com muita antecedência.
Afinal, realizar uma estratégia envolve muita produção, desde a reunião de alinhamento inicial, definição do conteúdo, produção do conteúdo, design, gravação em caso de vídeo marketing, criação de Landing Pages, planejamento e execução da promoção em mídias sociais até o e-mail marketing.
Por isso, as duas empresas devem estar muito bem alinhadas para que tudo ocorra como esperado.
Facilite o trabalho do seu parceiro
Se você é a empresa que convidou a outra para realizar o co-marketing, facilite o trabalho para o seu parceiro. É muito provável que a outra empresa não estivesse com isso nos planos e esteja com mil outros projetos em andamento. Por isso, crie a maior parte da produção de conteúdo, design, a edição do vídeo, blogposts entre outros.
Uma ideia também é auxiliar seu parceiro nas estratégias de inbound marketing, assim você terá um impacto positivo e a empresa ficará com uma boa imagem da sua.
Busque relações benéficas para os dois lados
Já que o co-marketing é uma das principais estratégias de marketing dos dias atuais, é necessário que ambas as empresas se beneficiem disso.
Você tem que ter algum valor para oferecer ao outro lado. Busque se planejar e realizar um método para que ambas as empresas tenham retorno do público-alvo e alcancem novos potenciais clientes.
Meça os resultados finais
Como em qualquer outra ação de marketing, é necessário analisar quais foram os impactos e resultados para entender se essa campanha valeu a pena. Além disso, é sempre bom entender o que pode ser melhorado para os projetos futuros e quais ações poderiam ter sido feitas de outra forma.
Assim, é essencial que os os KPIs tenham sido definidos em conjunto a fim de ambas as empresas conseguirem perceber os resultados e impactos trazidos.
Exemplos de co-marketing para você se inspirar
Para finalizar nosso conteúdo, nada melhor do que apresentar alguns exemplos de co-marketing entre grandes marcas, que demonstram como essa estratégia é eficiente e muito utilizada pelas principais referências do mercado atual. Confira:
Volvo e Lego
Ainda que sejam de segmentos e públicos muito distintos, a Volvo Cars e a Lego trabalham em parceria para valorizar a percepção de valor de suas marcas.
Um dos posicionamentos mais marcantes da Volvo é em relação à segurança de seus veículos, e a empresa estende seus cuidados na área também em campanhas de conscientização.
Por acreditar que as crianças podem influenciar os adultos motoristas para que sejam mais cautelosos no trânsito, a fabricante promove ações específicas no parque temático Lego Land.
Além de posicionar um de seus carros como o oficial do parque californiano, a Volvo realiza uma ativação para influenciar os seus mais de 1,3 milhão de visitantes anuais.
Nessa iniciativa, as crianças podem dirigir veículos elétricos que têm o formato do brinquedo Lego, em um percurso controlado que visa a enfatizar bons hábitos de segurança no trânsito.
Dessa maneira, a Lego pode criar novas experiências de valor aos seus visitantes, enquanto a Volvo reforça sua lembrança de marca e posicionamento enquanto empresa responsável.
Globoplay e Deezer
No mercado nacional, a gigante televisiva Globo procurou ampliar a oferta de valor do seu serviço de streaming Globoplay por meio de um plano de assinatura conjunta com a plataforma de músicas Deezer, que por sua vez teve a ampliação de seus usuários ativos.
Trata-se de uma promoção que durou até o dia 30 de abril, em que os assinantes do canal digital de vídeos ganharam um ano gratuito do pacote Deezer Premium.
Para reforçar o posicionamento dos dois serviços no mercado digital, ambos também criaram conteúdos em conjunto, com podcasts exclusivos da emissora no aplicativo de áudio e sua participação no reality The Voice Brasil.
Uber e Spotify
Voltando um pouco no tempo, a Uber e o Spotify criaram uma parceria de sucesso em 2014. Nela, todos que solicitaram um carro na Uber tinham uma opção no App para selecionar uma playlist musical específica para sua viagem.
Mesmo que o foco não fosse angariar mais clientes, as duas empresas conseguiram melhorar a experiências dos usuários do aplicativo de veículos e o envolvimento do público com o aplicativo de músicas.
Red Bull e GoPro
A marca de energéticos Red Bull e a fabricante de câmeras GoPro sempre foram reconhecidas pelo apoio aos esportes radicais e por incentivar experiências incríveis entre seu público.
Aproveitando essa visão compartilhada, ambas firmaram uma parceria global para promover seus produtos mutuamente e produzir conteúdos.
Nessa parceria, a Red Bull obteve participação nos resultados da GoPro, enquanto esta se tornou a fornecedora exclusiva da Red Bull para a captura de imagens imersivas de seus eventos.
Ao todo, a GoPro tem acesso a mais de 1.800 eventos da Red Bull em mais de 100 países, com coproduções e direitos de distribuição de conteúdo compartilhados, inclusive com a divulgação das marcas nos canais GoPro Canal, Red Bull TV e Red Bull Content Pool.
Além de reforçar os valores que ambas têm em comum, as duas empresas conseguiram ampliar a escala de seus negócios, aproveitando o alcance global da Red Bull e a tecnologia surpreendente de imagens da GoPro para atingir um nível incomparável de engajamento entre os consumidores.
Quem procura pelos melhores meios para ampliar e cativar seu público pode encontrar no marketing conjunto a solução ideal. Quando feito corretamente, ele pode trazer vantagens para todas as partes e transformar sua marca em uma verdadeira referência no mercado em que atua.
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